Chamadas grátis no telemóvel - VoIP [Tutorial]

AudigyMaster

Power Member
Boas

Andava eu na minha navegação diária e deparo-me com um excelente programa. Não sei se já ouviram falar, chama-se fring(http://www.fring.com)e é compativel com todos os smartphones Symbian S60v2/UIQ/S60v3(ver aqui se o seu telemóvel tem OS Symbian: http://www.symbian.com/phones/index.html) bem como PDAs/Smartphones com o windows mobile 5 ou 6.

Esta aplicação permite fazer chamadas de voz completamente grátis tanto directamente com os vossos contactos do MSN/Google talk/etc como permite fazer chamadas para nºs fixos nacionais e internacionais totalmente grátis e telemóvel(em chamdas para telemóveis pode ser cobrado uma taxa, depende do serviço VoIP usado) através do VoIP.

A única coisa que se paga é a quantidade de dados que se usa durante a chamada, não interessando a duração da chamada. Com o novo pack da TMN com 100MB por 7.5€ por mes, é possivel usar este serviço com mais liberdade. Existe a possibilidade de escolher o nosso serviço VoIP(Skype, Voipbuster, etc...).


Paços a seguir(exemplo usado Nokia 6680):

Fazer download da aplicação directamente do site: http://www.fring.com/download/
Existe a possibilidade de fazer o download directamente para o PC e depois transferir para o telemóvel, ou introduzir o nº de telemóvel que será enviado um SMS a indicar o link para fazer o download directamente para o telemóvel(o envio do SMS é gratis).

Depois de transferida a aplicação basta instalar e correr.

Ecrâ inicial da aplicação:

frig1.jpg



(no primeiro arranque é vos pedido que se registem, basta introduzirem um user ID, nick(user id e nick podem ser =) e uma password):

fring2.jpg



No ecra seguinte escolher SIP(podem escolher MSN e outros caso queiram usar esse serviço...):

fring3.jpg



Escolher o Voipcheap:

fring4.jpg



Após isso temos de obter um registo no serviço VoIPcheap.
Para obter um registo no Voipcheap, ir a http://www.voipcheap.com/en/index.html e fazer o download da aplicação. Após instalar no computador crie uma nova conta:

fring6.jpg


Basta introduzir os passos evidenciados em cima. Depois do registo, usar o mesmo username e password no fring(deixar o parametro do proxy).

fring5.jpg



Após isto poderão usar o VoIP para telefonar para nºs fixos internacionais ou nacionais gratuitamente. Para telefonar para nºs de telemóvel, terá de se pagar uma taxa(ver http://www.voipcheap.com/en/index.html ).

A única coisa que se paga é a quantidade de dados transferidos.

+ info:
what is fring?

fring™ is a free mobile VoIP software that lets you talk and live chat (IM) using your handset's Internet connection instead of costly mobile airtime (GSM) minutes. fring enables free mobile calls over Wi-Fi Internet access or your GPRS, EDGE or 3G Internet data plan.
fring lets you easily communicate with all your fring, Skype®, MSN® Messenger, Google Talk™ , Twitter and regular phone contacts from one, integrated contact list. fring also supports SkypeOut and hundreds of SIP-based services such as GizmoProject, VoipCheap, VoipStunt, Free World, even from non-SIP enabled handsets, enabling cheap local and international VoIP calls to contacts’ PCs, mobile phones and landline numbers. fring is also enhanced with real-time contact availability (presence) so you can see who’s available before dialing.
All you need to use fring is a 3G handset with Internet connectivity that is already available from your mobile service provider (how do I know?) or through your nearest Wi-Fi hotspot. fring does not require any proprietary hardware or airtime, and works with phones purchased through any mobile operator. fring can be simply downloaded into your handset via SMS received from another fringster™ or from our website – it’s as easy as downloading a ring tone.
fring roams seamlessly between Wi-Fi and 3G networks while bypassing traditional mobile voice and SMS text messaging services mobile-to-mobile calls, mobile-to-landline calls, and mobile-to-PC calls including integration into Skype, MSN Messenger and Google Talk wherever you are. The patent-pending peer-to-peer mobile VoIP technology delivers full-duplex voice quality with rich internet functionality and maximum network efficiency.
Why use fring ?

gain true mobility
with your Skype, MSN, Google Talk & Twitter contacts on your mobile you'll stay connected wherever you go

save money!
using mVoIP for local or international calls, rather than costly airtime minutes, and free chat rather than SMS

presence status for all of your contacts
and know who's online before dialing!

make cheap calls to landlines & regular cellular contacts
using your SkypeOut account or SIP provider.

pay us nothing!
you will NOT receive an invoice from us!

don't wait for call-backs
just pick a contact and hit the green button.

no physical limitations
all you need is your mobile phone! No need for a PC, Wi-Fi or special hardware.



application_image.gif





Manuais de utilizador para o Fring:
(symbian S60v2/v3/UIQ e Windows Mobile 5/6)

http://www.fring.com/support/index.php?_m=downloads&_a=view



Alguma dúvida coloquem! ;)
 
Só rende se tiveres um plano de net no telemóvel tipo o novo da TMN por 7.5euros right? É que o GPRS fica mais caro que ligar para certas redes... :/
 
Bom tópico...eu também já não passo sem o fring no meu SE P990, é um programa fabuloso ;)

;) Eu também já não passo sem o fring, agora já posso falar pra casa sem me procupar com o tempo e o saldo a voar... uma excelente aplicação!

Já posso até a partir do telemóvel telefonar para a espanha, sem pagar um tusto!

Só rende se tiveres um plano de net no telemóvel tipo o novo da TMN por 7.5euros right? É que o GPRS fica mais caro que ligar para certas redes... :/

Rende mais se usado com um plano de net, como o da TMN e Vodafone. Não sei a quanto está o custo das tarifas por kb fora desses planos de net, mas em principio pode render em chamadas fixas nacionais, sendo que nas chamadas internacionais rende de certeza...

Não sei ao certo quanto gasta em termos de quantidade de dados, durante uma chamada, mas é muito pouco, alguns kbs por uns minutos de conversação.

;)
 
Rende mais se usado com um plano de net, como o da TMN e Vodafone. Não sei a quanto está o custo das tarifas por kb fora desses planos de net, mas em principio pode render em chamadas fixas nacionais, sendo que nas chamadas internacionais rende de certeza...

Não sei ao certo quanto gasta em termos de quantidade de dados, durante uma chamada, mas é muito pouco, alguns kbs por uns minutos de conversação.

O preço na vodafone é de 0.99€ por 10Mb até às 0:00 do mesmo dia. Se ultrapassarmos os 10Mb combram-nos 0.10€ por Mb adicional.

Uma hora de conversação, segundo o site do fringo, gasta cerca de 8Mb. Ou seja, pagamos 0.99€ por uma hora e quinze minutos de conversação e, depois disso, 0.10€ por 7,5 minutos.

Penso que compensa. A única contrapartida em chamadas entre dois telemoveis é que ambos pagam pela chamada.

cumps
 
O preço na vodafone é de 0.99€ por 10Mb até às 0:00 do mesmo dia. Se ultrapassarmos os 10Mb combram-nos 0.10€ por Mb adicional.

Uma hora de conversação, segundo o site do fringo, gasta cerca de 8Mb. Ou seja, pagamos 0.99€ por uma hora e quinze minutos de conversação e, depois disso, 0.10€ por 7,5 minutos.

Penso que compensa. A única contrapartida em chamadas entre dois telemoveis é que ambos pagam pela chamada.

cumps

Problema é que se não me engano a Vodafone bloqueia o trafego VoIp por isso de nada serve... só mesmo com outras redes.

Cumps,

PCC
 
já a algum tempo k eu estou googlando por aí...


explikem só uma coisa..

se eu chegar a um hotspot gratis com o meu HTC, eu posso fazer chamadas por lá certo? assim nao pago realmente nada???
 
aHum, deve de haver maneira fazer Internet Sharing Computador->Telemovel por Bluetooth, e usar o fring como telefone Voip de computador.
O meu telemovel é symbian 1 geração, nao posso instalar o fring, mas se consigo partilhar a internet do computador para o telemovel e usar wirelessIRC, MSN, etc, para o fring não há de ser diferente =/
Software mt fixe.
 
O preço na vodafone é de 0.99€ por 10Mb até às 0:00 do mesmo dia. Se ultrapassarmos os 10Mb combram-nos 0.10€ por Mb adicional.

Uma hora de conversação, segundo o site do fringo, gasta cerca de 8Mb. Ou seja, pagamos 0.99€ por uma hora e quinze minutos de conversação e, depois disso, 0.10€ por 7,5 minutos.

Penso que compensa. A única contrapartida em chamadas entre dois telemoveis é que ambos pagam pela chamada.

cumps

0.99€ por mais de uma hora de chamadas compensa... é cerca de 1centimo por min :-D

para quem usa o tarifário mensal de net da TMN de 100MB ainda fica mais barato....


Problema é que se não me engano a Vodafone bloqueia o trafego VoIp por isso de nada serve... só mesmo com outras redes.

Cumps,

PCC

Penso que não, isso era antigamente, pois no tarifário actual acho que eles já permitem o uso de todas as portas e não só a 80...

Tens por exemplo o Nokia N80 IE da Vodafone que já inclui de fábrica SIP(VoIP) e este funciona na Vodafone(quer dizer que as portas do protocolo VoIP estão abertas).


já a algum tempo k eu estou googlando por aí...


explikem só uma coisa..

se eu chegar a um hotspot gratis com o meu HTC, eu posso fazer chamadas por lá certo? assim nao pago realmente nada???

Afirmativo, para quem tiver Wireless no telemóvel/PDA pode ligar-se com o fring a um hotspot gratis e falar totalmente grátis, sem pagar a transferencia de dados.


aHum, deve de haver maneira fazer Internet Sharing Computador->Telemovel por Bluetooth, e usar o fring como telefone Voip de computador.
O meu telemovel é symbian 1 geração, nao posso instalar o fring, mas se consigo partilhar a internet do computador para o telemovel e usar wirelessIRC, MSN, etc, para o fring não há de ser diferente =/
Software mt fixe.

Existe essa possibilidade mas acho que só em Symbians S60v2/v3, não na primeira série...

Podes sempre instalar uma aplicação no computador das várias operadoras disponiveis e falar sem problemas através da net. Exemplo: http://www.voipcheap.com/en/index.html


;)
 
Não sei se bloqueiam o trafego VoIP ou não mas que está explicito no site da vodafone que o aditivo internet de 7,5€ não pode ser utilizado para VoIP isso sim está ;)

"Para subscrever o Aditivo Internet ligue 16912.

Os acessos em Roaming não estão incluídos e são taxados a 1,8 cênt. por intervalos de taxação de 10KBytes.
O tráfego incluído não é válido em Roaming e não pode ser utilizado para comunicações de voz sobre IP (VOIP) ou em aplicações não autorizadas pela Vodafone."

https://loja.vodafone.pt/tarifarios/aditivos/

Cumps,

PCC
 
Obviamente, para mim esta aplicação rende porque o P990 tem wifi...nem sequer penso em usar isto com o 3G da Optimus, porque os imbecis ainda nem sequer responderam aos pacotes internet da tmn e vodafone

já agora, no tutorial deves pôr que é compativel com UIQ3 e não UIQ...é que para UIQ 2.x ainda não funciona (P910, P900)
 
Última edição:
Estive a estudar mais a fundo isto e pelos vistos a vodafone não bloqueia VoIP, o que sim faz é que no aditivo Internet da vodafone só permite acesso a sites wap ou que o endereço começe por WAP... o que quer dizer que se conseguem ver paginas de internet mais não fazer ligações ao Messenger ou outros serviços deste tipo.

A unica ligação da Vodafone que permite VoIP é a que é configurada sobre internet.vodafone.pt e essa não é abrangida pelo aditivo internet. A TMN por outro lado sim permite a ligação completa a internet com o pacote internet para o telemovel. (Optimus pelos vistos ainda não tem uma oferta destas)

Cumps,

PCC
 
Acabo de instalar o fring e configurar a conta do VoIPcheap no pc,mas agora vou para configurar no telm e nao me aparece essa opçao.Que faço,ponho o nome na parte de baixo manualmente?

EDIT:Já vi que sim,mas tem que ser um proxy,alguém me pode dizer qual é para o voipCheap?
EDIT2:Já consegui:
Registrar : sip.VoipCheap.com
 
Última edição:
Se utilizarmos para chamadas entre telemoveis, como é que funciona? Ambos pagam???
Tive a ver os preços e para Portugal é algo a volta de 0.119€... até é um grande preço! Mas se ambos pagam deixa de ter piada. Qt custa para aquele que recebe a chamada, alguem sabe?
 
Se utilizarmos para chamadas entre telemoveis, como é que funciona? Ambos pagam???
Tive a ver os preços e para Portugal é algo a volta de 0.119€... até é um grande preço! Mas se ambos pagam deixa de ter piada. Qt custa para aquele que recebe a chamada, alguem sabe?

Os preços de chamadas para números móveis são taxados de 0.11€ por min. Só o númrero que efectua a chamada é que paga, o que atende não paga nada...

Abraço
 
se quiserem configurar com Voipbuster depois de instalarem o Fring, façam exactamente a mesma coisa que fizeram para o VoipCheap, no entanto, insiram como proxy sip.voipbuster.com e o user ID e a password respectiva. ao fazer chamadas escolham SIP Call.
 
Back
Topo