CET's- Treta ou não?

ah , disso não sabia .
E alguem sabe mais ou menos o horario do Pós-laboral? Das 19 as 23 de segunda a sexta?
é que para o Ano quero fazer isso mas estar durante o dia a trabalhar-
 
Por exemplo
Para o Ano tiro o curso Cet de programação já que foi o que tirei no 12º
E depois para ir para a Licenciatura tenho de fazer os exames para entrar ?

Não precisas de fazer exames. Existe uma forma de candidatura especial para quem acabou o CET.
Convém é teres boas notas porque o numero de vagas (referentes a quem se candidata por CET) costuma ser baixo.

Em relação aos horários, acho que varia de escola para escola. Eu quando tirei foi das 18:30 às 23:00 com meia hora de jantar.
 
Numa formação onde ando, acabei de dar agora Linux (debian) para servidores, e simplesmente adorei aquilo. Configurar uma rede somente por linha de comandos, era algo que nunca pensei gostar tanto. Ao fim da dita formação, sou capaz de continuar com isto.
 
Boas, estou a pensar em aderir a um CET em vez da licenciatura. No entanto não sei quais as áreas preferenciais do mercado de trabalho, se é fácil depois arranjar emprego com um CET ou continua a ser ''necessário'' a licenciatura e quais os melhores CET's..
Alguém entendido na área, que me possa dar umas luzes?

Aguardo uma resposta, desde já obrigado!
 
Eu estou neste momento num CET de Desenvolvimento de Produtos Multimédia, e até estou a gostar da experiência.

Estive um ano na UBI, em Engenharia Informática, e por diversas razões tive de deixar. Anos antes tinha estado na Escola Profissional, na área da Informática, e aprendi imenso lá. Depois deste ano não tão bom na UBI, estive cerca de um ano a trabalhar como designer/programador numa empresa na área da automação e domótica, onde basicamente estava "encarregue" de cerca de 90% do software SCADA de todos os projetos em que participei. Este ano esperava candidatar-me ao ensino superior, mas por lapso meu não tinha os exames nacionais válidos, pelo que optei pelo CET.
Pelo que sei estes CET dão, para além de toda a "bagagem" da área, algo importante nos dias que correm, um estágio. Pessoalmente, já três estágios, dois deles partindo da instituição de ensino, e acho que é uma componente bastante importante. Outra questão é o ingresso ao ensino superior. Pelo que sei, há um ingresso "automático" (dentro de x anos depois da graduação, salvo erro) a qualquer curso superior da área se se bem sucedido no CET.

Até agora tem sido uma boa experiência, e mesmo que me digam que "não serve para nada" acho honestamente que me levará a outras portas.

Uma questão. Não vais tu já demasiado tarde? Digo, não sei se os prazos de candidatura são a nível nacional, mas suponho que sim.
 
Ah ok. Presumo que as chances sejam maiores porque há vagas reservadas para quem vai de um cet.
Tenho um CET na área da informática, vou fazer um na área automóvel, não sei se no final ainda não me vou enfiar numa licenciatura nem que seja à noite. Estou numa fase da vida em que me arrependo de certa de forma de algumas escolhas que fiz, e tenho vontade de emendar os erros. Vamos lá ver se quando chegar a hora H não me falta a força interior.
Isto porque não me conformo com a ideia de trabalhar para ganhar pouco mais que o ordenado mínimo, e é nesse sentido que me arrependo de algumas escolhas que fiz.
Aprendi a lição, e é uma coisa que faço questão de passar aos mais jovens, para que não comentam certos erros que se comentem quando se é jovem e se pensa que a escola é uma seca e tal...
 
Última edição:
Ah ok. Presumo que as chances sejam maiores porque há vagas reservadas para quem vai de um cet.
Tenho um CET na área da informática, vou fazer um na área automóvel, não sei se no final ainda não me vou enfiar numa licenciatura nem que seja à noite. Estou numa fase da vida em que me arrependo de certa de forma de algumas escolhas que fiz, e tenho vontade de emendar os erros. Vamos lá ver se quando chegar a hora H não me falta a força interior.
Isto porque não me conformo com a ideia de trabalhar para ganhar pouco mais que o ordenado mínimo, e é nesse sentido que me arrependo de algumas escolhas que fiz.
Aprendi a lição, e é uma coisa que faço questão de passar aos mais jovens, para que não comentam certos erros que se comentem quando se é jovem e se pensa que a escola é uma seca e tal...

Estou a passar exactamente pelo mesmo problema e secalhar estou pior que tenho curso gestão informática nivel 4, o cet seria bom para dps fazer licenciatura mas se já o fizes-te estás ligeiramente arrependido como eu e em parte graças à crise a que vivemos pergunto-me se isso que queres fazer também é solução: (A sério? Da Informática para o Automóvel?) são coisas bastante distintas diria eu.
 
Estou a passar exactamente pelo mesmo problema e secalhar estou pior que tenho curso gestão informática nivel 4, o cet seria bom para dps fazer licenciatura mas se já o fizes-te estás ligeiramente arrependido como eu e em parte graças à crise a que vivemos pergunto-me se isso que queres fazer também é solução: (A sério? Da Informática para o Automóvel?) são coisas bastante distintas diria eu.

Estou um pouco farto de informática, e a área em que tenho mais formação, redes, cheguei à conclusão que não era bem aquilo que gostava/queria. Se tivesse trabalho na minha aérea e com um ordenado decente, já estava a trabalhar a sério! Assim vou fazendo o que vai aparecendo e sempre ganho uns euros.

Quanto a área automóvel, é uma coisa que gosto desde sempre! E só tenho pena da minha vida pessoal não me permitir ir tirar um curso à seria, mas que sou há em Lisboa/Porto, e eu vivo no centro do país.
Para já vou começar o curso na próxima segunda. Seja como for tenho um mês para cancelar a matricula sem ter que pagar as próprias na totalidade. Mas pelas disciplinas que já vi que vou ter, tenho quase a certeza que será do meu interesse e que vontade não vai faltar! Também estou com esperança de no final conseguir trabalho ou for estagiar. Na altura vou tentar mexer uns cordelinhos para ver se se abrem algumas portas.
 
Estou um pouco farto de informática, e a área em que tenho mais formação, redes, cheguei à conclusão que não era bem aquilo que gostava/queria. Se tivesse trabalho na minha aérea e com um ordenado decente, já estava a trabalhar a sério! Assim vou fazendo o que vai aparecendo e sempre ganho uns euros.

Quanto a área automóvel, é uma coisa que gosto desde sempre! E só tenho pena da minha vida pessoal não me permitir ir tirar um curso à seria, mas que sou há em Lisboa/Porto, e eu vivo no centro do país.
Para já vou começar o curso na próxima segunda. Seja como for tenho um mês para cancelar a matricula sem ter que pagar as próprias na totalidade. Mas pelas disciplinas que já vi que vou ter, tenho quase a certeza que será do meu interesse e que vontade não vai faltar! Também estou com esperança de no final conseguir trabalho ou for estagiar. Na altura vou tentar mexer uns cordelinhos para ver se se abrem algumas portas.

Já agora posso saber que CET ligado ao ramo automóvel é esse e onde é?
 
Estou num CET de Redes e, até ao momento, ótimo. Depende da instituição de ensino, é verdade, mas por norma se souberes aproveitar ao máximo, e te empenhares a 100% nisso, sem dúvida que sais com grandes conhecimentos e, também, com grande preparação para o mercado de trabalho.
 
Já agora posso saber que CET ligado ao ramo automóvel é esse e onde é?

Leiria

Estou num CET de Redes e, até ao momento, ótimo. Depende da instituição de ensino, é verdade, mas por norma se souberes aproveitar ao máximo, e te empenhares a 100% nisso, sem dúvida que sais com grandes conhecimentos e, também, com grande preparação para o mercado de trabalho.

Sei que podia ter aproveitado mais do que aquilo que aproveitei...mas sabendo a matéria que foi dada e como foi dada não posso concordar com o que dizes. Pelo menos no meu curso.
 
Por acaso redes sempre foi aquilo que imaginava para o meu futuro. Mas mesmo que tenhas conhecimentos/formações, é muito raro conseguires arranjar algo na área. Máximos os máximos conseguimos mudar um router ou um switch e mesmo assim, já é ter sorte.

Algo que gostava de ter mais formação, era redes por linha de comandos (Debian). Dei umas horas disso e simplesmente adorei. É verdade que só dei os básicos, e não sei como será o modo hard disto, mas era algo que não me importava de ir de cabeça e conhecer outros mundos.
 
Para fazer exames tinha que ter aulas. Não sei se eu em casa me safava sozinho. A menos que nos apontamentos que eles dessem fossem bastante directos e esclarecedores, que me permitissem com meia dúzia de maquinas virtuais e una belas sidenotes, desse para fazer tudo sem grandes problemas.

Mas não sei. È algo para pensar em 2014. Visto que daqui a 1 semana já vou ter estágio de uma formação que ando a tirar até 24 de Dezembro. Pode ser que sorte esteja do meu lado, e a partir dele me consiga safar ou abrir outras portas.
 
Pois.

Eu também quando estava a ter aulas de servidores em Linux pensei em tirar uma certificação no futuro, mas não sei como anda isso em termos de mercado de trabalho
 
Back
Topo