Chakra KDE problema de uso de CPU quando tento mudar o wallpaper

ssotnass

Membro
O título diz quase tudo.

Quando clicko no botão direito do rato, escolho a opção Desktop Configure e deveria aparecer o menu para trocar o wallpaper. Deveria e aparece. O problema é que um dos cores do CPU dispara para 100% de utilização e as coisas ficam lentas.

Também me acontece o mesmo se abrir o Systemsettings e clicar no Workspace Theme e no Icons. Todas as outras opções do System Settings se comportam normalmente.

Já corri o System Settings a partir da consola e dá algumas mensagens de erro. Porém, eu não as sei decifrar, nem sei quais as que são inócuas e aquelas que, realmente, devem ser corrigidas.

No fórum do Chakra, apesar de sempre ter lá conseguido encontrar soluções para pequenos problemas, para este caso não encontro nenhum problema semelhante, nem os tipos do staff têm conseguido reproduzir o problema.

Alguém consegue dar uma ajuda?
 
O título diz quase tudo.

Quando clicko no botão direito do rato, escolho a opção Desktop Configure e deveria aparecer o menu para trocar o wallpaper. Deveria e aparece. O problema é que um dos cores do CPU dispara para 100% de utilização e as coisas ficam lentas.

Também me acontece o mesmo se abrir o Systemsettings e clicar no Workspace Theme e no Icons. Todas as outras opções do System Settings se comportam normalmente.

Já corri o System Settings a partir da consola e dá algumas mensagens de erro. Porém, eu não as sei decifrar, nem sei quais as que são inócuas e aquelas que, realmente, devem ser corrigidas.

No fórum do Chakra, apesar de sempre ter lá conseguido encontrar soluções para pequenos problemas, para este caso não encontro nenhum problema semelhante, nem os tipos do staff têm conseguido reproduzir o problema.

Alguém consegue dar uma ajuda?

Bom dia, podes colocar aqui as specs do pc e qual o kernel que tens em uso. Ja agora tens, placa Nvidia ou Amd. Desculpa, erros e falta de pontos de interrogacao estou a escrever de uma instalacao nova.
 
Bom dia, podes colocar aqui as specs do pc e qual o kernel que tens em uso. Ja agora tens, placa Nvidia ou Amd. Desculpa, erros e falta de pontos de interrogacao estou a escrever de uma instalacao nova.

$ hwinfo --short
cpu:
Intel(R) Core(TM)2 CPU T5500 @ 1.66GHz, 1490 MHz
Intel(R) Core(TM)2 CPU T5500 @ 1.66GHz, 1575 MHz
keyboard:
/dev/input/event4 AT Translated Set 2 keyboard
mouse:
/dev/input/mice SynPS/2 Synaptics TouchPad
graphics card:
Intel Mobile 945GM/*****/GME, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller
Intel 945 GM
sound:
Lenovo 3000 C200 audio [Realtek ALC861VD]
storage:
Intel 82801GBM/GHM (ICH7 Family) SATA IDE Controller
network:
wlp3s0 Intel ThinkPad R60e/X60s
enp5s1 Realtek RTL-8139/8139C/8139C+
network interface:
lo Loopback network interface
wlp3s0 Ethernet network interface
enp5s1 Ethernet network interface
disk:
/dev/sda KINGSTON SA400S3
partition:
/dev/sda1 Partition
cdrom:
/dev/sr0 HL-DT-ST DVDRAM GMA-4082N
usb controller:
Intel 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4
Intel 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2
Intel 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3
Intel 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1
Intel 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller
bios:
BIOS
bridge:
Intel 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 1
Intel 82801GBM (ICH7-M) LPC Interface Bridge
Intel 82801 Mobile PCI Bridge
Intel Mobile 945GM/PM/*****, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub
ENE CB1410 Cardbus Controller
Intel 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 2
hub:
Linux 4.19.12-1-CHAKRA uhci_hcd UHCI Host Controller
Linux 4.19.12-1-CHAKRA uhci_hcd UHCI Host Controller
Linux 4.19.12-1-CHAKRA ehci_hcd EHCI Host Controller
Linux 4.19.12-1-CHAKRA uhci_hcd UHCI Host Controller
Linux 4.19.12-1-CHAKRA uhci_hcd UHCI Host Controller
memory:
Main Memory
firewire controller:
Ricoh R5C832 IEEE 1394 Controller
unknown:
FPU
DMA controller
PIC
Keyboard controller
Ricoh xD-Picture Card Controller
Ricoh R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter
Intel 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller
Ricoh R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter
 
Ok, faz uma coisa instala/troca o kernel. Já tentaste com uma live iso, se detectas o mesmo problema. Alguma vez, experimentaste o KaOS.

Tive instalado bastante tempo, e em comparação com Chakra, achei que era mais rápida a resolver problemas, isto em relação ao KaOS.

Quantidade de ram instalada? Acho que não vi...
 
Ok, faz uma coisa instala/troca o kernel. Já tentaste com uma live iso, se detectas o mesmo problema. Alguma vez, experimentaste o KaOS.

Tive instalado bastante tempo, e em comparação com Chakra, achei que era mais rápida a resolver problemas, isto em relação ao KaOS.

Quantidade de ram instalada? Acho que não vi...

Inicialmente, não tive este problema. Aliás, há uns meses, fazendo downgrade para:

plasma-nm-5.12.5-2-x86_64.pkg.tar.xz

plasma-integration-5.12.5-3-x86_64.pkg.tar.xz

plasma-desktop-5.12.5-2-x86_64.pkg.tar.xz

plasma-workspace-5.12.5-2-x86_64.pkg.tar.xz

systemsettings-5.12.5-2-x86_64.pkg.tar.xz

resolvia o problema.

Ou seja, foi a partir de uma actualização para uma versão posterior que comecei a ter este problema.

O que me faz suspeitar que não seja o kernel. Só que, com as sucessivas actualizações, os pacotes da versão acabaram por deixar de estar na cache. Como só recentemente quis mudar o wallpaper, só agora me deparei novamente com o problema.

Entretanto, o pessoal no forum do chakra já me disse que as mensagens de erro que aparecem, quando corro o systemsettings5 a partir do terminal, são inócuas e não têm relação com o problema que tenho.

Quanto à swap, inicialmente, quando instalei o Chakra, não criei partição. De quando em vez, quando abria facebooks juntamente com outros sites carregados de plugins, o cpu ia parar aos 100% e, por vezes, tinha que desligar o pc no botão. Recentemente, procurei na net sobre este problema e percebi que o que me "comia" o cpu era o kswapd0, que andava à procura da partição para swap mas não a encontrava, daí resultando a ocupação de uso do cpu. Criei um ficheiro swap e resolvi o assunto. Nunca mais tive manifestação desse problema.

Esta questão do wallpaper só acontece quando lá vou propositadamente.

Eu não queria estar a trocar de distro. Já experimentei KaOS em máquina virtual. E tinha experimentado Chakra há uns anos e já tinha gostado. O problema é que uso linux em máquinas velhas (este pc é um laptop com uns 12 anos) e, na altura, o KDE carecia de muita ram e eu só tinha 1GB. Entretanto, tenho 3GB de RAM e tenho um ssd. Instalei Chakra em Abril passado e, tirando uma coisa ou outra, de simples solução, as coisas têm corrido bem.

Noutras ocasiões tinha experimentado versões rolling e nenhuma correu bem. Experimentei Gentoo e Sabayon e em poucas semanas crasharam. Experimenti LMDE e, apesar de ter durado muito mais tempo, acabou por crashar. Depois, foi a vez do SolydXK e também tive problemas.

Com o Chakra, até ver, so pequenas coisas, nestes 9 meses. Aliás, neste momento, este velho laptop é o meu pc de trabalho.
 
Pois assim é complicado, ainda para mais com apenas 3 gb ram. Não existe milagres, apesar do plasma 5 ser bem mais leve do que o kde 4.

Diz uma coisa, sentes o portátil a arrastar, ou a ventoinha a sempre no máximo? Das mais leves, e que acho que devias tentar, Arch linux, Void linux, Artix linux. Tens preferência por algum distro em particular?

Porque esses 3 gb ram, começam a ser curtos, qual o browser que utilizas? Nos repositórios, tem OpenBox? Acho que o principal problema, é a limitação de ram e o hardware, antigo.
 
Pois assim é complicado, ainda para mais com apenas 3 gb ram. Não existe milagres, apesar do plasma 5 ser bem mais leve do que o kde 4.

Diz uma coisa, sentes o portátil a arrastar, ou a ventoinha a sempre no máximo? Das mais leves, e que acho que devias tentar, Arch linux, Void linux, Artix linux. Tens preferência por algum distro em particular?

Porque esses 3 gb ram, começam a ser curtos, qual o browser que utilizas? Nos repositórios, tem OpenBox? Acho que o principal problema, é a limitação de ram e o hardware, antigo.

Para te ser sincero, acho o pc bastante rápido, até. Tirando a questão que coloquei, não noto absolutamente nada de errado. Este pc é bastante mais rápido que o portátil Windows 10 que tenho, que é um core i5.

Uso Falkon, uso Firefox e Chromium. Como trabalho com certificados profissionais, acabo por ter instalados estes browsers. O Firefox é bom para gerir os certificados (aliás, o FF tem-se revelado o melhor dos browsers que uso); o Chromium exige menos RAM e o Falkon idem.
 
Para te ser sincero, acho o pc bastante rápido, até. Tirando a questão que coloquei, não noto absolutamente nada de errado. Este pc é bastante mais rápido que o portátil Windows 10 que tenho, que é um core i5.

Uso Falkon, uso Firefox e Chromium. Como trabalho com certificados profissionais, acabo por ter instalados estes browsers. O Firefox é bom para gerir os certificados (aliás, o FF tem-se revelado o melhor dos browsers que uso); o Chromium exige menos RAM e o Falkon idem.

Ok, mas esses erros como disse será por causa da idade do hardware. Já experimentaste o Palemoon, o mais leve que utilizo, baseado em FF.
Tirando isso e como dizes, o portátil funciona sem stress. Só mais uma coisa tens limpo, e substituis a massa térmica de X em X tempo?
 
Ok, mas esses erros como disse será por causa da idade do hardware. Já experimentaste o Palemoon, o mais leve que utilizo, baseado em FF.
Tirando isso e como dizes, o portátil funciona sem stress. Só mais uma coisa tens limpo, e substituis a massa térmica de X em X tempo?

Não sei se o Palemoon está disponível nos repositórios Chakra. Nunca fiz manutenção do pc.

Entretanto, arranjei aqui um tempinho e consegui fazer downgrade de alguns pacotes. Já remediei a situação, por agora.
 
Back
Topo