CET's- Treta ou não?

O meu prof disse que era uma das áreas que dava boa empregabilidade para o momento, visto que não há assim tanto pessoal com este tipo de competências. Quer cá dentro como lá fora. Com ele anda pelo miolo da coisa, ele diz mesmo que quem goste e tenha cabeça é uma daquelas áreas que é um must see para quem está desempregado.
 
O meu disse o mesmo.

Mas a grande diferença é que por norma têm requisitos mais exigentes do que se fores ligado à Microsoft, tens de dominar mesmo aquilo e ainda tens a desvantagem de que é muito raro haver cursos ligados à esse ramo, precisas de aprender mesmo por ti.

Enquanto para Windows existem cursos até dizer chega.
 
Se calhar deve por isso que o mercado está tão suturado desse pessoal com cursos da Cisco, Microsoft e outros que tal. Já para linux, como disseram ambos os profs, pode ser o futuro para o pessoal desempregado mas tens que lhe dar forte na coisa. Mas lá está, quem gosta e curtiu é sempre uma forte possibilidade.
 
Estou a pensar ingressar num CET só para o próximo ano.. até porque agora como disseram já é tarde. Em Lisboa, quais os melhores sitios para fazer estes cursos?
 
Eu esou a tirar um CET em Técnico de manutenção Industrial no CENFIM em Telheiras. Não tem nada a ver com os cursos que foram referidos anteriormente mas o centro de formação em si é excelente.
 
Não entras automáticamente coisa nenhuma, vais para concurso tal como acontece nos maiores de 23 anos. Mas as chances de ficares parece que são boas.

Aqui está a informação a que eu tenho acesso (supondo que a informação é válida a nível nacional).
Basicamente e em traços muitos gerais, o aproveitamento nos cursos em questão traduzir-se-à, aos interessados, numa "prova" para o ingresso no ensino superior nas ditas instituições de ensino/institutos politecnicos. É sempre possível verificar este tipo de informações nos sites de cada instituição e nos serviços centrais das mesmas.
"Automaticamente" não é, também é preciso querer.

P.S.: Esta é a informação que eu tenho.
 
Se calhar deve por isso que o mercado está tão suturado desse pessoal com cursos da Cisco, Microsoft e outros que tal. Já para linux, como disseram ambos os profs, pode ser o futuro para o pessoal desempregado mas tens que lhe dar forte na coisa. Mas lá está, quem gosta e curtiu é sempre uma forte possibilidade.
Um bom administrador de sistemas costuma ter alguma procura e geralmente auferem ordenados bem acima da média. Mas estamos a falar de um nicho muito pequeno, pois não há assim tantas empresas com tamanho para se darem ao luxo de os puderem contratar. E não estou tipicamente a falar de pessoas que tiraram CETs ou CCNAs.
O mercado não está de certeza há espera dum gajo qualquer que dá uns toques a configurar umas coisas em Linux porque teve uma formação subsidiada. Antes de entrar na universidade já o fazia, com relativa facilidade, assim como muito outro pessoal, que depois conheci no curso.

Aliás, os relatos das saídas profissionas aqui colocados por alguns evidenciam precisamente algum desfasamento entre o que os professores julgam que o mercado quer e o que o mercado efectivamente quer. De notar que os professores têm de "vender o peixe deles", e obviamente nunca irão dizer que apenas 10 ou 20% das pessoas que tiram este ou aquele curso que eles dão têm efectivamente emprego na área. Façam-lhe a pergunta directamente e verão as respostas (ou falta delas).

Digo isto para não criarem falsas expectativas, pois a ideia que tenho é que os CET servem para facilitar a entrada na universidade e pouco mais, pois na prática, muito poucos o usam para entrar no mercado de trabalho.
 
Última edição:
O mercado não está de certeza há espera dum gajo qualquer que dá uns toques a configurar umas coisas em Linux porque teve uma formação subsidiada. Antes de entrar na universidade já o fazia, com relativa facilidade, assim como muito outro pessoal, que depois conheci no curso.

Não sei se te referias a mim em particular, mas claramente que não estou a pensar que só por ter 50 horas de Debian, que só deu para aprender os básicos, que conseguiria logo arranjar emprego em qualquer esquina. Aquilo que disse em cima, é que adorei Linux e para 2014 se a coisa continuar preta, sou capaz de seguir por lá. Longe de mim pensar que este curso dava-me acesso a empregos garantidos.

Em relação á cena dos profs, pelo menos falo pelo meu, que até possui uma empresa própria, tem configurado várias redes em Hospitais (a última delas em Aveiro), bancos e não sei quê, e segundo ele, o mercado tem pedido muito pessoal com competências para redes via Linux.
 
Pergunta-lhe qual a taxa de empregabilidade do CET então. Haverá sempre uma ou outra empresa a safar-se, mas isso não vai dar vazão às dezenas ou centenas que saem com esses CETs aí no distrito de Aveiro. E eu trabalho para esses bancos e grandes empresas que falas, por isso também sei mais ou menos como a coisa está.
 
Mas ele nunca se referiu a CET's, pelo menos que tenha ouvido. Apenas disse para aprofundar Linux para redes que estava a ter uma saída porreira. Agora os métodos ou cursos que vais fazer, ele não disse.
 
A meu ver, poucos são os que vão para um cet e que têm a ideia de ir para a faculdade, pois dificilmente consegues entrar.

Este tipo de cursos é mais virado para a parte técnica, logo a matemática e assim é muito básica.

Eu por acaso gostava muito de ir para a faculdade, mas sei que vou ter de esquecer isso porque era impossível passar no exame de matemática
 
Pelo menos falo por mim, se quisesse ir neste momento para a universidade, tinha que gastar uma boa pipa de massa em explicações para conseguir ter as bases esquecidas ou não leccionadas e depois apanhar aquele calo da rotina que ia demorar ainda alguns belos meses.
 
No meu caso era 99.9

Vontade é o que não falta, mas nunca fui bom a matemática nem gostei.

É daquelas coisas que não dou uma para a caixa, apenas ia gastar dinheiro para fazer o exame.

Sendo assim é preferível procurar outras opções
 
Pois mas eu já não sou tão novo quanto isso e já não tenho matemática desde o 6 ano, agora imagina o que tinha de aprender.. Acho que daqui a 15 anos acabava a faculdade xD


Tu tiraste que curso?
 
Última edição:
Era o que eu gostava de tirar.

Pelo que vi, das que até agora tive mais dificuldades (físico química e matematica) apenas se tem matemática durante dois semestres certo?
 
Era o que eu gostava de tirar.

Pelo que vi, das que até agora tive mais dificuldades (físico química e matematica) apenas se tem matemática durante dois semestres certo?

Hum eu não tive tanto tempo de matemática. No total as aulas de matemática são umas vinte ou trinta horas. O problema quando comecei foi que a matéria foi todo enfiada em meia dúzia de aulas e pimba façam lá o exame.
De quase trinta alunos passaram três ou quatro
 
Back
Topo