Certificado Habilitações/Diploma Licenciatura e Mestrado (informática) - Recursos Humanos da empresa

fersoousa

Membro
Boa noite,

Sou engenheiro de software à 6 anos (desde que me licenciei em engenharia informática) e agora recentemente (início de maio) contrataram um novo trabalhador com uma licenciatura e mestrado em engenharia informática (primeiro emprego, sem experiência profissional anterior) e de forma a ele conhecer e aprender os nossos métodos de trabalho e os nos projetos colocaram-no comigo, para eu lhe ensinar e explicar isso. Ele está comigo à mais de um mês, e a ideia que tenho é que ele não percebe nada daquilo, o que é muito estranho porque ele tem uma licenciatura e mestrado na área (tem mais qualificações que eu, pois eu só tenho apenas a licenciatura). Eu percebo que o mundo universitário e o mundo profissional é completamente diferente, é um choque grande quando se começa a trabalhar logo após terminar a universidade, para mim não foi fácil mas adaptei-me rapidamente, mas no caso dele, até as coisas mais básicas ele não sabe, não está à vontade com ele.
Agora no final do mês de Maio os recursos humanos da minha empresa pediram-me feedback sobre a adaptação/evolução dele, e eu fui muito sincero e disse que ele não conseguia fazer nada sozinho, e que ele não estava à vontade com nada. E questionei os recursos humanos sobre as qualificações dele, e a reposta que me deram foi: "Ele não entregou nenhum certificado de habilitações nem diploma, mas no currículo dizia que tinha uma licenciatura e mestrado".
Comentei este caso com alguns amigos meus, e curiosamente vários deles disseram que quando começaram a trabalhar nunca lhe foi pedido um certificado de habilitações nem diploma. E eles eram/são licenciados e os trabalhos onde estão pediam uma pessoa licenciada na área.

Posto isto, as empresas não pedem certificado de habilitações para cargos/funções onde precisam de uma pessoa com licenciatura?