Chiller

eu acho k tem de ser tubos de cobre e de diametro pekeno pk as mangueiras do WC sao demasiado largas, o k ia fazer diminuir a pressao e era preciso um compressor muito potente para ter força pa bombear o gás. acho k em relaçao a serem 2 tubos em separado é mais funcional mas n deve funcionar muito bem, os tubos devem ser assim pk o gás k vem no suction tube deve ajudar a evaporar o k vai no tubo capilar!akilo pra tar assim e pk tem alguma função em especial!

PS: só inda n faço a minima é de como se carrega o compressor e se este tem de ser limpo..?=\
 
por tubos de watercooling??? LOLADA!
VCS n tao a ber mt bem a presao k akilo faz no block e mesmo no condensador... e TENHO uma fuga no meu sistema.. e possovos dizer k o evapo. ta MT bem soldado.. quase k tem 1 CM de solda de cobre em cima!! e mesmo assim tem uma fuga...atensao ao soldar isto tudo..

Para utilizar 1 compressor ja usado deve-se tirar o oleo mineral k tem dentro do combressor...como k fazer uma "limpeza" do interior do compressor... para carregar o compressor é facil.. no compressor tem 3 tubos... 1 k é para o suction tube... k vem do evapo para o compressor outro para mandar o freon do compressor para o condensador k depois vai do condensador para o evapo. e outro k é para carregares o sistema com freon...
 
ok... tudo com tubos de cobre e bem soldado...

Dracula: O Suction tube e o Capillary tube podem ser como eu disse ? Separados um do outro?

Kuanto ao carregar o Gás... tira-se o oleo mineral e limpa-se... e mete outro oleo novo? Onse se compra ? E o gás onde ser arranja ? Vem estado likido, certo?
 
os dois tubos podem ser em separado ;)

Se kiseres um bom freon... e compativel com todos os compressores... usa R290 (propane)...
Eu nunca mudei o oleo do meu compressor ja k ele é novo... por isso.. n tenho mt's conhecimentos sobre isso :(
Como o R290 n tem oleo nenhum na sua constituiçao... pode ser usado com kualker compressor... ;)

Freon arranjas numa casa de frio...
 
"R290 (propane) is also beginning to make its way in as a mainstream refrigerant. With a boiling point of -42C, it is more of a class 4 refrigerant, but because of its new found common use I have included it in my class 2 list. This is randomly used in things such as freezers - a lot of hobbyists use it for home built systems."

humm R290 parece ser fixe para um primeiro chiller...basta tirar o oleo k ta no compressor (será k e preciso limpar akilo?tipo meter agua ou outro liquido la pa dentro?) e dp compra.se R290 k nao sei bem como mas k se carrega por um tubo k dp irei descobrir qual! tmb tenho a mm duvida do ZoMmMm isso vem liquido ne? tmb se viesse em gás imagino a quantidade k nao tinha k se comprar :P e isso do suction tube e do tubo capilar separados tmb é porreiro...bloco bem soldado...parece k to a atinar com isso!

e olhem lá metano nao dá?

"R50 (methane) This a moderately light gas with a boiling point of -162C; it's the base compound for most of today's refrigerants. In its pure form, it is a bit too light (molecular weight 16) to work with outside of a cascade cooler. Though this can be used in a system of its own, you will need pressures nearing the 450 mark on a warm day to liquify. Overall a great additive or for use in a cascade cooler."

no tal guia do overclockers tem la montes de gases pa usar num chiller
 
R50 (methane) e outros assim com o boiling point mt baixos.. precisam de compressores MT potentes... isto na ordem dos 250psi!

Aki esta a entrada para o freon....
as garafas k tem o freon NORMALMENTE tem a peça k encaixa aki...
 

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Mas espera ai... tenho de carregar o gás kuanto já estiver tudo ligado e soldado, certo? O gás vai ser carregado ñ só para o compressor mas tb para todo o sistema de tubo, evaporador e condensador, certo?
 
yah tmb tenho essa duvida, o meu compressor tem os tubos todos abertos alias até sai de lá oleo, se carregar o compressor assim o gás vai sair imediatamente plos burakos! llololol. o meu compressor nao tem essa cena Dracula, será que nao ha maneira de o carregar?!?!
 
Olhem aki este eskema k eu encontrei na NET... é praticamente a mesma coisa... só k em vez dakele avaporador, vamos meter o bloco ! ;)

esquema.jpg
 
Claro k se tem de fazer a carga de freon com o sistema fexado...
o sitio por onde entra o freon pelo compressor é num dos 3 tubos k existe no compressor... num lado do compressor ha 2 e do outro existe 1.. do lado k tem so 1 tubo... é ai k se mete o freon.

o meu...
 

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bem o meu vizinho serralheiro deixa eu ir la pa oficina usar as ferramentas :D :D :D :D ahahha a ver se compro cobre esta semana e tubo de cobre fino pa fazer ja a ponta do tubo capilar e do suction tube no evaporador e dp kdo montar tudo soldo as pontas! epah mas o gás manda.se pa k preço? nao faço a minima mm!

PS:Fdx o cota nc mais orienta dinheiro pa ir buscar a board e a ram :mad:
 
Dps do sistema estar completamente montado com os tubos bem soldados (nota:verifica se no suction tube tens um pipo de forma a carregar o compressor com o gas adequado) o sistema tem que ir à maquina de carregar os compressores pra fazer vacuo e dps carregar com o gas adequado que eu penso que deverá ser o r409a, isto pk a maioria dos frigs. antigos usavam o r12, atenção o filtro do sistema que ser substituido e convem sacar o oleo para que o sistema trabalhe na perfeição...

....e os problemas ainda nao começaram!!!! .... wait till you meet the CONDENSATION :)
 
condensation conheço.a dp k agora tenho muito k fazer!bem primeiro kero ver se me desenrasco a montar o chiller e a po.lo a funcionar! cada x me parece mais facil fazer isto..teoricamente claro...agora na pratica...ouch..vai dar trabalho!
 
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