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Chrono Cross é um RPG desenvolvido pela SquareSoft, sendo a sequela de um dos títulos mais icónicos da Super Nintendo: Chrono Trigger. Criminosamente, o jogo nunca foi lançado na Europa, tendo-se ficado pelo Japão (1999) e EUA (2000). Ao contrário do "Dream Team" responsável pelo seu predecessor, Chrono Cross foi desenvolvido principalmente pelo argumentista e diretor Masato Kato e outros programadores que participaram do desenvolvimento de Chrono Trigger, incluindo o diretor de arte Yasuyuki Honne e o diretor de som Minoru Akao.
Quanto ao enredo, este é simplesmente espetacular, valendo a pena jogar o jogo só para seguir a história
A história de Chrono Cross é focada no adolescente Serge e na temática de mundos paralelos. Encarando uma realidade alternativa na qual morreu ainda criança, Serge parte em busca da verdade em torno da divergência entre os dois mundos. A carismática ladra Kid e outros quarenta e três personagens ajudam-no na sua jornada através do arquipélago tropical de El Nido. Na luta por revelar o seu passado e encontrar a misteriosa Frozen Flame, Serge é várias vezes confrontado por Lynx, um antagonista sombrio que o quer capturar a todo o custo.
Com a destruição de Lavos em Chrono Trigger, iniciou-se um futuro diferente onde Lavos e sua influência não existiriam. Porém, nesse futuro "bom", surge FATE, o super computador criado por Belthasar, para preservar a linha do tempo, tendo como objetivo principal controlar e reescrever a história, alterando o tempo e o espaço.
Contudo, havia outros agravantes neste futuro sem Lavos. Schala, irmã de Magus, no final da batalha contra Lavos acabou tornando-se um ente "atemporal" e fundiu-se com uma parte sobrevivente do mesmo, gerando o ser denominada de "Time Devourer". Schala e Lavos, uma vez unidos na forma de Time Devourer, passaram a habitar um espaço dimensional que ameaçava romper e destruir a linha do tempo. Schala para tentar impedir esse acontecimento conseguiu clonar-se a si própria e enviou a sua "filha-clone", Kid, ao mundo para pedir ajuda.
Contudo, havia outros agravantes neste futuro sem Lavos. Schala, irmã de Magus, no final da batalha contra Lavos acabou tornando-se um ente "atemporal" e fundiu-se com uma parte sobrevivente do mesmo, gerando o ser denominada de "Time Devourer". Schala e Lavos, uma vez unidos na forma de Time Devourer, passaram a habitar um espaço dimensional que ameaçava romper e destruir a linha do tempo. Schala para tentar impedir esse acontecimento conseguiu clonar-se a si própria e enviou a sua "filha-clone", Kid, ao mundo para pedir ajuda.
Exibindo uma história desenvolvida pelo criador de Chrono Trigger e Xenogears, bem como múltiplos cenários somados a um enredo único e diversos finais, cada participante pode vivenciar uma aventura diferente. Além disso, conta com um inovador sistema de batalha, introduzindo o sistema de Elemental Field e de Combos (que permite três níveis de intensidade de ataque, permitindo ao jogador flexibilidade nas suas opções de luta. A remoção dos random ecounters de inimigos deixa a decisão de onde e quando lutar nas mãos do jogador, contrariando assim a tendência de combates por turnos, que eram usuais nos RPGs dos anos 90.
Conforme os personagens aumentam as suas habilidades, novas técnicas surgem, deixando ao jogador a opção de juntar forças de dois ou mais personagens em poderosas combinações.
Em termos gráficos, Chrono Cross é do melhor que já se viu na PlayStation, com cenários desenhados à mão, personagens e estruturas poligonais durante as batalhas, com mudanças cenário/batalha bastante boas, espremendo ao máximo a primeira consola da Sony. Além dos vários cenários desenhados, a Squaresoft também acrescentou digitalmente vários movimentos de plantas, de vento e de animais, e também movimento aos cenários pré-renderizados do jogo. Ainda hoje o grafismo de Chrono Cross é perfeitamente atual e jogável, algo que, como sabemos, é raro na geração PS1.
A arte do jogo é qualquer coisa de extraordinário
Na época de seu lançamento, Chrono Cross foi muito elogiado por toda a imprensa especializada, sendo unanimamente considerado como um jogo merecedor da chancela Chrono e como um dos melhores jogos da PS1 e da sua geração, embora tenha recebido algumas críticas pelo seu argumento demasiado complexo e, por vezes, difícil de acompanhar. Atualmente, Chrono Cross é considerado um um dos melhores RPGs já feitos, sendo completamente obrigatório para qualquer fã deste género. Depois de Chrono Trigger ter chegado à DS, porque não ter Cross na Switch?
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