Chave wireless universal?

scala

Power Member
Tive um problema na internet (net lenta) e o tecnico veio a minha casa...

Trazia na mão um telemovel (não me pediu a chave wireless) e mal entra na sala onde tenho o router mostra-me uma leitura da ligação (dessas tipo speedtest) e diz-me que a minha internet esta boa por wifi... depois liga o meu router ao telemovel por cabo e faz mais leituras...

Depois dele se ter ido embora, fiquei a pensar no que aconteceu e dele não me ter pedido a chave WIRELESS . Como é que ele entrou no meu WIFI para medir a velocidade da internet porque não lhe dei a password?

Existe alguma password universal para os tecnicos ou ele enganou-me e fez os testes no telemóvel dele com a sua ligação?

Quanto mais penso nisso mais acho isto estranho dele não me ter pedido a password e vocês podem pensar que lhe dei a "chave" mas isso era impossível porque eu não sei a password de cor.

Qual é a explicação para isto?
 
Tive um problema na internet (net lenta) e o tecnico veio a minha casa...

Trazia na mão um telemovel (não me pediu a chave wireless) e mal entra na sala onde tenho o router mostra-me uma leitura da ligação (dessas tipo speedtest) e diz-me que a minha internet esta boa por wifi... depois liga o meu router ao telemovel por cabo e faz mais leituras...

Depois dele se ter ido embora, fiquei a pensar no que aconteceu e dele não me ter pedido a chave WIRELESS . Como é que ele entrou no meu WIFI para medir a velocidade da internet porque não lhe dei a password?

Existe alguma password universal para os tecnicos ou ele enganou-me e fez os testes no telemóvel dele com a sua ligação?

Quanto mais penso nisso mais acho isto estranho dele não me ter pedido a password e vocês podem pensar que lhe dei a "chave" mas isso era impossível porque eu não sei a password de cor.

Qual é a explicação para isto?

Isto é até onde eu sei e o que eu penso...
No software que eles têm parece que importa a tua password e ele coloca logo. Imagina que eles tem um software de gestão de clientes e lá tem as informações do teu nome, morada, horario da visita técnica e pode lá também ter a tua password para ele fazer um atendimento mais rápido. Porque tal como tu dizes, nem sabes a tua password de cor e ele iria demorar mais tempo.
 
@MacGyver75 e @ptfuzi ele não mexeu no router, nem se aproximou dele por isso não leu codigos nem carregou em botão WPS...

eu penso que a explicação do @KiKo_200 de software da vodafone que disponibiliza os dados do cliente e importa a chave deve ser o que aconteceu no meu caso
 
A password é guardada localmente no router. Existe gestão remota do router mas não tem a finalidade de obter credenciais Wi-Fi. Quanto mais, remotamente conseguem alterar as passwords de acesso ao router bem como a password da rede wireless e outras settings.

Quando o técnico te mostrou o resultado do speedtest não conseguiste ver se estava ligado ao Wi-Fi ou à rede móvel?

Qual é a velocidade contratada e qual foi o resultado do Speedtest?

Cumps
 
A password é guardada localmente no router. Existe gestão remota do router mas não tem a finalidade de obter credenciais Wi-Fi. Quanto mais, remotamente conseguem alterar as passwords de acesso ao router bem como a password da rede wireless e outras settings.

Quando o técnico te mostrou o resultado do speedtest não conseguiste ver se estava ligado ao Wi-Fi ou à rede móvel?

Qual é a velocidade contratada e qual foi o resultado do Speedtest?

Cumps
A pagina de gestão do router tem a PW visível. Parece-me normal que os técnicos da Vodafone tenham alguma maneira de ao aceder à ficha de cliente, importar a PW wi-fi para o terminal onde fazem os testes
 
A pagina de gestão do router tem a PW visível. Parece-me normal que os técnicos da Vodafone tenham alguma maneira de ao aceder à ficha de cliente, importar a PW wi-fi para o terminal onde fazem os testes

Está visível mas é guardada localmente (na flash do router) e não numa storage dentro do core da Vodafone.

Uma coisa são os técnicos de 1º linha, outra são os de 2º linha e ainda outra, são os técnicos de field.

Independentemente do equipamento (router) ser da Vodafone, a mesma não tem o direito de aceder a esse mesmo equipamento e obter informação confidencial, como são o caso de passwords. Qualquer utilizador pode e deverá alterar as passwords de acesso à interface de gestão do router bem como as passwords das redes Wi-Fi.

Posto as coisas desta forma, não acredito que a Vodafone se "ponha a jeito" de violar qualquer lei... Contudo, não afirmo que não tenha sido o caso.

Cumps
 
A password deve ficar guardada algures dentro da Vodafone, pois, se forem à aplicação móvel de gestão do router está lá a password...
 
Back
Topo