1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Chip gráfico (GPU)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por reveal, 6 de Junho de 2012. (Respostas: 8; Visualizações: 2137)

1. reveal

reveal Power Member

Boas pessoal.

Estive hoje numa loja de reparação informática e disseram-me que muito provavelmente terei de fazer a a reparação/substituição do chip gráfico (GPU) de um portátil ASUS N61JQ, isto porque por vezes ele bloqueia a imagem (já o deixei várias horas à espera a ver se desbloqueava e nada....) e agora nem sequer arranca, simplesmente carrego para ligar, ele liga as luzes e a drive de CD's, mas não passa daí, ficando bloqueado com a luz de CapsLock ligada (sem desligar mesmo carregando na tecla) e a de Num LK também na mesma.
    Outro sintoma é que assim que ligo o cabo de corrente, o PC inicia automaticamente ficando como indicado atrás.

Será que é mesmo disto!? Entretanto iam abrir o portátil e ver se era mesmo disto.....
    De chamar a atenção que antes já tinha colocado aqui no forum uma questão por causa das altas temperaturas que atingia (nomeadamente cerca de 75ºC-80ºC, em uso normal - CPU e GPU).

O orçamento que me deram para fazer isto rondará os 195€. Que acham deste valor!?

Obrigado

2. pfsilva

pfsilva Power Member

Boas,

se o problema realmente for do GPU, um reballing poderá (não e certo) resolver a situação.
    agora esses 195€ incluem o que?( gpu novo mais aplicação do mesmo e mão de obra? que gráfica tens? dão garantia do trabalho que fizerem?

tem essas coisas em atenção.

cumps

3. reveal

reveal Power Member

Pois, pelo que entendi era mesmo tudo incluido (mão de obra e material novo). Quanto a garantia não tenho certeza se a davam e qual o tempo.

Passei agora na loja novamente, já o abriram e afinal é pior ainda que o que inicialmente se pensava. Parece que foi a board que deu o k tinha a dar.... Disseram-me que já pediram preço para a sua substituição. Caso não recompense o valor, vão experimentar reparar aquela através da substituição dos SMD (penso que seja isso) que estão queimados, e ir experimentando até estar a funcionar.

Disseram-me também que experimentaram com um i5 (o PC vem equipado com um i7) e que funciona, mas com um i7 que até ferve. Não sei bem o que quiseram dizer com isto, mas penso que seja sobre o problema de aquecimento do CPU/GPU.

Será que vou ter "sorte" de com 200€ arranjar o computador, ou posso esquecer aquele!? :(:(:(

4. pfsilva

pfsilva Power Member

epah, entao a bord deu o que tinha a dar e funciona com um i5?

tenta ver mais do que uma opiniao...

cumps

5. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

Que diagnóstico confuso esse...
    Se funciona com um i5 e com um i7, então não percebo que problema exacto tão grave é que tem.
    A questão do portátil se ligar automaticamente quando inseres o cabo é que me parece pior. Está aí qualquer problema a nível de circuitos.
    Quanto ao arrefecimento, isso é reparável. Há modificações que se podem fazer na unidade de arrefecimento e no chassis que baixam consideravelmente a temperatura.

Btw, 200 euros só mesmo se te colocarem uma board nova, porque um reballing fica em média por 80~100 euros com 6 meses de garantia.

6. reveal

reveal Power Member

Pois, o que me disseram sobre os processadores foi mesmo o que eu disse, também fiquei depois a pensar como é que puderam experimentar e saber se a temperatura subia mesmo ou não mas deve ter sido através do ligar do PC (que chega a ficar ligado, apenas não arranca nada) e assim deixar ver se o processador aquece, é a unica maneira de ver, ao que me parece.

Quanto à board, também estive entretanto a ver e mandando vir (da china, claro....) fica em 180€. Agora estou à espera para saber o preço na "oficina", pra saber se compensa. Isto porque já estive a falar com um rapaz que está a vender o dele (um N61JV, ou seja, o modelo abaixo do meu, com i5 e gráfica nVidia GT325M 1GB) por 350€.
    Já pedi um relatório das temperaturas do PC e deixou-me mesmo assim assustado (pois a média de temperaturas é só de 5ºC a menos que o meu que queimou....)

Será que isto é uma temperatura aceitavél para um portátil desta gama!?

7. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

As temperaturas que estou a ler não me parecem iguais às que tu relataste.
    84º de máxima em stress test do CPU é bom, porém 80 em uso normal no CPU E no GPU é demais.

Já agora, na imagem que te enviaram não aparece (nas estatísticas) a temperatura do GPU, que é a que costuma ser mais alta.
    Aquele 54º ao lado deve ser a temperatura em idle.

Edit: e cuidado que se mandares vir uma board da China arriscas-te a ter de pagar taxas alfandegárias.

Última edição: 11 de Junho de 2012
  8. reveal

reveal Power Member

Pois, realmente não me enganei, isto porque a média na imagem é de 76ºC (sensivelmente....) e no meu, a média que dava era de 80ºC, isto sem fazer um teste deste modo, apenas verificando em determinados tempos de uso normal.
    Quanto ao GPU, na imagem diz que está a 54ºC, embora que é um valor pontual, não um valor médio.....

Mas no geral uma temp em teste não superior a 80ºC é bom para o PC (o teste foi feito durante 1h12, ou seja, já estava a ser testado à algum tempo)!?

9. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

É completamente diferente ter um pc em funcionamento normal ou tê-lo a fazer um stress test.

Partilhar esta Página