CET's- Treta ou não?

Boas, visto que não consegues entrar antes dos 23 eu recomendava-te a ir ao agrupamento escolar mais perto de ti e perguntar por alternativas para concluir o secundário. Podes também te deslocar a um centro de formação do IEFP e pedir informações também, pois eles possuem cursos que dão equivalência ao secundário e que te dariam mais hipóteses de ser seriado para frequentar um CET. Esta é a minha opinião.
Basicamente teria de frequentar este ano um curso com equivalência ao secundário e para o ano frequentava o CET?
 
Basicamente teria de frequentar este ano um curso com equivalência ao secundário e para o ano frequentava o CET?
Sim, basicamente era esse o caminho, terás de te informar nos locais que te indiquei pois não estou dentro das ofertas que o secundário hoje em dia oferece, mas lembro-me de a uns tempos ler que havia hipótese de concluíres o secundário frequentando módulos equivalentes as disciplinas que ficaram para trás.
 
Que acham de fazer um cet e tirar um curso universitário ao mesmo tempo? queria tirar um cet de manhã e ir ás aulas no meu curso de engenharia à noite .

Eu experimentei fazer isso este ano e não te aconselho, é mt cansativo e não vais ter tempo para hoje fazer os trabalhos fora do tempo de aulas.
Por isso é que na faculdade apenas fiz 3 em 9 inscritas.
 
Boas, visto que não consegues entrar antes dos 23 eu recomendava-te a ir ao agrupamento escolar mais perto de ti e perguntar por alternativas para concluir o secundário. Podes também te deslocar a um centro de formação do IEFP e pedir informações também, pois eles possuem cursos que dão equivalência ao secundário e que te dariam mais hipóteses de ser seriado para frequentar um CET. Esta é a minha opinião.

Sim, basicamente era esse o caminho, terás de te informar nos locais que te indiquei pois não estou dentro das ofertas que o secundário hoje em dia oferece, mas lembro-me de a uns tempos ler que havia hipótese de concluíres o secundário frequentando módulos equivalentes as disciplinas que ficaram para trás.

Na instituição confirmaram, um CET apesar de admitir candidatos com o 12º incompleto é necessário ter o 11º ano completo. Eu com a negativa a Matemática de 11º não me posso candidatar. Sinceramente a ideia com que fico é que nestes moldes serve mais como um complemento a um curso profissional do que propriamente para quem pretende seguir estudos... No IEFP têm também alguns cursos, poucos e a maioria ocorre ao longo de um ano civil e não durante um ano lectivo, e nenhum dá qualificação/equivalência.

Onde posso encontrar info sobre essa hipótese de concluir o secundário frequentando módulos equivalentes à disciplina?
 
Última edição:
Não tenho a certeza, mas acho que não dá para completar uma disciplina num Curso Profissional, quando tu frequentaste o Ensino dito recorrente. Penso que terás de voltar ao secundário, e completar isso.

E, sem dúvida, que um CET é bem mais produtivo para complementar um Curso Profissional (Nível 4), em vez do Ensino Recorrente (só 12ºano, Nível 3).

Na minha opinião, por exemplo, se tiveres um Curso Profissional de Nível 4 na área de Informática + CET de Nível 5 em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos, já é uma formação bastante interessante. Isto, claro, assumindo que o aluno aproveita bem os respetivos cursos e tira o melhor rendimento dos mesmos.
 
Em Instituições de Ensino Superior são sempre pagos, cerca de 600€, como já referiram anteriormente.
Não te posso ajudar muito, pois não resido no Continente, mas pelo que sei existem algumas Instituição de Formação com CET's financiados. Pode é não ter algo relacionado com a área que pretendes.
 
Para aqueles que têm em mente conciliar 2 cursos (diurno e nocturno), digo-vos por experiência própria para não se meterem nisso.
Estou neste momento a tirar um CET de Criação e Administração de Websites que dá seguimento em Engenharia Informática (e fico já com uns belos créditos para a eng) e de dia estou a tirar outro CET de Programação de Controlo Numérico Computorizado e acreditem que não é nada, nada fácil conciliar ambos.

Estou a ter Trigonometria, Matemática, IRST, Base de Dados, Segurança de Sistemas, CAD, Tecnologia dos Materiais, Metrologia, etc. etc. etc. e isto tudo junto é uma mixórdia de coisas ultra cansativa.
Tempo para estudar é nulo. Só tenho mesmo sábado e domingo e, quando chega sábado, quero é dormir o dia todo e depois saio à noite e durmo o domingo também.

Por enquanto tenho-me safado a todas as cadeiras, tanto de um lado como de outro, mas cheira-me que Matemática vai ser a primeira a ficar em standbye. Fruto do curso diurno, dei muitas faltas e escorreguei pois não percebi patavina da matéria. Vou ter exame de recurso e sei 0 - zero.

Não aconselho mesmo. Foquem-se em apenas um curso e apliquem-se a 100%.
 
Última edição:
boas,
Será que se faz bem tirar um curso Cet depois do 12º de nivel 4 e antes de uma licenciatura?
Depois do curso de cet como são as entradas numa licenciatura?

Bgd
 
boas,
Será que se faz bem tirar um curso Cet depois do 12º de nivel 4 e antes de uma licenciatura?
Depois do curso de cet como são as entradas numa licenciatura?

Bgd

Boas,

Eu tenho uma situação parecida, fiz curso de 12º de TGPSI na Rumos (Nivel 4) estou no ultimo ano de Eng. Informática e digo-te honestamente é importante teres um curso mas se vais a procura de trabalho na area as empresas pedem tipo "curso profissional OU licenciatura", as licenciaturas em Portugal continuam a ser MUITO teoricas, possivelmente com um CET tens mais pratica e um CET conta creditos para a Licenciatura.
 
Por exemplo
Para o Ano tiro o curso Cet de programação já que foi o que tirei no 12º
E depois para ir para a Licenciatura tenho de fazer os exames para entrar ?
 
Back
Topo