Chieftech 360w Full moded

MadOnion

Folding Member
Já se sabe, mas não custa repetir, Não sou responsável por cada mod que façam nas vossas fontes, e nas consequências que podem vir a ter.
Todas as pics são de minha autoria, não foi copy-paste de nenhum site, nem o conteúdo do tutorial, elas foram tiradas à 2h atras.

A pedido de muitas pessoas, sobre como eram os mods na chieftech 360w, e até noutras fontes que sigam as mesmas regras, vou fazer um pequeno tutorial de todos os mods para a fonte, +3.3v, +5v e +12v.

PICS DA DITA CUJA:
PA080046.JPG

AMPERAGEM:
PA080048.JPG


+3.3v mod
Material necessário: Resistência variàvel de 5k (pode ser de 1k ou de 10k também), resistência fixa de 10ohm( pode ser de 20ohm ou até de 100ohm), ferro de soldar, solda de estanho, tesoura ou ferramenta de corte, e manga rectrátil:

PIC
PA080057.JPG

A pic acima está muito esclarecedora, basta cortarem o fio do vsense é um castanho que está no mesmo conector que o laranja, e meterem a resistencia fixa em série. Na ponta da resistencia que está para a fonte, e não para o conector, deves soldar lá um fio de cobre, de modo a que vá ter à resistencia variavel(pot azul), e depois o outro fio que está à solta, é para ligar num sitio com terra, por exemplo numa molex num local de terra( preto ).
Outra PIC
PA080058.JPG


Antes do mod:
PA080055.JPG

Depois do mod:
PA080056.JPG

Este foi um exemplo da voltagem que se pode conseguir, eu no meu caso consigo até 4.2v de vio, a partir daí a fonte desliga-se.

+5v e +12v
Este mod é feito em conjunto, e visa aumentar os dois rails ao mesmo tempo atravez de um pequeno parafuso(resistência), que deve ser regulado para a direita se para aumentar a voltagem, e para a esquerda para diminuir a voltagem, muito cuidado ao regular, para n tocarem em nada, e apanharem choques.
PIC
PA080051.JPG


+12v ANTES DO MOD
PA080052.JPG

+12v DEPOIS DO MOD
PA080053.JPG


+5v ANTES DO MOD
Esqueci-me de tirar fotos, mas estavam inicialmente a 5.10v
+5v DEPOIS DO MOD
PA080054.JPG


---------------------------------------
Pontos de leitura.
Quando temos a fonte ligada à board, é dificil ler o vio, no entanto com o auxilio da molex para P4 é possivel lerem, basta porem a ponta do multimetro na parte de trás do conector, num dos fios laranja.
PA080059.JPG

desculpem a pic, esqueci-me de por o modo macro, já só tinha visto quando fiz o upload para o pc, e já tinha a fonte montada na caixa.

Para lerem os +5v e os +12v, para ligarem a ponta do multimetro no vermelho e no amarelo, para cada rail respectivamente, com o multimetro grounded é claro.

Para lerem, devem regular o multimetro para DV20.

Por agora é tudo
Um obrigado ao ojdr2001 e ao |ricky| pelo esquema do vio.

Alguma dúvida, basta chamar :001:
 
Muito bom! :)

Fiz o mod à minha e tá a bulir!

Agora tou é cuma duvida... Tou com 12.59v (a variar +/-0.01) em idle.
Kuando corro o 3DMark2005 (pa puxar pela GeForce 6800 Ultra da XFX e pelo processador) fico com +/-12.40... devo diminuir no mod?
 
bururu disse:
o mod aos 3.3v serve basicamente para q?
o mod aos 12v ja fiz e ja conhecia, mas aumentei poco....


A razão para que os overclockers fazem o mod aos 3.3v é que o vdimm vem dessa linha, e ao fazermos o vdimm mod a uma board ficamos limitados até 3.3v de vdimm aproxidamente, ora quem tem mems com chips bh-5 e não só, precisa de mais de 3.3v, para poder correr as mems com altos fsb, e timings o mais reduzido possivel, assim sendo, fazendo este mod, é possivel tirar vdimm nos 3.4v, 3.5v até ao utilizador desejar, dentro dos parametros que acha necessário.
Os 3.3v também alimentam o agp, northbridge, southbridge, etc.

Cumps mad
 
MadOnion disse:
Fico feliz que o tutorial tenho servido para alguma coisa, xBoShY fizeste o mod aos 3.3v também???

Claro :)

Tou com a abit ic7-max3 moddada como a do hipro5 (com ligeiras alterações, visto a minha board ser a 1.1) e isto tá a pedi-las ;). Puxei a linha dos 3.3v até aos 3.82v (dava mais, mas já nao interessava muito... por enquanto) pk tou com um dimm de 256Mb das hyperx pc3500 (CH5). Vamos a ver se amanha chegam as bh6 que comprei baratinhas e ver o k é k isto dá.

Agora tou é cuma duvidazeca... 250Mhz 3-3-3-8 @3.4v neste dimmzeco tá bom? É que isto na quer dar mais, mesmo a 3.70v :( (reinicia ao arrancar o windows).

Tou com um P4-2.8Ghz (multiplicador:14) e com vcore a 1.575v. Arrefecimento a ar. (Se alguem souber de kem me possa dar um helpzito a montar o phase-change... diga ***** koisa :))

Gracias :)
 
xBoShY disse:
Claro :)

Tou com a abit ic7-max3 moddada como a do hipro5 (com ligeiras alterações, visto a minha board ser a 1.1) e isto tá a pedi-las ;). Puxei a linha dos 3.3v até aos 3.82v (dava mais, mas já nao interessava muito... por enquanto) pk tou com um dimm de 256Mb das hyperx pc3500 (CH5). Vamos a ver se amanha chegam as bh6 que comprei baratinhas e ver o k é k isto dá.

Agora tou é cuma duvidazeca... 250Mhz 3-3-3-8 @3.4v neste dimmzeco tá bom? É que isto na quer dar mais, mesmo a 3.70v :( (reinicia ao arrancar o windows).

Tou com um P4-2.8Ghz (multiplicador:14) e com vcore a 1.575v. Arrefecimento a ar. (Se alguem souber de kem me possa dar um helpzito a montar o phase-change... diga ***** koisa :))

Gracias :)


Não dês muita voltagem a esses chips ch-5, espera antes para bh-6 para testares melhor, e ao menos as latencias são mais baixas, e deves conseguir o mesmo fsb á mesma voltagem... o resto já se sabe.

Metro obrigado :cool:
Fiz este tutorial mas já com pics minhas, e o texto escrito por mim, e em português, pois há muita gente que não se desembaraça em inglês e/ou tem preguiça de procurar, aqui tem um tutorial em portugues, e claro como a agua. :x2:

cumps mad
 
Arranjei uma fonte desta e o tutorial vai ser precioso;)

Estive a ver a minha fonte(que e igualzinha) mas o vsense e cor de laranja e encontra-se no 2º pino da ficha, mas o procedimento e o mesmo, certo?

N existe maneira de controlar os 5v e 12v separadamente?

cumps
 
Acham que com mais tensão na linha de 12v se consegue melhores overclocks? é pq quando subo o vcore a tensado desce para valores menores que 12v, pode isto estar a limitar o overclock ou não?
 
Sylix disse:
Arranjei uma fonte desta e o tutorial vai ser precioso;)

Estive a ver a minha fonte(que e igualzinha) mas o vsense e cor de laranja e encontra-se no 2º pino da ficha, mas o procedimento e o mesmo, certo?

N existe maneira de controlar os 5v e 12v separadamente?

cumps

Já experimentaste ler o vio nesse wire??
Talvez exista um mod externo, pegando num fio vermelho e amarelo, da mesma molex e cortando da mesma maneira o fio, e soldando uma resistencia fixa entre os fios, e uma variavel em paralelo. Como tenho o pc na fonte, regulo uma vez e deixo estar.

Kanguru sim e não, pois não é só a voltagem que conta numa fonte, é também um factor importante, mas uma boa amperagem nessa linha é fundamental para overclock, no entanto o aumento de voltagem pode resolver alguns reboots.

cumps mad
 
Pois sei que conta tanto a tensão como a corrente, o que não sei é se como aumento a tensão, e se a fonte fornecer a mesma potencia, a corrente desce o que não ajuda. Ou se ao aumentar a tensao, a potencia aumenta e a corrente mantem-se...
 
Back
Topo