Choques elétricos

skywalker_pt

Power Member
Recentemente adquiri um PC High-End com um Corsair Rm850i 80+Platinum e tenho um Corsair K95 RGB Platinum, deves em quando ao tocar nas zonas de metal do teclado sinto um choque elétrico ( não é continuo, acontece de maneira random), também me lembro duma situação em que estava a mover a caixa de posição e segurei na zona traseira(metal) e recebi um choque.
Será que isto é da PSU?
Não tenho nenhum aparelho para medir voltagens nem esse tipo de coisas, há alguma maneira segura para eu ver se há leak de energia?
O computador está em cima duma secretaria de madeira.
 
O teclado é em metal escovado ou palastico? se for metal é o mesmo problema que a caixa certamente.
Na caixa, o mais provável é ser por teres o PC não ligado a terra, seja por culpa do cabo, extensão ou tomada.

Tens de confirmar se tens a ligação de terra na tomada e na extensão/tripla (se usares).

edit,
não expliquei como :P
ou tens uma extensão/tripla que tem uma luz que indica que tens terra, ou tens de arranjar um multímetro para medir entre o ponto da fase e a terra.

Se aparecer ~230V é porque tens ligação terra, se não, não tens. E ai ja tens de abrir a tomada para ver se tens la o fio, ou se é problema no quadro ou se quer a casa têm (a minha é tão velha que so as tomadas da cozinha é que têm terra)
 
Isso da ligação terra não é quando a tomada em vez dos dois buraquinhos tradicionais tem três?
É que para ser sincero eu nunca vi uma tomada assim mesmo em casas mais modernas.
Isso significa que todos os meus equipamentos elétricos recebem essas descargas elétricas?
Posso tar a dizer muita porcaria mas tudo isto me parece um pouco estranho, a própria fonte inclui uma ficha só com dois buracos...
 
As tomadas com terra têm 2 furos e 2 conectores metalicos. Esses conectores metalicos estão (ou deveriam estar) ligados ao fio de terra.
Podes ter as tomadas, mas mesmo assim nao ter o fio de terra ligado, ou mesmo teres algum problema com a instalação electrica.
Todos os equipamentos electricos e electronicos deve estar ligados à terra.
 
Por acaso nunca apanhei choque no meu mas acho que tá ligado a ficha com terra, o meu teclado é de diferente marca do teu mas muito parecido no resto e também é metal escovado por cima, deve ser mesmo por não estar ligado por tomada com terra.
 
Isso da ligação terra não é quando a tomada em vez dos dois buraquinhos tradicionais tem três?
É que para ser sincero eu nunca vi uma tomada assim mesmo em casas mais modernas.
Isso significa que todos os meus equipamentos elétricos recebem essas descargas elétricas?
Posso tar a dizer muita porcaria mas tudo isto me parece um pouco estranho, a própria fonte inclui uma ficha só com dois buracos...
Em alguns países é com 3 pinos (UK, USA, Itália,...), em Portugal usam-se tomadas Schuko e a terra são os contactos por cima e por baixo.

Steckdose.jpg
 
Não é depende, é suposto estar ligado, se houvesse passagem era porque alguma coisa estava mal, mas não era dali, porque é isso mesmo que o shield faz,ser um ponto de referência.

Era como teres o quadro a disparar o diferencial e como solução desligavas a terra do aparelho, sim resolvias a passagem, mas depois ou fritavas o aparelho ou eletrocutavas alguém.


Edit, para confirmar,estas a falr do shield mesmo e não dos contactos certo?
 
Novamente, depende. Se tiveres alguma dessas peças com problema, má montagem, defeito de fabrico etc, pode eventualmente estar a fazer contacto, fazendo passagem de corrente.
Se é remoto? É. Mas como referi, já aconteceu. O problema no outro caso era o backplate que estava desajustado, estando em contacto ligeiramente com parte do usb.
 
Recentemente adquiri um PC High-End com um Corsair Rm850i 80+Platinum e tenho um Corsair K95 RGB Platinum, deves em quando ao tocar nas zonas de metal do teclado sinto um choque elétrico ( não é continuo, acontece de maneira random), também me lembro duma situação em que estava a mover a caixa de posição e segurei na zona traseira(metal) e recebi um choque.
Será que isto é da PSU?
Não tenho nenhum aparelho para medir voltagens nem esse tipo de coisas, há alguma maneira segura para eu ver se há leak de energia?
O computador está em cima duma secretaria de madeira.
Tive o mesmo problema resolvio facil comprando uma tomada tripla de qualidade custou.me alguns € mas valeu a pena..
 
se nao tiver terra, não ajuda.

No caso dos choques sim porque vai filtrar mesmo sem estar ligada á terra o que deveria ser ideal mas mesmo sem estar ligada á terra vai filtrar tem é que ser um bom filtro de linha.

Eu por acaso tenho esta ligada sem ser á terra e nunca tive choques.(Acho que a extensão onde está ligada não tem terra)
https://www.lorenzbell.com/pt/surge-protectors/7-ac-outlets-surge-protector
https://comparador.zwame.pt/produto/lorenz-bell-supressor-picos-corrente-7-tomadas/
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo