CET's- Treta ou não?

Olá pessoal, estou a pensar inscrever-me num curso CET daqueles grátis, visto que não consigo arranjar emprego e não tenho dinheiro para voltar à universidade. Eu fiz o secundário na área das humanidades e desisti da licenciatura em Direito no meu 3º semestre, estive a ver os CETs e os que me interessaram são em Gestão de Turismo e outro de Desenvolvimento de Produtos Multimédia. Como sou da área das humanidades talvez o de Gestão de Turismo fosse mais indicado, mas sinceramente estou mais interessado no de Desenvolvimento de Produtos Multimédia, só que não tenho bases nenhumas das disciplinas que lá são lecionadas (desenho, algoritmos, programação, animação 3D, etc). Será que vai ser muito puxado para mim?
CET depende mesmo do sitio onde estudes. O CET que falas de gestão de turismo tem matemática e o outro CET em multimédia tem mais. Se é puxado é. Mas aprendes muito mesmo se o assim quiseres.
 
Neste momento vale a pena tirar CET?

Edit: eu faço esta quetao porque antes conseguiamos entrar logo para universidade e era so 1 ano.
Agora sao dois anos, quais as vantagens?
 
Boas Pessoal.

Estou com muitas dúvidas e preciso de ajuda. Neste momento estou no 11º ano no curso de Ciências e Tecnologias, e não penso nem quero ir para a Faculdade (motivos pessoais), e estava a pensar tirar um CTeSP de Redes e Sistemas Informáticos em Lisboa e seguir para o mercado de Trabalho.

O que queria perguntar é: vale a pena? Tem empregabilidade? O curso é muito puxado? Ocupa uma grande carga horária? E como são os empregos.

Obrigado pela atenção.
 
Olá na verdade não sei. Gostava de saber uma vez que estou com a mesma dúvida que tu mas desta vez em leiria. Será que os cursos tesp do IPL valem a pena?
 
Boas,
Eu tirei um curso profissional no secundário conclui mais ou menos a 2 anos, na área de gestão e progrãmação de sistemas informáticos.
Comecei a trabalhar e no ano passado comecei um CET em Redes/Sistemas no Istec em Lisboa, conclui o mesmo este ano.
Em termos de curso não é puxado aquilo é bastante facil, em termos de carga horaria se for durante o dia ou escolhem ter a manha ocupada ou então a tarde, se for pos-laboral já é um bocado mais dificil (é o meu caso, tinha aulas das 18 até a 24 de segunda a sexta).
Querem que diga a verdade, em termos de empregabilidade esqueçam, quem quiser seguir a area de informática precisa sempre da licenciatura, a não ser que queiram concorrer a Consultoras que pagam mal e os projectos são fatelas.
Eu tirei o CET para poder aceder a licenciatura porque não tinha bases para ir aos exames.
Vale a pena?? Valer vale, é sempre alguma coisa que se vai aprendendo mas como são cursos de tempo reduzido a materia é muito resumida e acabas-se por não se aprender quase nada de novo.
Em termos de empregabilidade, é melhor especializarem-se numa area e começar a tirar certificações
Esta é a minha opinião
 
os CET's foi mais uma forma de empregas os amigos na função publica... é facil, se é facil qualquer um a tira logo existe menos empregabilidade... as licenciaturas ajudam muito na ginástica mental por causa das matemáticas...
 
@xilina, não propriamente. Eu tirei em 2007 um CET relacionado com redes e nele lecionou-se mais material técnico (no âmbito de redes) do que numa licenciatura. Não tinha muita programação (apenas as bases) no entanto era forte em redes, seguimos o que se aprendia no CCNA e algumas coisas do CCNP, quem quisesse tirar o CCNA até tinha condiçōes especiais de acesso. Para além disso não era fácil nem difícil, era acessível a quem estudasse minimamente, mesmo assim existiu gente que chumbou e não o completou.

Já agora, acho que eram diferentes de agora, eram de 18 meses. Os meus colegas que não quiseram seguir para a licenciatura arranjaram emprego facilmente, mas lá está, já lá vão 8 anos...
 
Eu estou a tirar um cet em contabilidade e da muito jeito porque tenho acesso a licenciatura sem exames nacionais e ainda fico com 10 cadeiras feitas na licenciatura de contabilidade ou gestão , o que é muito bom !!
 
Eu estou a tirar um cet em contabilidade e da muito jeito porque tenho acesso a licenciatura sem exames nacionais e ainda fico com 10 cadeiras feitas na licenciatura de contabilidade ou gestão , o que é muito bom !!


Não houve alteração no acesso em que deixou de dar entrada direta sendo necessário os exames de acesso?
 
@Tuga67 houve uma alteração sim sr., agora tiras um CET e o curso é de 2 anos e para entrares na Licenciatura terás que fazer um exame, mas esse exame é "construido" pela Entidade/Faculdade e normalmente eles fazem exames muito basicos.
Em relação as equivalencias, depende muito da instituição, o melhor será tirares um CET no qual em seguida possas prosseguir para a licenciatura porque ai terás as equivalencias de todas as cadeiras, caso contrario podem não te dar equivalencias ou dar poucas equivalencias
 
Depois acho que fazemos um exame simples , porque o que os institutos politécnicos querem é alunos por isso entra tudo , pode é não haver vagas mas entras noutro curso.
 
Eu tirei um Cet em 2011/2013 e apesar de ter achado relativamente fácil, o curso tem que se lhe diga. Não vi la ninguém a ser ajudado para passar e todos tiveram de se esforçar. Alguns nem passaram. Ao nível do conhecimento aprendi MUITO mesmo. Talvez tenha sido da instituição de ensino ou não ( IPLEIRIA ) mas o que é certo é que saí de lá com muito bons conhecimentos a todos os níveis. Arranjar emprego não foi mt fácil dado que na minha zona não há assim muitas empresas dispostas a apostar em alguém com pouca experiência, mas foi em Lisboa que as portas se abriram. Posso dizer que fui ganhar bastante bem para quem tem "apenas" um CET e ao fim de um ano a proposta foi para um ordenado de 4 dígitos. Decidi voltar e em 2 meses tive num emprego e logo a seguir mudei-me para um com melhores condições e acabei por recusar outra entrevista. O Cet é uma boa maneira de entrar no mercado de trabalho em menos tempo. Certamente haverá casos com mais ou menos sucesso mas do que posso falar, foi util. Para quem quer ir para a licenciatura depois também é uma boa maneira. Conheço quem tenha tirado o mesmo cet que eu (IMRSI) e tenha ido trabalhar ao mesmo tempo que faz a licenciatura.
 
Boas pessoal,

Espero estar a postar no tópico certo (já não passo aqui à muito tempo).

Neste momento tenho 24 anos e acabei o 12º com o curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Na altura tocou-se na matéria de programação mas não me cativou. Também possuo um curso de mesmo nível em multimédia feito no IEFP (yup, só serviu para ganhar uns trocos e nada mais). Neste momento penso que não tenha grandes opções a nível de empregabilidade dai pensar num CET de Gestão e Programação de Sistemas de Informação.

No que toca aos CETs, estou correcto em assumir que a maior parte tem candidaturas/inscrições no mês de Julho e que os cursos começam em Setembro?

Os meus 2 grandes problemas são:

Estar a trabalhar (fora da área) e não querer arriscar sair (o contracto acaba brevemente) só para pagar inscrição e ter apenas a possibilidade de talvez entrar num CET (a minha média no curso do 12º não era nada de especial e a do curso de multimédia penso ser à volta de 15/16 (sinceramente, nem me lembro de haver grande avaliação neste último mas posso confirmar ambas as médias mais tarde).

E também tenho um grande medo de arriscar tanto num curso onde me posso dar mal. Sinceramente preferia passar uns bons meses a dominar a matéria e decidir realmente se tenho afinidade para fazer um curso destes do principio ao fim com notas boas mas por outro lado posso complicar a minha vida se acabar a começar um CET para o próximo ano lectivo e acabá-lo com 27 anos.

Obrigado a quem me puder responder
 
Pá pelas médias que deste se calhar devias pensar em avançar antes para um CET em Multimédia, visto que tinhas melhor média.
Mas claro avança para o que gostares mais, CET em Gestão e Programação são muito raros, mas existe vários CET em Informática de Gestão e em Redes e Segurança, Gestão de Sistemas também tens vários.
Convém fazeres uma pesquisa pelas diferentes faculdades e perceberes o que existe
 
Boas.

Alguém que se tenha inscrito no Instituto Politécnico e tenha desistido após ter efectuado a inscrição?

Se a questão é o pagamento, acho que podes desistir e nao pagar as propinas caso seja nos primeiros 60dias (ou 90?). Depois disso acho que tens de pagar o ano todo.
 
Ajudem-me a decidir :)

Tenho 34 anos, trabalho numa empresa (grande) e estou no departamento de HelpDesk (clientes) mas queria mudar para o HelpDesk informático (parque informático daquele departamento) ou algo semelhante.

Em setembro as coisas estavam meias termidas\insegurança na empresa e como pensei em sair resolvi na altura inscrever-me num CET (redes e sistemas informáticos). Acontece que recentemente o meu vínculo com a empresa melhorou (efetividade) e iniciou-se ao mesmo tempo o CET, fiz as provas e passei, estando já a ter aulas (há 2 semanas).

O meu problema, 2 anos é muito para o CET terminar, alguma matéria parece-me que é só para cumprir calendário e muito básica, tirando a parte das redes que é o CCNA basicamente, todo o meu tempo durante a semana é apenas para trabalho, sair e entrar na escola até às 23h, estudar só se for mesmo ao sábado\domingo. A questão não é fazer o esforço mas saber se compensa, mediante a minha situação atual. Ficar com nível 5 num curso destes penso que me ia ajudar mais se quisesse sair para outra empresa..

Gostava de fazer o CET mas sinceramente estou com enormes dúvidas se é mesmo isto que me vai trazer alguma vantagem, recomendam alguma alternativa ao CET e em menos tempo ou o que acham\ que fariam? Ainda não paguei a propina única do CET e não sei se pague e tente continuar se desista já da ideia.

Se alguém já frequentou um CET destes que diga tb sff :)
 
É sempre uma mais valia quer seja até para o teu actual emprego ou quem sabe num outro. Não referes se com essa efectividade passas-te também para o departamento informático ou não, mas se não, o CET pode ser uma ajuda mas só tu podes avaliar se valerá a pena o esforço. Com vontade, o CET faz-se bem é a minha opinião.
 
Back
Topo