Chiller

wEs

Power Member
oh pessoal quem tiver experiencia ou conhecimento k me diga o kek realmente e preciso para fazer um chiller...alem de um bloco um waterblock serve...radiador e tal...agora partes de um frigorifico, o kek se aproveita de um frigorifico? o compressor de cor preta k contem o gás e mais o ke? eh k afinal n vou ter k recorrer ao frigo. k tenho ca em casa, o meu vizinho tem ali alguns 6 compressores de frigorifico! alguns tao todos podres mas ha um k ta em muito bom aspecto ou pelo menos aparenta nao tar ali a muito tempo, ta ali a porta da oficina de serralharia, ta limpinho e bonito e acho k da pa aproveitar, dp a cena do condensador, evaporador e isso e k me confunde e tmb a sequencia do sistema..ando a estudar aki este guia ha cerca de 5 minutos lol! deem uma ajudinha especialmente o Live visto k ja fez uma coisinha destas...

edit: os compressores k vi la eram todos com R12 e o k tenho ca em casa tambem.
 
Última edição:
Wes antes de mais axo bem a ideia. Bai pa frente com isso

So uma pekena coisa.. isso k tas a fazer é po teu pc? é que pelo k vi..nem com OC tas..alem disso..um k6 deve atingir uns k? 35 graus? nao me parece que o trabalho falha a pena. se isso for pa cpus futuros axo boa a ideia.. Boa sorte.
 
Não Madcoto!eh pra futuros pc's claro! nem me atrevo a mexer neste K6 pk ele sem overclock ja eh instavel imagino com overclock lololol tmb ja sofreu o k tinha a sofrer!o chiller vai ser pros futuros pcs neste caso vai ser o tbred 2200+ (nao eh a revisao b) ah e se kiseres da aki uma ajudinha Epox 8K5A2+ ou Abit KX7-333R ? isto eh mm uma kestao de me decidir e ir ja comprar alias tou mais virado pa epoxa pkausa da kestao de ter de desblokear o 2200+ pa ele bulir na kx7, ja aconteceu em inumeros forums plo k ja vi e alias a epoxa eh mais barata =) ! mas voltando ao tema...madcoto percebes algo de chillers?
 
Só pa responder aquela pergunta de que temperatura atingia um K6-2 -> MT ALTA LOL QD FAZES OC PARECE QUE TAS NO INFERNO ! :004: falo por experiencia propria claro...
 
AH ! NEsse caso é diferente! Boa sorte para isso entao ! Infelizmente nao percebo muito disso. Apenas sei que da trabalho . :)

Nas boards ja tou mais a par. No meu caso nao exitaria em comprar a Epox nao so por ser mais barata mas tambem pk é optima para OC . :)

Boa sorte
 
Tb tenho andado a penssar em fazer o mesmo... mas preciso de umas orientações... o Live ñ fez nada disto... ele aepnas colocou o recipiente detro do frigo, o Dracula é k axo k fez uma coisa deste tipo...

O melhor gás é o R740 (argon), -182cº !!! :D kuase tão bom como LN2 ! :D

Mas tb é dos k tem as meiores pressões, 300psi...

Os Danger Den axo aguentam de pressão, de 1000 PSI os tubos k ñ sei k aguentaram. Mas axo k ñ precisas de bloko... tems de fazer um evaporador em vez do bloko...

Kem puder dar uma ajuda k diga ! ;)
 
humm fazer bloko, gás...ohhhh draculaaa! anda cá dar umas dicas! :D

mas alguem me sabe dizer quail eh o material k eh preciso ao certo?

edit: WEEE ja tenho compressor, tem la uns autocolantes com codigos e dix 220v~60Hz Sicom Brasil R12, o compressor tem os tubos abertos e sai de la um oleo claro, e tem uma cena solta la dentro na sei o k eh mas ao agarrar algo MUITO PESADO mexe.se la dentro, tem bom aspecto ta limpinho mas n tem maneira de ligar a eletricidade, so tem uma saida com 3 pinos, mas plo k vi e so comprar uma caixa tipo fonte k liga ali e dp ligar a eletricidade, corrigam.me se tou errado! lol tao ne k so hj kdo fui ao meu vizinho serralheiro ver do compressor k me re-lembrei k tenho aki um vizinho tmb k arranja electrodomesticos...ja me arranjou a makina de lavar e tudo, tem montes de cenas la pa casa...uhuhuhuh. os meus vizinhos rulam a montes ahahah :D :D :D
 
Última edição:
wEs : Vai ver a thread dele, possa ser k encontres algo... só axo uma cena estranha, é k o gás dele, R409A, só vai até aos -47ºc... e ele diz k xegaou aos -51, ñ sei se é normal... se calhar tem ums pekenas variações.

Kuanto ao evaporador, ñ pode ser um bloko normal pk so tem uma entrada... ñ tem nehuma saida, pelo site k puseste ai ñ percebi muito bem... pk pelo eskema pareçe k gás circula sempre...
 
Eu ja tive dois chillers o material utilizado foi : waterblock , tubagens , bomba, isolamento em neoprene, vaselina, silicone, aparelho de refrigeração, anticongelante puro .

No meu primeiro sistema tinha uma mala termica com um aparelho de refrigeração de 170w era um pouco fraco... as temps. andavam nos -5c e no meu xp 2000+ deu pra bombar ate aos 2000 e tal mhz ! ... dps arranjei um compressor usado que utilizava gas r12, mas akilo deu o berro e tive que mudar !

No entanto consegui arranjar um frigorifico que estava em bom estado e a trabalhar, ao principio estava com a ideia de o desmantelar, mas depois lembrei me que podia deslocar o congelador e po-lo imerso no deposito com o anti congelante e assim consegui atingir os -30cº...... e tb umas bejekas mm aki perto de pc .... bem freskinhas !



P.S. : Atenção à condensação !!!
 
mas num chiller o gás n circula? tem k circular senao saia do bloco para onde? eu so nao percebo comek o circuito eh, por k ordem e k as coisas funcionam ?=\ tipo compressor - evaporador/bloco - condensador - radiador - retorna ao compressor?
Live o kek keres dizer com aparelho de refrigeraçao?
 
wEs .... vais ter uns pequenos problemas ..... é k para fazeres ter um sistema phase-cooling (frigorificos) precisas do compressor , do radiador (para arrefecer a parte quente) do evaporador (nos frigorificos antigos é o congelador) e do gás especifico para o compressor .

Tens de verificar que tipo de gas esse compressor é que cada compressor é desenhado para trabalhar a uma certa pressao, o oleo que estavas a falar tb vai depender do tipo de gas, no caso do r409a (substituto do r12) é um oleo mineral e há outros gases que necessitam de gas sintetico.
Tens de arranjar um radiador jeitoso dimensionado para a carga que tens no teu sistema....
Tens de arranjar um evaporador , pode ser um tubo de cobre enrolado, como pode ser o vulgar congelador dos frigorificos tem é que ser bem dimensinonado para o sistema estar bem balanceado senão nao faz bom frio .....

Atenção ao filtro de humidades e impurezas do sistema .....

Se precisares de alguma ajuda diz ***** ....
 
tive a ver melhor e akilo dix na parte superior do compressor "COMPRESSOR OIL SYNTHETIC ALKYLATE"
o fabricante é a Tecumseh o gás é R12, o radiador nao ha prob em principio, agora explica.me só, se pusermos um gás k possua uma temp mais baixa ora obviamente vai exercer maior pressao no compressor e vai ter menos fluidez pk o compressor nao tem força para o fazer circular?k tecnica se usa pa carregar um compressor? sim o evaporador ja reparei ali no frigorifico k eh o congelador k basicamente eh uma caixa com canais. entao o evaporador vai ficar antes do bloco? então o circuito seria compressor - onde o "gás" em estado liquido é impulsionado
radiador - onde o "gás" ainda em estado liquido é refrigerado
evaporador - onde o gás passa de estado liquido para gasoso
bloco - onde refrigera o cpu
condensador - algo tipo o evaporador mas k devido ao calor k o gas absorveu no bloco vai faze.lo tornar.se novamente liquido seguindo depois para o compressor

basicamente é isto certo?
 
Bem... aki fica como eu fiz uma "prometia" LOL
eu utilizei:
Compressor 1/4
409a boiling point -37.5c
2.5metros de tubo capilar
1 metro +/- de return line... 1/2 tubo
condensador... 25X30CM

O freon 409a tem um boiling point de -37.5c.. mas em vaccum eu consegui atingir -51c ou -52c... Isto deveu-se a:
Eu usei o tubo capilar por dentro da return line... o k faz com k o likido (freon em estado likido) k esta dentro do tubo capilar fike a uma temperatura MT baixa...assim ganho uns 7 /8 c sobre -37.5c ( 37.5c é a temp. + baixa deste freon em condiçoes normais...)
depois... como o meu evaporizador teve um pekeno desleixe.. (uma pekena fuga) o freon começou a sair... quando eu acabei o cooler dava -44c depois.. passado um tempo ja ia a -52c... isto por k quanto menos freon no systema + baixas as temps iram ser... ja k o compressor fica com + força (por causa de ter menos freon para puxar ;) ) MAS isto vai fazer com k o freon existem...embora va a -52c... n tem tanta capacidade de absorver o calor como antes... (por ter menos freon)..por isso.. com uma fonte de calor...o evapo. n se aguentava la mt bem :S ....
outra coisa k influencia na kestao das temps é o comprimento e a dimençao do tubo capilar... isto varia de compressor para compressor...e de freon para freon.. por isso tem k haver aki um Tweaking nesta parte :P ...

o evaporizador tem k ter MT area de contacto... um bloco com MT's canais... serve...

+ kestoes... n esitem em askar ;) LOL

P.S: se alguem me poder arranjar cobre.... PM me...

P.S2 : eu ainda n refiz a minha "prometia" pk
1..n tenho cobre
2.. mt preguiçoso
3..n sou Xtreme overclocker anymore LOL
4..so kero por isto a workar a 100% para talvez um dia vender..
 
ok... estou a entender +/- ... mas as minhas dúvidas devem ser as mesmas k as do wEs, ainda ñ perecebi como é o sistema, como é k esta montado, e em relação ao bloko, o gás passa por lá e volta para o compressor? Pelo k vi nas fotos do Dracula e nos eskemas da prometeia é só um tubo leva o gás e ñ volta nada...

Se puderem fazer ai um eskema rasko no Pait era fixe... ;)

Dracula: "condensador... 25X30CM" ñ será evaporador?
 
ZoMmMm ora ve aki este desenho da prometeia!

prom6.jpg

o tubo k leva o gás ta dentro do tubo k "recolhe" o gás de volta ao compressor :D
ou seja o dracula quando fala return line é o "suction tube" k aparece na imagem! tamos a progredir! agora gostava de saber comek isto se dá no bloco em si...tive a falar co meu pai a perguntar.lhe se ele sabia o kera neoprene, plo nome n foi la mas kdo lhe disse kera uma especie de espuma preta parecida ca espuma isolante do flutuante, ele disse.me k devia ser o material com k se isola os tubos de cobre nas obras e k se arranja em ***** drogaria/casa de materiais de construçao. é nao é? bem vo estudar o frigorifico :D
 
Condensador é o "radiador"... evaporizador é onde vai ocurrer o phase change... ou seja.. onde vai haver a kebra de presao, espansao do freon....= tornar o likido em gaz...

Aki fica uns eskemas de evap.
 

Anexos

  • evapos.gif
    evapos.gif
    18,6 KB · Visualizações: 145
ja ando a fazer umas adaptaçoes no meu arrefecimento .... arranjei um radiador velho e vou meter a agua a -20cº a passar pelo radiador para fazer uma especie de ar condicionado para arrefecer a caixa (mb, discos, grafica, etc...) ja testei e tá mto fixe .... o ar ao passar pelo radiador fica FRIO e entra para a caixa .... vamos ver se teremos problemas com condensação .... a humidade relativa está baixa (50%) a temp. da caixa sem a adaptação ronda os 30cº ... espero que fique nos 10cº/15cº e que a grafica dê mto mais mhz e que o sistema em geral fique mais estavel ...
 
ehehehe ja tou a apanhar a coisa, vo fazer o bloco eu, a ver se esta semana ja vou buscar cobre :) agora condensador/radiador a medida vai influenciar o desempenho, por isso rende mais um grande ou um pekeno?
 
Já tou a ver +/- ... mas posso por issu com o meu bloko normal? entrar por um cano e sair pelo outro? Assim fikava era com 2 tubos... em vez de um dentro do outro.

Outra dúvida era em relação aos tubos, tem de ser em cobre ou podem ser as mangueiras normais do WC ?
 
Back
Topo