1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

CET's- Treta ou não?

Discussão em 'Programação' iniciada por Atsot, 13 de Junho de 2012. (Respostas: 438; Visualizações: 101068)

1. Juca759

Juca759 Power Member

Boa Tarde,

Gostaria de saber algumas informações sobre o ISTEC nomeadamente sobre o CET de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos que eles dispõem, pois estou agora neste momento a acabar o Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas de Informática de nível 4 que equivale ao 12º Ano?

Tirar um curso destes seria uma alternativa, caso eu não consiga passar nos exames nacionais do 12º Ano, pois a matemática(B) e o português do meu curso são mais soft, comparados com a matemática(A) e o português de um curso de ciência e tecnologias.

Se após tirar um CET, quais as vantagens que se obtém para ingressar no ensino superior?

E já agora, se saber de mais alguns CET relacionados com informática ou electrónica dentro da área de Lisboa, que me pudessem indicar agradeceria imenso.

Cumps,

Juca759

Última edição: 25 de Maio de 2013
  2. DarkevilPT

DarkevilPT Power Member

Viva Juca759, fui lá hoje inscrever-me e fui informado que é o primeiro ano que vão abrir a CET's portanto.. bem podes esperar que ninguém te vai dar feedback..

3. Assur

Assur Power Member

Posso perguntar-te onde tiraste o Curso?

Também tenho um CET em TPSI. Em relação ao estágio curricular não concordo totalmente baseado na minha turma.
    Eu e outro colega fizemos estágio numa empresa e de facto não ficámos (contudo aqui creio termos tido pouca sorte visto que a vertende de desenvolvimento na empresa era secundária. E mais tarde vários elementos de programação acabaram por sair da empresa) contudo pelo menos uns 5/6 colegas fizeram o estágio curricular e ainda continuam nas empresas onde os fizeram.

Eu e o meu colega temos ambos trabalho em empresas de consultoria (de facto foi necessário "recorrer" ao estágio profissional do IEFP, pelo menos no meu caso. Mas pelo que vejo existem vários licenciados/mestres na mesma situação) e conheço alguns Mestres em que a diferença salarial para nós é mínima (+- 50/80€ por mês).

Em relação ao estrangeiro podes elaborar? (não estou a criticar ou duvidar, simplesmente é algo que tenho em mente e se puderes partilhar a tua expriência ajudava-me bastante).

Para resumir creio que é errado dizer que o CET apenas serve como "treino" para a universidade. Sem dúvidas que as coisas não são faceis, mas creio que isso se aplica a tudo no que toca ao mercado de trabalho hoje em dia....

4. LordSpirit

LordSpirit Power Member

Dependendo do teu aproveitamento o CET, tal como qualquer certificaçao que penses tirar, pode-te gerar grandes mais valias. Eu terminei o secundario em 2003 e devido a mudança de residencia tornou-se urgente arranjar emprego. O ano passado, já efetivo na empresa, fui forçado por um bom amigo a ingressar no cet de redes e hoje, no 1o ano de engª informatica nao me arrependo mesmo nada.. alias, arrependo-me de nao ter dado ainda mais de mim . a maior parte dos CETs geram acesso e equivalencias anulando desde logo a questao de '1 ano perdido' garantindo-te que, so tens a ganhar visto que consegues saltar cadeiroes - mais ou menos necessarios -, e ainda garantes excelentes bases.

5. Busenitz

Busenitz To fold or to FOLD?

A única coisa que posso dizer é que o meu CET deu-me emprego até hoje (desde 2006).

Do que reparo até à data é que desde então o nível de exigência dos CET baixaram consideravelmente, mas isso também depende da entidade que os estrutura e que os rege.

6. Juca759

Juca759 Power Member

Ninguém pode esclarecer?

7. dm222

dm222 Power Member

Eu acho que os CETS são treta se ficares por aí. Ninguém vai impregar, pelo menos dignamente, alguém com apenas um CET.
    Agora se pretendes estudar eng. informatica e vais ficar um ano parado por falta de colocação aconselho, caso contrário avança para o curso de eng. informática, e mesmo esses daqui a uns 5, mais tardar 10 anos vão estar em dificuldades dada a elevada formação de novas pessoas.
    Eu tenho licenciatura e já estou a pensar em avançar com mais estudos (mestrado) pois nunca se sabe o futuro.

Isso dos benefícios acho que depende do local onde tirares...
    O melhor é mesmo visitares o site da instituição e se não encontrares a informação que pretendes liga para lá!
    Não sei quem tem CET's, mas procura nos sites das instituições com eng. informatica de Lisboa (UL, UNL, UTL, ISEL, ISCTE).

Última edição: 15 de Junho de 2013
  8. Como é que eles escolhem os alunos ? Dão prioridade aos alunos com melhor media ou.. ?

E dá para proseguir o Ensino superior ? se sim, é preciso fazer exames ? ou entra-se direto ?

9. jmmm

jmmm Power Member

É possível fazer dois CET's?
    Mas sendo assim não vais repetir muita matéria? E também ficas sempre no mesmo nível (Nível 5), mas com conhecimento mais aprofundados, não?

10. .sys

.sys Power Member

boas eu tou na Escola Superior de Tecnologia em Castelo Branco acabei agora o estagio do CET de multimedia , tinha vindo de um curso de programacao do 12º , o cet e de 1 ano pagas 500 de proprimas e aprendes bastante , quando la andas pensas "para que esta maravilha me vai servir?" mas depois na licenciatura pensas " ainda bem que tive tal coisa" , e o bom de andar num cet na Escola Superior de Tecnologia em Castelo Branco é que ao andares num cet se fores para licenciatura ja ficas com equivalencia (disciplinas ja feitas que fizeste no cet)

espero ter ajudado

11. Tonidosbifes94

Tonidosbifes94 Power Member

Boas pessoal , estou a pensar seguir CET para o ano se o exame da 2º fase de matemática não correr como o esperado, estava a considerar fazer um CET para depois ingressar no ensino superior, mas pretendia saber se é possivel faze-lo , se sabem quantas vagas abrem por ano no ensino superior para quem vem de CET . O CET que estava a pensar fazer era para seguir posteriormente engenharia informática de nível 5 , foi me dito que se o acaba-se ficaria com algumas cadeiras de 1º semestre feitas, sabem se alguma coisa do que foi dito aqui é verdade ?

12. JPinheir0

JPinheir0 Power Member

Sim, com o CET depois podes tentar ingressar no ensino superior. Abrem mesmo poucas vagas para quem vem do CET, no máximo pra i 4. Eu vou tentar entrar num em Viana do Castelo, e sim geralmente se seguires Licenciatura na escola onde fizeste o CET tens já algumas cadeiras feitas mas mesmo que queiras candidatar-te a outras também podes ter algumas em comum e assim ficares com elas feitas. Tem é atenção ás datas de inscrição caso venhas a querer entrar num CET pois algumas já abriram e outras abrem esta semana.

13. PTlunaTIC

PTlunaTIC Power Member

Boas!
    Algem sabe quanto se paga de propinas no IPLeiria, estou a pensar ir lá fazer um SET de redes?

14. jrm360

jrm360 Power Member

50€/mês

15. PTlunaTIC

PTlunaTIC Power Member

Obrigado, já agora é possível ter ajuda financeira de alguma maneira?

16. jrm360

jrm360 Power Member

Isso já não sei a certo, mas penso que sim.

17. Tonidosbifes94

Tonidosbifes94 Power Member

Quando dizes 4, é quatro vagas por universidade e que isso é mesmo muito pouco ?

Última edição: 16 de Julho de 2013
  18. JPinheir0

JPinheir0 Power Member

Segundo entendi de outras pessoas a falarem, é de 4 vagas por curso. Tens de ver é se esse curso deixa para te concorreres com o CET.

19. Zacker

Zacker Power Member

Pessoal, também fiz um CET em DSAS (Desenvolvimento de Software e Admnistração de Redes), e ambiciono agora tirar uma licenciatura.
    Estava a pensar em arriscar uma candidatura para o IST, que está a aceitar alunos nestas condições, sem terem de fazer exames.
    Com isto, deixo 3 erguntas:
    - Acham que vale a pena (a minha média é abaixo de 15), ou seja, que é improvável que entre? - Existem apenas 6 vagas;
    - Tendo entrado, não terei demasiados problemas com a matemática? (É que segui o ensino profissional, seguido do dito CET... as minhas noções matemáticas são relativamente limitadas, tenho medo de não conseguir entrar no ritmo).
    - Valerá a pena/recomendam que procure noutro lado (e, se sim, qual, por favor)?

Desde já obrigado. :)

20. kold_Zero

kold_Zero Power Member

Pela Experiencia que tenho para responder a algumas das ultimas perguntas:

Sim existem bolsas de estudo para os CET.
    Cada CET dá acesso a um numero limitado de Cursos superiores
    Cada Curso superior tem um numero de vagas para alunos vindos de CET que por norma são poucas, mas pelo que tenho observado no instituto que frequento, qnd um curso não enche, ou seja qnd existem ainda vagas abertas, eles contactam candidatos dos CET que não foram colocados para preencher essas vagas.
    Os problemas de matemática dependem da licenciatura que vais seguir, logicamente que a matemática de um CET é matemática de secundário , enquanto que num curso superior, sobretudo num engenharia, vais ter outra exigencia...