Choques eléctricos no mbp

Tou a tirar Electrotecnia ;).

E o meu computador é um iBook, n é um macbook.

E tem mesmo terra, e tá ligado a uma tomada que tem mesmo terra.

No MBP quem tem choques é porque não tem o portátil ligado à terra.
 
Ultimamente quando não estou no meu MBP (early 2008), costumo baixar um bocado o ecrã.
Quando volto a abrir o ecrã, sinto sempre um pequeno choque na parte de trás deste (ou seja perto da maçã).
A tomada tem ligação a terra. Devia preocupar-me?

Nota: em todas as vezes que apanhei choque, esteve ligado à corrente.
 
Ultimamente quando não estou no meu MBP (early 2008), costumo baixar um bocado o ecrã.
Quando volto a abrir o ecrã, sinto sempre um pequeno choque na parte de trás deste (ou seja perto da maçã).
A tomada tem ligação a terra. Devia preocupar-me?

Nota: em todas as vezes que apanhei choque, esteve ligado à corrente.

É normal acontecer. A conecção do magsafe pode deixar escapar corrente para a carcaça que por sua vez é boa condutora.

Ter terra ou não na tomada onde ligas o AC adapter é indiferente. A não ser que aparafuses um fio de terra á carcaça do portatil, nunca vais ter terra dedicada no portatil. O cabo de alimentação só tem 2 condutores. Não existe qualquer ligação dedicada á terra entre o teu PC e a tomada.
 
Isso acontecia-me esporádicamente com o MBP 15" early 2008, mas agora com os novos MBP 13" Mid 2009 ainda não apanhei nenhum choque nem nada que se pareça... às tantas melhoraram qualquer coisa.
 
Se tem terra, então deve ter a ligação mal feita, experimenta ligar noutra ficha que tenha terra e vê se continua a dar choque.

Os choques nao sao sempre.
Todas as fichas teem terra.
Experimentei em varias fichas. O problema nao é da terra.
Existe problema e inumeros casos destes...
Tambem ja trabalhei nos novos e nunca apanhei nenhum... mas isso nos antigos chateia muito... acho um bocado inadmissivel
 
já apanhei tanto choque no meu Early 2008.. mas dor? dedos dormentes à conta disso? lol, porra..que exagero. Duvido muito disso, os choques são só uma mariquice, às vezes até é giro :P
 
Desde que tenho o meu mbp que ele me dá pequenos choques nos pulsos, quando está ligado à corrente.
Li alguns post no forum da apple.com, e há algumas pessoas com o seu portátil na mesma situação.
Alguém tem o mesmo problema? E já agora, se podiam dar a vossa opinião, se isto se defacto é um problema do portátil e se o devo trocar ou se poderá ser do sistema eléctrico, etc.. qq coisa mais.

Obrigado!
:)
tas a ver a tomada que liga á corrente? desliga-a e liga-a ao contrario
 
já apanhei tanto choque no meu Early 2008.. mas dor? dedos dormentes à conta disso? lol, porra..que exagero. Duvido muito disso, os choques são só uma mariquice, às vezes até é giro :P

Isso de virar o carregador ao contrario tambem ja li... ainda vou testar...
 
Última edição pelo moderador:
Também já apanhei alguns no meu MBP, principalmente ao fim de jogar no meu G25(volante) que é em couro. O mesmo já acontecia no meu Asus W1, que também era de alumínio, daí sempre ter associado à electricidade estática
 
Última edição:
Exacto!
Também tenho um Toshiba à mais de 5 anos, que tem o plano do teclado em alumínio e sempre apanhei choques desde o início... Choques é uma palavra forte, são uns estalitos nos pulsos!
Inicialmente tb pensava que era electricidade estática, mas ao fim de uns tempos também me disseram para virar a ficha ao contrário na tomada, e ÀS VEZES resultava... Entretanto ao longo dos anos fui-me esquecendo disso, e já nem me lembro de tal voltar a acontecer! (vai na volta fiquei vacinada que já nem os sinto! lol!)
Verificava também que era mais frequente nos meses secos, o que faz algum sentido!
 
Por mais que digam que não, isso tem a ver com a falta de terra nas tomadas electricas, eu tinha um asus que tinha uma risca em aluminio e ligava-o a uma tomanda sem terra, se metesse a mão nessa risca apanhava sempre choque, o mesmo já não se passava quando o ligava a uma tomada mesmo com terra, é para isso que a terra nas tomadas serve, para fazer com que as correntes "perdidas" não andem pelo aparelho .
 
Tenho um MBP e isso também me acontecia de vez em quando. O mais estranho é que não era sempre e não tinha a ver com a tomada ter ou não terra. Aliás, 90% das vezes ligo o carregador directamente à tomada, e dessa forma é impossível ter terra uma vez que a ficha não a tem.
Notei que esses choques aconteciam apenas quando o portátil está quente, isto é, só depois de algumas horas de estar a funcionar. Nunca apanhei choques com o portátil frio.
Desde que comprei um protector de picos de corrente não tive mais esse problema. Não sei se foi coincidência ou não, mas o que é facto é que os choques se foram. E estou neste momento a converter um video grande, com CPU a 77º e ventoinhas a 5800 rpm e nada de choques :)
 
"Desenterrei" este tópico para dizer que também sinto descargas (e que descargas!) de electricidade estática no meu novo MacBooK Pro sempre que este está ligado à corrente. Já alguém tentou resolver este assunto directamente com a assistência Apple? Ou isto resolve-se ligando o outro adaptador que vem com o portátil?
Isto é deveras irritante num portátil que custa mais de 1000 euros.
 
Ando para comprar um MBP e nunca tal me tinha passado pela cabeça...

Isto é ridiculo, e sem dúvida que é um problema de terras. Querem vez que tenho que ligar o chassis do MBP à terra para não apanhar choques!

Isto é absolutamente ridiculo. Sem dúvida começo a ponderar não estoirar dinheiro num Mac :S
 
Back
Topo