PS Chrono Cross (SquareSoft)

jabun

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Chrono Cross é um RPG desenvolvido pela SquareSoft, sendo a sequela de um dos títulos mais icónicos da Super Nintendo: Chrono Trigger. Criminosamente, o jogo nunca foi lançado na Europa, tendo-se ficado pelo Japão (1999) e EUA (2000). Ao contrário do "Dream Team" responsável pelo seu predecessor, Chrono Cross foi desenvolvido principalmente pelo argumentista e diretor Masato Kato e outros programadores que participaram do desenvolvimento de Chrono Trigger, incluindo o diretor de arte Yasuyuki Honne e o diretor de som Minoru Akao.



Quanto ao enredo, este é simplesmente espetacular, valendo a pena jogar o jogo só para seguir a história

A história de Chrono Cross é focada no adolescente Serge e na temática de mundos paralelos. Encarando uma realidade alternativa na qual morreu ainda criança, Serge parte em busca da verdade em torno da divergência entre os dois mundos. A carismática ladra Kid e outros quarenta e três personagens ajudam-no na sua jornada através do arquipélago tropical de El Nido. Na luta por revelar o seu passado e encontrar a misteriosa Frozen Flame, Serge é várias vezes confrontado por Lynx, um antagonista sombrio que o quer capturar a todo o custo.

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Com a destruição de Lavos em Chrono Trigger, iniciou-se um futuro diferente onde Lavos e sua influência não existiriam. Porém, nesse futuro "bom", surge FATE, o super computador criado por Belthasar, para preservar a linha do tempo, tendo como objetivo principal controlar e reescrever a história, alterando o tempo e o espaço.
Contudo, havia outros agravantes neste futuro sem Lavos. Schala, irmã de Magus, no final da batalha contra Lavos acabou tornando-se um ente "atemporal" e fundiu-se com uma parte sobrevivente do mesmo, gerando o ser denominada de "Time Devourer". Schala e Lavos, uma vez unidos na forma de Time Devourer, passaram a habitar um espaço dimensional que ameaçava romper e destruir a linha do tempo. Schala para tentar impedir esse acontecimento conseguiu clonar-se a si própria e enviou a sua "filha-clone", Kid, ao mundo para pedir ajuda.

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Exibindo uma história desenvolvida pelo criador de Chrono Trigger e Xenogears, bem como múltiplos cenários somados a um enredo único e diversos finais, cada participante pode vivenciar uma aventura diferente. Além disso, conta com um inovador sistema de batalha, introduzindo o sistema de Elemental Field e de Combos (que permite três níveis de intensidade de ataque, permitindo ao jogador flexibilidade nas suas opções de luta. A remoção dos random ecounters de inimigos deixa a decisão de onde e quando lutar nas mãos do jogador, contrariando assim a tendência de combates por turnos, que eram usuais nos RPGs dos anos 90.
Conforme os personagens aumentam as suas habilidades, novas técnicas surgem, deixando ao jogador a opção de juntar forças de dois ou mais personagens em poderosas combinações.

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Em termos gráficos, Chrono Cross é do melhor que já se viu na PlayStation, com cenários desenhados à mão, personagens e estruturas poligonais durante as batalhas, com mudanças cenário/batalha bastante boas, espremendo ao máximo a primeira consola da Sony. Além dos vários cenários desenhados, a Squaresoft também acrescentou digitalmente vários movimentos de plantas, de vento e de animais, e também movimento aos cenários pré-renderizados do jogo. Ainda hoje o grafismo de Chrono Cross é perfeitamente atual e jogável, algo que, como sabemos, é raro na geração PS1.

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A arte do jogo é qualquer coisa de extraordinário

Na época de seu lançamento, Chrono Cross foi muito elogiado por toda a imprensa especializada, sendo unanimamente considerado como um jogo merecedor da chancela Chrono e como um dos melhores jogos da PS1 e da sua geração, embora tenha recebido algumas críticas pelo seu argumento demasiado complexo e, por vezes, difícil de acompanhar. Atualmente, Chrono Cross é considerado um um dos melhores RPGs já feitos, sendo completamente obrigatório para qualquer fã deste género. Depois de Chrono Trigger ter chegado à DS, porque não ter Cross na Switch?​

Radical Dreamers​

Time's Scar

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Última edição:
Joguei quando era miúdo e... para mim é difícil pôr em palavras a sensação que este jogo me deu...

É um dos melhores jogos que já joguei. A arte, as paisagens, o setting paradisíaco, a banda sonora (INCRÍVEL mesmo e conheço as músicas todas de cor e salteado), a história, a jogabilidade ao mesmo tempo completamente diferente de todos os outros rpg's...

É muito especial!
 
Sem dúvida @rayn

Um jogo do tempo em que parecia que os videojogos tinham alma. Estou ha anos para fazer uma nova playthrough neste bicho.

Alguém alinha?

Foi criminoso a Squaresoft nao ter lançado este clássico na Europa... a minha versao NTSC data dos primórdios dos anos 2000, mas suponho que agora uma cópia PS1 desde menino não fique nada barata
 
Estive a ver ontem esse video e trouxe belas memórias: este é daqueles jogos que marcam e merecia um remaster semelhante aos FFs VIII e IX, que permitisse joga-lo nas consolas atuais e PC.
 
Um remaster deste clássico seria incrível... E uma forma de os jogadores europeus o poderem jogar! O Chrono Triger só chegou à Europa, na sua versão NDS.

O meu exemplar da PS1 está religiosamente guardado. Joguei mais de uma centena de RPGs e... Muito poucos tem este nível.
 
Malta, quanto acham que vale este jogo USA selado (versão hits)?
Essa versão é a que tem menos valor comercial, pelo que penso que mais de 50€ é puxado.

No entanto este é "só" um dos melhores JRPGs de sempre. Obrigatório em qualquer coleção. Pode exigir que se abra os cordões à bolsa, mas vale bem a pena
 
Essa versão é a que tem menos valor comercial, pelo que penso que mais de 50€ é puxado.

No entanto este é "só" um dos melhores JRPGs de sempre. Obrigatório em qualquer coleção. Pode exigir que se abra os cordões à bolsa, mas vale bem a pena
Encontrei nos States selado por 34$
Não comprei

Vi Tenchu 2, metal gear solid tudo selado à volta dos 200$...incrível
 
A Square Enix nos EUA ainda faz reprints dum ou doutro título do catálogo da antiga SquareSoft para PS1, nas versões Greatest Hits. O Chrono Cross é um desses títulos, daí o valor relativamente baixo. Uma maneira fácil de ver se se tratam das versões antigas ou das mais recentes é pelo logo da editora da capa. As antigas têm SquareSoft, claro, e as novas reprints já apresentam Square Enix.
 
Ei, dudes! Como é que é? Não há por aqui entusiasmo com tudo o que se tem falado da enorme probabilidade de Chrono Cross vir a receber uma versão remasterizada, com versão disponível para todas as plataformas da actual geração?
O anúncio pode estar para breve, com fortes possibilidades de ser revelado no The Game Awards, dia 9 de Dezembro.
Tudo começou com uma lista que se soltou antes do tempo da GeForce Now de futuros jogos que iriam chegar ao PC, entre eles vários jogos que na altura foram dados como rumores e hoje já se encontram no mercado. Entre eles, Chrono Cross aparecia como remaster.
Desde então foram surgindo pequenas pistas, como a possibilidade de algumas músicas estarem a ser regravadas com a cantora Éabha McMahon, alguns tweets estranhos de Mistuda, compositor da banda sonora, uma colaboração da Square Enix de Chrono Cross em Another Eden, parece também estar praticamente confirmada, estando previsto para 4 de Dezembro.
Seria muito bom termos pela primeira vez em região europeia Chrono Cross, com uma remasterização, ainda melhor. Não peço um remake, excluo-o por completo essa possibilidade, pois seria impossível de manter um jogo desta envergadura, concentrado num único episódio e sair uma coisa decente. Já para não falar que modelar mais de 40 personagens jogáveis e manter aquela arte, não seria uma tarefa para ser feita em menos de 2/3 anos.
O que é que me têm a dizer?
 
Ei, dudes! Como é que é? Não há por aqui entusiasmo com tudo o que se tem falado da enorme probabilidade de Chrono Cross vir a receber uma versão remasterizada, com versão disponível para todas as plataformas da actual geração?
O anúncio pode estar para breve, com fortes possibilidades de ser revelado no The Game Awards, dia 9 de Dezembro.
Tudo começou com uma lista que se soltou antes do tempo da GeForce Now de futuros jogos que iriam chegar ao PC, entre eles vários jogos que na altura foram dados como rumores e hoje já se encontram no mercado. Entre eles, Chrono Cross aparecia como remaster.
Desde então foram surgindo pequenas pistas, como a possibilidade de algumas músicas estarem a ser regravadas com a cantora Éabha McMahon, alguns tweets estranhos de Mistuda, compositor da banda sonora, uma colaboração da Square Enix de Chrono Cross em Another Eden, parece também estar praticamente confirmada, estando previsto para 4 de Dezembro.
Seria muito bom termos pela primeira vez em região europeia Chrono Cross, com uma remasterização, ainda melhor. Não peço um remake, excluo-o por completo essa possibilidade, pois seria impossível de manter um jogo desta envergadura, concentrado num único episódio e sair uma coisa decente. Já para não falar que modelar mais de 40 personagens jogáveis e manter aquela arte, não seria uma tarefa para ser feita em menos de 2/3 anos.
O que é que me têm a dizer?
Um dos meus RPGs favoritos de sempre.

Um remaster (bem feito) seria uma das notícias do ano!

 
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