Chips soltos?????

Thelos

Power Member
Eu sou um utilizador novo deste fórum, e detesto começar com um problema desta gravidade.

Adquiri recentemente uma Powercolor X850XT Crossfire através de um site de leilões, e quando a recebi e instalei não tive o menor problema.

O pior foi quando voltou a tirá-la da torre para a limpar. Poisei-a na mesa e reparei que faltava um pequeno transistor. Reparei que estava debaixo do cooler solto. Numa louca e desesperada tentativa de tentar reparar o dano, coloquei-o no sitio dele e experimentei a placa. Trabalhava, mas eu não me arrisquei a po-la em funcionamento constante, pois fiquei com medo que fosse avariar de vez.

Peço a ajuda de quem entenda do assunto e me possa ajudar a resolve-lo, pois estou com uma gráfica que não me permite usufruir de alguns dos jogos que eu gosto mais de jogar.
 
Como se faz isso? Sou um bocado noob nestas andanças.

Está me a dizer que eu posso postar, responder, mas não posso inserir anexos. É isso?
 
Lool!! e isso funca assim sem isso?! lol... não sei a função especifica dessa peça, mas num funcionar sem isso dá me vontade de rir...

Já agora isso não será um daqueles "AND" ou "OR", estudei isso em sitemas digitais mas nunca vi um, só sei que têm uma saida e duas ou mais entradas..

Agora talvez com um ferro de solda e um pouco de habilidade... ela já não tem garantia?!
 
Eu não disse que trabalhava sem isso, disse que com aquilo no sitio ela trabalhava, mas que não me arriscava a usa-la neste estado.

Garantia não tem, visto que já a adquiri em segunda mão.

Com um ferro de soldar talvez até conseguisse soldar a perna de cima e a da direita de baixo, mas a outra não. Aí partiu um bocado do "plástico" do "coiso", como está visível na terceira imagem.
 
Li agora que isso são transistores...

Também li agora que um gajo teve um problema com essa grafica e trocou o Q20, portanto o Q10 também deve dar para trocar..

Pelo que estou a ler o Q10, Q9 e Q20 estão a dra problema a users de outros foruns, principalmente porque a placa acusa que o cabo de energia não está ligado quando ele está..

Se a placa funciona com o transistor lá em cima, também funcionara se o soldares, mas talvez devas esperar por mais opiniões...

Já agora eu compro em segunda mão e normalmente compro sempre peças que estejam dentro da garantia...
 
Última edição:
Já vi esse forum, mas o que ele substituiu foi o Q20. Eu não sei é qual é a descrição para o Q10, que é o que me está a dar problemas.... Acho que hoje vou a uma loja de electronica ver o que é que eles me dizem, mas se não me disserem nada bom em concreto, acho que vou aguardar mais algum tempo, infelizmente.
 
Última edição:
Pela 3ª foto parece-me k o chip ja esteve literalmente colado na placa... pelo menos parece-me vestigios de cola bem no centro do chip e no meio da placa...

Foste tu?

IMO os chip sao soldados a placa e nunca ha necessidade de os colar no meio...mas posso estar enganado...

E k senao nao me admirada nd k kem te vendeu a placa tivesse colado o chip e despachado a placa... mas claro k n posso afirmar isto...
 
Tive a verificar melhor e parecem mesmo vestigios de cola. Mas posso estar enganado.

Mas tal situação a verificar-se significaria que o chip pode trabalhar, mesmo partido, desde que as pernas do "bicho" estejam em contacto com o PCB. Pois antes de o dito cujo ter caido, eu testei-a e ela trabalhava e corria tudo na boa.

Aquilo pode mesmo trabalhar partido??????
 
ele nao esta partido, solto nao esta a fazer contacto... possivelmente se colares e o suficiente pra voltar a fazer contacto, se bem k o melhor mesmo era dar um calorzinho c/ ferro para ficar agarrado...mas se nao tens jeito c ferros de soldar, certamente k colado e melhor k nd...

mas certamente k alguem c conhecimentos de electronica te podera aconselhar melhor...
 
Boas,

Se fosse cmg ia a um loja de reparações electronicas e pedia para soldar isso, por 5€ já te devem por isso no sitio ou se fores conhecido até te fazem isso de borla. Se a loja for boa até te testam e dizem se é melhor substituir por um novo.

Cumps.
 
Depende do sitio aonde ele for, mas se ele for a uma loja e levar a placa dizem-lhe logo quanto cobrariam pela soldadura e se fosse barato era a malhor opção possível.

Cumps.
 
Be, um colega meu soldou o transistor no seu devido lugar e cá está ela a correr jogos e 3dmarks.

Esta vai ficando, pois estou a pensar em adquirir uma HD2900XT lá pró fim do ano(verão, e tal, os €€ vão faltando).

Já agora, não sabem se a ATI disponibiliza datasheets das suas placas?
 
Amigo, esse trans estourou, o que ves por baixo dele nao é cola mas marcas de ter estado a altas temperaturas o que fez derreter o verniz da placa. Um concelho, mesmo que tenhas soldado esse ele nao ta la a fazer nada, pelo bocado do contacto que ficou agarrado ve-se que ele perdeu um condutor. Esse trans pode nao ser preciso para o funcionamento da placa a nivel grafico mas pode ser por exemplo o que controla a fan. Vai a uma loja de eletronica e compra um igual para substituir.
 
Ela trabalha sem o menor problema. Controlo a ventoinha na perfeição, corro tudo o que quero correr sem o menor problema. Mas de facto queria ver se o substituia, o problema é arranjar um igual, pois na net não encontro nenhuma informação sobre este transistor. No cimo dele está escrito 1AM5. Já procurei e nada.
 
Back
Topo