1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Chieftech 360w Full moded

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por MadOnion, 8 de Outubro de 2004. (Respostas: 15; Visualizações: 1488)

  1. MadOnion

    MadOnion Folding Member

    Já se sabe, mas não custa repetir, Não sou responsável por cada mod que façam nas vossas fontes, e nas consequências que podem vir a ter.
    Todas as pics são de minha autoria, não foi copy-paste de nenhum site, nem o conteúdo do tutorial, elas foram tiradas à 2h atras.

    A pedido de muitas pessoas, sobre como eram os mods na chieftech 360w, e até noutras fontes que sigam as mesmas regras, vou fazer um pequeno tutorial de todos os mods para a fonte, +3.3v, +5v e +12v.

    PICS DA DITA CUJA:
    [​IMG]
    AMPERAGEM:
    [​IMG]

    +3.3v mod
    Material necessário: Resistência variàvel de 5k (pode ser de 1k ou de 10k também), resistência fixa de 10ohm( pode ser de 20ohm ou até de 100ohm), ferro de soldar, solda de estanho, tesoura ou ferramenta de corte, e manga rectrátil:

    PIC
    [​IMG]
    A pic acima está muito esclarecedora, basta cortarem o fio do vsense é um castanho que está no mesmo conector que o laranja, e meterem a resistencia fixa em série. Na ponta da resistencia que está para a fonte, e não para o conector, deves soldar lá um fio de cobre, de modo a que vá ter à resistencia variavel(pot azul), e depois o outro fio que está à solta, é para ligar num sitio com terra, por exemplo numa molex num local de terra( preto ).
    Outra PIC
    [​IMG]

    Antes do mod:
    [​IMG]
    Depois do mod:
    [​IMG]
    Este foi um exemplo da voltagem que se pode conseguir, eu no meu caso consigo até 4.2v de vio, a partir daí a fonte desliga-se.

    +5v e +12v
    Este mod é feito em conjunto, e visa aumentar os dois rails ao mesmo tempo atravez de um pequeno parafuso(resistência), que deve ser regulado para a direita se para aumentar a voltagem, e para a esquerda para diminuir a voltagem, muito cuidado ao regular, para n tocarem em nada, e apanharem choques.
    PIC
    [​IMG]

    +12v ANTES DO MOD
    [​IMG]
    +12v DEPOIS DO MOD
    [​IMG]

    +5v ANTES DO MOD
    Esqueci-me de tirar fotos, mas estavam inicialmente a 5.10v
    +5v DEPOIS DO MOD
    [​IMG]

    ---------------------------------------
    Pontos de leitura.
    Quando temos a fonte ligada à board, é dificil ler o vio, no entanto com o auxilio da molex para P4 é possivel lerem, basta porem a ponta do multimetro na parte de trás do conector, num dos fios laranja.
    [​IMG]
    desculpem a pic, esqueci-me de por o modo macro, já só tinha visto quando fiz o upload para o pc, e já tinha a fonte montada na caixa.

    Para lerem os +5v e os +12v, para ligarem a ponta do multimetro no vermelho e no amarelo, para cada rail respectivamente, com o multimetro grounded é claro.

    Para lerem, devem regular o multimetro para DV20.

    Por agora é tudo
    Um obrigado ao ojdr2001 e ao |ricky| pelo esquema do vio.

    Alguma dúvida, basta chamar :001:
     
  2. xBoShY

    xBoShY Power Member

    Muito bom! :)

    Fiz o mod à minha e tá a bulir!

    Agora tou é cuma duvida... Tou com 12.59v (a variar +/-0.01) em idle.
    Kuando corro o 3DMark2005 (pa puxar pela GeForce 6800 Ultra da XFX e pelo processador) fico com +/-12.40... devo diminuir no mod?
     
  3. ojdr2001

    ojdr2001 OC Legend

    Não. Está bem assim....
     
  4. xBoShY

    xBoShY Power Member

    ojdr2001: thanks :)
     
  5. MadOnion

    MadOnion Folding Member

    Fico feliz que o tutorial tenho servido para alguma coisa, xBoShY fizeste o mod aos 3.3v também???
     
  6. bururu

    bururu Power Member

    o mod aos 3.3v serve basicamente para q?
    o mod aos 12v ja fiz e ja conhecia, mas aumentei poco....
     
  7. MadOnion

    MadOnion Folding Member


    A razão para que os overclockers fazem o mod aos 3.3v é que o vdimm vem dessa linha, e ao fazermos o vdimm mod a uma board ficamos limitados até 3.3v de vdimm aproxidamente, ora quem tem mems com chips bh-5 e não só, precisa de mais de 3.3v, para poder correr as mems com altos fsb, e timings o mais reduzido possivel, assim sendo, fazendo este mod, é possivel tirar vdimm nos 3.4v, 3.5v até ao utilizador desejar, dentro dos parametros que acha necessário.
    Os 3.3v também alimentam o agp, northbridge, southbridge, etc.

    Cumps mad
     
  8. bururu

    bururu Power Member

    ok!
    brigadao pela informaçao:cool:
     
  9. xBoShY

    xBoShY Power Member

    Claro :)

    Tou com a abit ic7-max3 moddada como a do hipro5 (com ligeiras alterações, visto a minha board ser a 1.1) e isto tá a pedi-las ;). Puxei a linha dos 3.3v até aos 3.82v (dava mais, mas já nao interessava muito... por enquanto) pk tou com um dimm de 256Mb das hyperx pc3500 (CH5). Vamos a ver se amanha chegam as bh6 que comprei baratinhas e ver o k é k isto dá.

    Agora tou é cuma duvidazeca... 250Mhz 3-3-3-8 @3.4v neste dimmzeco tá bom? É que isto na quer dar mais, mesmo a 3.70v :( (reinicia ao arrancar o windows).

    Tou com um P4-2.8Ghz (multiplicador:14) e com vcore a 1.575v. Arrefecimento a ar. (Se alguem souber de kem me possa dar um helpzito a montar o phase-change... diga ***** koisa :))

    Gracias :)
     
  10. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

  11. MadOnion

    MadOnion Folding Member


    Não dês muita voltagem a esses chips ch-5, espera antes para bh-6 para testares melhor, e ao menos as latencias são mais baixas, e deves conseguir o mesmo fsb á mesma voltagem... o resto já se sabe.

    Metro obrigado :cool:
    Fiz este tutorial mas já com pics minhas, e o texto escrito por mim, e em português, pois há muita gente que não se desembaraça em inglês e/ou tem preguiça de procurar, aqui tem um tutorial em portugues, e claro como a agua. :x2:

    cumps mad
     
  12. Sylix

    Sylix Power Member

    Arranjei uma fonte desta e o tutorial vai ser precioso;)

    Estive a ver a minha fonte(que e igualzinha) mas o vsense e cor de laranja e encontra-se no 2º pino da ficha, mas o procedimento e o mesmo, certo?

    N existe maneira de controlar os 5v e 12v separadamente?

    cumps
     
  13. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Acham que com mais tensão na linha de 12v se consegue melhores overclocks? é pq quando subo o vcore a tensado desce para valores menores que 12v, pode isto estar a limitar o overclock ou não?
     
  14. MadOnion

    MadOnion Folding Member

    Já experimentaste ler o vio nesse wire??
    Talvez exista um mod externo, pegando num fio vermelho e amarelo, da mesma molex e cortando da mesma maneira o fio, e soldando uma resistencia fixa entre os fios, e uma variavel em paralelo. Como tenho o pc na fonte, regulo uma vez e deixo estar.

    Kanguru sim e não, pois não é só a voltagem que conta numa fonte, é também um factor importante, mas uma boa amperagem nessa linha é fundamental para overclock, no entanto o aumento de voltagem pode resolver alguns reboots.

    cumps mad
     
  15. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Pois sei que conta tanto a tensão como a corrente, o que não sei é se como aumento a tensão, e se a fonte fornecer a mesma potencia, a corrente desce o que não ajuda. Ou se ao aumentar a tensao, a potencia aumenta e a corrente mantem-se...
     
  16. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Mad, kdo tiveres no MSN e me vires por lá, avisa sff...
     

Partilhar esta Página