CET's- Treta ou não?

Atsot

Suspenso
Boa tarde pessoal.
Estou a finalizar o 12º ano este ano e infelizmente não vou poder ingressar no ensino superior pois não me inscrevi nos exames e então sugeriram-me fazer um CET. No entanto um CET tem a duração de 1 ano e meio(ou algo muito idêntico) ou seja, 'perderia' 2 anos em vez de só 1 ano o que me poderia levar a pensar que ficaria satisfeito só com um CET em vez de um curso superior.
Como sou da zona de Aveiro(São João Da Madeira-Oliveira de Azeméis) só me poderia inscrever nos cursos dessa zona e gostaria algo relacionado com as tecnologias.
A verdadeira pergunta nisto tudo é...vale a pena ou nem por isso? Já fiz pesquisas no google, maior parte das opiniões são de 2008-2010 e são 50/50 e muita coisa pode ter mudado depois disso. Se tiver intenções de ingressar futuramente no ensino superior os CET's são um despedicio de tempo?
Obrigado :)
 
Eu vejo o CET como uma boa oportunidade de adquirir bases para uma licenciatura. Pelo menos foi assim que eu encarei o meu e não me arrependo nada.

E podes sempre fazer como eu, para o ano inscreves-te nos exames nacionais como aluno externo, concorres para a Universidade através do concurso nacional e não precisas de esperar dois anos.

Eu não me arrependo.
 
eu estou numa situaçao parecida mas diferente da tua, fiz um cet com estagio... nunca tive ideia de seguir para o ensino superior... agora este ano vou fazer o segundo cet e a partir dai começar a arranjar emprego a serio... eu vi o cet como uma maneira mais facil de arranjar trabalho, e como o dinheiro nao era muito para ir para a universidade, foi o caminho que escolhi... tenho colegas qe fizeram como o kold_zero, usaram o cet como introduçao a universidade tendo em conta que levas alguns pontos e bases, na maior parte das vezes, muito importantes para o curso qe pretendes seguir...
 
Viva,

o ideal, na minha opinião, seria aproveitares um CET numa universidade que tenha a licenciatura associada ao CET, pois quando tirei o CET tinha acesso directo à licenciatura (não precisava fazer exame nacional) e já levava algumas equivalências.
Mas no meu caso, tirei o CET aonda não devia xD
 
Esta pergunta é pertinente, até porque também sou de são joão da madeira e estou também quase a acabar o 12º( curso EFA Tecnico de Informática - Sistemas) no regime nocturno, e tambem não vou poder ir para a universidade até porque não tenho meios monetáriamente para tal, e bases do curso que estou a tirar para alem de certas coisas que não digo que não aprendi nada lá isso aprendi tipo office,programação em c,html,javascript,php,redes etc, mas bases do genero matemática e outras são poucas ou nenhumas. No entanto vou sair do curso ( que são 2 anos e meio de total e só acaba em meados de outubro de este ano) com duplo certificado de ter concluido 12º e outro certificado de aptidão de Tecnico de Informática - Sistemas.

Tenho um colega no trabalho que já fez alguns cursos CET e ele diz que sim compensa, ele diz que esses cursos são equivalentes a um " bacharelato " de antigamente. Sinceramente estou inclinado a inscrever me nisso em algo que inclua informatica pura, tipo programação,redes,hardware...
 
da maneira que o mercado esta hoje em dia nem vale apena perder tempo com CETs pelo menos se for na prespectiva de arranjar trabalho.

se for para adquirir conhecimentos sim é uma boa opção, embora dependa MUITO da instituição, mas não vale apena perderes 2 anos nisso se tiveres possibilidades ir para uma licenciatura.
 
nao percebo pq dizes isso, eu fiz um cet e arranjei trabalho, agora tou a pensar fazer o segundo em setembro para aprofundar os meus conhecimentos e conseguir prosseguir dentro da propria empresa... fiqei na empresa onde fiz o estagio...
 
O CET parece ser uma opção válida para arranjar emprego , mas claro se a pessoa tem possibilidades de ingressar numa faculdade é muito melhor.

Quanto a bases adquiridas no CET, bem conheço um rapaz que fez o CET numa área de informática e depois ingressou logo no curso de telecomunicações e informática no ISCTE e deu-se muito mal porque nem sequer sabia o que era uma regra de três simples , fisica era zerada , matemática era zerada total, programação tb desistiu passado um tempinho , a unica que ele tinha algumas bases era arquitectura de computadores na algebra de boole e essas cenas de resto era tudo japonês para ele.
 
Boas.

Treta não acho que seja. Eu acabei o secundário já há uns 3/4 anos e não segui para a universidade, fui trabalhar e agora estou a tirar um CET e a minha ideia é seguir para a universidade.
Como não te inscreves-te para os exames podes sempre tentar ir para um cet e depois seguir para a universidade. E enquanto tiras o cet podes trabalhar (se conseguires arranjar), por isso não acho que seja uma perda de tempo. Além de que tens um estágio e isso é sempre bom para saberes o que é o mercado de trabalho e quem sabe a coisa até te corre bem e ficas na empresa onde estagias-te.

Por isso acho que fazes bem em ir para um CET. Sempre é melhor do que perderes um ano sem fazer nada.


PS: Como és da zona de Aveiro tens a ESTGA e a ESAN. Faz uma pesquisa que tens lá os cursos.
 
Última edição:
essas bases nao se aprendem num cet, aprendem se ate ao 12 ano... o cet é pos 12 ano... Eu falo por mim e por alguns amigos qe vejo, noto mais facilidade em arranjar trabalho com cets do qe com licenciatura... mas pode ser so aqi nesta zona... talvez em lisboa/porto seja ao contrario... mas tb n pretendo ir para la por isso... agora se esse teu amigo nao sabe matematica e fisica, nao e culpa do cet, e culpa de qem lhe deu o diploma do 12 ano...
 
Muito obrigado pelas vossas opiniões mas eu ainda tenho uma questão. Que 'titulos' de trabalho podem um individuo com um 'CET? solicitar?
Os que estão na minha zona e de meu interesse seriam:
Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos
Automação, Robótica e Controlo Industrial
Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

É que eu estive a procura na área de IT e muitos pedem uma licenciatura e já agora, isto é reconhecido a nível Europeu? O meu pai vive na Noruega e sempre pensei em me mudar para lá mas provavelmente isto não serve para lá para fora?
 
eu cá tirei um curso profissional de gestão e programação de sistemas informáticos e este ano segui para um cet de desenvolvimento de software e administração de sistemas e posso-te dizer que estou arrependido de ter ido para este curso porque basicamente o que aprendi já sabia do curso anterior e os professores não eram grande coisa e estavam-se a marimbar para aquilo .
um coisa boa que aprendi com isto foi que ir para engenharia informática não e para mim vejo praticamente todos os meus colegas(do curso profissional) que estão em engenharia informática a chumbarem a quase todas as disciplinas menos a programação que ate tivemos boas bases no curso profissional e deverei de seguir multimédia
outra coisa se quiserem tirar um cet não o tirem na faculdade lusofona é um aviso :P
 
eu cá tirei um curso profissional de gestão e programação de sistemas informáticos e este ano segui para um cet de desenvolvimento de software e administração de sistemas e posso-te dizer que estou arrependido de ter ido para este curso porque basicamente o que aprendi já sabia do curso anterior e os professores não eram grande coisa e estavam-se a marimbar para aquilo .
um coisa boa que aprendi com isto foi que ir para engenharia informática não e para mim vejo praticamente todos os meus colegas(do curso profissional) que estão em engenharia informática a chumbarem a quase todas as disciplinas menos a programação que ate tivemos boas bases no curso profissional e deverei de seguir multimédia
outra coisa se quiserem tirar um cet não o tirem na faculdade lusofona é um aviso :P
Eu penso que se tirar alguma será na UA visto que para mim é a mais credível na zona de Aveiro? Secalhar os teus amigos não se estão a dar porque não aproveitaram no secundário para aprender as bases correctamente. Já que estamos a ser sinceros, não vás para o curso de multimédia. Perdi quase meio ano num até me aperceber que não era nada de especial(pedi equivalências e transferências e fiz os módulos todos do novo curso), o conteúdo é o básico e mínimo, maior parte dos professores são facilmente ultrapassados por alunos em conhecimentos e o software e equipamento não é o melhor. É um curso de auto-ditatismo e para isso preferi não continuar.
 
Eu penso que se tirar alguma será na UA visto que para mim é a mais credível na zona de Aveiro? Secalhar os teus amigos não se estão a dar porque não aproveitaram no secundário para aprender as bases correctamente. Já que estamos a ser sinceros, não vás para o curso de multimédia. Perdi quase meio ano num até me aperceber que não era nada de especial(pedi equivalências e transferências e fiz os módulos todos do novo curso), o conteúdo é o básico e mínimo, maior parte dos professores são facilmente ultrapassados por alunos em conhecimentos e o software e equipamento não é o melhor. É um curso de auto-ditatismo e para isso preferi não continuar.

nope tinha colegas que não queriam saber das aulas e outros que queriam o problema esta na matemática que se da nos cursos profissionais e os colegas que estou a falar eram os melhor amigos alunos da turma o problema e mesmo e a matemática que se da ...

só por curiosidade a multimédia que falas era do curso profissional certo? eu estou a falar em licenciatura que na minha opinião deve ser muito mais profundo apesar do auto-ditatismo mas isso e como tudo
 
Espero que não seja errado dar um BUMP visto que é o meu tópico mas uma das maiores duvidas nunca ficou esclarecida. Os CET's são bons para quem procura trabalho? É que não vejo o porque de me contratarem a mim que tenho um CET(hipoteticamente) ou um tipo que andou 5 anos a tirar um curso de engenharia.
 
Espero que não seja errado dar um BUMP visto que é o meu tópico mas uma das maiores duvidas nunca ficou esclarecida. Os CET's são bons para quem procura trabalho? É que não vejo o porque de me contratarem a mim que tenho um CET(hipoteticamente) ou um tipo que andou 5 anos a tirar um curso de engenharia.


Podem ser tantos os motivos, dependendo do cargo... Mas realço os seguintes.
Experiência, Preço, Força de vontade, perspectivas de futuro.
 
boas,
vou aproveitar este tópico para não estar a criar outro pois estou com umas duvidas que se prende um pouco com o assunto deste...

tirei o curso tecnológico de informática na secundaria(12º) tive uns anos a trabalhar mas agora decidi voltar a estudar e estava bastante interessado em tirar um CET mas numa área um pouco diferente, estava a pensar no CET em electrónica e telecomunicações, tive a pesquisar onde existe este CET na minha zona(Lisboa) e cheguei a conclusão que só na lusófona e o valor das propinas será de 3000 e poucos euros...
Agora as minhas duvidas são:
-Este mesmo CET também esta disponível na universidade do Algarve e na Escola Superior de Tecnologia em Castelo Branco mas o valor das propinas é 5 vezes menor porque esta diferença? Simplesmente por a lusófona ser uma faculdade privada, cara, e talvez ter mais procura por ser em Lisboa, ou realmente a formação na lusófona é superior e tem condições melhores? Mas no final o certificado terá o mesmo valor seja em que faculdade for tirado, certo? e já agora sabem porque é que foi dito num post anterior " se quiserem tirar um cet não o tirem na faculdade lusófona é um aviso"?

-A outra questão é sobre o curso em si tendo eu bases de um curso de informática do secundário e não de electrónica terei dificuldades ao longo do curso?( esta duvida será destinada a alguém que tenha tirado este Cet)

OBRIGADO ;)
 
boas,
vou aproveitar este tópico para não estar a criar outro pois estou com umas duvidas que se prende um pouco com o assunto deste...

tirei o curso tecnológico de informática na secundaria(12º) tive uns anos a trabalhar mas agora decidi voltar a estudar e estava bastante interessado em tirar um CET mas numa área um pouco diferente, estava a pensar no CET em electrónica e telecomunicações, tive a pesquisar onde existe este CET na minha zona(Lisboa) e cheguei a conclusão que só na lusófona e o valor das propinas será de 3000 e poucos euros...
Agora as minhas duvidas são:
-Este mesmo CET também esta disponível na universidade do Algarve e na Escola Superior de Tecnologia em Castelo Branco mas o valor das propinas é 5 vezes menor porque esta diferença? Simplesmente por a lusófona ser uma faculdade privada, cara, e talvez ter mais procura por ser em Lisboa, ou realmente a formação na lusófona é superior e tem condições melhores? Mas no final o certificado terá o mesmo valor seja em que faculdade for tirado, certo? e já agora sabem porque é que foi dito num post anterior " se quiserem tirar um cet não o tirem na faculdade lusófona é um aviso"?

-A outra questão é sobre o curso em si tendo eu bases de um curso de informática do secundário e não de electrónica terei dificuldades ao longo do curso?( esta duvida será destinada a alguém que tenha tirado este Cet)

OBRIGADO ;)

boas, se vais para la pensar que vais ter grandes condições engana-te eu estava num curso que tinha programação e como era de um cet tínhamos sempre que dar as melhores salas aos alunos das licenciaturas simplesmente programava-mos num pc com pentium 4 1giga de memoria e programávamos numa maquina virtual :/
fundamentos de programacao não chegamos a programar no pc porque não instalaram os softwares nos pcs

e depois tens a organização da universidade que é muito boa xD um colega meu inscreveu-se num cet em Abril e no fim de Outubro(as aulas já tinha começado a um mês)disseram que o curso que ele queria não abriu que se quisesse fosse para outro ,chegou a ir para o meu já nos tínhamos acabado módulos -.-

e o resto todo que ja te disse na msg privada

cumps
 
Última edição:
Boas a todos

Estava a pensar em ir para um CET em Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas (o único que encontrei foi na Lusófona, na zona de Lisboa). Não existirá outro sitio onde possa fazer este curso? É que só para me inscrever já me pedem 512€, e estou muito relutante em entrar com esse montante e o curso depois não começar..
 
Boas a todos
Estava a pensar em ir para um CET em Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas (o único que encontrei foi na Lusófona, na zona de Lisboa). Não existirá outro sitio onde possa fazer este curso? É que só para me inscrever já me pedem 512€, e estou muito relutante em entrar com esse montante e o curso depois não começar..

Manda o CV para "essa" que eles te dão o CET com equivalencias numa semana... desculpa mas não resisti.:002:

Na minha opinião os cet's sef's (TI) (salvo a excepção que não conheço) não valem um xuto devido à falta de qualidade de quem os administra/lecciona principalmente...
Hj em dia um curso (TI) (cet, profissional, sef, etc) não te garante emprego ! fora de PT só as licenciaturas, msc e phd (com cv profissional a complementar a candidatura) te podem eventualmente abrir portas.
 
Back
Topo