1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Chakra KDE problema de uso de CPU quando tento mudar o wallpaper

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ssotnass, 10 de Janeiro de 2019. (Respostas: 8; Visualizações: 244)

  1. O título diz quase tudo.

    Quando clicko no botão direito do rato, escolho a opção Desktop Configure e deveria aparecer o menu para trocar o wallpaper. Deveria e aparece. O problema é que um dos cores do CPU dispara para 100% de utilização e as coisas ficam lentas.

    Também me acontece o mesmo se abrir o Systemsettings e clicar no Workspace Theme e no Icons. Todas as outras opções do System Settings se comportam normalmente.

    Já corri o System Settings a partir da consola e dá algumas mensagens de erro. Porém, eu não as sei decifrar, nem sei quais as que são inócuas e aquelas que, realmente, devem ser corrigidas.

    No fórum do Chakra, apesar de sempre ter lá conseguido encontrar soluções para pequenos problemas, para este caso não encontro nenhum problema semelhante, nem os tipos do staff têm conseguido reproduzir o problema.

    Alguém consegue dar uma ajuda?
     
  2. slblxs

    slblxs Power Member

    Bom dia, podes colocar aqui as specs do pc e qual o kernel que tens em uso. Ja agora tens, placa Nvidia ou Amd. Desculpa, erros e falta de pontos de interrogacao estou a escrever de uma instalacao nova.
     
  3.  
  4. slblxs

    slblxs Power Member

    Ok, faz uma coisa instala/troca o kernel. Já tentaste com uma live iso, se detectas o mesmo problema. Alguma vez, experimentaste o KaOS.

    Tive instalado bastante tempo, e em comparação com Chakra, achei que era mais rápida a resolver problemas, isto em relação ao KaOS.

    Quantidade de ram instalada? Acho que não vi...
     
  5. Inicialmente, não tive este problema. Aliás, há uns meses, fazendo downgrade para:

    plasma-nm-5.12.5-2-x86_64.pkg.tar.xz

    plasma-integration-5.12.5-3-x86_64.pkg.tar.xz

    plasma-desktop-5.12.5-2-x86_64.pkg.tar.xz

    plasma-workspace-5.12.5-2-x86_64.pkg.tar.xz

    systemsettings-5.12.5-2-x86_64.pkg.tar.xz

    resolvia o problema.

    Ou seja, foi a partir de uma actualização para uma versão posterior que comecei a ter este problema.

    O que me faz suspeitar que não seja o kernel. Só que, com as sucessivas actualizações, os pacotes da versão acabaram por deixar de estar na cache. Como só recentemente quis mudar o wallpaper, só agora me deparei novamente com o problema.

    Entretanto, o pessoal no forum do chakra já me disse que as mensagens de erro que aparecem, quando corro o systemsettings5 a partir do terminal, são inócuas e não têm relação com o problema que tenho.

    Quanto à swap, inicialmente, quando instalei o Chakra, não criei partição. De quando em vez, quando abria facebooks juntamente com outros sites carregados de plugins, o cpu ia parar aos 100% e, por vezes, tinha que desligar o pc no botão. Recentemente, procurei na net sobre este problema e percebi que o que me "comia" o cpu era o kswapd0, que andava à procura da partição para swap mas não a encontrava, daí resultando a ocupação de uso do cpu. Criei um ficheiro swap e resolvi o assunto. Nunca mais tive manifestação desse problema.

    Esta questão do wallpaper só acontece quando lá vou propositadamente.

    Eu não queria estar a trocar de distro. Já experimentei KaOS em máquina virtual. E tinha experimentado Chakra há uns anos e já tinha gostado. O problema é que uso linux em máquinas velhas (este pc é um laptop com uns 12 anos) e, na altura, o KDE carecia de muita ram e eu só tinha 1GB. Entretanto, tenho 3GB de RAM e tenho um ssd. Instalei Chakra em Abril passado e, tirando uma coisa ou outra, de simples solução, as coisas têm corrido bem.

    Noutras ocasiões tinha experimentado versões rolling e nenhuma correu bem. Experimentei Gentoo e Sabayon e em poucas semanas crasharam. Experimenti LMDE e, apesar de ter durado muito mais tempo, acabou por crashar. Depois, foi a vez do SolydXK e também tive problemas.

    Com o Chakra, até ver, so pequenas coisas, nestes 9 meses. Aliás, neste momento, este velho laptop é o meu pc de trabalho.
     
  6. slblxs

    slblxs Power Member

    Pois assim é complicado, ainda para mais com apenas 3 gb ram. Não existe milagres, apesar do plasma 5 ser bem mais leve do que o kde 4.

    Diz uma coisa, sentes o portátil a arrastar, ou a ventoinha a sempre no máximo? Das mais leves, e que acho que devias tentar, Arch linux, Void linux, Artix linux. Tens preferência por algum distro em particular?

    Porque esses 3 gb ram, começam a ser curtos, qual o browser que utilizas? Nos repositórios, tem OpenBox? Acho que o principal problema, é a limitação de ram e o hardware, antigo.
     
  7. Para te ser sincero, acho o pc bastante rápido, até. Tirando a questão que coloquei, não noto absolutamente nada de errado. Este pc é bastante mais rápido que o portátil Windows 10 que tenho, que é um core i5.

    Uso Falkon, uso Firefox e Chromium. Como trabalho com certificados profissionais, acabo por ter instalados estes browsers. O Firefox é bom para gerir os certificados (aliás, o FF tem-se revelado o melhor dos browsers que uso); o Chromium exige menos RAM e o Falkon idem.
     
  8. slblxs

    slblxs Power Member

    Ok, mas esses erros como disse será por causa da idade do hardware. Já experimentaste o Palemoon, o mais leve que utilizo, baseado em FF.
    Tirando isso e como dizes, o portátil funciona sem stress. Só mais uma coisa tens limpo, e substituis a massa térmica de X em X tempo?
     
  9. Não sei se o Palemoon está disponível nos repositórios Chakra. Nunca fiz manutenção do pc.

    Entretanto, arranjei aqui um tempinho e consegui fazer downgrade de alguns pacotes. Já remediei a situação, por agora.
     

Partilhar esta Página