1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

CET's- Treta ou não?

Discussão em 'Programação' iniciada por Atsot, 13 de Junho de 2012. (Respostas: 438; Visualizações: 101065)

  1. fatm

    fatm Power Member

    se não abrir o curso eles são obrigados a devolverem o dinheiro
     
  2. _Kenshin_

    _Kenshin_ I'm cool cuz I Fold

    Vou te dar a minha opinião como estudante do CET de Instalação e manutenção de redes e sistemas informáticos.Se fores uma pessoa que gosta de ler e pesquisar bastante sobre informática , irás encontrar muitos conceitos conhecidos no CET , no entanto vais poder conhecer melhor alguns desses conceitos e forma como eles funcionam.Eu por exemplo já tinha tido aulas de redes no secundário e cheguei ao CET e foi outro mundo totalmente diferente.Além disto posso te dizer que tenho a felicidade de ter professores que preferem ter aulas de cariz prático em vez das aulas de teoria em que o pessoal ta atento 10/20 minutos no máximo.No entanto se forem fazer um CET não encarei aquilo como secundário porque não é.
    Outro ponto que foi falado aqui , foi a possibilidade de trabalho depois da realização de um CET, posso-vos dizer que tenho amigos meus que fizeram o mesmo CET que estou a fazer e tiveram a possibilidade de estagiar na PT e ficarem lá a trabalhar, outros tiveram a mesma hipótese também mas a trabalhar noutros lados.
    Do ponto de vista curricular e académico um CET é um extra que pode ser a diferença entre entrarem numa empresa ou não.E para quem quiser fazer a licenciatura fica já com algumas cadeiras feitas o que é bom.

    P.S:No meu caso vou tirar o CCNA ( a borliu) por causa do CET =)
     
  3. sextafeira

    sextafeira Power Member

    boas

    tenho o 12º ano e um cet tirado na esan aveiro.

    vou ser sincero e muita gente partilha a minha opinião, o cet é bom em termos de aprendizagem e conhecimento, aprendes sempre qualquer coisa não há duvida.

    o plano de estudos é muito longo e dado a correr ao alunos, tem disciplinas como inglês e português que não servem para nada.

    se tirarem um cet na mesma area do 12º ano, vão aprender mesmo muito pouca coisa no cet, porque o cet é dado com as mesma bases do 12º só que mais rápido.

    no meu ver estes cursos são mais da área técnica e o que se pede é mais literatura ( fazer um bom relatório, escrever bem, falar...o importante no cet é isso)

    depois em portugal se disseres tenho um cet ou nivel 5 perguntam te "o que é isso" tu explicas e a pessoa fica a pensar é o "12º" , ( ja me aconteceu n vezes)

    basicamente aqui licenciatura ou 12º em portugal não há mais nada, podem dizer o que disserem mas isto é a realidade.

    mas o cet é um excelente fonte de informação, aprendizagem.

    cumps
     
  4. PanterA

    PanterA Power Member

    Todos os CET's têm estágio obrigatoriamente?

    O meu grande mal quando acabei acabei o meu curso, foi não ter escolhido um lugar onde pudesse ter ficado lá a trabalhar. Neste precisso momento se calhar até podia estar noutra situação, quem sabe.

    Não digo que o meu estágio fosse mau, muito longe disso, mas não ficar lá e com aquilo que sei hoje (desemprego e assim), foi um grande erro.
     
    Última edição: 14 de Julho de 2012
  5. f201

    f201 Power Member

    Boas pessoal!
    Eu estou a pensar em fazer um CET, sou de Lisboa, mas ando um pouco perdido.
    Alguém sabe qual o CET que tem mais valor no que toca a empregabilidade, na área de informática.
    e os custos associados?
     
  6. rayden619

    rayden619 Power Member

    Imaginando que queriam tirar um cet agora, qual acham que vos daria mais hipoteses de trabalhar no fim do cet:

    Técnico Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos
    Técnico Especialista em Automação Robótica e Controlo Industrial
    Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica

    O que me sentia melhor a tirar seria o primeiro por ser o seguimento do que fiz em termos de escolaridade (12º ano/formação nivel 3 que agora é 4), mas parece-me que isto já está sobrelotado e não vale a pena investir tempo nisto, será assim? Como são os outros 2 a nivel de futuro?

    Obrigado
     
  7. Raskin

    Raskin Power Member

    Zona de Leiria , seção de eletronica e afins ate se arranja , da minha turma que concluio o CET , eu e mais uns poucos arranjamos logo trabalho ou na empresa onde estagiamos , ou logo depois de terminar o curso , para alem dos que seguiram para Engenharia

    CET que tirei foi : CET Automação e Energias no IPLeiria
     
  8. zedamotocicleta

    zedamotocicleta Power Member

    Eu apostava no curso Técnico Especialista em Automação Robótica e Controlo Industrial.

    Quanto ao estar sobrelotado, o paradigma dos cursos de TI's são cada vez mais esse, no entanto se fores bom realmente na área (e mesmo tendo em conta como isto está) terás sempre emprego, visto que a mão de obra é mais barata (contratando pessoal neste tipo de cursos vs curso superior) e se fores realmente bom profissional acabas por desempenhar bem o teu trabalho.

    O que quero dizer basicamente é, se gostares realmente bastante de redes vai para o primeiro curso que mencionas-te.
     
    Última edição: 4 de Dezembro de 2012
  9. boas pessoal.eu inscrevi me n cet tecnologias de programacao e sistemas de informacao no islacampus acham que e um bom cet?e uma boa aposta pra prosseguir com estudos em engenharia informatica depois?
     
  10. DarkevilPT

    DarkevilPT Power Member

    Viva, se tirar um CET na Lusofona depois não me posso inscrever noutra universidade para tirar licenciatura?
     
  11. ReginoCoeli

    ReginoCoeli Power Member

    Sim podes. Podem é não te dar equivalências.
     
  12. Cidades

    Cidades I fold therefore I AM

    Eu tirei um CET em Instalação e Manutenção de Redes e Sistema Informaticos na UA, adorei aquilo. Tive sorte em apanhar professores bons e agora estou em Eng Informática no ISEC, graças ao CET tive direito a 3 equivalencias BD1, Gestão e IRC. Além disso tive facilidade em fazer a cadeira de introdução à programação(C) e técnologias web, estou-me também a dar bem em sistemas operativos 1 porque estou à vontade com a cli do linux.
    Resumindo, valeu bem a pena, não só pela conhecimento adquirido mas também com a experiencia que tive durante o estagio.
     
  13. ReginoCoeli

    ReginoCoeli Power Member

    Eu quando tirei o meu CET (TPSI na ESTGA) também (mas não só) foi com o intuito de no final ir para a universidade mas as coisas mudam . . .

    Mas a parte do conhecimento e da experiência é bem verdade
     
  14. Nada

    Nada Power Member

    Mas como é visto pelas empresas?
    Estou no curso TGPSI (técnico de gestão e programação de sistemas informáticos e apesar das boas notas, não vou para a universidade, por questões financeiras.. Aconselharam me a ver se conseguia bolsa e etc.. mas tenho noção que como isto anda nem com bolsa ia la(isto já a pensar que era um bolsa generosa e a tempo e horas, coisas que cada vez mais não existe), então aconselharam tbm a tentar entrar num CET.. A questão é, muda alguma coisa na perspectiva das empresas? Ou ganharia pouco com ou sem CET?
    Alguém com a mínima experiência podia-me iluminar ?
     
  15. Death_Knight

    Death_Knight Power Member

    off-topic: no ISEC deram-te equivalência a essas 3 cadeiras? Em que ano entraste?

    Pelo que vejo de amigos meus que tiraram Instalação e manutenção de redes e sistemas informáticos algumas empresas dão valor e gostam de ter lá pessoal com esse CET, agora vai depender de empresa para empresa e das experiências que tiveram no passado com pessoas com o mesmo curso.

    A nível de salário ele actualmente é baixo quer para pessoas com CET quer para licenciados

    Se escolheres um local bom para estagiares e fores bom poderás sempre ficar lá (tenho alguns amigos a que aconteceu isto)
     
    Última edição: 20 de Abril de 2013
  16. DarkevilPT

    DarkevilPT Power Member

  17. DerEngel

    DerEngel Power Member

    CET só se for para adquirir bases para entrar para a universidade. Caso alguém pense em tirar um CET para depois tentar arranjar trabalho mais vale esquecer. Pelo menos na área onde eu tirei (CET nível 5 em programação) ninguém sabe o que é um CET Nível 5 e estão-se a marimbar para isso, apenas querem licenciados ou pessoas com x anos de experiência.

    Para quem pensa ficar a trabalhar no local do estágio depois deste acabar, mais vale pensar outra vez. Por volta de 90% das empresas onde o pessoal vai estagiar essas mesmas empresas só sobrevivem de pessoas a fazerem estágios curriculares e no fim dos 3 meses estás cá fora, é mão de obra não paga que é uma maravilha para estas empresas. No meu caso, a empresa onde fiquei a estagiar disseram-me logo no primeiro dia que não ia ficar para não criar expectativas falsas. Em três meses que estive lá entraram mais uma meia dúzia de estagiários para lugares de outros estagiários que tinham acabado o estágio.

    Resumindo: CET só mesmo para quem não se sente a vontade para entrar na universidade vindo directamente de um 12º ano e quer aprender algumas bases primeiro. Arranjar trabalho ou ficar a trabalhar no local do estágio as probabilidades são pequenas e se conseguirem esperem receber o salário mínimo ou pouco mais (isto só depois de um estágio profissional vindo do IEFP). Se querem emigrar e arranjar trabalho lá fora, é para esquecer pois ninguém conhece estes CET, ou és licenciado ou és burro basicamente. Atenção que falo na área de informática, principalmente de programação que foi o que eu tirei.
     
  18. DarkevilPT

    DarkevilPT Power Member

    Tadaaaaa!! Não podia estar mais de acordo excepto com a particularidade de que os CET's são uma forma de entrar para a Licenciatura.. Ai compensa?
     
  19. DerEngel

    DerEngel Power Member

    Para quem não se sentir preparado para entrar na universidade vindo de um 12º ano acredito que vale a pena pois ficas já com algumas bases (isto falando na área de programação)
     
  20. DarkevilPT

    DarkevilPT Power Member

    E de qualquer das formas um CET para todos os efeitos é uma forma de adquirir conhecimentos, só devo ter a ganhar, estou a mirar ali o do ISTEC, parece-me bem.
    O que acham? Já alguém frequentou o ISCTEC?