Certificado Habilitações/Diploma Licenciatura e Mestrado (informática) - Recursos Humanos da empresa

fersoousa

Membro
Boa noite,

Sou engenheiro de software à 6 anos (desde que me licenciei em engenharia informática) e agora recentemente (início de maio) contrataram um novo trabalhador com uma licenciatura e mestrado em engenharia informática (primeiro emprego, sem experiência profissional anterior) e de forma a ele conhecer e aprender os nossos métodos de trabalho e os nos projetos colocaram-no comigo, para eu lhe ensinar e explicar isso. Ele está comigo à mais de um mês, e a ideia que tenho é que ele não percebe nada daquilo, o que é muito estranho porque ele tem uma licenciatura e mestrado na área (tem mais qualificações que eu, pois eu só tenho apenas a licenciatura). Eu percebo que o mundo universitário e o mundo profissional é completamente diferente, é um choque grande quando se começa a trabalhar logo após terminar a universidade, para mim não foi fácil mas adaptei-me rapidamente, mas no caso dele, até as coisas mais básicas ele não sabe, não está à vontade com ele.
Agora no final do mês de Maio os recursos humanos da minha empresa pediram-me feedback sobre a adaptação/evolução dele, e eu fui muito sincero e disse que ele não conseguia fazer nada sozinho, e que ele não estava à vontade com nada. E questionei os recursos humanos sobre as qualificações dele, e a reposta que me deram foi: "Ele não entregou nenhum certificado de habilitações nem diploma, mas no currículo dizia que tinha uma licenciatura e mestrado".
Comentei este caso com alguns amigos meus, e curiosamente vários deles disseram que quando começaram a trabalhar nunca lhe foi pedido um certificado de habilitações nem diploma. E eles eram/são licenciados e os trabalhos onde estão pediam uma pessoa licenciada na área.

Posto isto, as empresas não pedem certificado de habilitações para cargos/funções onde precisam de uma pessoa com licenciatura?

E outra questão, há alguma maneira de os recursos humanos terem conhecimento das habilitações literárias de um funcionário ou candidato se ele não entregar o certificado ou diploma?
 
Um canudo nao equivale a competencia.
O problema aqui nao e dos recursos humanos, mas sim do processo de recrutamento.
Em que consistem as entrevistas? Ha parte tecnica? Quem avaliou? Sao estas as perguntas a fazer.

Tanto em Portugal como no estrangeiro nunca me pediram certificado de habilitacoes. Sei de colegas que nunca acabaram o curso e que sao muito competentes, e colegas com curso feito que deixam muito a desejar.

Avaliar a competencia de um developer e complicado e nao me parece que haja uma formula infalivel, no entanto acho que o processo de recrutamento tem de ter sempre uma componente que avalie as competencias tecnicas. Exames psicotecnicos e afins, como eu tive quando arranjei o primeiro emprego em Portugal, nao valem de absolutamente nada.

No fundo, as empresas nao precisam de alguem com uma licenciatura, mas sim de alguem que saiba fazer as coisas. Canudos so dizem que a pessoa e muito boa a estudar e passar exames...

E sim, eu tenho licenciatura e mestrado e alguns anos de experiencia na industria
 
@fersoousa
Boas,

Não me parece que estejas a ver o teatro de operações em todas as suas dimensões. Pelo que descreveste és uma pessoa com experiência e em quem o pessoal que tem responsabilidades estratégicas na empresa confia.

Muito provavelmente esse pessoal tem em vista outros voos para ti com base na tua experiência e competência e para esses voos outro tipo de competências (que não necessariamente técnicas) são necessárias. Por isso estás também tu a ser avaliado.

A avaliação que os RH te pediram foi formal (com relatório) ou informal ?

Presumo que tenha sido informal (pela descrição).
E questionei os recursos humanos sobre as qualificações dele ...
Com essa pergunta estás a questionar um "quintal" alheio. Não o deves fazer (deves ser o mais neutro possível).

Quanto ao desempenho da malta, nós que já temos uns anitos disto às vezes esquecemo-nos de quanto as coisas mudaram desde que saímos da Uni. E a maneira de ensinar mudou. Hoje em dia é possível acabares um curso de EI sem nunca teres tido um único programa totalmente funcional em todo o curso e sem teres ganho skills de troubleshooting por exemplo.

Mas é com isso que tens (temos) que lidar. E é nisso que a liderança faz toda a diferença e ninguém nos ensina.

Boa Sorte nesse teu novo desafio ...
 
Última edição:
Estou a estudar EI (ou CC, se preferirem) e, para já, do que posso dizer é que só pegas em programação para resolver pequenos exercícios para 2 ou 3 cadeiras. Na cadeira introdutória algo do tipo "escreva um programa em que o utilizador coloque um número e o programa retorne todos os nº primos até esse valor".
Um programa completo sem ser essas simplicidades é bola. Talvez com exceção das faculdades onde haja cadeiras em que sejas avaliado somente através da elaboração e execução de uma aplicação, por exemplo.

Com isto quero dizer que as faculdades preparam muito mal o pessoal e estes, tendo já de estudar para as cadeiras, não têm grande vontade de aprender outra coisa diferente em casa (tipo JS, ou integrar a parte de backend que aprendem na faculdade com a de frontend). Aliás, muitos saem da faculdade sem saber o que é backend ou frontend.


O que eu também acho, porém, é que os recrutadores ignoraram mais facilmente alguém que ainda esteja a fazer o curso, mas já tenha projetos e certificados (do Udemy, por exemplo, que valem o que valem...) do que alguém que já tenha o canudo, mas não tenha qualquer projeto extra-curricular feito.
 
Falando-te do meu caso concreto, iniciei a minha licenciatura ainda em 2008 em Eng. Informática, não a terminei (ou mal a comecei...) desde essa altura tenho trabalhado como Developer, inicialmente numa pequena empresa de desenvolvimento web (nada de especial) durante 2 anos e tal, depois 4 anos como Front-End developer numa empresa de maior dimensão com vários projetos internacionais e agora estou numa multi-nacional que trabalha em produtos de referência no mercado como full-stack developer (vai para 2 anos).

Se queres que te diga, a licenciatura desmotivou-me imenso para aquilo que queria fazer profissionalmente, daí não a ter terminado (embora na altura também tivesse tido a necessidade de trabalhar em simultâneo). Não acho que o plano de estudos existente nos cursos de Eng. Informática esteja minimamente adequado à realidade do mercado.

Por isso mesmo, ter licenciatura ou mestrado nesta área acho que não é em nada uma mais-valia, nem significa que tenhas mais capacidade para o trabalho.

Neste momento (quase 10 anos depois) encontro-me inscrito em pós-laboral na universidade a retomar a licenciatura que iniciei anteriormente, não porque isso me venha a acrescentar mais know-how para o meu trabalho, mas apenas por uma questão de realização pessoal (vale o que vale) e porque ainda existem no mercado, muitas empresas que só olham para as qualificações.


A título de curiosidade, trabalhei durante 1 ano com um team-leader/full-stack developer, que provavelmente foi/irá ser a pessoa mais conhecedora de tudo relacionado com a área, e aquela que não se importava de estar sempre do lado de alguém da equipa a explicar como as coisas funcionavam. O tipo era um génio.
Habilitações académicas dele? 12º ano, Tecnológico de Informática.
 
A título de curiosidade, trabalhei durante 1 ano com um team-leader/full-stack developer, que provavelmente foi/irá ser a pessoa mais conhecedora de tudo relacionado com a área, e aquela que não se importava de estar sempre do lado de alguém da equipa a explicar como as coisas funcionavam. O tipo era um génio.
Esse tipo de malta faz sempre a diferença. São é raros porque esse tipo de competências não é devidamente quantificado e valorizado pelas empresas.

Também apanhei com um assim no meu 1º trabalho e que me fez inclusive regressar à Uni para acabar o curso e ter gosto na profissão.
 
Falando por mim e por outras pessoas que conheço, no ato da candidatura/admissão foi-me sempre pedido o certificado de habilitações da licenciatura.
É verdade que ser licenciado ou mestre em engenharia informática não prova que sejas um bom programador mas prova outras coisas que muitas empresas valorizam, incluindo força de vontade e espírito de sacrifício, especialmente quando és trabalhador-estudante.
Quem diz que as licenciaturas/mestrados não são uma mais-valia está, na minha opinião, muito enganado porque há varias empresas que fazem distinções entre licenciados e não-licenciados, mestres e não-mestres. E entre ser bom programador sem ter estado no ensino superior (perfeitamente possível claro) e programador com qualificações superiores prefiro a 2ª hipótese. Não se perde nada, apenas se ganha. Na pior das hipóteses, não faz diferença (e é raro não fazer).
 
Eu fui um daqueles que se iniciou profissionalmente [em 2004] sem ter terminado o curso. Nunca me pediram nenhum certificado.

Há 6 anos regressei para terminar, para não deixar pontas soltas e para não ter uma coisa da qual me pudesse vir a arrepender no futuro.

E apanhei um choque quando voltei. Faltavam-me apenas 3 cadeiras + projecto para a licenciatura. Optei por fazer mais uma para reforçar as competências e conhecimentos (apesar de developer, sou-o em SAP/ABAP). Tive que fazer:
  • Base de dados 2
  • Laboratório de Software
  • Programação na Internet
  • Programação em dispositivos móveis
Em todas elas me fartei de trabalhar. Trabalhos práticos atrás de trabalhos práticos. Isto tudo em pós-laboral. Digo: foi difícil para crlh por causa do número de horas que tinha que despender fora de aulas.

E o projecto? Desde o desenvolvimento de um problema, escolher um stack, programar as várias fases de implementação e de entrega, desenvolver (uma app web com base de dados noSQL com interface HTML e Android), relatórios com conclusões e apresentação final... FONIX... Para quem trabalha 8 (ou mais) hrs por dia e tem filhos... foram tempos difíceis...

Custa-me a acreditar que alguém que termine a licenciatura onde a fiz não tenha competências em várias tecnologias. Falta-lhe certamente a experiência e a confiança para conseguir abordar um problema (não apenas a parte técnica da coisa, mas de negócio) e encontrar soluções adequadas.

A missão dos mais seniores passa mesmo por esta ultima parte: a construção de confiança e adaptação aos problemas profissionais (pressão, lidar com superiores, prazos, DINHEIRO,...). Tipicamente a parte técnica está lá. Está é escondida pelo medo de errar.
 
Um canudo nao equivale a competencia.
O problema aqui nao e dos recursos humanos, mas sim do processo de recrutamento.
Em que consistem as entrevistas? Ha parte tecnica? Quem avaliou? Sao estas as perguntas a fazer.

Tanto em Portugal como no estrangeiro nunca me pediram certificado de habilitacoes. Sei de colegas que nunca acabaram o curso e que sao muito competentes, e colegas com curso feito que deixam muito a desejar.

Avaliar a competencia de um developer e complicado e nao me parece que haja uma formula infalivel, no entanto acho que o processo de recrutamento tem de ter sempre uma componente que avalie as competencias tecnicas. Exames psicotecnicos e afins, como eu tive quando arranjei o primeiro emprego em Portugal, nao valem de absolutamente nada.

No fundo, as empresas nao precisam de alguem com uma licenciatura, mas sim de alguem que saiba fazer as coisas. Canudos so dizem que a pessoa e muito boa a estudar e passar exames...

E sim, eu tenho licenciatura e mestrado e alguns anos de experiencia na industria

Exato concordo com isso, mas uma pessoa que tem uma licenciatura e um mestrado tem de ter conhecimentos mesmo que não tenha experiência, e deve estar à vontade com a área, o que não é o caso dele.

Relativamente ao recrutamento esse é outro grande problema. À cerca de um ano a pessoa responsável pelos recrutamentos foi-se embora e contrataram outra que recruta com base no CV, e esse é o enorme problema. Desde que essa pessoa chegou, já foram contratadas umas 15 pessoas, dessas 15 apenas estão a trabalhar atualmente 6 porque as restantes foram embora ao fim de 6 meses por falta de adaptação/competência.

@fersoousa
Boas,

Não me parece que estejas a ver o teatro de operações em todas as suas dimensões. Pelo que descreveste és uma pessoa com experiência e em quem o pessoal que tem responsabilidades estratégicas na empresa confia.

Muito provavelmente esse pessoal tem em vista outros voos para ti com base na tua experiência e competência e para esses voos outro tipo de competências (que não necessariamente técnicas) são necessárias. Por isso estás também tu a ser avaliado.

A avaliação que os RH te pediram foi formal (com relatório) ou informal ?

Presumo que tenha sido informal (pela descrição).

Com essa pergunta estás a questionar um "quintal" alheio. Não o deves fazer (deves ser o mais neutro possível).

Quanto ao desempenho da malta, nós que já temos uns anitos disto às vezes esquecemo-nos de quanto as coisas mudaram desde que saímos da Uni. E a maneira de ensinar mudou. Hoje em dia é possível acabares um curso de EI sem nunca teres tido um único programa totalmente funcional em todo o curso e sem teres ganho skills de troubleshooting por exemplo.

Mas é com isso que tens (temos) que lidar. E é nisso que a liderança faz toda a diferença e ninguém nos ensina.

Boa Sorte nesse teu novo desafio ...

Eu estou à 6 anos nesta empresa, desde que terminei a minha licenciatura e foi/é o meu primeiro e único emprego até ao momento. Nestes 6 anos tenho vindo a subir dentro da empresa, e gosto bastante de trabalhar lá e sinto que confiam e contam comigo.
Não é a primeira vez que colocam um novo funcionário ao meu lado para eu o ajudar/apoiar. No início deste ano colocaram aqui um rapaz com uma licenciatura também em eng.informática e ao fim de 15 dias já estava a trabalhar sozinho, integrado na minha equipa de trabalho com um trabalho completamente autónomo, já não precisava do meu apoio e ajuda. Está aqui à quase 6 meses e tanto a empresa como ele têm intenções de ele continuar. O rapaz atualmente com licenciatura e mestrado está à mais de um mês e não sabe nada, e quando digo que não sabe nada, não sabe mesmo nada. Coisas simples, coisas básicas e ele não sabe.

Os recursos humanos pediram-me uma avaliação formal (relatório escrito) e informal (conversa no corredor). E em ambas fui bastante sincero e disse-lhes a verdade.

Estou a estudar EI (ou CC, se preferirem) e, para já, do que posso dizer é que só pegas em programação para resolver pequenos exercícios para 2 ou 3 cadeiras. Na cadeira introdutória algo do tipo "escreva um programa em que o utilizador coloque um número e o programa retorne todos os nº primos até esse valor".
Um programa completo sem ser essas simplicidades é bola. Talvez com exceção das faculdades onde haja cadeiras em que sejas avaliado somente através da elaboração e execução de uma aplicação, por exemplo.

Com isto quero dizer que as faculdades preparam muito mal o pessoal e estes, tendo já de estudar para as cadeiras, não têm grande vontade de aprender outra coisa diferente em casa (tipo JS, ou integrar a parte de backend que aprendem na faculdade com a de frontend). Aliás, muitos saem da faculdade sem saber o que é backend ou frontend.


O que eu também acho, porém, é que os recrutadores ignoraram mais facilmente alguém que ainda esteja a fazer o curso, mas já tenha projetos e certificados (do Udemy, por exemplo, que valem o que valem...) do que alguém que já tenha o canudo, mas não tenha qualquer projeto extra-curricular feito.

Mesmo não tendo experiência, devia ter conhecimentos e estar à vontade com a área, o que não é o caso, infelizmente.

Falando-te do meu caso concreto, iniciei a minha licenciatura ainda em 2008 em Eng. Informática, não a terminei (ou mal a comecei...) desde essa altura tenho trabalhado como Developer, inicialmente numa pequena empresa de desenvolvimento web (nada de especial) durante 2 anos e tal, depois 4 anos como Front-End developer numa empresa de maior dimensão com vários projetos internacionais e agora estou numa multi-nacional que trabalha em produtos de referência no mercado como full-stack developer (vai para 2 anos).

Se queres que te diga, a licenciatura desmotivou-me imenso para aquilo que queria fazer profissionalmente, daí não a ter terminado (embora na altura também tivesse tido a necessidade de trabalhar em simultâneo). Não acho que o plano de estudos existente nos cursos de Eng. Informática esteja minimamente adequado à realidade do mercado.

Por isso mesmo, ter licenciatura ou mestrado nesta área acho que não é em nada uma mais-valia, nem significa que tenhas mais capacidade para o trabalho.

Neste momento (quase 10 anos depois) encontro-me inscrito em pós-laboral na universidade a retomar a licenciatura que iniciei anteriormente, não porque isso me venha a acrescentar mais know-how para o meu trabalho, mas apenas por uma questão de realização pessoal (vale o que vale) e porque ainda existem no mercado, muitas empresas que só olham para as qualificações.


A título de curiosidade, trabalhei durante 1 ano com um team-leader/full-stack developer, que provavelmente foi/irá ser a pessoa mais conhecedora de tudo relacionado com a área, e aquela que não se importava de estar sempre do lado de alguém da equipa a explicar como as coisas funcionavam. O tipo era um génio.
Habilitações académicas dele? 12º ano, Tecnológico de Informática.

A ideia que tenho é que quando as empresas procuram um novo colaborador e nos requisitos têm "licenciatura em informática ou similar", pensava que pediam mesmo o diploma/certificado de habilitações para comprovar, e que sem isso estavam logo excluídos. Mas aparentemente não é bem assim.

E concordo com vocês, a licenciatura/mestrado não é mais que um canudo. Não é na universidade que se ganha experiência e falo por mim, quando acabei a licenciatura e comecei logo a trabalhar, nos primeiros dias estava perdido e só pensava "não percebo nada disto" embora tivesse os conhecimentos. Mas rapidamente me adaptei e fui ganhando experiência ao longo do tempo.


Outra questão, as empresas não têm maneira de validar se o candidato tem mesmo uma licenciatura ou mestrado? (caso ele não entregue o diploma ou certificado de habilitações)
 
... O rapaz atualmente com licenciatura e mestrado está à mais de um mês e não sabe nada, e quando digo que não sabe nada, não sabe mesmo nada. Coisas simples, coisas básicas e ele não sabe.
Sendo assim o caso já começa a ser preocupante. Se num mês não vês evolução então algo se passa.


Outra questão, as empresas não têm maneira de validar se o candidato tem mesmo uma licenciatura ou mestrado? (caso ele não entregue o diploma ou certificado de habilitações)
É complicado. O que normalmente se faz é pedir algum comprovativo em como de facto pediu o tal certificado de habilitações (tem que o ter no espaço de 3 meses no máximo).

O diploma já é outra estória, agora com o Bolonha pode demorar até 3 anos.

Onde trabalho quando há dúvidas (como é claramente o teu caso) pede-se um certificado com as cadeiras feitas. Mas é muito raro, que eu saiba só aconteceu uma vez e foi com um gajo que de facto não percebia nada e nem se esforçava (na realidade ele nunca o entregou e acabou por desaparecer, por isso nunca soubemos se ele de facto tinha acabado o curso).
 
Sendo assim o caso já começa a ser preocupante. Se num mês não vês evolução então algo se passa.



É complicado. O que normalmente se faz é pedir algum comprovativo em como de facto pediu o tal certificado de habilitações (tem que o ter no espaço de 3 meses no máximo).

O diploma já é outra estória, agora com o Bolonha pode demorar até 3 anos.

Onde trabalho quando há dúvidas (como é claramente o teu caso) pede-se um certificado com as cadeiras feitas. Mas é muito raro, que eu saiba só aconteceu uma vez e foi com um gajo que de facto não percebia nada e nem se esforçava (na realidade ele nunca o entregou e acabou por desaparecer, por isso nunca soubemos se ele de facto tinha acabado o curso).

Os recursos humanos já lhe pediram para entregar o diploma e/ou certificado de habilitações na próxima semana.

Define coisas simples e básicas
Também fiquei curioso.

Coisas como uma declaração simples de variáveis
 
Back
Topo