Chegou a minha vez :D

Andre_pais

Power Member
Chegou a minha vez de comprar uma maquina fotografica. :D

Sou inciante na fotografia e quero escolher uma maquina até 300€. Pensei logo na Canon S5IS, graças ao topico de "que maquina escolher?", mas queria algo um pouco mais barato, e que oferece-se mais ou menos o mesmo. Não é que ache a canon má, porque no overall é perfeita para o que eu procuro, mas o wide angle é um pouco pobre. Tem uma distancia focal minima um pouco elevada. 38mm se a memoria nao me falha.

Por isso pensei nas panasonic FZ18 (28mm), Sonys H7 e H9 (que descartei rapidamente devido á fama da sony:D), e nas fuji S8000fd e S1000fd (28mm)

Contudo os 18x zoom da panasonic e da fujifilm assustaram-me um pouco porque nao preciso daquele zoom todo, e porque vou sofrer com qualidade de imagem. A panasonic tem boas lentes e tal, mas nao faz zoom nos videos (embora tenha 16:9), e pelo que ouvi dizer sofre muito com iso's "elevados" 400 para cima.
A 1000FD nao tem tanto zoom, mas acho que tem a panca dos megapixeis que acho absurdo, (10mp para que?) e é pouco mais barata que a 8000fd.

Haverá alguma camera com zoom do tipo 10 - 12 com um wide angle de no maximo 33mm?
Entre todas, a que ainda me covence melhor é canon S5IS.

Não tou a pensar comprar já, mas farteime de ler reviews. Tou um bocado confuso com tanta informaçao!

Como nao tou a pensar comprar já suponho que posso esperar pela baixa de preço da canon :)


Outras coisas que eram importantes eram o tamanho e o lcd articulado. As bridges da fujifilm que são tao aplaudidas em todo o lado pareceram-me interessantes, mas tenho medo que seja demasiada areia para o meu camião.... (tamanho, preço...)
Sou amador ainda. :D
 
Última edição:
Pensas nestas,andam sempre na boca do povo,boas rewiews,boas máquinas...
S5
FZ50
S9600
S6500 fd
G9

Entras estas devera estar a tua decisão,a meu ver,boas maquinas,boa maquinaria,bons desempenhos.
Ve o que o pessoal te diz.
E lê rewies sobre as k ainda n leste e constam aqui.
Dá novidades quanto ás escolhas.

Cump.
 
Pensas nestas,andam sempre na boca do povo,boas rewiews,boas máquinas...
S5
FZ50
S9600
S6500 fd
G9

Entras estas devera estar a tua decisão,a meu ver,boas maquinas,boa maquinaria,bons desempenhos.
Ve o que o pessoal te diz.
E lê rewies sobre as k ainda n leste e constam aqui.
Dá novidades quanto ás escolhas.

Cump.

Dessas a S5 é onde eu estou mais virado. As outras receio que são demasiadamente grandes e caras para mim. A G9 é interessante, e bem pequena mas é cara como as outras.

Restringi as minhas escolhas a basicamente 3 cameras.

Canon S5IS
Fujifilm S1000FD
Fujifilm S8000FD

A Fuji S1000FD parece-me interessante porque tem um maior wide-angle do que a Canon e é mais pequena. So que tem desvantagens face a canon.
A S8000FD tem uma lente super versatil, de 27-486. Tão versatil que me faz interrogar até que ponto a qualidade da lente é boa.
A S1000FD terá necessariamente uma qualidade melhor? Por ter menos zoom?

A S1000FD tem um sensor um bocadito maior, mas como tem mais megapixeis, pronto, nada de espectacular.

Alguem me pode dizer porque raio a minha compacta antiga da sony, a dscp-p92 tem um sensor 1/1.8" CCD e estas superzooms têm todas a volta dos 1/2.3" e 1/2.5" ??

Alguem tem experiencia com a S1000FD? É bastante recente. Vou ver se encontro comparações com a canon. :)
 
Última edição:
Dessas a S5 é onde eu estou mais virado. As outras receio que são demasiadamente grandes e caras para mim. A G9 é interessante, e bem pequena mas é cara como as outras.
Sendo o melhor que existe neste mercado, não se podia pedir que fosse muito mais barata. ;)

A Fuji S1000FD parece-me interessante porque tem um maior wide-angle do que a Canon e é mais pequena. So que tem desvantagens face a canon.
Aqui tens que pensar o que precisas na máquina porque até tens outras como a A720IS e a SX100, que têm menos coisas que a S5 IS, mas já têm qualidade para dar e vender. Também a FZ8 é uma opção viável.

A S8000FD tem uma lente super versatil, de 27-486. Tão versatil que me faz interrogar até que ponto a qualidade da lente é boa.
A S1000FD terá necessariamente uma qualidade melhor? Por ter menos zoom?
Esquece máquinas com 18x de zoom. Todas elas perdem imenso na qualidade de imagem.
A S1000FD não tem necessariamente que ter uma lente melhor, até porque não costumo gostar das lentes que a Fuji usa, mas é provável que tenha.

A S1000FD tem um sensor um bocadito maior, mas como tem mais megapixeis, pronto, nada de espectacular.

Alguem me pode dizer porque raio a minha compacta antiga da sony, a dscp-p92 tem um sensor 1/1.8" CCD e estas superzooms têm todas a volta dos 1/2.3" e 1/2.5" ??
O sensor maior, só por si, não quer dizer nada. Se tivesse poucos MP era de se esperar menos ruido, mas excepto isso não há muito mais vantagens.
Mudam-se os tempos, mudam-se as tecnologias. Antigamente era preciso sensores maiores para se ter mais MP, hoje já se espremem muitos MP para sensores pequenos. Daí a tua compacta ter um sensor grandinho, provavelmente na altura não dava mesmo para ser mais pequeno, o que não quer dizer que o sensor da tua P92 seja melhor que os actuais de 1/2.5".
Já o motivo de as superzoom terem sensores tão pequenos, tem a ver com questões de espaço e tamanho da lente. Quanto maior fosse o sensor, maior tinham que ser as lentes e menos versáteis também.
 
Só uma duvida. Se com uma maquina de 10 megapixeis, que sofresse problemas de ruido derivado da panca dos megapixeis com sensores pequenos, se eu fotografar com uma resolução de, por exemplo, 5 megapixeis, a foto ficará com menos ruído? Ou "o mal já está feito"?

Não sei é porque raio a S1000FD é em tudo superior á FZ8 e a da fuji é um pouco mais barata.....
 
Última edição:
Não, o mal já está feito. O que conta é o tamanho de cada célula fotosensivel no sensor e o espaço que elas têm.

Porque se calhar a S1000FD não é superior em tudo. Digo-te já para começar que quase de certeza que a lente da FZ8 é muito melhor. Não ligues muito ao que vês no papel, procura testes e compara-as por aí.
 
Ao que pude ver a FZ8 é melhor que a Canon S5. (DpReview)

O que acontece é que tambem e muito mais barata.

Não me quero armar em sabichão mas porque nao trocam a S5IS do topico "que maquina escolher?" para uma FZ8?

Os maiores problemas da panasonic é mesmo o ecrã que não é amovivel (embora seja mesmo maior) e o macro que é só de 5cm

Até agora a maquina de eleição será esta panasonic. :D
Contudo ainda fico á espera de uma review da S1000FD.

Descobri agora que a S1000FD nao tem establizador de imagem -.-'
 
O processamento da FZ8 também é muito pior que o da S5 IS e esta tem outros pontos fortes, mas a escolher uma das duas também escolheria a FZ8 (porque não me importo de tratar 200 ou 300 raws se tirar 200 ou 300 fotos).
 
O processamento da FZ8 também é muito pior que o da S5 IS e esta tem outros pontos fortes, mas a escolher uma das duas também escolheria a FZ8 (porque não me importo de tratar 200 ou 300 raws se tirar 200 ou 300 fotos).

Percebo. Tive a ver a S8000FD da fujifilm que tem umas lentes mais versateis, (mas piores), um sensor um bocado melhor, e um melhor processamento de imagem.

Valem as 2 mais ou menos o mesmo. A fuji é pouco mais cara. Será que vale a pena?

Isto porque assusta-me imenso as fotos da fz8 a uns simples 400iso. E como a fuji tem um melhor tratamento de imagem e um melhor sensor...

Mas a capacidade raw da panasonic salva essa desvantagem? É facil de trabalhar?

O que acham? Entre estas 2?
 
Eu também escolhería a FZ8. A Canon S5 sería a última opção. Pelo que tenho visto mesmo de fotos mostradas por users em comparação lado a lado com outras cameras, a S5 desilude.

[]s

Não sei se desilude assim tanto.

A S5 deve ser dar melhores superzoons que ai andam ;) A lente pode não ser do melhor, mas tem USM e um sensor + processador claramente superior as panasonic
 
Não sei se desilude assim tanto.

A S5 deve ser dar melhores superzoons que ai andam ;) A lente pode não ser do melhor, mas tem USM e um sensor + processador claramente superior as panasonic

Claro que a diferença não é abrupta, mas que a panasonic no geral mostrou-se superior é verdade. Mas pronto, até podiam ser iguais. O problema é mesmo a diferença de preço. Isso sim faz a FZ8 muito mais apetecivel.
 
Foi shopping day e aproveitei e estive na ***** e na BOX do Jumbo, a ver mais de perto umas maquinas, e tirei umas conclusoes :D. A FZ8 é bonita, pequena e leve. Só não gostei muito é de te-la nas minhas mãos. Achei a S8000FD mais ergonómica, mas tambem maior claro. Useia-a, e gostei, mas nada de mais. Não gostava das imagens dela na internet, mas ao vivo é bonita. Só fiquei desapontado foi com o modo de vídeo que não dá para fazer zoom como pensava.
Não pude ver a panasonic em funcionamento.
Mas o maior choque foi a diferença de preço. Na ***** a S8000FD custava um pouco mais do que a panasonic. Mas na box, a FZ8 custava uns 70€ mais.
Ou esta S8000FD tira fotos horriveis ou está a um preço maravilhoso.

Na ***** pude pegar em mais, inclusive na canon que achei muito porreira para agarrar. A sony H50 que tambem estava porreira. Mas custam as 2 muito. A FZ8 segundo eles é um modelo descontinuado da panasonic (confirmam?) e só tinham a FZ18 por mais de 500€.
A funcionaria é que me disse que as panasonic tinham as mesmas lentes do que as da sony, as carl zeiss... (muito inteligente).

Portanto, quando me tinha decidido pela panasonic, esta S8000FD está-me a fazer indeciso,acho que prefiro mesmo esta.
Não tem tanta qualidade do que a FZ8 mas tem outras vantagens.

Não vou comprar já, mas ando-me só a informar.
 
Bem, o que dizer dessa funcionária?! O mais incrível é que basta olhar para as Panasonic que a palavra LEICA está logo na frente da lente. E se é Leica, obviamente não pode ser Carl-Zeiss. Mais ainda, dá graças por a Panasonic usar lentes bastante diferentes das Sony.

Quanto às máquinas, a S8000FD pode ter algumas features engraçadas, mas é a pior lente 18x. E a FZ18 nunca na vida vale os 500€, com esse dinheiro mais vale uma FZ50 ou G9, de longe. Aliás, nenhuma dessas máquinas vale mais de 400€, quanto mais 500€.
Em relação à FZ8 penso que sim, que já foi descontinuada, mas ao preço que está e tendo a lente que tem, continua a ser a melhor aposta.
 
Se tiveres interesse na máquina encontras a FZ8 na Worten de Matosinhos ou na ***** de Santa Catarina (aqui em preto!) por 300 €. Penso que na ***** também...mas não tenho a certeza.
 
Back
Topo