1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Changing the Computing Landscape Forever - Bom artigo sobre GP-GPU e futuro mercado.

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por ToTTenTranz, 7 de Outubro de 2006. (Respostas: 3; Visualizações: 1119)

1. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Sempre gostei muito dos artigos deste site. Normalmente estou 100% de acordo com as opiniões e argumentos que eles mostram, e os artigos primam pela imparcialidade e clareza com que são escritos.
    Recomendo.

Fonte: http://www.penstarsys.com/editor/company/amd/gpgpu/index.html

Última edição: 7 de Outubro de 2006
  2. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Muito bom artigo que mostra exactamente o que ja vem sido falado.

Desde a compra da ATI, ate á grande capacidade de general porpuse dos GPU´s da ATI, seguindo a plataforma Torrenza.
    Tudo isto ta a ser planeado e nao ta a sair por acaso.

Actualmente é a AMD que tem que ter cuidado com a Intel para nao se deixar para trás, mas no futuro a Intel terá que ter muitos bons trunfos para conseguir aguentar com a pressao que a AMD vai execer e inovar.

3. ajax

ajax Banido

Computação vectorial não é nenhuma novidade. Alguns mainframes de há 20 anos já tinham processadores vectoriais e a maioria dos supercomputadores japoneses da Fujitsu também. A diferença é que antigamente eram lá postos intencionalmente para "fazer contas" e agora trata-se de aproveitar os sofisticados GPUs para algo mais do que rendering 3D em tempo real. Realmente dava pena ver tanto "desperdício". :D A introdução da "física" nos jogos também tem ajudado a dinamizar o stream computing. Por último só temos que agradecer à rica industria do jogos electrónicos por nos possibilitar estas grandes capacidades de computação a preços de saldo.

4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Até á parte da nota do editor parecia que a AMD tinha tudo estudado e que a Intel estava uma desgraça. Nem se ficava com a ideia que domina actualmente em toda a linha com o Conroe e o Xeon.

A integração do GPU no CPU parece ser possivel o que não me parece viável é arrefecer aquilo tudo junto. Com os coolers "standard" vemos nos cpus 50ºC e nas ATIs X19XX valores de 75ºC.
    Para juntar tudo não estou a ver como vão fazer. Aliás estou, têm que oferecer soluções em termos de GPU limitadas.

Não se falou aqui no CELL. Daqui a 2 ou 3 anos ninguem sabe como vai estar o CELL. Com a PS3 a sair no proximo mês os 2 ou 3 anos que se espera por esta mudança tb são os 2 ou 3 anos que se tem para programar e continuar a desenvolver o cell. Adicionar ou subtrair um dos co-processadores para GPU não é descabido. Aliás o conceito do Cell parece muito bom e levantará menos problemas para o arrrefecer.
    Não estou mesmo a ver como é que se meteria um CPU com grafica integrada ao nivel do que temos hoje em 1U como é sugerido a meio do artigo.

Por fim a mostra do processador com 80 cores por parte da Intel está muito interessante e tb é esquecido até ao final do artigo. No final tenho duvidas que uma solução CPU e GPU separados eventualmente com mais uns co-processadores para coisas específicas como o que temos agora com a AGEIA PhysX não faça melhor o truque. Em particular por causa do calor dissipado.

Última edição: 8 de Outubro de 2006

Partilhar esta Página