CET's- Treta ou não?

Boa noite.
Deixei matemática de 12º por fazer este ano, nos exames não consegui passar. Alguém me sabe dizer se for para um CET, se este me dá equivalência ao 12º ano?
Obrigada
 
Hey jacs19
.

Pelo que li podes inscrever num CET no entanto tens de seguir um regime especial em que tens mais umas horas de aulas para "compensar" as disciplinas que deixaste para fazer no ensino secundário...

Segundo o disposto no Decreto-Lei n.º 88/2006, de 23 de Maio, podem candidatar-se à inscrição num CET:
a) Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

b) Os que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
c) Os titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Podes ver mais informações nessa página: http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CET/CETS+no+Ensino+Superior.htm

Espero ter ajudado...
 
Boa noite. Eu este ano acabei o 12º ano em ciências e tecnologias e como não tenho dinheiro para ir para a faculdade estou a pensar em me inscrever num cet. Eu já estive a pesquisar na net mas não encontrei nada que goste. Gostava de um cet que estivesse virado para a área da saúde. Alguém me pode ajudar?
 
Boa noite. Eu este ano acabei o 12º ano em ciências e tecnologias e como não tenho dinheiro para ir para a faculdade estou a pensar em me inscrever num cet. Eu já estive a pesquisar na net mas não encontrei nada que goste. Gostava de um cet que estivesse virado para a área da saúde. Alguém me pode ajudar?
Podes dar uma localização parcial de onde moras, para que seja mais fácil tentar-mos arranjar algo?
Porto, Coimbra, Lisboa, etc, etc
 
Boas, estou na mesma situação que a maior parte aqui do tópico está, ou seja acabei agora o 12º em um curso profissional técnico de gestão em que tive media de 13 e media de 18 em estagio, a minha questão é compensa agora tirar um cet ou procurar emprego? uma vez que para ja não penso ingressar na faculdade.

O cet que me cativava mais seria um na área da informática pois eu no secundário fui contrariado para o curso de gestão mas ate acabei por gostar mas agora se prosseguisse para um cet queria mudar a área.. o que me aconselham?
 
Ah, desculpa!Sou da cidade do porto. mesmo no centro :)
Tenta-te informar no ISMAI ou Portucalense.. Eles têm cets

Boas, estou na mesma situação que a maior parte aqui do tópico está, ou seja acabei agora o 12º em um curso profissional técnico de gestão em que tive media de 13 e media de 18 em estagio, a minha questão é compensa agora tirar um cet ou procurar emprego? uma vez que para ja não penso ingressar na faculdade.

O cet que me cativava mais seria um na área da informática pois eu no secundário fui contrariado para o curso de gestão mas ate acabei por gostar mas agora se prosseguisse para um cet queria mudar a área.. o que me aconselham?

Se fosse a ti pensava num CET que misture Gestão e informática. Algo deste genero.
 
Última edição:
Boas, estou na mesma situação que a maior parte aqui do tópico está, ou seja acabei agora o 12º em um curso profissional técnico de gestão em que tive media de 13 e media de 18 em estagio, a minha questão é compensa agora tirar um cet ou procurar emprego? uma vez que para ja não penso ingressar na faculdade.

O cet que me cativava mais seria um na área da informática pois eu no secundário fui contrariado para o curso de gestão mas ate acabei por gostar mas agora se prosseguisse para um cet queria mudar a área.. o que me aconselham?

Boas!

Dou-te a minha opinião. Eu tenho o Nível 4 em Informática de Gestão, e vou fazer um CET em Setembro em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos. É sempre positivo e é bastante bom para fortaleceres os teus conhecimentos numa determinada área, para além do estágio que está incluído no curso (ganhas alguma experiência).

No teu caso, também é o Nível 4 mas em Gestão, certo?

Tal como o Nothing Forest referiu, podes tentar um CET que englobe as vertentes de Gestão e Informática. É depende do que queiras.

aqui a Lista de CET's que existem atualmente. Depois, é uma questão de verificares as Instituições mais perto da tua zona que estejam a lecionar o CET que pretendes. Acrescento, ainda, que há Instituições com CET's Financiados, ou seja, não implica qualquer mensalidade ou algo do género.

Espero ter ajudado!
Cumprimentos
 
Obrigado pela resposta era mesmo nisso que eu estava a pensar só ainda nao tenho conhecimento de cursos existentes, mas essa pagina que indicaste ja foi uma ajuda obrigado
 
Última edição:
Boas!

Dou-te a minha opinião. Eu tenho o Nível 4 em Informática de Gestão, e vou fazer um CET em Setembro em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos. É sempre positivo e é bastante bom para fortaleceres os teus conhecimentos numa determinada área, para além do estágio que está incluído no curso (ganhas alguma experiência).

No teu caso, também é o Nível 4 mas em Gestão, certo?

Tal como o Nothing Forest referiu, podes tentar um CET que englobe as vertentes de Gestão e Informática. É depende do que queiras.

aqui a Lista de CET's que existem atualmente. Depois, é uma questão de verificares as Instituições mais perto da tua zona que estejam a lecionar o CET que pretendes. Acrescento, ainda, que há Instituições com CET's Financiados, ou seja, não implica qualquer mensalidade ou algo do género.

Espero ter ajudado!
Cumprimentos


Sim o meu curso também foi de nivel 4, a única escola subsidiada que encontrei foi a ATEC no Porto e que por acaso tem um curso bastante interessante o tal de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos, em que vais entrar, no entanto o que me deixou um bocado de "pé atraz" foi as disciplinas, será que as aulas serão sempre teóricas? ou haverá alguma pratica?
A outra questao é qual é a diferença destes CET's para os demais(pagos)

Obrigado e cumprimentos
 
Boas pessoal, se me pudessem ajudar aqui numa questão:
Sabem de alguma escola na zona de Lisboa que pague aos alunos para lá andarem? É que recentemente ouvi algo sobre este assunto, se me puderem esclarecer isto.

Obrigado e cumprimentos.
 
Sim o meu curso também foi de nivel 4, a única escola subsidiada que encontrei foi a ATEC no Porto e que por acaso tem um curso bastante interessante o tal de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos, em que vais entrar, no entanto o que me deixou um bocado de "pé atraz" foi as disciplinas, será que as aulas serão sempre teóricas? ou haverá alguma pratica?
A outra questao é qual é a diferença destes CET's para os demais(pagos)

Obrigado e cumprimentos


Eu sou estudante do isep e aproveitei agora nas férias para fazer um curso para ter as bases de electrónica na ATEC, e digo-te foi a melhor coisa que fiz.

Estou numa formação modular e digo-te para não pensares sequer em ir para privadas do género ismai ou portucalense como referiram em cima.
1º Vais pagar cerca de 3000 euros a uma universidade privada em que pouco vais fazer, basicamente é só dares presença nas aulas e fizeste o cet (caso do ismai, tenho 2 colegas que concluíram lá o cet e não aconselham a ninguém, pois não aprenderam nada).
2º Na ATEC aprendes mesmo, ainda te pagam o subsidio de alimentação, é gratuito, fazes estágio numa das empresas criadoras da ATEC (Siemens, Bosch, AHK e Volkswagen) e a probabilidade de teres emprego no fim do estágio é muito elevada. Pelo que me têm dito, tens aulas teóricas, práticas e no fim estágio. Além do mais há muitas universidades e politécnicos com protocolos com a ATEC que te podem dar entrada futuramente na universidade.)


Agora é só pensar um bocado.
Não te metas em privadas, é a maior "chulisse" que existe, desculpa-me o termo.
 
Mas também há CET's na ATEC, Razor.

------
Boas pessoal, se me pudessem ajudar aqui numa questão:
Sabem de alguma escola na zona de Lisboa que pague aos alunos para lá andarem? É que recentemente ouvi algo sobre este assunto, se me puderem esclarecer isto.

Obrigado e cumprimentos.
Como assim? CET's financiados, é isso?
 
Estive a ver no site da ATEC e até tem um CET que estou muito interessado. Se for co-financiado ainda melhor pois pagar transporte e assim é chato mas se temos o subsidio de alimentação vem mesmo a calhar. Mesmo assim Razorlight podes explicar um bocado melhor ?
 
Mas também há CET's na ATEC, Razor.

------

Como assim? CET's financiados, é isso?

Significa que nao pagas, ainda recebes o subsidio de transporte e alimentaçao quase como se fosses um trabalhador... mas apressem-se que isso vai acabar, no CENFIM (que tem varias escolas no país) vao acabar os CET porque apartir de Setembro/Outubro vao acabar os apoios...
 
Significa que nao pagas, ainda recebes o subsidio de transporte e alimentaçao quase como se fosses um trabalhador... mas apressem-se que isso vai acabar, no CENFIM (que tem varias escolas no país) vao acabar os CET porque apartir de Setembro/Outubro vao acabar os apoios...
Os apoios vão acabar? Onde é que viste isso?
 
Disse a propria direçao do CENFIM onde ando, ja abriram os ultimos cursos CET la para apanhar ainda o financiamento, eles eram para abrir so em Outubro, mas como ja apanhavam a lei, logo anteciparam... agora se aplica-se so ao cenfim nao sei, mas acho que é geral...
 
Back
Topo