Drive [CES 2009] Cartão memória SDXC até 2 terabytes

guardado

Power Member
Sim é verdade! :eek::eek::eek::eek:

A Secure Digital apresentou os cartões SDXC, de eXtended Capacity, com um máximo dois terabytes, na Consumer Electronics Show.

Os primeiros dispositivos vão chegar no primeiro trimestre deste ano, mas com velocidades de transferência de apenas 104 MB por segundo, noticia o DailyTech.

Teoricamente, os outros cartões nestes formatos vão poder armazenar até 2 TB e uma capacidade de leitura e escrita de até 300 MB por segundo. Ainda não há qualquer informação sobre o preço destes cartões e tudo indica que devem chegar ao mercado com a marca da SanDisk e da Kingston.



Fonte:exameinformatica


Um abraço
 
Última edição pelo moderador:
Qual a necessidade de um "simples" cartão de memória com uma capacidade tão elevada?

Alguém me sabe dizer em que poderá ser utilizado? sinceramente não estou a ver nada que necessite de tanta capacidade de armazenamento.
 
Com a actual e futura capacidade das máquinas em gravar video em FHD, facilmente se chega a essas capacidades de gravação, em poucas horas de filmagem.
 
A D90 :p?

Mas enfim já se sabe que o Compact Flash está de saída. É uma questão de tempo. Algum com certeza... mas tempo.
 

A D90 só te grava clips de 5min e não sei se é FHD (com baixa ou sem compressão e essas tretas que ocupam montes de espaço).

Mas enfim já se sabe que o Compact Flash está de saída. É uma questão de tempo. Algum com certeza... mas tempo.

Hm... Não sei.

Pelo que tenho lido os CF terão sempre as suas vantagens (sendo maiores permitem mais capacidade e armazenamento mais rápido). Só talvez um dia em que se atinja um ponto em que mais ou melhor seja escusado e aí os SD apanhem os CF. Mas também as máquinas andam sempre a crescer nos megapitos e agora também no video..........
 
Não grava 1080p, grava 720p. Não é propriamente leve de qualquer maneira. E é preciso mudar algo porque os cartões são todos FAT32 que como se sabe só dá 4GB por ficheiro (o que constitui facilmente uma limitação para video HD).

De resto claro que um cartão maior tem vantagens mas a certa altura são irrelevantes. Por algum motivo os discos rígidos já foram 5 1/2", hoje são 3,5" e com os 2,5" cada vez mais competitivos em termos relativos. O CF já foi um formato relativamente pequeno...
 
Possivelmente os cartões de memória não servem só para máquinas fotográficas e de filmar. Talvez este cartão tenha como por destino PDA e cenas do género que levam muita coisa.
 
Não grava 1080p, grava 720p. Não é propriamente leve de qualquer maneira. E é preciso mudar algo porque os cartões são todos FAT32 que como se sabe só dá 4GB por ficheiro (o que constitui facilmente uma limitação para video HD).

De resto claro que um cartão maior tem vantagens mas a certa altura são irrelevantes. Por algum motivo os discos rígidos já foram 5 1/2", hoje são 3,5" e com os 2,5" cada vez mais competitivos em termos relativos. O CF já foi um formato relativamente pequeno...

Sim, também acho que para quem filma é mais importante mudar o FAT32. Em FHD sem compressão 4Gb dá para quê? 15min de video? É pouco...

Possivelmente os cartões de memória não servem só para máquinas fotográficas e de filmar. Talvez este cartão tenha como por destino PDA e cenas do género que levam muita coisa.

Não vejo que utilidade possa ter num PDA. Muita gente nem num computador tem esta capacidade, quanto mais num aparelho móvel que praticamente só serve para abrir documentos de word, mail e pouco mais?

Acho que o alvo destes cartões são mesmo máquinas com capacidade de filmar em qualidades bastante elevadas.
 
A D90 :p?

Mas enfim já se sabe que o Compact Flash está de saída. É uma questão de tempo. Algum com certeza... mas tempo.

Com estes SDXD, agora que podemos fazer o funeral do xD e do CF... Com velocidades de 104 MB/s já papa qualquer CF de topo ao pequeno almoço e a 300 mb/s nem se fala. E o MS só não tem o mesmo destino por causa da força da Sony.

tendo em conta que o utilizador comum usa discos de 320 ou 500gb qual é mm o proposito?

Isso é o "futuro" e não agora Não existe tecnologia ACTUAL para meter 2 teras em algo tão pequeno. Até para SSD é uma miragem! 2 TB é o máximo que a tecnologia suporta!
quando aparecer finalmente os primeiros SD de 1 a 2 TB, já teremos discos magnéticos de na ordem das dezenas de teras...

Claro que deverá aparecer agora SDXD de 32 a 64 gb.

Esses cartões não terão ja NTFS?

Isso depende mais do dispositivo do que o cartão. Pegas num cartão qualquer, metes no PC e formata em NTFS e siga.

Agora sobre a notícia, agrada-me MUITO, porque as possibilidades para isso são enormes. Que tal isso como disco para portáteis? :D

E dava um excelente SSD :D
 
Última edição:
Se amanha aparecesse um bicho destes nas lojas, mesmo 'só' com 1 Tera, a 100€ ia logo buscar um para substituir o disco rigido do pc.

Windows vista a carregar em meia duzia de segundos, e velocidades de acesso instantaneas era um luxo.

Isto pressupondo que há leitores Sd to Sata..
 
Última edição pelo moderador:
Acho que tao breve o CF nao morre... pode e ficar para as elites com grandes maquinas.

Senao veja-se esta nova canon "A 5D Mark II é a primeira máquina fotográfica digital que pode filmar com uma resolução de 1920 x 1080 pixeis"... e usa CF tipo I e II apenas.
 
dao para usar tipo SSD no pc e tambem com a saida deste tipo de cartões com esse tamanho absurdo espera-se que os SSD sigam as suas "passadas" rapidamente.

Imaginem 4 ou 8 cartoes desses em raid0 :wow: 8*300MB/s brutal
 
com 300 mb/s quero la saber de raid0... Feabilidade MÁXIMA acima de tudo.

com 300 mb/s o disco deixa de ser o bootleneck.

Isso é 3x mais rápido que o meu sansung 320gb (103 mb/s de média e 125 peak), mas com 0,x ns de access time

Melhor que isso só o fusion IO a 500 a 800 mb/s e 0,01 de access cime :wow:
 
Não quero estragar a festa a ninguém, mas os 2 TB são "teóricos" e os 300 MB/s também.
A primeira marca a anunciar um produto, a Panasonic, "espera" ter um de 64 GB e não anuncia preços.

Tirem as vossas conclusões.
 
Não quero estragar a festa a ninguém, mas os 2 TB são "teóricos" e o primeira marca a anunciar um produto, a Panasonic, "espera" ter um de 64 GB e não anuncia preços.

Tirem as vossas conclusões.

Foi o que eu disse. 2 terabytes é a capacidade MÁXIMA que a tecnologia suporta.

Interessa de imediato são as velocidades ;)
 
Back
Topo