Chamadas em 3G em Portugal

A NOS tem implementado chamadas em 3G, se tiveres a opcao 3G only no telemovel fica em 3G.
O problema é que no meu não tenho essa opção, ele passa logo para 2G

Se calhar é porque o telemovel detecta ping muito alto ou qq coisa tecnica dado que mesmo com a rede no maximo acontece isso.
Eu já fui cliente NOS e acontecia-me o mesmo. Por isso acho que é mesmo um problema/configuração da rede deles. Ao selecionares 3G-only, obrigas o telemóvel a utilizar somente essa rede, porque se for a NOS "a decidir" passa-te para 2G.
 
Boas,

Penso que não é tanto um "problema de configuração" da NOS como uma escolha. Na Vodafone, as chamadas geralmente ocorrem em 3G (ou 4G se o VoLTE ativo estiver ativo, o que exige equipamento compatível, etc), e apenas sobre 3G/4G se obtém a qualidade melhorada, HD Voice.

Na NOS, frequentemente passa de 4G para 2G quando se faz uma chamada, desativando também os dados móveis, embora ocasionalmente passe apenas para 3G. Suponho que seja uma opção deles para gerir o tráfego. As operadoras podem escolher fazer um handover quando se estabelece a chamada. Se a NOS considera que tem capacidade extra em 2G, pode preferir manter o 3G em exclusivo para dados.

Não deve afetar a qualidade de voz pois não têm HD Voice ativo (ou seja, a qualidade de voz é sempre a mesma, fraca). A desvantagem é a impossibilidade de usar dados móveis durante uma chamada, e talvez um maior consumo de bateria do telemóvel e tempo para estabelecer a chamada, devido à re-seleção da rede.

Não será, por isso, um problema do equipamento. É uma situação dependente da operadora e da estação base que serve o telemóvel num determinado momento, que está configurada para gerir uma chamada de uma certa forma. E, na NOS, frequentemente a chamada passa para 2G.
 
Boas,

Penso que não é tanto um "problema de configuração" da NOS como uma escolha. Na Vodafone, as chamadas geralmente ocorrem em 3G (ou 4G se o VoLTE ativo estiver ativo, o que exige equipamento compatível, etc), e apenas sobre 3G/4G se obtém a qualidade melhorada, HD Voice.

Na NOS, frequentemente passa de 4G para 2G quando se faz uma chamada, desativando também os dados móveis, embora ocasionalmente passe apenas para 3G. Suponho que seja uma opção deles para gerir o tráfego. As operadoras podem escolher fazer um handover quando se estabelece a chamada. Se a NOS considera que tem capacidade extra em 2G, pode preferir manter o 3G em exclusivo para dados.

Não é frequentemente, é sempre, a NOS não têm VoLTE (nem na sede/polo de testes acho eu).
 
Sou Vodafone e tenho VoLTE ativo, e em chamadas mantém-se ligado o 4G, permitindo navegar na internet durante a mesma. Para além disso, a qualidade de chamada é superior a todas as outras operadoras... E ainda não consegui experimentar uma chamada entre duas pessoas com VoLTE ativo, porque deve ser ainda melhor.
 
Quando experimentei o volte não gostei nada. Outras pessoas também não acharam nada de especial. Aliás, todas as pessoas que têm Vodafone não usam o volte, por isso, é irrelevante essa característica.
 
Quando experimentei o volte não gostei nada. Outras pessoas também não acharam nada de especial. Aliás, todas as pessoas que têm Vodafone não usam o volte, por isso, é irrelevante essa característica.

É irrelevante estar a navegar em 4G e receber uma chamada? Para mim não é, para além que podiasse usar a cobertura 4G para tudo, por exemplo eu bem dispensava estar a usar o 2G e 3G se tivesse essa tecnologia na NOS.
 
Estou a falar da qualidade das chamadas. Todos dizem, e eu próprio experimentei, que as chamadas em volte não têm a qualidade que se apregoa. É irrelevante essa característica, pois só a Vodafone a tem, e nem todos os vodafones a usam.
Na verdade, a qualidade das chamadas com volte é, por esses factos, pior do que se não se usar volte. Por isso os vodafones que conheço, não usam essa característica.
 
Última edição:
Estou a falar da qualidade das chamadas. Todos dizem, e eu próprio experimentei, que as chamadas em volte não têm a qualidade que se apregoa. É irrelevante essa característica, pois só a Vodafone a tem, e nem todos os vodafones a usam.
Na verdade, a qualidade das chamadas com volte é, por esses factos, pior do que se não se usar volte. Por isso os vodafones que conheço, não usam essa característica.
Se tiveres VoLTE ativo e ligares para outro Vodafone que apenas usa o 3G, tens na mesma o HD Voice, pelo que não prejudica em nada ter esta função ativa...
 
a vodafone apesar de manter em 3g a qualidade da chamada é melhor no inicio que depois de alguns minutos, não sei se será do meu galaxy nexus, ou se será de estar a ligar para um MEO.

alguém já experienciou isto? no inicio da chamada, a voz é mais clara e alta que depois, tipo tenho de aumentar o volume e perde qualidade.
 
Estou a falar da qualidade das chamadas. Todos dizem, e eu próprio experimentei, que as chamadas em volte não têm a qualidade que se apregoa. É irrelevante essa característica, pois só a Vodafone a tem, e nem todos os vodafones a usam.
Na verdade, a qualidade das chamadas com volte é, por esses factos, pior do que se não se usar volte. Por isso os vodafones que conheço, não usam essa característica.

A certa altura o VoLTE estava com problemas, mas já foram resolvidos. Eu uso VoLTE e a qualidade não é pior do que em 3G. Quanto muito é igual. Para ser melhor é preciso que do outro lado a pessoa também tenha VoLTE.

Se tiveres VoLTE ativo e ligares para outro Vodafone que apenas usa o 3G, tens na mesma o HD Voice, pelo que não prejudica em nada ter esta função ativa...

Usa 4G. Para qualquer número que eu ligue o telemóvel mantém em 4G. Mas isso não significa obrigatoriamente que esteja a usar HD Voice. Para usar HD Voice é preciso que o outro lado também tenha essa tecnologia. Agora, o manter em 4G ou 3G só depende do teu telemóvel e da rede.
 
Usa 4G. Para qualquer número que eu ligue o telemóvel mantém em 4G. Mas isso não significa obrigatoriamente que esteja a usar HD Voice. Para usar HD Voice é preciso que o outro lado também tenha essa tecnologia. Agora, o manter em 4G ou 3G só depende do teu telemóvel e da rede.
A maioria dos Smartphones já é compatível com HD Voice, por isso é que disse aquilo. Mas sim, o VoLTE vai depender da compatibilidade do telemóvel, e principalmente se faz parte da lista aprovada pela operadora (neste caso na Vodafone, por ser a única com VoLTE).
Eu tenho iPhone 6 e ativaram logo quando pedi, mas há muitos que estão constantemente a tentar que ativem nos seus telemóveis (que possuem VoLTE), mas a Vodafone na maioria das vezes ainda não testou o equipamento e não aprova a ativação.
 
A maioria dos Smartphones já é compatível com HD Voice, por isso é que disse aquilo. Mas sim, o VoLTE vai depender da compatibilidade do telemóvel, e principalmente se faz parte da lista aprovada pela operadora (neste caso na Vodafone, por ser a única com VoLTE).
Eu tenho iPhone 6 e ativaram logo quando pedi, mas há muitos que estão constantemente a tentar que ativem nos seus telemóveis (que possuem VoLTE), mas a Vodafone na maioria das vezes ainda não testou o equipamento e não aprova a ativação.
Por acaso gostava de saber se o meu velhinho Samsung Galaxy S4 é compatível.
Agora que sou Vodafone gostava de aproveitar a tecnologia.
Venho do WTF e posso dizer que a qualidade de som das chamadas é da noite para o dia, parece quanto mudei de telemóvel e a única coisa que fiz foi mudar de operador.
 
Back
Topo