Ciclos do disco

Pessoal, alguem sabe como resolver os problemas com os ciclos do disco nos portáteis como descrito aqui : http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

Já alguem detectou o mesmo? é que no 8.10 ainda não está resolvido. tentei correr script mas o portatil deixa de arrancar,dá-me um erro nos parâmetros ACPI acho eu. mesmo fazendo sudo gedit /etc/laptop-mode/laptop-mode.conf e alterando os parâmetros o disco faz ciclos excessivos uma média de 1 ou 2 por minuto. alguém tem estado atento a isto?
 
Experimentei o que estava no link que indicaste. Tenho o meu pc há 2 anos e 2 meses e tem cerca 63 000 ciclos. Tenho uma instalação recente do ubuntu e dual-boot com xp, aparentemente não há problema com esta versão do intrepid, apesar de já ter lido o contrário. Segundo o que li, o problema apenas teria sido resolvido definitivamente no opensuse. Posso dizer que em mais de 25 minutos não aumentou ciclo nenhum. Mas vou monitorizar isto regularmente, caso haja alguma coisa que note, como ciclos exagerados entre sessões, informo aqui.

Quanto ao teu problema de não conseguires ver os ciclos do teu disco, verifica se seguiste correctamente os passos indicados no tutorial (apenas são 2). Caso não dê, pode ser do teu disco (pelo que li nos comentários é frequente).
Este problema não é do linux, é geral, apenas os utilizadores linux como gostam de conhecer e controlar o seu sistema, deram importância a este facto. O windows sofre do mesmo e o Mac é ainda pior.
Não há nada como ver se o disco está a funcionar correctamente. Se não estiver, aplica o patch referido no tutorial.
Cumprimentos.
 
Devo andar a dar muito uso ao disco, o meu portátil não tem um ano e tenho 217 740 ciclos.

Em Fedora não aumentou nenhum ciclo em 20 e tal minutos...
 
Após mais uma hora e muito...uma ida ao windows p copiar 4 gb de fotos (cartao de memoria - ubuntu ainda lê os meus)....mais um restart....e..... aumentou um ciclo. Parece que não preciso de patch.

OmniOne, o meu pc é raro, muito raro, o dia em que não está ligado mais que 10 a 12 horas. Nestes 2 anos e 2 meses....2 anos e um mês de WIndows, um mês de linux. Aplica a patch ou os comandos do tutorial e vê se resolvem o problema. Não sei se é verdade ou não que diminui drasticamente a vida do disco, a verdade é que em windows e mac ninguém quer saber disto para nada.

Já agora...em fedora existe uma opção que tem de ser alterada (valor 254.....que em ubuntu é 255 penso eu....) - dei uma lida na vertical aos comentários, mas penso que era diferente nestas distros. Não perguntes o que era....que já não me lembro....tem a ver com as vezes que o disco fico inactivo e que inicia....e o tempo para ficar inactivo.
 
Última edição:
Por acaso o teste que fiz foi ligado à corrente, muito provavelmente a alta contagem de ciclos tem a ver com um perfil mais agressivo quando em modo de bateria, para poupar energia.

De qualquer maneira não estou muito preocupado, segundo o link para discos hitachi (o meu caso) estimam uma vida máxima de 600 000 ciclos.
Até essa altura já devo ter mudado para SSD ou até mesmo outro portátil.
 
Back
Topo