Cheaters - a praga

Se apanho cheaters (daqueles descarados, sem margem para dúvida) num jogo é certinho que o vou desinstalar pouco depois.
Especialmente se vejo que nada está a ser feito para combater esta praga.

Se algum dia apanhares algum caso flagrante de alguém que esteja a usar aimbot ou outro hack qualquer no SoT, grava e abre ticket anexando o vídeo. É ban certo para os gajos. A Rare tem tolerância 0 nisso.

Se te quiseres divertir no meio da frustração que é encontrar cheaters, ameaça-os ingame que sabes que estão a usar aimbot ou outros hacks, que estás a gravar e que vai ser o último jogo dos gajos, dado que vais reportar. É incrível como os gajos passam a combater unicamente de espada ou bazam do servidor logo a seguir :-D Mas reporta-os na mesma.

Cheats na consola? Em que jogos?

Deverão ser menos em comparação ao PC, mas deverão ser os suspeitos do costume... Fortnite, Warzone, Apex, etc. Suponho eu.

Mesmo que não existam exploits/hacks por software, tens exploits de hardware, nem que seja com um adaptador KB&M para consola. Jogas na consola com um teclado e rato que suportem macros, etc, ainda que para a consola/jogo estejas a jogar de comando, e és o maior da aldeia. No PC acaba por ser mais fácil e barato, pois é só instalar software na maioria dos casos.
 
Eu sou contra os batoteiros. Nas consolas muito raramente apanho cheaters, mas se estivesse no PC e apanhasse uns quantos perdia logo a pica de jogar.
Qual é a piada de estares a fazer uma coisa de mal, saberes que estás a tirar partido disso, seres aquele jogador que na realidade não és? O bom dos videojogos é ires melhorando com a tua própria perícia, sendo tu já bom ou mau.
 
Todos os jogos com componente MP têm batoteiros. Sejam FPS, simuladores ou até jogos para divertir como o fall guys.

A unica vez que usei chetas num jogo online foi no velhinho medal of honor alied assault e porque era mesmo muito fraquinho.

Agora sendo fraco ou não, não sou capaz de usar. Até mesmo em SP mais depressa deixo de jogar do que utilizao cheats.

Veja-se os ultimos tempos e o que as pessoas utilizam para ter bons scores, a começar logo pelos meninos que fazem stream......são grandes máquinas mas depois quando se sabe...afinal não são assim tão bons.
 
Cheats só mesmo quando era puto e em single player ou modo história, e era depois de terminar os jogos , como por exemplo o san andreas. Aliás, de cheats acho que a saga GTA foi mesmo a única onde utilizei. No final um gajo divertia-se com a carrada de códigos que havia.

Edit: O PubG já apanhei alguns, há uns meses estava completamente cheio. Ultimamente não tenho visto grande coisa. Mas é porque também o jogo começa a ter muitos bots a jogar dada a falta de players.
 
Eu tenho um odio incrivel para com essas pessoas que usam cheats em multiplayer. Estao realmente em todo o lado e bem mais do que o pessoal queira acreditar, e vi o nivel alarmante de pessoas a serem banidos aos milhoes todos os 3 meses. E ridiculo mesmo. No rainbow six eu tinha o habito de fazer report com videos cada vez que apanhava um ( pois devolvem te os pontos de ranks perdidos se for provado que o gajo cheatava). E numa das season consegui subir de gold 2 a gold 1 sem sequer jogar de semana toda. Liguei-me e tinha recebido mais de 80 pontos de ranks que me catapultou logo para gold 1. Quantos cheaters e que apanhei naquele mes para levar 80 pontos assim.... nem quero imaginar.

Mas vou-vos contar uma " anedota " que me aceonteceu o ano passado para terem uma ideia a que nivel e que essa praga chegou. Sempre soube que existiam cheaters online, inclusivamente gente que cheatava em torneios lan com ratos programados com cheats la dentro e wallhack auditivo que so o cheater consegue ouvir a frente de toda a gente ( sim isso nao e mentira ) basta passar o rato por cima de um jogador que esta a tras da parede e o cheater ira ouvir um " TIK " nos auscultadores dele sabendo perfeitamente onde e quantos e que estao consoante a quantidade de " TIKS " que ele ouvir. E essas coisas acontecem ao mais alto nivel competitivo tambem. Nao tenham a menor duvida que certos grandes profissionais usaram essa cena perante milhares de pessoas.

Mas pronto vamos la ao que interessa, trabalho para uma empresa de jogo bastante conhecida a nivel internacional que desenvolve varios jogos multiplayers e singleplayers. Um desses dias tinhamos um internal playtest para um jogo battleroyal que na altura ainda estava em desenvolvimento e tinham criado uma mini competicao interna para a equipa de dois jogadores que conseguir os mais pontos possiveis durante as 3h de playtest. Ok tudo bem.

Chega o dia do playtest e estamos eu e o meu colega a jogar bem, so faltava uma equipa de 2. eu e o meu colega matamos um deles e encontrando o segundo o meu colega comeca a ataca-lo, ate que repara que o gajo quando estava prestes a morrer, nao perdia mais vida. Enquanto eu estava a caminho para o ajudar, ele infelizmente morreu, mas encontrei-me cara a cara com o inimigo e a barra de vida esvaziada a 95%. Vou la eu portanto a pensar " ok easy, vai ser one shot " Mas nao, a vida nao baixava mais. Por mais que eu acertava no gajo a vida nao baixava e ele acabou por matar-me.

O meu colega diz-me logo " acho que esse marmelo ligou o no death option na Dev console " sim o jogo ainda estando em fase de development, tinha obviamente a consola de Dev accessivel e toda a gente na empresa confiava que ninguem seria idiota para usar cheat num playtest interno no intuito de ganhar um raio de um porta chave ( sim o premio era um porta chave com o simbolo do jogo ).

Na hora do feedback deixei portanto la a mensagem a dizer " nao sei se foi bug ou o que, mas o jogadore [X] por mais que disparavamos para ele, nao perdia vida e acabou por ganhar o jogo dessa maneira. Tenho video para QA se calhar tentar replicar ?( thanks Nvidia shadowplay) " ao qual quando encarado com a verdade e as provas a frente de todos no chat, o individuo em questao chegou-se a frente e divulgou ter ligado o " no death " enquanto estava a percorer as opcoes de dev e dizia ele que devia ter ligado aquilo sem querer...... Sim, claro, sem querer a meio do combate quando estava a morrer o gajo abriu o menu, baixou numa lista de mais de 30 opcoes de Devs, caiu perfeitamente no " no death ".... tudo isso sem querer. O pessoal riu-se da situacao, do meu lado estava completamente... de boca aberta. Jamais na minha vida teria imaginado que um Dev faria uma coisa dessa numa competicao amigavel interna para um raio de um porta chave.

Estamos numa era onde queremos ser aclamados pelos nossos peers mesmo que por isso tenhamos de batotear o sistema e pisar os outros para chegar a esse estatuto.

PS: day 1 da closed beta daquele dito jogo, banimos mais de 50 cheaters que foram apanhados a descarada ( provavelmente a preparar o video youtube para venderem o cheat dele mal o jogo sair) .... quantos e que nunca foram apanhados por terem jogado safe ? A pergunta hoje em dia e mesmo essa.

hoje em dia, quase nao jogo nenhum jogo multiplayer devido a isso e sabendo a quantidadesde cheaters que andam ate mesmo em jogos com communidade baixa.... nao me da pica nenhuma.
 
Eu deixei de jogar um dos meus jogos preferido devido a isto mesmo. PUBG ainda hoje está infestado de cheaters e o jogo está quase a morrer.

Tenho jogado ultimamente, e curiosamente esta semana foi a primeira vez que fiz report de alguém. Já não bastava ser a primeira vez em que tive que o fazer, ainda por cima foi mais do que uma vez. Dei 2 ou 3 reports. Tempos de reacção/disparo e pontaria sobre-humanas, e cadências de disparo impossíveis...

Edit: O PubG já apanhei alguns, há uns meses estava completamente cheio. Ultimamente não tenho visto grande coisa. Mas é porque também o jogo começa a ter muitos bots a jogar dada a falta de players.

Desconhecia que o jogo tinha bots. Está então explicada a razão de algumas kills terem sido estupidamente fáceis...
 
Vou deixar um pouco da minha história, comecei a desenvolver essa capacidade sensorial para topar essa malta a partir do Call of Duty 2, lembro-me perfeitamente que havia na altura um dos muitos sites que vendia esse tipo de serviços e muitos desses jogadores que os usavam até estavam inscritos na Clanbase, ESL etc.

Depois passei pelos Battlefield até chegar aos battle royale e aí é que dei conta que estava mesmo a bater no fundo, acabava por me irritar mais e não tirava divertimento nenhum (isto é um ponto importante porque muitas vezes estamos a dar cabo da nossa própria saúde e nem temos noção disso).

Já nesta altura em meados de 2005 isto começava-se a tornar uma praga, actualmente com as influências das redes sociais e os streamers é um podre enorme nas comunidades gaming, não vale a pena estar a criticar individuo X ou Y, acho que todos devem ter noção do quanto somos enganados e manipulados por esse tipo de pessoas.

Hoje em dia são poucos os jogos multiplayer que jogo no PC e mesmo nas consolas infelizmente também já se começa a alastrar, acho que é um ponto sem retorno até começarem a implementar os bans por hardware.
 
Para mim a existência de cheaters num ecossistema é perfeitamente expectável, seja em jogos online ou em qualquer outro quadrante tal como a vida real.

O que eu não acho expectável é que as próprias plataformas não invistam em mecanismos anti-cheating e não afectem recursos humanos propositadamente para isso, para uma monitorização adequada e constante de cheating behaviors.

Acho que a razão para o baixo investimento nesses mecanismos/recursos anti-cheating prende-se com o pouco retorno financeiro que isso dá para as plataformas.
 
Vou deixar um pouco da minha história, comecei a desenvolver essa capacidade sensorial para topar essa malta a partir do Call of Duty 2, lembro-me perfeitamente que havia na altura um dos muitos sites que vendia esse tipo de serviços e muitos desses jogadores que os usavam até estavam inscritos na Clanbase, ESL etc.

Depois passei pelos Battlefield até chegar aos battle royale e aí é que dei conta que estava mesmo a bater no fundo, acabava por me irritar mais e não tirava divertimento nenhum (isto é um ponto importante porque muitas vezes estamos a dar cabo da nossa própria saúde e nem temos noção disso).

Já nesta altura em meados de 2005 isto começava-se a tornar uma praga, actualmente com as influências das redes sociais e os streamers é um podre enorme nas comunidades gaming, não vale a pena estar a criticar individuo X ou Y, acho que todos devem ter noção do quanto somos enganados e manipulados por esse tipo de pessoas.

Hoje em dia são poucos os jogos multiplayer que jogo no PC e mesmo nas consolas infelizmente também já se começa a alastrar, acho que é um ponto sem retorno até começarem a implementar os bans por hardware.

Infelizmente hardware ban nao chega mesmo. ID spoofing permite contornar esse problema. Para mim teriam de seguir na mesma linha que na coreia do Sul. Video jogos la e um desporto nacional, se es apanhado a cheatar podes levar uma multa muita salgada e inclusivamente 6 mese de prisao.

Pode parecer exagerado, eu pessoalmente nao acho. Uma pessoa que faz batota num jogo so nao o faz na vida real porque sabe que pode levar com repercucoes duras. Enfiam uma lei contra o cheating e vao ver que a quantidade ira baixar rapidamente.
 
Vou deixar um pouco da minha história, comecei a desenvolver essa capacidade sensorial para topar essa malta a partir do Call of Duty 2, lembro-me perfeitamente que havia na altura um dos muitos sites que vendia esse tipo de serviços e muitos desses jogadores que os usavam até estavam inscritos na Clanbase, ESL etc.

Muito joguei COD2 em servidores privados através do Xfire ("paz à sua alma"). Adorava jogar os mapas gob_rats. Felizmente não me lembro de os cheaters serem algo que afectasse o jogo. Talvez os servidores privados tivessem melhores medidas anti-cheat que os oficiais...

O que eu não acho expectável é que as próprias plataformas não invistam em mecanismos anti-cheating e não afectem recursos humanos propositadamente para isso, para uma monitorização adequada e constante de cheating behaviors.

Acho que a razão para o baixo investimento nesses mecanismos/recursos anti-cheating prende-se com o pouco retorno financeiro que isso dá para as plataformas.

É algo que requer um investimento ainda significativo, suponho eu. Para as grandes produtoras/editoras não será um problema, mas para produtoras de menor dimensão ou de jogos F2P deverá ser difícil fazer um investimento desses, pelo menos logo no lançamento do jogo, sem ter garantias de que irão sequer ter algum retorno financeiro no jogo em si. E depois há o histórico de os sistemas anti-cheat (e de copy protection também) por norma "comerem" recursos ao sistema, e afectarem a jogabilidade e performance do jogo, devido à constante monitorização. É algo que é logo à partida mal recebido por muitos PC gamers, que fazem questão de deixar isso bem claro nas suas análises no Steam.
 
Infelizmente hardware ban nao chega mesmo. ID spoofing permite contornar esse problema. Para mim teriam de seguir na mesma linha que na coreia do Sul. Video jogos la e um desporto nacional, se es apanhado a cheatar podes levar uma multa muita salgada e inclusivamente 6 mese de prisao.

Pode parecer exagerado, eu pessoalmente nao acho.
Exagerado? É absurdo, isso sim.

Quem (como muitos aqui) não suporta cheaters tem bom remédio: boicota produtos em que os responsáveis não mostram vontade activa de os combater.
Os jogos mantém-se ou morrem conforme o interesse do público e se quem joga votar com a carteira é certinho que as coisas começam a avançar.

Comecem com os tais youtubers e streamers que forem apanhados com cheats, se se deixar de ver a coisa como uma cena fixe e espertalhona talvez a malta comece a ter mais noção da praga que é. Retirem patrocínios, exponham-nos como fraudes, etc. Esses sim, podem (e devem) ser penalizados criminalmente, mas com processos movidos por quem lhes paga um serviço que só fornecem com batota.

Não podemos é meter toda a gente no mesmo saco. Há malta que é mesmo boa, bem acima da média. E eventualmente de vez em quando apanhamos gente dessa online, não são todos cheaters porque nos vencem facilmente.

Acredito que já muitos daqui foram chamados cheaters por estarem a jogar bem (ou a coisa estar a correr melhor que o costume), para passados uns dias voltarem à mesma miséria de resultados ( eu não, claro :D). Acontece.

Agora quando apanhamos malta praticamente imortal ou que adivinha onde as coisas vão estar/acontecer muito antes do "normal", ai sim, há que desconfiar.

Até porque um bom cheater não é descarado, por isso é que são complicados de detectar. É o tonhó que liga o wallhack, aimbot e tudo o que apanhou na net e anda em god mode a aviar malta como se fosse Natal que cai na rede e que é apanhado nas purgas das ban waves que são feitas quando começa a haver demasiada contestação. Os outros ratos permanecem lá, infelizmente.
 
É por isso que gosto do PUBG, já agiram legalmente.

E é isso que se tem de fazer, um anti-cheat não chega. Vai haver sempre forma de conseguir passar por ele, mesmo com dificuldades.
Prefiro um Anti-Cheat que crie dificuldades e dores de cabeça aos Cheaters, do que aqueles que são bons mas acabam por ser fáceis de dar bypass.

É agir legalmente, é assim que se prova que estão dos lados dos jogadores. Pedir uma indemnização pelos danos causados (principalmente em eventos onde há deslocações etc).
Descobrir a polvora, muitas vezes o jogador é banido, criticado etc mas não se descobre o importante. Que tipo de cheat usou ele? Website do Cheat? Quem lhe forneceu?

E desta forma perseguir legalmente a quem cria cheats. Se forem a raiz do problema, dificilmente aparecem tantos como antes. Vai haver sempre 1 ou outro que vão tentar a sua sorte, isso já se sabe.

Mão pesada. Muitas vezes só se da ban no jogador e ta feito! Não! Devemos ir a raiz, e saber qual foi o cheat que usou e onde comprou.
Depois é comprar o Cheat, analisar a fundo e dar um grande ban wave e agir legalmente.

(ou então agir legalmente primeiro e seguir big ban wave!)

OBS: Existe jogos em que eles querem mesmo que exista Cheats, se traz novos jogadores e se continua a dar €€ vão se marimbar, é como o Counter Strike. O lado positivo da coisa, é que quando corre mal, perdem jogadores aos montes (isto a quem não liga a essas coisas, nem tem uma voz proativa nesse sentido)

Hoje em dia, faz mais sentido pesquisar pelos requisitos de hardware de um jogo, mas também qual Anti-Cheat que usam, se virem:

  • GameGuard (nProtect)
  • XignCode
  • PunkBuster

É fugir desses jogos, é que já nem jogo provavelmente.

Para mim o melhor anti-cheat no mercado é o BattleEye (muito intrusivo, mas da dores de cabeça, como tudo na vida não impede a 100% como é óbvio)
 
Cheats na consola? Em que jogos?

Cheats nas consolas existem e quem diz o contrário está a sonhar. Tenho vários clips na altura do Halo Reach em que apanhava malta a voar e a fazer headshots do outro lado do mapa. Bad Company 2 a mesma coisa. Battlefield 3 também. Apesar de muito inferior em relação ao PC, tens cheats neste ecossistema. Coisa que tem os dias contados com o Crossplay.

O Crossplay só vai juntar um problema e torná-lo ainda maior nas consolas.
 
Exagerado? É absurdo, isso sim.

Quem (como muitos aqui) não suporta cheaters tem bom remédio: boicota produtos em que os responsáveis não mostram vontade activa de os combater.
Os jogos mantém-se ou morrem conforme o interesse do público e se quem joga votar com a carteira é certinho que as coisas começam a avançar.

Comecem com os tais youtubers e streamers que forem apanhados com cheats, se se deixar de ver a coisa como uma cena fixe e espertalhona talvez a malta comece a ter mais noção da praga que é. Retirem patrocínios, exponham-nos como fraudes, etc. Esses sim, podem (e devem) ser penalizados criminalmente, mas com processos movidos por quem lhes paga um serviço que só fornecem com batota.

Não podemos é meter toda a gente no mesmo saco. Há malta que é mesmo boa, bem acima da média. E eventualmente de vez em quando apanhamos gente dessa online, não são todos cheaters porque nos vencem facilmente.

Acredito que já muitos daqui foram chamados cheaters por estarem a jogar bem (ou a coisa estar a correr melhor que o costume), para passados uns dias voltarem à mesma miséria de resultados ( eu não, claro :D). Acontece.

Agora quando apanhamos malta praticamente imortal ou que adivinha onde as coisas vão estar/acontecer muito antes do "normal", ai sim, há que desconfiar.

Até porque um bom cheater não é descarado, por isso é que são complicados de detectar. É o tonhó que liga o wallhack, aimbot e tudo o que apanhou na net e anda em god mode a aviar malta como se fosse Natal que cai na rede e que é apanhado nas purgas das ban waves que são feitas quando começa a haver demasiada contestação. Os outros ratos permanecem lá, infelizmente.

Entendo bem que hajam pessoas que acham isso absurdo. Tendo estado por dentro deste assunto e sabendo o numero de jogadores apanhados todos os meses no Rainbow Six Siege que nem e F2p ( e estamos a falar em centenas de milhares de pessoas banidas ) fora aqueles que andam na lista de suspeitos porque sao demasiado chicos espertos. Nao se pode fazer nada. Viravas os olhos se soubesses. Inclusivamente grandes streamers....

Acho que o pessoal nao tem mesmo nocao da gravidade das coisas em relacao a isso ( ou entao simplesmente nqo quer saber ). Ja ouvi pessoal a dizer," ha nao vejo assim tantos cheaters", nunca existiram tantos cheaters e para alem disso, diria ate que nunca existiram tantos com a mentalidade de agora nao darem estrilho com aquilo. Mas os novos Cheats tambem ajudam bastante neste sentido, desde human Soft Aimbot a mimicar o movimento humano com precision input, Recoil control em funcao da arma de um determinado jogo, a Sound wallhack tudo com HWID ja incorporado no cheat em questao. Mas onde o pessoal tem ainda menos nocao, e pensar que uma empresa podia fazer mais quanto a isso e e que se podia mudar as coisas com boicotes a esse nivel. Olha para a activision, que e actualmente e a mais agressiva de todas com isso. hardware Ban, conta ligada ao movel, processos a criadores de cheats, e ainda assim tem de banir milhoes de cheaters todos os 3 meses. CS GO os jogadores agora vao para o FaceIt a pagar mensalmente para terem alguma paz, mas ate la a communidade apanha com cheaters a torto e a direita.

E bem bonito dizer que se pagarem com a carteira irao ver como as coisas vao mudar, mas mudar como? Nao existe technologia actualmente para realmente parar ou sequer mitigar essa situacao a nao ser fazer com que os criadores de cheats levassem um processo juridico em cima dos cornos ( Infelizmente, 50% desses gajos encontram-se na china e portanto fora da jurisdicao da maioria dos estudios ) ou entao recorrer a metodos illegais como hidden Trojans a detectar tudo o que fazes no teu computador, e mesmo assim os gajos conseguem contornar com softwares como o Citrix que deixam usar uma segunda maquina que nao precisa de potencia nenhuma para poder jogar a partir do segundo PC com cheats sem ser necessario injectar seja o que for para ter aimbot por exemplo. As possibilidades sao infinitas.

O ser humano claramente mostrou quanto a este sujeito que enquanto nao existir sancoes reais, nao mudara de mentalidade, porque que haveria de mudar nao e ? Nao lhe ira acontecer nada e muitas vezes nem ban levam porque as provas nao chegam a ser totalmente conclusivas.

Entramos numa era em que comecam a ser apanhados em pleno torneios nacionais a frente de milhares de pessoas, ou em streams populares com 30 ou 40 mil pessoas. E se forem apanhado? oh passam uma vergonha mas as vezes ate tentam voltar a streamar dessa vez coberto de anonimato como a MissQgemini que tentou por tres vezes criar um novo stream mas o pessoal sabia sempre que era ela a tentar relancar a carreira perdida. O pessoal agora nao tem medo mostrar a cara e usar essas coisas. what a time to be alive.

Agora vais me dizer que e absurdo esses marmelos levarem com uma multa em cima dos cornos se forem apanhados? Entao foi absurdo o Lance Armstrong ter levado com sancoes e multas depois de se ter provado o que fez? Acredita que nao tenho pena nenhuma dessas pessoas.
Ate num raio de um playtest interno esse marmelos existem.

Eu parto do principio que se estao ok para fazer coisas dessas num jogo, entoa so nao o fazem na vida real porque as leis os impedem de o fazer mesmo.

Tenho esperanca que a tecnologia blockchain pudess vir a potencialmente ajudar nesta praga no futuro.
 
Última edição:
Tu tens noção de que estás a falar de uma indústria e não de um bem essencial, certo?

Podem (e devem) avançar com processos judiciais para quem cria/divulga e lucra com os cheats mas ir atrás de um grupo de infelizes que apenas utilizam esses produtos é um absurdo.

Para esses restam os bans, coisa que não resolve mas vai atrapalhando.
 
O conceito de criminalizar cheaters de jogos de computador em Portugal (que façam isso noutros países não tenho nada a ver com isso) é tão ridículo como criminalizar putos que fazem batota a jogar à bola na rua com os amigos...

É uma praga e é péssimo, mas como diz o @Sacripanta é votar com carteira. Não se gosta, não se joga, tão simples como isso.

Mais que tudo é uma tristeza as pessoas colocarem-se na situação de inviabilizar qualquer sentimento genuíno de superação ou realização pessoal que um jogo online pode trazer. Não compreendo...
 
Back
Topo