Problema Chip gráfico (GPU)

reveal

Power Member
Boas pessoal.

Estive hoje numa loja de reparação informática e disseram-me que muito provavelmente terei de fazer a a reparação/substituição do chip gráfico (GPU) de um portátil ASUS N61JQ, isto porque por vezes ele bloqueia a imagem (já o deixei várias horas à espera a ver se desbloqueava e nada....) e agora nem sequer arranca, simplesmente carrego para ligar, ele liga as luzes e a drive de CD's, mas não passa daí, ficando bloqueado com a luz de CapsLock ligada (sem desligar mesmo carregando na tecla) e a de Num LK também na mesma.
Outro sintoma é que assim que ligo o cabo de corrente, o PC inicia automaticamente ficando como indicado atrás.

Será que é mesmo disto!? Entretanto iam abrir o portátil e ver se era mesmo disto.....
De chamar a atenção que antes já tinha colocado aqui no forum uma questão por causa das altas temperaturas que atingia (nomeadamente cerca de 75ºC-80ºC, em uso normal - CPU e GPU).

O orçamento que me deram para fazer isto rondará os 195€. Que acham deste valor!?

Obrigado
 
Boas,

se o problema realmente for do GPU, um reballing poderá (não e certo) resolver a situação.
agora esses 195€ incluem o que?( gpu novo mais aplicação do mesmo e mão de obra? que gráfica tens? dão garantia do trabalho que fizerem?

tem essas coisas em atenção.

cumps
 
Pois, pelo que entendi era mesmo tudo incluido (mão de obra e material novo). Quanto a garantia não tenho certeza se a davam e qual o tempo.

Passei agora na loja novamente, já o abriram e afinal é pior ainda que o que inicialmente se pensava. Parece que foi a board que deu o k tinha a dar.... Disseram-me que já pediram preço para a sua substituição. Caso não recompense o valor, vão experimentar reparar aquela através da substituição dos SMD (penso que seja isso) que estão queimados, e ir experimentando até estar a funcionar.

Disseram-me também que experimentaram com um i5 (o PC vem equipado com um i7) e que funciona, mas com um i7 que até ferve. Não sei bem o que quiseram dizer com isto, mas penso que seja sobre o problema de aquecimento do CPU/GPU.

Será que vou ter "sorte" de com 200€ arranjar o computador, ou posso esquecer aquele!? :(:(:(
 
Que diagnóstico confuso esse...
Se funciona com um i5 e com um i7, então não percebo que problema exacto tão grave é que tem.
A questão do portátil se ligar automaticamente quando inseres o cabo é que me parece pior. Está aí qualquer problema a nível de circuitos.
Quanto ao arrefecimento, isso é reparável. Há modificações que se podem fazer na unidade de arrefecimento e no chassis que baixam consideravelmente a temperatura.

Btw, 200 euros só mesmo se te colocarem uma board nova, porque um reballing fica em média por 80~100 euros com 6 meses de garantia.
 
Pois, o que me disseram sobre os processadores foi mesmo o que eu disse, também fiquei depois a pensar como é que puderam experimentar e saber se a temperatura subia mesmo ou não mas deve ter sido através do ligar do PC (que chega a ficar ligado, apenas não arranca nada) e assim deixar ver se o processador aquece, é a unica maneira de ver, ao que me parece.

Quanto à board, também estive entretanto a ver e mandando vir (da china, claro....) fica em 180€. Agora estou à espera para saber o preço na "oficina", pra saber se compensa. Isto porque já estive a falar com um rapaz que está a vender o dele (um N61JV, ou seja, o modelo abaixo do meu, com i5 e gráfica nVidia GT325M 1GB) por 350€.
Já pedi um relatório das temperaturas do PC e deixou-me mesmo assim assustado (pois a média de temperaturas é só de 5ºC a menos que o meu que queimou....)
bench1a.jpg



Será que isto é uma temperatura aceitavél para um portátil desta gama!?
 
As temperaturas que estou a ler não me parecem iguais às que tu relataste.
84º de máxima em stress test do CPU é bom, porém 80 em uso normal no CPU E no GPU é demais.

Já agora, na imagem que te enviaram não aparece (nas estatísticas) a temperatura do GPU, que é a que costuma ser mais alta.
Aquele 54º ao lado deve ser a temperatura em idle.

Edit: e cuidado que se mandares vir uma board da China arriscas-te a ter de pagar taxas alfandegárias.
 
Última edição pelo moderador:
Pois, realmente não me enganei, isto porque a média na imagem é de 76ºC (sensivelmente....) e no meu, a média que dava era de 80ºC, isto sem fazer um teste deste modo, apenas verificando em determinados tempos de uso normal.
Quanto ao GPU, na imagem diz que está a 54ºC, embora que é um valor pontual, não um valor médio.....

Mas no geral uma temp em teste não superior a 80ºC é bom para o PC (o teste foi feito durante 1h12, ou seja, já estava a ser testado à algum tempo)!?
 
Back
Topo