Chiadeira em GTX260

reiszink

Colaborador
Staff
Boas tardes a toda a comunidade do fórum. ;)

Como alguns de vocês já devem saber, tenho uma GTX260, o que se passa é que em muitos jogos, mais propriamente nos menus, nas cutscenes, nos filmes de introdução de alguns jogos, etc...a placa faz um som agudo bastante incomodativo, tipo uma chiadeira.

Sei que isso pode acontecer em algumas gráficas quando elas estão a debitar fps alucinantes, já a minha HD3870 chegou a fazer isso num jogo ou outro, mas com bem menos frequência e bem menos audível.

O que me preocupa mais, é que antes ela não fazia isto, só há coisa de 3 ou 4 semanas é que começou com esta chiadeira, devo ficar preocupado?

De salientar que no jogo propriamente dito, esta chiadeira não acontece, só mesmo em cutscenes, alguns menus, filmes de introdução dos jogos e por aí fora, ou seja, quando debita centenas de fps.

Será que vou ter algum problema com a placa, ou posso ficar descansado?
 
Última edição:
A minha resposta é de apenas uma palavra: Gainward. As placas deles não me inspiram confiança nenhuma, mas é que é 0 mesmo. A sensação que eu tenho é que eles desenvolvem os produtos todos em cima do joelho e que não os testam convenientemente.
 
a minha hd4870 tambem faz isso nas mesmas circunstancias que tu dizes
mas simplesmente nao ligo porque ja vi que e "normal" pois quase todas o fazem pelo que percebi esse barulho vem dos reguladores de voltagem talvez por a placa estar a dar tantos fps eles trabalhem um pouco mais e origina assim esse zumbido
 
a minha 4850 faz uma chiada muito ténue com carga média e alta, seja com o ati tool ou jogos
se correr o furmark que é ainda mais pesado, estranhamente o ruido passa

penso que seja algum componente do circuito de alimentação que faça esse ruido, em particular os reguladores de voltagem
a minha ex 8800GT tb chiava, e as graficas que tive anteriormente e que me lembre, pelo menos algumas chiavam
 
a minha hd4870 tambem faz isso nas mesmas circunstancias que tu dizes
mas simplesmente nao ligo porque ja vi que e "normal" pois quase todas o fazem pelo que percebi esse barulho vem dos reguladores de voltagem talvez por a placa estar a dar tantos fps eles trabalhem um pouco mais e origina assim esse zumbido

Nessa placa é estranho, porque isso só sucedia nas 4870 reference. Essa Powercolor já tem alimentação por 4+2 fases o que acabou com esse problema do zumbido eléctrico.
 
O que me preocupa mais é que no inicio ela não fazia este som, daí o maior receio, isto só começou há sensivelmente 3 ou 4 semanas.

Mas também, os jogos que jogava quando a comprei, não são os mesmos que jogo agora, daí também não ter a certeza se ela nestes jogo faria este ruído ou não, quando tiver tempo vou ver se instalo uns jogos que tinha quando comprei a placa, para ver se ela nesses jogos agora faz zumbido ou não.
 
Última edição:
Eu tenho uma GTX260 (216 cores) BFG e ela não faz barulho nenhum, nem em idle nem em load. COD 4 e 5, Crysis nada.

Nesses jogos também não faz ruído nenhum, nem nunca fez, as situações mais criticas era logo no inicio no FarCry2, onde aparecia o logo da Ubisoft e logo de seguida Dunia Engine, nos menus ainda fazia, mas muito menos.

No NFS Undercover só faz nas cutscenes de filme que aparecem a meio jogo, onde aparece aquela policia a falar e onde mostra por vezes o gang lá dos gajos.

Como disse, só acontece em alguns jogos e em determinadas situações muito especificas.
 
Tens a grafica com overclock? Esse barulho é tipico de componentes a trabalhar em stress. Nota-se bastante nas graficas e nas rams.
Se tiveres overclock, esperimenta por em default.
 
reiszink penso que isso seja normal nos primeiros dias , se continuar assim , podes ponderar em devolver a carta ,
Mas se achas que e um som NORMAL de ventoinha e não outra coisa , penso que seja mesmo assim,
E da proxima , tenta nao comprar GainWard :P Recomendo-te asus para Nvidia/Ati e Sapphire para todas as ATI's.
 
Reiszink, tive a ler umas coisas sobre isso noutro dia e há mais gente com esse problema em alguns jogos (intros do Crysis sobretudo) e a forma encontrada para o resolver foi activar o Vsync.
 
Pois, também já andei por outros fóruns e pelos vistos é uma situação mais ou menos normal, há placas que fazem bastante, outras fazem menos, outras nem fazem, mas o "problema" deriva mesmo dos altos fps, quando se manda lá para os 900fps ou mais, começa a cantar, facto que, regra geral, se deve aos reguladores de voltagem. ;)

Por acaso agora não tenho nenhum jogo em que ela faça essa tal chiadeira, nos que ela fazia, já os acabei e alguns até já estão desinstalados, mas a solução, para quem não quiser aturar algumas chiadeiras esporádicas, passa mesmo por ligar o vsync.
 
Pois, também já andei por outros fóruns e pelos vistos é uma situação mais ou menos normal, há placas que fazem bastante, outras fazem menos, outras nem fazem, mas o "problema" deriva mesmo dos altos fps, quando se manda lá para os 900fps ou mais, começa a cantar, facto que, regra geral, se deve aos reguladores de voltagem. ;)

Por acaso agora não tenho nenhum jogo em que ela faça essa tal chiadeira, nos que ela fazia, já os acabei e
alguns até já estão desinstalados, mas a solução, para quem não quiser aturar algumas chiadeiras esporádicas,
passa mesmo por ligar o vsync.


exacto.
se ligares o vsync já nao tens problema.

alias, eu tenho uma 9800gtx+ e em nenhum jogo me chia a grafica excepto no stalker onde na intro consigo
perfeitamente ouvir a grafica. no entanto a grafica nao tem problema nenhum.


para quem diz mal da grafica por ser gainward, elas seguem o padrão de referencia da nvida... por isso são iguais
sejam evga, sejam gainward etc. e gainward nao poupa nos componentes.

agora se falarem das gainward 4850 golden sample que tem problemas... isso já é outra coisa já que são graficas
que serem um desenho próprio
 
Back
Topo