CET's- Treta ou não?

Olá pessoal, sou novo aqui, preciso de ajuda, de opiniões.
Tenho 17 anos, tenho o 12º com o curso Técnico de Multimédia. Estou em casa desde janeiro e até agora não consigo arranjar emprego na área, sinto-me mal estar tanto tempo sem fazer nada e ando super stressado com isto (yah...), era muito optimista também arranjar um com 17 anos e apenas o 12º. Também acho que não estou preparado para trabalhar, de aprofundar mais os meus conhecimentos e tornar-me mais profissional.

Gostava de pedir a vossa opinião sobre o que devo fazer agora, as opções que já descobri são cets, como agora não dão acesso ao ensino superior acham que vale a pena(provavelmente para aprofundar os meus conhecimentos era bom mas e para emprego depois, chega? ano zero, o que acham? alguém que tenha optado por tal?, são as duas opções que descobri. Dinheiro é kinda a problem, depende. (preciso de uma voz que me diga o que fazer sabem xd)

Numa destas 20 páginas ouvi falar em Cursos Técnicos Superiores Profissionais, não entendi bem o que é, é um opção? dá para mim?

Obrigado desde já.
 
Os CTSP sao os novos cet's so que em vez de 1 ano tens 2 anos, se me lembro vem o grau de qualificaçao(ou como se chama) é superior aos cets normais mas inferior a licenciatura e agora estao a ver uma forma para aqueles que tiram um CTSP tenham mais facilidade em entrar numa licenciatura da mesma universidade.

Nao te consigo confirmar nada disso mas penso que é +- isso.
 
Inscreve-te num CET se estás com essa ideia, não perdes nada. Estou num e neste momento a dar formação adicional (o início) e a parte específica do curso é bastante completa.
 
Boas malta,
Alguém me sabe dizer qual é o reconhecimento dos CETs ( de 1 ano) fora de portugal nestas áreas de electrónica,redes,telecomunicações? Reconhecimento nas competências adquiridas no CET, se ajuda a encontrar emprego, etc
 
Então em termos do mundo de trabalho não mudou nada? Ou melhor são tão valorizados como os cets normais(ou melhor nada)??
Ou melhor eu tirando um CTeSP na área da informática depois não vou ter trabalhado??

E isso que me importa, não vou poder tirar licenciatura este ano por isso queria tirar um CTeSP e ir trabalhar e ao mesmo tempo(parcial ou normal) ir tirando uma licenciatura.

-Os cursos são novos(acho muito superiores aos cets normais).
-As vagas são bastante limitadas, ao meu ver é uma oportunidade para aqueles que não conseguiram entrar numa licenciatura, por isso não vão mandar centenas de pessoas com tais cursos para mundo de trabalho.
-Foram feitos(CTeSP) para alguma coisa né? Não me parece que apareceram so por aparecer, apareceram por necessidade espero eu.
A meu ver é espero eu que tais CTeSP pelo menos na área de informática servem para evitar que o pessoal licenciado,etc trabalhe em locais onde a sua licenciatura não é valorizada. Ou melhor, é como se um médico trabalhasse em vez do enfermeiro.
Por isso espero é deduzo que vai haver trabalho, ou melhor, não vai haver novos postos de trabalho mas sim os postos de trabalho vão ser adaptados para tais cursos.
Eu espero que seja assim pois caso o contrário os CTeSP não servem para nada a não ser ao pessoal que trabalha na área de informática a muitos anos mas sem algum título e será uma oportunidade de obter o tão desejado título lol.

Edit: @NMaximo estas a tirar algum CTeSP certo?
Seduzindo que vão ser 900h de estágio há trabalho lol(acho eu)... E difícil depois do estágio ficar lá a trabalhar??
 
Última edição:
Edit: @NMaximo estas a tirar algum CTeSP certo?
Seduzindo que vão ser 900h de estágio há trabalho lol(acho eu)... E difícil depois do estágio ficar lá a trabalhar??

Certo , estou a tirar um CTeSP em contabilidade . Estágio só vou começar em Fevereiro .
Tirando um CTeSP podes entrar logo no mercado de trabalho . Os CTeSP são reconhecidos no estrangeiro ao contrário dos antigos CET .

Os CETs também eram quase de 2 anos. O Que eu tirei (2007 - 2009) teve uma duração de 18 meses, 14 de aulas e 4 de estágio.

Onde eu estou a estudar os CETs começavam em Setembro e acabavam em Julho já com o estágio feito , mas em tempo de aulas tinham uma carga horária muito elevada tipo das 9h até as 20h .
 
Estou a pensar tirar um dos seguintes mas não sei qual me dará mais oportunidades no mundo de trabalho:
-Redes e Sistemas de Informação
-Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
-Tecnogias e Programação de Sistemas de Informação(no ipmaia).

Gostei mais do último pelo facto de ter programação se comparar com redes mas o Desenvolvimento para dispositivos móveis tem uma forte componente de programação também...

Não sei qual me dará mais oportunidades logo depois de acabar o curso...
 
vai para o que gostas mais.


Quanto a oportunidades de trabalho vai depender muito (Lisboa/Porto ou fora dessas cidades), se reparares um licenciado anda a receber em cidades fora Lisboa e Porto 700€ (estágio profissional), e muitos deles já são lutas de 10 para um osso (trabalho).

Para as empresas (que facilmente arranjam um licenciado a estagio profissional, e alguns a 500, 600€) como vão poder colocar alguém de um CET quando têm oportunidade de um leque de licenciados que se subjuga a 500/600/700€ ?


O meu conselho é: Não te preocupes com o trabalho tanto para já, muito pode mudar daqui a 2 anos no mundo tecnológico.
 
@Soplica Eu tambem nao espero de ter grande trabalho depois do CTeSP, espero qq trabalho na area da informatica com ordenado minimo de maneira a conseguir pagar a minha licenciatura e juntar algum dinheiro(ja que sou novo ainda, faço 20 em setembro).
Sou do porto, vi varias ofertas de emprego na area de informatica em todo o país e quase todos pedem licenciatura em EI(como o esperado) mas a maior parte destes empregos nao necessita de uma licenciatura(um CTeSP na area era mais que suficiente).

E por isso que digo que esses CTeSP foram feitos para alguma coisa senao nao tem sentido nenhum fazer cursos de 2 anos com meio ano de estagio se no fim nao nos da nada no mundo de trabalho.


E dificil ir para aquilo que goste pq entre esses tres:
-Redes e Sistemas de Informação
-Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
-Tecnogias e Programação de Sistemas de Informação(no ipmaia).

O 1º tem hardware que eu adoro mas pouca programaçao o que no meu caso é uma mais valia...
O 2º digo que quase e pura programaçao para disp. moveis, mas nao sei como anda o mundo de trabalho para disp.moveis
O 3º é o mais equilibrado, tem um pouquinho de hardware(queria mais) tem iniciaçao a programaçao e é mais focado na programaçao web(front e back end).

Estou mais em duvida entre o 2º e o 3º.
 
@DarkDroid não pense muito no mercado de trabalho , eu tenho a mesma idade que tu estou a tirar um CTeSP e estou a trabalhar no Lidl ao mesmo tempo , daqui a 3/4 anos quando acabar a licenciatura logo sê o que se arranja em termos de trabalho !
 
E o que também quero, tirar cet e ir trabalhando em algum lado e depois tirar licenciatura...

Quer dizer, vou repetir o exame no próximo ano e se entrar vou pensar em deixar o CTeSP...
 
Em relação ao CET em informática a minha experiência é: se fores à procura de emprego nos grandes centros Lisboa e Porto, tens boas oportunidades que te podem surgir quer a nivel do tipo de trabalho que tens,condições, progressão... Fora isso, é muito mais difícil alguém te dar valor a um CET.
 
@TiagoGoncalves Depende do que queres fazer no futuro...
Deduzo que es do Porto/Maia???

Gestao de redes e sistemas informaticos esta mais relacionado com hardware,etc sendo que a programaçao é o minimo.

TPSI esta mais relacionado com peogramaçao sendo que a parte do hardware é minima.

Eu depois do curso ou ja no proximo ano vou tirar licenciatura(nao consegui entrar este ano)em EI ou CC mas queria acabar o curso para ter 1 semestre dr estagio.

Tanto no Porto como em Lisboa nao deves ter assim grandes problemas para encontrar emprego tanto tires um ou outro(desses dois) curso.

Depende do que gostas mais...

(Eu candidatei me ao TPSI no ipmaia.)
 
"Bem" longe do Porto, 300 kms [emoji16]
Tanto um como o outro até agradam, apesar de serem distintos!
Mas acho que TPSI pode levar vantagem devido às aplicações móveis e coisas do género, que hoje em dia se usa para tudo! Mas também não sei como me daria com programação...

Posso estar a dizer um disparate, mas é a minha opinião (que pode estar errada [emoji16]
 
Pois...convem saber se gostas de programaçao...

Tenta pesquisar sobre varias linguagens,etc.
Vai ao codeacademy e tenta aprender uma linguagem a ver se te agrada aquilo xD.
 
Back
Topo