Chegou o desinteresse pelos VIDEJOGOS...

Epa.. tanta coisa para dizer!!! lol
E verdade que 7 horas não é mt, eu nas ultimas semanas que joguei wow passava cerca do triplo em frente ao jogo. lol. Alguem se referiu que tinha 2 horas ao fim do dia para aproveitar como quer, e eu acho muito saudavel isso, mas acho que secalhar em vez de gastar essas 10hrs(2*5) ou 7hrs por semana em frente a um jogo é bem mais produtivo e saudavel distribuir esse tempo por varias actividades... (foram referidas mts, claro que os jogos podem ser uma delas)!

De facto não e preciso um evento dramatico para nos fazer perceber que dezenas de horas por semana em frente ao pc a jogar é um total desperdicio, por isso e que estou a tentar passar essa msg e concordo inteiramente com o Evangelion-01 quando diz:
Acho que mais vale procurar escapes de que se extraia mais para o futuro do que os videojogos e há montes de coisas que fazem isso. Fazer desporto, ler, o associativismo, a caridade, trabalho social, cultivar as amizades e criar novos conhecimentos, etc são actividades que abrem muito mais portas para o futuro que os videojogos.
ao qual gostaria apenas gostava de acrescentar que os videojogos tambem nos dao algumas capacidades, mas que se formos comparar o tempo dispendido nessas actividades com os videojogos, sem duvida que é mais produtivo dispensar mais tempo naquele tipo de actividades!!
 
Última edição:
O meu desinteresse prende-se com o facto de ter menos tempo para experimentar vários jogos/viciar neles.

Quando sair o fallout 3 ou o diablo 3 sou gajo para em vez de andar a ver séries e a bater coros joga-lo, mas até lá como o tempo não abunda prefiro passar ao lado.

Tudo bem que temos acesso a todos os jogos pelos meios não legais, mas também é verdade que não havendo grande tempo para jogar não se vá criar um grande vício.

Digo isto, e há uns 3 anos estava eu a jogar cs para aí 5/6 horas por dia.

O desinteresse passa pela idade, e pela gestão do tempo/prioridades.
 
Identifico-me totalmente com algumas opiniões expressadas nesta thread, pelo que aqui deixo o meu contributo:

Depois de acabar a universidade e começar a trabalhar, o tempo livre ficou muito mais reduzido obviamente...na univ pegava em tudo o que era jogo e acabava em 2-3 dias (excepto o baldur's gate 2...demorei um mês :) ).
Agora com este ritmo de vida completamente diferente tenho muito menos tempo, no entanto ainda adoro jogar, mas só jogo o que realmente vale a pena...e já abdiquei por completo de pirataria em termos de jogos...o que quero jogar, compro. E está a dar-me um gozo relativamente grande jogar imensos jogos "antigos" que devido a compromissos da vida profissional não foi possível fazer na altura em que sairam. Exemplos disso são o FarCry, o Half Life 2, o Call of Duty 2, o F.E.A.R.. Vou jogando um pouco de cada vez, não digo que às vezes não fique 5 horas colado (porque fico :D) mas geralmente é menos. Por outro lado jogo desde Set '05 Guild Wars, que me toma a maioria do tempo online. E este jogo leva-me a outra questão...eu neste ano tenho perto de 750 horas reais de Guild Wars, o que equivale a cerca de um MES completo (31 dias). Ora isto a mim preocupa-me, pois é muito tempo de vida "desperdiçado", mas aí vem outra questão, é mesmo desperdiçado? Conforme referido atrás, seja a ver filmes, a ler livros, a ver televisão, simplesmente a vegetar, etc, cada qual ocupa o seu tempo livre de modo a que se divirta e sinta bem, sem descurar as responsabilidades e amigos (sem amigos não existe significado para a vida, pelo menos para mim). Tenho conhecido diversos casos de pessoas doentes com o WoW, que faltam a aulas, não saem com amigos, etc etc, o clássico, para jogar. Isso para mim é preocupante. Da mesma maneira que li num forum outro dia um jogador de Guild Wars que vai com 3500 horas reais de jogo :wow: - isto são 140 dias no espaço de 11 meses (tempo que ele jogou)...e aí já passámos os limites penso eu.

De qualquer maneira já me vou afastando um pouco do GW, jogo regularmente mas muito menos tempo, e vou dando uns toques noutros jogos que quero acabar, como o Company of Heroes, Call of Juarez, o NFS Most Wanted e o Carbon, o KOTOR 1 e 2, ando a ver também se jogo o SS2 todo com um amigo em lan (deve ser único, este jogo é o maior :D ). E claro, quando está bom tempo nunca falha uma praia, um volei...sair à noite sempre que possível (mas com especial incidencia nos weekends), jogar poker com os amigos, ir ao cinema, etc...

Vida equilibrada, prioridades definidas, é o essencial. Eu não considero que o mes (tempo total) que joguei GW seja desperdício, mas de certeza que muitos acham.

Por outro lado, aquele síndroma de sacar tudo e jogar tudo (como eu e os meus colegas na univ chamávamos de "because we can" - sacar tudo mesmo que não interesse) já passou completamente. Não há paciencia e definitivamente não há tempo para estar a jogar, e acabar, tudo o que anda por aí, seja GTA's, Dark Messiah, Neverwinter2, Oblivion, PES, WoW, etc etc etc.

Já vai longo o post, sorry :D

Greetz,

G
 
O tempo que passaste a jogar GW gafa, foi mais ou menos o mesmo tempo que passei a jogar WOW. Epa sem duvida que adorei jogar o jogo e quando o jogava não queria fazer mais nda! :)
Mas olhando para o que aprendi nas cerca de 700horas que passei em frente ao jogo, eu penso...Epa e se eu tivesse utilizado este tempo em coisas mais uteis?
Aprendi cenas bem bacanas no wow, trabalho em equipa, delimitar objectivos, maneiras e estrategias de os atingir, etc e tb me diverti imenso! Epa mas olhando agora para tras, não vejo nada em que possa aplicar os conhecimentos aprendidos, pq tudo o que aprendi, mm o trabalho em equipa e isso, é demasiado especifico do jogo, n tem ligação com a vida real. Os meus amigos do jogo serão sempre elfos ou dwarfs, lol(ha excepçoes claro).
Acho que se tivesse passado umas 200hrs em vez de 700 a jogar, e o resto tivesse aproveitado para dedicar mais aos verdadeiros amigos ou a fazer cenas mais uteis tinha sido mais produtivo e mais saudavel!
Epa isto e a minha opiniao. Claro que se alguem me perguntar se é melhor passar 100 horas por mes a jogar ou a ver televisao da tanga a minha resposta é simples: Joguem! lol. Epa mas sinceramente, n façam nem uma coisa nem outra. ;)

kryator disse:
Equilibrio amigos, é do que se precisa
sempre ;)
 
Fui mm grande viciado em jogos e via-os como uma maneira boa e divertida de passar o tempo, até me aperceber que mts de nós usam os jogos para se afastar da realidade e para se afastarem dos problemas reais duma maneira facil e aparante/ saudavel.


Vamos lá ver.. seja com jogos seja com outra coisa qualquer em que o objectivo é a diversão serve para te abstraires um pouco da tua vida real para n estares sempre a pensar nos problemas, agora se poes os jogos (ou otura diversao qualquer) a frente de outras prioridades é obvio que algo nao esta bem mas nao acho de forma nenhuma que os jogos sejam uma forma pouco saudavel de diversao.

Seja faltar as aulas para ficar agarrado ao PC seja faltar as aulas para ir jogar a bola com 521 436 142 amigos são coisas pouco saudaveis.

Ha que ter moderaçao, nada mais, a unica diferença é que os jogos sao uma coisa relativamente nova e da novidade vem sempre desconfiança e algum medo, porque é que nao se ouve falar sobre o vicio de jogar a bola e so se ouve falar sobre o vicio de jogar (ambos muito maus, repito) ? Porque jogar a bola nao desperta curiosidade nem muita desconfiança, acima de tudo porque jogar a bola já nao é nenhuma novidade ao contrario dos videojogos.

Eu até ha uns tempos jogava aproximadamente 16 horas por semana (2/3 horas por dia) mas tive que começar a dedicar mais tempo a escola pois as notas começaram a ressentir-se e aí pronto tive de reduzir.
Se eu não o conseguisse fazer aí sim era para começar a ficar preocupado pois nao me conseguia moderar.

Como um sabio utilizador deste forum disse algures por aqui: "O vicio não esta nas coisas, está nas pessoas"

Mas tambem ninguem me venha com aquela que os jogos sao um vicio saudavel, nao existem vicios saudaveis, a partir do momento em que é um vicio deixa de ser saudavel vicio é vicio, é por essa coisa a frente de tudo o resto.

Ah e para finalizar: Os jogos podem se possivel ter uma componente educativa, mas isso para mim nao é essencial, para mim um jogo serve para a diversao, nada mais.
Acho que n deviam ohlar para as horas que passaram a jgoar como "n aprendi nada, foram horas desperdiçadas", n se esqueçam que essas horas foram horas de, provavelmente, muita diversao.
 
Última edição:
Se chegou o desinterese o vício talvez não seja o maior problema.
Actualmente sou moderado no tempo de jogo, um pouco mais do que aquele que as pessoas que vêem a novela gastam nessa actividade.

Sobre desinteresse, por um lado temos a lógica da comida rápida, consome-se um jogo depressa e parte-se para outro. Por outro lado temos a qualidade da comida rápida em muitos jogos - bom aspecto e poucos nutrientes.
Enquanto forem os pixels a mandar nos jogos é normal que se apanhem umas indigestões.
 
No meu caso,acho que o grande desinteresse que tenho sido vitima (lol),ha ja um bom tempo para ca,provem da facilidade com o qual hoje em dia se arranja os jogos,no qual chega-se a um ponto que por muito que queria dedicar-me a um jogo,nao consigo porque entretanto ja sairam mais jogos que quero expermentar =/ por isso que hoje em dia,eu nao me considero um jogador mas sim um colecionador de jogos: arranjo aqueles que me interessam mais,e acabo por jogar aqueles que me cativam muito o interesse.Mesmo assim,nao consigo ficar a jogar mais do que 2 horas seguidas =P
Quanto ao off-topic: acho que isso e um caso que varia consoante de pessoa para pessoa: no meu caso,assim que chego a casa,pouco tenho para fazer e uma boa maneira de passar tempoé a jogar(apesar de passar mais no computador) e nao pense que tenha a desperdiçar a minha vida,porque é um hobbie tal como todos os outros;nunca recusei sair com os meus amigos ou ir conviver para ficar em casa a jogar,no entanto numa semana pode ser mais as horas que fico a jogar do que ao convivo num cafe ou nalgum sitio a noite com amigos devidos a outros factores(falta de meio de transporte proprio,alem que nao gosto de andar sozinho a noite) logo isso faz de mim um viciado,so por numa semana ter jogado 7 horas e saido 4? Penso que nao,alem que esse assunto e uma coisa que depende de pessoa para pessoa e nao e uma coisa que possa ser facilmente generalizado
 
Concordo com muito do que se tem dito neste topico,vamos crescendo,surgem novos interesses,o tempo disponivel diminui e tudo isso contribui para um menor interesse pelos videojogos.
Eu qdo era mais novo,entre os 10 e os 17anos,jogava de tudo,era capaz de pegar num jogo e acaba lo,mesmo que nao gostasse muito,devia ter a ver com o facto de nao ter a oferta que tenho hoje a nivel de videojogos.
Depois entrei para a faculdade,fui viver para longe e deixei as consolas pra tras (nao completamente mas quase).
Comecei entao a jogar PC,jogos que dantes detestava (RTS por exemplo),sao agora os jogos que mais tempo me prendem e normalmente qdo começo a jogar um é para acabar.
No entanto anos e anos de jogos e consolas nao desaparecem com facilidade e entao acabei por arranjar um pequeno hobby que me mantem chegado aos videojogos e ao mesmo tempo me da um enorme prazer:

Coleccionar videojogos.

Um abraço.
 
Última edição pelo moderador:
Pessoalmente não me identifico mesmo nada com este topico...

Tenho 30 anos (quase 31), e como a maior parte do ppl da minha idade tenho os três angulos da vida para manter, o profissional, o emocional e o social... e, pelos vistos estranhamente, mantenho o mesmo entusiasmo acerca dos videojogos que tinha na altura do meu primeiro Spectrum.

Jogo umas 2-3 horas por dia (geralmente quando chego a casa do trabalho) e normalmente tenho sempre pelo menos dois jogos a "rodar" um no PC (geralmente estrategia ou RPG) e um na minha PS2 (depende muito do que me apetecer jogar).

Em relação à desilusão com os jogos em geral também é algo que não sinto, quando compro um jogo geralmente já sei tudo ou quase tudo sobre ele (é a unica vantagem de termos os jogos a chegarem meses mais tarde à europa, já ha montes de reviews acerca deles) e como não ando no "sacanço" não tenho as desilusões que muito cão e gato por ai tem ao sacar gato por lebre apenas para instalar e desintalar logo a seguir pq entretanto ja saiu a "the next best thing".

Por acaso identifico-me um bocado com o DanielDenis quando ele diz ter-se tornado um colecionador de jogos, basicamente é o que eu faço, compro um jogo novo, jogo-o durante um largo periodo de tempo e depois arrumo-o na prateleira apenas para o revisitar quando me dão as saudades, tenho orgulho em cada um deles e do trabalho que tive para os obter.

Perco dias e semanas à procura dos titulos que não pude comprar quando estava dependente da semanada e da boa vontade parental ou então dos titulos que tive e que vendi para obter novos titulos na altura em que andava à procura da "the next best thing".

A meu ver a desilusão recorrente vem precisamente do que já foi apontado nesta thread inumeras vezes, a facilidade com que se obtêm as coisas, algo facil de obter é facilmente descartavel, algo que deu trabalho a obter é valorizado.

Contrariamente à opinião geral acho que as voltas que a vida dá, a meu ver, não alteram o gosto que se tem pelos jogos, pode haver maior ou menor disponibilidade para os jogar, mas se "o bichinho" lá estiver ele fica, a unica coisa que muda é mesmo so o numero de horas que se "perdem" a jogar e as horas a que isso acontece.
 
Faço minhas as palavras do Triston. E já cá cantam os 36 anitos e com um puto.
Mudei apenas os rituais - agora só jogo depois do puto ir prá cama. Em relação ao social,
esse está mais em baixo, mas os motivos são outros. Mudei de residencia e os amigos já não estão ali à mão de semear. E tambem, trabalhei mais de 12 anos como DJ e socializei buérere nessa altura (e que belas "sociadelas" :lol: ). Agora ando mais na base do belo passeio familiar quando as folgas (rotativas) o permitem...
 
Epá, se querem um jogo com que nunca se aborreçam joguem Tetris. :)

De resto jogos que não me aborreçam só online como MOHAA: Spearhead ou CS: Source e GTA Vice City na PS2 que mesmo depois de já ter acabado as missões tem sempre piada andar aos tiros e a partir carros.
 
Os jogos old School ainda me prendem um pouco. Talvez simplesmente de tanto jogar já sinto uma banalidade, e banalidade é algo que não me dou lá muito bem.

É tipo : O sumo está quase espremido.
 
Interesso-me mais por jogos FPS, e de corridas, mas normalmente nunca acabo um jogo. Chego a cerca de 50/75% e farto-me do jogo.

Enquanto o Counter Strike, já me prende várias horas ao PC. Jogo-o à cerca de 3 anos e ainda tenho vontade para continuar a jogar.
 
Interesso-me mais por jogos FPS, e de corridas, mas normalmente nunca acabo um jogo. Chego a cerca de 50/75% e farto-me do jogo.

Engraçado, eu funciono exactamente ao contrário. Quando me começo a aproximar do fim do jogo é que ganho mais vontade de o acabar, e nem pensar em deixar um jogo com menos de 100% :)
 
Para mim HL é dos poucos jogos que me prende do inicio ao fim.
Dpx temos os jogos tipo carbon que se passa rapido.

Vamos la testar o call of juarez...

E se calhar comprar uma Wii , para testar outro tipo de jogo.
 
eu continuo viciado como sempre fui..desde criança que os jogos me fascinao..ja nao passo 4 e 5 horas como passava a jogar quando tinha 14,15,16 anos,mas todos os dias dou os meus tirinhos online ao fim do dia e jogo uma xboxzita ou uma ps2..agora tou viciadissimo no okami..excelente jogo de ps2....muito original :x2:
 
Sinceramente acho q o problema n tem a ver com a pirataria.

Tem a ver com 2 vertentes: o crescimento e os jogos em si.

Neste momento só jogo 2 jogos: Civilization 3 e PES6.
Tenho acesso, como mtos de vós, a alguns jogos e às vezes dou por mim a querer passar 1 horita de descanço com um joguito e n consigo jogar nada das porcarias q vão saindo.

Ainda outro dia comentava com um amigo, viciado tb em PES :D, esta estranha "nova" relação com os jogos.
As conclusões são óbvias: A idade, e sobretudo n aparecer nada novo e inovador aliado à pouca qualidade dos jogos.

Querem exemplos?

Qtos de nós jogaram Comand & Conquer? Era uma novidade na altura, quase todos passámos por lá!
Hoje há centenas de jogos do mesmo estilo, e simplesmente n conseguem inovar e cativar tempos prolongados.

E qdo saiu o doom? Quem nunca jogou doom?
Hoje há imensos FPS... mas nenhum conseguiu inovar... São simples melhoramentos do primeiro!

CM/FM: Passámos horas com esses jogos. Hoje o jogo 200x é uma copia do 200(x-1) com mais 2 ou 3 merditas.... nada de inovar!

ufo. Jogos 1 e 2 brutais, a partir daí só saiu lixo com o nome ufo. Mais uma série q se perdeu, sem inovar, vendendo aproveitando o nome já feito.

Desde o GTA, e já lá vão uns bons anos, n vejo um jogo verdadeiramente inovador e cativante, um novo estilo de jogo...

E depois ainda há as sequelas q estragam os anteriores, como o novo civ4. Já joguei milhares de horas (literalmente ;)) de civ, civ2 e sobretudo civ3.
O 4 joguei 10 minutos. Simplesmente estragaram o jogo, e prefiro continuar o civ3.

Realmente este fenómeno é global e curiosamente o único jogo q vejo ultrapassar isso é o PES.
Talvez por ter uma legião de fãs brutal, talvez por o "joguito de futebol" ser fundamental para nós portugueses (e europeus talvez), mas parece ser imune a este desinteresse.

Já pensaram a quantidade de jogos q saiem e na semana seguinte têm um patch, pq o jogo está cheio de bugs?
Lançam o jogo à pressa, sem testes para vender, e depois vão corrigindo aos poucos.
No civ3 o patch já ia na v1.21, e mesmo assim n corrigiram tudo...

Falar da pirataria, para mim, n é argumento. Já no tempo do Spectrum se copiavam jogos e não era por isso q n se amava os jogos...
Ainda hoje passado uns meses instalo o chuckie eggs e vou roubar ovos! E n tive q comprar a rom do jogo...

Acabo como comecei: razões 2. Vamos crescendo e sinceramente perdeu-se a capacidade de inovar.
 
Última edição:
Eu também estava a ficar com desinteresse por jogos porque só jogava PC e já estava farto de fps/ rts e rpgs ocidentais. Quando adquiri uma Gamecube comecei a jogar outro tipo de jogos: Mario, Zelda e rpgs orientais e parecem-me muito originais porque estava habituado a jogos de PC.

Por isso se és um jogador de PC compra uma consola e descobre jogos diferentes, ou pelo contrário se fores jogador de consola , experimenta os jogos de PC.
 
Eu também estava a ficar com desinteresse por jogos porque só jogava PC e já estava farto de fps/ rts e rpgs ocidentais. Quando adquiri uma Gamecube comecei a jogar outro tipo de jogos: Mario, Zelda e rpgs orientais e parecem-me muito originais porque estava habituado a jogos de PC.

Por isso se és um jogador de PC compra uma consola e descobre jogos diferentes, ou pelo contrário se fores jogador de consola , experimenta os jogos de PC.

BrOiller, eu tenho PC e consolas, e prefiro de longe jogar em consolas a todos os niveis...

O problema mesmo é que nos jogos "modernos" falta algo para nos prender...

PS:Talvez o grande trunfo venha mesmo na "nova" jogabilidade que a Wii nos vai oferecer...:)
 
Back
Topo