Choques eléctricos no mbp

Isso acontece-me o mesmo às vezes com um Toshiba!! Não vai ser por isso que não vou comprar um Mac... lol

De facto depois fiz uma pequena investigação, e modelos de outras marcas (Toshiba, Asus...) com aplicações no chassis em aluminio sofrem deste problema.


No fundo a resolução do problema passa por utilizarem outro material não condutor :007:
 
o que acho engraçado é a importância que dão, já senti imensas vezes esses choques quando estava ligado a uma extensão eléctrica e não acho nada demais.
costumo usar ligado directamente a tomada na parede e não sinto choques, provavelmente pelas razões que aqui já falaram.
se têm tanto medo há imensos portáteis por onde optar, de plástico ou alumínio who cares.
há coisas que só a Apple faz, mas nem tudo é perfeito nem nunca será, já tive problemas ilimitados com pcs e também já tive alguns, ou algum lol, com o mbp. não acredito que seja um problema que a Apple ignore, se fosse fácil de o contornar tenho a certeza q já o teria sido feito nas gerações posteriores.
 
O que eu acho engraçado é que apenas 49,95€ resolvem o problema dos "choques?" e/ou flutuações estáticas.

http://store.apple.com/pt/product/TX048ZM/B?fnode=MTY1NDA2Ng&mco=MTM3NDcyMjc

Já li neste tópico malta a defender a compra do White por ser de plástico (de policarbonato?) e por isso não dar choques, se o problema é esse comprem a case de plástico que não é assim tão cara como isso e resolve o problema, ou acham que as specs do White valem assim tanto a pena hoje em dia?? loool

PS: Parece que ultimamente a Apple adora capas loool, iPhone 4 - Macbook Pro.

Convém também comprar um supressor de picos de corrente, isto para qualquer PC.
 
Última edição:
isto também me acontece há um ano desde que comprei o mac... esteja na cama, no sofa... tanto faz, sinto eletricidade e se tocar nas pessoas com as mãos sinto eletricidade e elas quando me tocam também... poderá ser algum prob mm do meu mac ou isto é normal por ser de aluminio?
 
Apanho as respectivas cócegas no pulso só quando o Macbook (Abril de 2010) está com bateria completamente carregada e ligado à corrente.

Será da tomada?

(Sem estar ligado à corrente e mesmo ligado quando o led está vermelho não dá choque...)
 
capturadeecr20100905195.png


De que região são? Notam mais no verão que no Inverno?

capturadeecr20100905200.png


É muito provável serem resistências terra mal dimensionadas. Assim nós é que funcionamos como eléctrodo terra e não é nada agradável. Eu sinto o mesmo e é mais no Verão, devido à transpiração. Os macbooks de alumínio têm um isolamento fraquinho, e sim, a apple podia tentar fazer melhor, sacrificando a espessura dos portáteis. E os electrões não estão no interior do alumínio, estão bem à superfície.
 
Desde que tenho o meu mbp que ele me dá pequenos choques nos pulsos, quando está ligado à corrente.
Li alguns post no forum da apple.com, e há algumas pessoas com o seu portátil na mesma situação.
Alguém tem o mesmo problema? E já agora, se podiam dar a vossa opinião, se isto se defacto é um problema do portátil e se o devo trocar ou se poderá ser do sistema eléctrico, etc.. qq coisa mais.

Obrigado!
:)
Olá,
Isso é um problema com os carregadores da apple. Gera-se uma tensão flutuante que é transmitida à carcassa do portátil. Não sei como ainda niguém confrontou seriamente a apple. A tensão flutuante pode atingir os 100 VAC e será potencialmente perigosa se alguém estiver descalço num ambiente húmido.

Não tenho nada desse género aqui por casa, mas a questão é que, apesar de sentir uma vibração ou talvez electricidade estática, não apanho choques. O motivo dos choques não sei qual é, se das tomadas, se dos portáteis, agora... não se pode generalizar.
Não se trata de eletricidade estática. A tensão flutuante está lá e são cerca de 100 VAC. O problema está no carregagor e na tecnologia adotada que transfere para a carcassa do portátil essa tensão. É imperdoável na Apple.

o que eu acho giro no meio disto tudo é o preço do mbp ser bastante alto (normalmente 2000€+) e eu já ter experimentado outros portateis mais baratos de outras marcas e nenhum ter feito isto.. mas pronto a apple habitua os clientes a este tipo de qualidade nos produtos

pior ainda é a apple saber do problema e nada fazer para o corrigir mas novamente.. a apple habitua os clientes a isso. (isto é se houvesse este problema noutra marca qualquer o ppl secalhar dizia q era uma m*rd* agora como é na apple nao..)
É verdade. Não sei como ainda não houve um acidente sério. Tratando-se da Apple é imperdoável que não tenham assumido o erro de projeto e resolvessem de vez o problema.

Se tem terra, então deve ter a ligação mal feita, experimenta ligar noutra ficha que tenha terra e vê se continua a dar choque.
O problema é do projeto do carregador. Não tem nada a ver com uma boa ou má terra.

"Desenterrei" este tópico para dizer que também sinto descargas (e que descargas!) de electricidade estática no meu novo MacBooK Pro sempre que este está ligado à corrente. Já alguém tentou resolver este assunto directamente com a assistência Apple? Ou isto resolve-se ligando o outro adaptador que vem com o portátil?
Isto é deveras irritante num portátil que custa mais de 1000 euros.
Sem dúvida. E não percebo como é que a Apple ainda não assumiu o problema.

Se não tiverem "terra" na tomada onde têm ligado o vosso mac, nao ponham os pes no chao ao mesmo tempo que estão a tocar nele..
É ridículo comercializarem um produto e não assumirem o erro de projeto/fabrico.

Exacto, tenta isso.
Quase de certeza que vai dar resultado...
Não funciona.

É normal acontecer. A conecção do magsafe pode deixar escapar corrente para a carcaça que por sua vez é boa condutora.

Ter terra ou não na tomada onde ligas o AC adapter é indiferente. A não ser que aparafuses um fio de terra á carcaça do portatil, nunca vais ter terra dedicada no portatil. O cabo de alimentação só tem 2 condutores. Não existe qualquer ligação dedicada á terra entre o teu PC e a tomada.
Concordo.

Tou a tirar Electrotecnia ;).

E o meu computador é um iBook, n é um macbook.

E tem mesmo terra, e tá ligado a uma tomada que tem mesmo terra.

No MBP quem tem choques é porque não tem o portátil ligado à terra.
O alimentador só tem dois condutores. Portanto não há terra.

Verifiquem se o carregador da apple tem o terceiro pino para ligar à terra independentemente de a tomada ter ou não ter. Daí aparecer a tal tensão flutuante perigosa e que incomoda os utilizadores.

https://www.apple.com/pt/shop/product/MRW22ZM/A/adaptador-corrente-usb-c-61w-apple
 
Back
Topo