1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

CET's- Treta ou não?

Discussão em 'Programação' iniciada por Atsot, 13 de Junho de 2012. (Respostas: 438; Visualizações: 101068)

1. Razorlight

Razorlight Power Member

Sim, e na ATEC são financiados e não pagas nada por eles. Ao contrário das universidades privadas que pagas á vontade 3000 euros por ano.

Vê a mp que te enviei.

2. Maxpaynner

Maxpaynner Power Member

Depende dos teus objectivos. Se queres trabalhar enquanto estudas e queres acesso directo a uma licenciatura específica, vale. Se oferece conhecimentos muito importantes para o curso (bases, não coisas que vais dar lá) vale. A pior coisinha, é o tempo perdido, e isso tu é que sabes se te importas.

3. kapataz

kapataz I fold therefore I AM

Para fazer Cet pode-se fazer em pos laboral? Qual a duração? Eu queria fazer algo na programação.
    Cumps

4. jmmm

jmmm Power Member

Sim, existem CET's em horário pós-laboral, é depende da instituição.
    Relativamente ao que pretendes, recomendo o CET - Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

5. Que acham de fazer um cet e tirar um curso universitário ao mesmo tempo? queria tirar um cet de manhã e ir ás aulas no meu curso de engenharia à noite .

6. Maxpaynner

Maxpaynner Power Member

Acho que assim nunca mais fazes o curso de engenharia. Mas é claro que depende da tua faculdade.

7. zmiguel91

zmiguel91 Power Member

Boas... eu estou sem estudar à 2 anos quando frequentei o 12º ano, não concluí o secundário devido a Matemática. Entretanto estou a pensar inscrever-me num CET no Politécnico do Porto. Para a inscrição é pedido aprovação em todas as disciplinas do 10º/11º ano, no caso de Matemática eu anulei a disciplina no 11º, isso impede-me de me candidatar? Para mim seria uma oportunidade de voltar a estudar, sei que não é uma grande opção, mas nos últimos anos tenho trabalhado e acabo por não dedicar muito tempo ao estudo da Matemática e o exame corre mal. Sei que posso candidatar-me ao Ensino Superior com o CET, mas também gostaria de voltar a tentar pelo concurso normal usando o Exame Nacional, mas não sei se é possível...

8. jmmm

jmmm Power Member

Sei que para entrares num CET tem de ter, no mínimo, o 10º e 11º completo.

9. Stressing

Stressing Power Member

Sim podes entrar.. Vais é ter de adicionar matemática ao CET ... para concluíres 12º e ao mesmo tempo fazer o CET

10. zmiguel91

zmiguel91 Power Member

Mas o próprio curso em si tem Matemática.

11. jmmm

jmmm Power Member

Se não tens o 11º completo, não podes entrar num CET, é a informação que tenho.

Relativamente à tua questão, é verdade, têm Matemática mas é com outros conteúdos, de nível superior.

12. zmiguel91

zmiguel91 Power Member

Mas dizes isso porque frequentaste ou tentaste candidatar-te a um CET? A informação em vários sites é sempre a mesma (copy-paste basicamente), pedem o 10º/11º completo a todas as disciplinas, mas Matemática é uma disciplina de 3 anos (10º/11º/12º). Sendo possível a candidatura a alunos com disciplinas em atraso, o que é considerado para quem a disciplina em falta é Matemática ter o 10º/11º completo? Também não entendi o conteúdo de Matemática num CET ser de nível superior, quando um CET nem é considerado ensino superior, o que tinha lido é que basicamente é um resumo do secundário...

13. jmmm

jmmm Power Member

Sei quem já tenha frequentado, e houve alguns conteúdos de nível superior.
    Se tens Matemática de 11º ano por fazer, não tens o 11º ano completo. Ou seja, não podes frequentar um CET. É a minha interpretação.
    Mas o melhor é te informares na instituição de ensino.

14. zmiguel91

zmiguel91 Power Member

Isso dos conteúdos deve estar mais relacionado com o tipo de curso e do local em que é leccionado. Eu fiz Matemática de 11º com nota negativa, isto depois da positiva do 10º, acabei por não me inscrever em Matemática no 12º, anulando assim a disciplina.

Bem, parece que o melhor mesmo é deslocar-me à instituição e perguntar na secretaria. Obrigado.

15. Stressing

Stressing Power Member

humm basicamente vais ter de juntar horas extra para cumprires a Disciplina em questão... Quanto a quais é podes fazer, é só consultar o site. já vi programas adicionais para física, Matemática e geometria Descritiva.

16. zmiguel91

zmiguel91 Power Member

Isso é o menos, mas também não encontro info sobre programas adicionais para quem se candidata com o secundário incompleto...

17. ricponte

ricponte Power Member

É como o leugim18 respondeu, não interessa se a disciplina é 2 ou 3 anos no secundário, se tens matemática do 11º ano por fazer quer dizer que tiraste menos de 8 valores e não te podes matricular a matemática do 12º ano. logo também não te poderás matricular no CET. Mas aconselho a se queres mesmo ir a, ou: acabares o secundário (via cursos complementares ou algo similar) ou a teres explicações a matemática pois senão iras ter muitas dificuldades.

18. Um CET, por norma, é dado em instituições de ensino superior, por professores de ensino superior. As disciplinas que tiras num CET podem dar-te equivalência a cadeiras de licenciatura, uma vez que são baseadas nessas mesmas cadeiras. Quanto muito, poderás dizer que o CET é um resumo de algumas cadeiras de licenciatura.
    A matemática que se dá nos CET's de informática não tem nada a ver com aquela Matemática A ou B do secundário... a matéria é: lógica, relações binárias, teoria dos conjuntos, matrizes e determinantes. Na minha opinião, até acaba por ser mais fácil do que a matemática do secundário, até porque a qualidade dos professores do ensino superior tende a estar acima da dos do secundário.
    O CET é, basicamente, aquilo que noutros países se chama "Ano Zero da Universidade". Por outro lado, com Bolonha, torna-se também no equivalente ao antigo Bacharelato.

19. zmiguel91

zmiguel91 Power Member

Ok, já entendi. Mas existe algum tipo de curso que me permita voltar a estudar? É que só posso candidatar-me pelos Maiores de 23 daqui a 2 anos, entretanto não queria ficar mais um ano a trabalhar à espera dos Exames Nacionais do próximo ano...

Ok, obrigado pelo esclarecimento. O curso CET a que pretendia candidatar-me não está relacionado com informática, apenas escrevi neste tópico porque pareceu existir mais membros com conhecimentos sobre os CET's em geral. Obrigado.

Última edição: 4 de Setembro de 2013
  20. ricponte

ricponte Power Member

Boas, visto que não consegues entrar antes dos 23 eu recomendava-te a ir ao agrupamento escolar mais perto de ti e perguntar por alternativas para concluir o secundário. Podes também te deslocar a um centro de formação do IEFP e pedir informações também, pois eles possuem cursos que dão equivalência ao secundário e que te dariam mais hipóteses de ser seriado para frequentar um CET. Esta é a minha opinião.