Check list para instalação do Leopard

BlueSkies

Power Member
Boas,

Já há muitos anos que não desejava tanto que chegasse o Natal! Pareço um miúdo de 10 anos! :-D

O Pai Natal vai trazer-me o tão desejado Leopard e o iLife 08, como tal, tenho de preparar o meu MB C2D 2.0, para receber tão ilustre OS.

Um mês volvido depois do seu lançamento, já muitos utilizadores o instalaram e outros como eu, estão em vias de. Para isso queria contar convosco por forma a obter o máximo de informação possível para fazer uma instalação sem problemas e mais importante que tudo, que não perca qualquer informação que actualmente tenho no MB.

Para mim a opção de "clean and Install" é a que mais me agrada, pois fico com a máquina "limpinha", mas tenho de ter muito cuidado para não perder nada que tenho.

Neste momento as seguranças que tenho são cópias manuais que faço regularmente para um disco externo formatado em FAT32 (que serve também para seguranças do PC). Tentei usar o SuperDuper para fazer as seguranças, mas o FS FAT32 não permite os ficheiros criados pelo SuperDuper.

Como vou querer usar o "Time Machine" vou ter de comprar mais um disco externo e formatá-lo num sistema de ficheiros que permita a gravação de ficheiros de mais de 4Gb e que o M$ Windows consiga ler/escrever.

Assim as minhas principais questões são:

1. Qual das 3 instalações do Leopard, vocês recomendam e porquê?
2. Para além das pastas das fotos, filmes, musicas e documentos, que mais é que se pode e deve fazer seguranças de uma forma manual?
3. Qual o disco externo que compravam para usar o Time Machine no MB de 80Gb?
4. Qual o FS mais adequado para poder ser usado por MAC e PC?
5. Que problemas é que experimentaram ou contam encontrar, na instalação do Leopard?

Tks,
 
Aqui vai a história do meu upgrade:
1-Usei o Carbon Copy Cloner para criar um clone "bootable" para um disco externo com ligação firewire.
2-Testei o clone fazendo o boot a partir do disco externo e verificando se tudo estava ok.
3-Depois fiz um "clean install" do Leopard.
4-No final da instalação importei os documentos/fotos/videos/etc, preferências e mails, do tal clone.
5-Instalei os programas que necessitava, sempre as últimas versões, e ia testando um a um antes de instalar o próximo.
6-Não me desfiz logo do clone (não vá acontecer um problema).
7-Uso um disco externo para o Time Machine da mesma capacidade do interno, formatado em HFS.

Até agora zero problemas.
Em relação ao FS a usar, para teres compatibilidade entre Windows e OSX, recomendo FAT32 se não usares ficheiros com mais de 4Gb.
 
CCC, grande ideia! Pois assim deve dar para se me esquecer de pequenos pormenores, como por exemplo os favoritos, posso sempre ir à imagem e recuperá-los!

Quanto ao disco FireWire, 400 ou 800? mas se for USB 2.0, também funciona, certo?

Para arrancar com o clone, como é que funciona? Tens o disco ligado à màquina e quando arrancas ele pergunta se queres arrancar pelo disco externo ou pela máquina, é?
 
Quanto ao disco FireWire, 400 ou 800? mas se for USB 2.0, também funciona, certo?
Eu só tenho FireWire 400 e é isso que estou a usar, usb também funciona.
Para arrancar com o clone, como é que funciona?
Com o disco externo ligado, ao arrancar o mac pressionas a tecla "alt" e assim tens a opção de escolher qual é o disco usado no arranque.
 
Essa dos favoritos é uma daquelas situações clássicas. Aconteceu-me já n vezes.

Os discos firewire 400 têm a mesma velocidade de transferência que um usb 2.0 que são bastante mais baratos. Por isso a meu ver ou se compra um usb 2.0 ou um firewire 800.
 
Só para esclarecer, Firewire 400 consegue velocidades de transferência sustentadas superiores ao USB 2.0 e consome menos recursos (nada que os sistemas actuais não suportem), mas para efeitos de Time Machine USB 2.0 é mais do que suficiente.
 
Última edição:
Back
Topo