Chiller: Algumas duvidas

cigano

Power Member
Boas,

Este verão estava a pensar em montar um chiller...mas ainda há duvidas que tenho e que quero ver esclarecidas antes de me por em aventuras...

1º: Poderia fazer um bloco em casa, provavelmente sairia-me mais barato que comprar um todo em cobre...e nesse caso...qual seria o melhor esquema de passagem da agua? Pendei em fazer a entrada mesmo ao centro, sobre a area do core do cpu, e depois andava a volta e saia num canto...nao sei se me faço entender, depois meto uma pic. Este esquema assim é bom? Ou haverá algum mais eficaz?

2º: Depois de ter o material todo, como encheria o circuito? O gás ainda nao sei o que usar porque nem tenho o compressor, mas para encher valeria mais a pena chamar um técnico que me fizesse o trabalho em condições?

3º: O fluido para usar no circuito WC, seria melhor usar anti-congelante? Como aguenta temperaturas mais baixas parece boa escolha, mas nao trás inconvenientes nenhuns?

4º: A bomba. Aqui estou mesmo ás aranhas, nao sei o que usar. Façam as vossas propostas ;)



Para já é tudo, aso me surjam mais duvidas, posto-as aqui.

Agradeço desde já a quem ajudar.
 
1. eu acho que não vale a pena te dares ao trabalhao de fazer um bloco homemade.
tens varios blocos jeitosos e que servem para esse trabalho:
KTC PQ PLUS A64 35€
SWIFTECH APOGEE UNIVERSAL WATERBLOCK 45€
SWIFTECH storm UNIVERSAL WATERBLOCK 75€
1A-COOLING SL2 34€ + adaptador
1A-COOLING HV2 47€ + adaptador

(os da swiftech acho que são os mais indicados para este trabalho)

ate nem são muito caros, e também não comprometem.

2º tens um topico muito bom, em sticky neste forum, a explicar como proceder para encher um circuito.
o gas a usar, depende do compressor e do oleo que estas a usar.

3º sim, tem que ser anti-congelante, e puro de preferencia. ou algo com temperaturas de fusão bastante baixas, para não correres o risco que o liquido congele no chiller, coisa que normalmente é grave.

4º a bomba que me parece mais indicada para chillers, e que tenho visto em varios chillers também, é a laing ecocirc:
D1-09-700B.jpg
laing.jpg

como os componentes moveis e a "pump house" é quase toda em cobre, lida bem com baixas temperaturas, pelo que me parece uma boa escolha, e que, sobretudo, não te dará muitos problemas. além disso, é uma bomba com potencia suficiente para que mantenhas um fluxo elevado, dependendo da restrição imposta pelo circuito (que deve ser pouca!).

é importante que mantenhas um fluxo elevado, e que uses tubos com um diametro grandito, pelo menos na zona do chiller, para correres menos riscos de o liquido congelar.
o circuito mais indicado para a agua percorrer no chiller, é um trabalho a que deves dar atenção, quanto mais ela andar no meio do gelo, mais probabilidades tens de ela congelar, quanto menos andar menos arrefece.
tens que acertar o percurco conforme as necessidades dissipatiivas do circuito.
é quase como se pudesses ter um radiador de tamanho variavel para um WC normal.
 
Última edição:
tenho duas coisas a acrescentar :


Se possivel usa um circuito com tubo de 1/2".
Os blocos aconselho a fazeres em casa, ou a pedires a alguem que os faça, de preferência de camara aberta, sem labirintos. com adaptadores de 1/2" tambem.

Quanto ao liquido, usa misturado com a agua metanol.
 
Back
Topo