Chroma key

LuckyBird

Power Member
Boas, preciso de alguem que trabalhe na area e que possa dar umas dicas, fiz alguns testes de chroma key com um pano verde que compramos nos chinas :D
eu desconfiu que seja o pano que reflete muito, mas esta-me a dar uma dor de cabeça conseguir tirar todo o verde, ja testei o premiere e vegas, na minha opnião o premiere trabalha melhor com keying

vou postar os 2 videos um em bruto e outro ja tratado para que tentem descobrir em que é que eu estou a falhar

alojeio os testes no youtube, ficaram mais pequenos, possivelmente esconde alguns erros
mas maiores ta uma desgraça, fica sempre uma aurélula verde em torno da personagem, se a tento tirar com outra acção por cima desaparece a personagem. os contornos dos objectos parece que estão sempre a mexer.

estou a filmar com uma handycam 4.0mb, tenho 2 focos de luz

em bruto http://www.youtube.com/watch?v=hbXeSdN3-ZE
tratado http://www.youtube.com/watch?v=h0SOjrZs_qk

desde já obrigado
 
Diria que pode ser da handycam que pode não ter resolução suficiente para capturar os detalhes dos materiais...ou então do tipo de iluminação usada que não está bem posicionada e causa reflexos nas zonas mais problemáticas. Também não ponho de lado o pano que por eventualmente ter sido muito barato não está adequado a esse tipo de trabalho...:) Geralmente os fundos chroma a sério são bastante caros...isso não acontece por acaso.

Cumps,
michael c
 
pois tambem ja ponderei tudo o que disseste :S
mas tenho visto tutoriais na net que fazem chroma keys as "3 pancadas"
com o pano cheio de sombras, luz quase nenhuma e ainda sai bem
não sei o que estou a fazer de tão mal
deve ser mesmo da camara, porque luz tambem ja testei de todas as formas e feitios, cheguei a conclusão que um pouco atras da personagem fica melhor
 
Quanto mais difusa conseguires que a luz fique, melhores resultados vais ter. Daí que se tiver distante das personagens simplesmente a luz vai difundir mais, eliminando sombras, ajudando assim ao efeito chroma. Ou estás a cometer algum "erro" técnico a nível de pós-produção ou eu diria que é quase de certeza pela baixa resolução que consegues com a handycam. Faz a experiência se puderes. Faz um teste com uma máquina melhor se tiveres acesso a uma é claro. Eventualmente se tiveres acesso a uma D90 que tem modo vídeo experimenta fazer a focagem manualmente e filma na resolução máxima que a máquina der (serão os 720p portanto).

Cumps,
michael c
 
Porque uma D90? não e um maquina fotografica??
ninguem conhece uma empresa que trabalhe com chroma key ou algo relacionado, de preferencia na região centro?

ob
 
Sugeri a D90 porque apesar de ser uma máquina fotográfica tem modo vídeo e filma a 720p...a qualidade e detalhe que captura bate qualquer handicam e até algumas máquinas mais sérias de entrada de gama. Mas como te digo, se puderes tentar com outra máquina tenta. Porque pode ser por aí já que ao nível de iluminação até me parece bem.

Eu ainda não há muito tempo andei a ver material para produção vídeo em chroma no ebay.uk. Encontrei um fundo 3m por 6m de 140gr (eu já tenho suporte para este tamanho) que custava salvo erro à volta de 70€. E encontrei também um kit de iluminação de luz contínua com 3 fontes de luz equipadas com softbox 60x40 para dispersão de luz e potência de 1000W bulb reguladas para daylight que custava à volta de 300€. Com isto já fazes um estúdio chroma para muitas brincadeiras porreiras. Dúvido que encontres estúdios com chroma. No Porto sei que há alguns mas não tenho os contactos.

Boa Sorte.

Cumps,
michael c
 
obrigado michael c pelas dicas, alem de eu ter ja descoberto outro erro que estou a fazer, que e filmar com a personagem muito junta ao pano.... mas ja andei de novo em testes, notasse mesmo muitas imperfeições na filmagem, pois concerteza será da qualidade da camara, ja consegui por isto +/- aquela estante e aquele balde, fotografeio, tratei em photoshop e coloquei na montagem de video visto não haver interação com ele, a personagem tambem esta +/-.... dor de cabeça é a maquina de lavar, sendo branca apanha o reflexo todo... vou ver se consigo fazer mais progressos
mais uma vez obrigadão
http://forum.zwame.pt/member.php?u=37644
 
Quanto ao reflexo na máquina, às vezes o segredo é simplesmente o ângulo em que se filmam os objectos. Se conseguires girar a máquina de forma a que o ângulo de incidência da luz seja diferente e minimize o reflexo em si, podes ter o problema resolvido. Se juntares a isso no ângulo de reflexo da máquina de lavar um lençol branco ou uma placa de esferovite grande que custa 2 ou 3€, podes vir a ter mais luz nessa zona e um reflexo completamente neutro a esse nível. Realmente se tiveres mais espaço afasta mais a acção do pano porque isso contribui para uma maior dispersão de luz e a uma maior "descolagem" do fundo em si.

Essas defeitos que vês no filme serão provavelmente artefactos causados pela baixa resolução da handycam. Acho que a magia passará mesmo por trocares de máquina, aí acredito que as coisas possam resultar melhor.

Boa Sorte e depois posta o resultado disso se quiseres.:)
 
claro quando tiver o trabalho final, eu "posto" os resultados... de facto não consegui arranjar uma maquina para testar, consegui um conhecido meu que tem um estudio e faz fotografia/ filmagem de casamentos, eventos, etc, que esta um pouco a vontade nisso, e pedi que passa-se por cá, será mais facil de esclarecer todas as duvidas vendo as condições, não desprezando a vossa ajuda o qual fico muito agradecido.

vou sempre reportando os progressos
abraço
 
Para isso ficar bem, apesar de ser um processo facílimo de fazer, é preciso bastante definição da parte da máquina. Além do mais, a tua filmagem tem imensos objectos de formas e cores distintas que complica ainda mais a situação, e sem uma boa máquina de filmar não vais lá.
 
Sim e previsível o que vou ouvir.
acho que a unica coisa que se aproveita no meio disto tudo
são os focos de luz.

camara e o pano tem de ser alterado
 
posso aconselhar a experimentares com uma carpete verde, com essa dimensão. No Fitec foi o que usamos visto que o nosso green screen ainda não tinha chegado...lol e devo dizer que até deu bastante bem. Tens que ter atenção a luz por de tras e a frente, iluminar so a tras nao chega ou so a frente tb. se arranjares 4 holofotes de 500w das obras apontas para o tecto e vê como fica (convem ter atenção a posição... existe uns panos difusores que podem ajudar a cortar na intensidade da luz, não sei é onde se compram...lol ;-P a luz convem ser uniforme. apesar de a tua maquina ser uma handcam tenta mexer na exposição e vê se consegues retirar mais ou menos o verde( depois no programa). São só ideias... Lol
 
Última edição:
Back
Topo