1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cientistas criam "receita" para construir um computador quântico

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por KrimaX, 12 de Janeiro de 2006. (Respostas: 31; Visualizações: 2739)

1. KrimaX

KrimaX Power Member

Cientistas criaram uma "receita" para ajudar a construir o primeiro computador quântico do mundo - uma nova geração de máquinas super rápidas que, espera-se, irão revolucionar o mundo da computação e as descobertas científicas em geral.
    A tecnologia quântica é sempre lembrada quando se fala de criptografia, métodos de cifragem de dados utilizados, por exemplo, em transações bancárias. Mas desenvolvimentos futuros poderão incluir o entendimento de reações químicas, criando medicamentos novos, sistemas de comunicação ultra-rápidos e simulações hoje consideradas impossíveis, como o momento da criação do nosso Universo.
    Um computador quântico irá utilizar as propriedades quase mágicas de minúsculas partículas - tais como os átomos - para armazenar, processar e transportar quantidades gigantescas de informações - e tudo numa fração do tempo que um computador convencional levaria para fazer a mesma tarefa.
    Mas, antes disso, os átomos têm que ser isolados dos outros bilhões de átomos ao redor, convertidos em íons (átomos com carga) e manipulados por meio de campos elétricos, para executar suas tarefas. Isto pode ser feito utilizando-se uma armadilha iônica.
    Os cientistas já aprisionaram átomos isolados, mas o desafio real reside na capacidade de orquestrar os milhões de átomos necessários para se construir um computador quântico.
    Agora, uma equipe internacional de pesquisadores, reunida na Universidade de Michigan, Estados Unidos, desenvolveu uma técnica de fabricação em massa de armadilhas de íons, utilizando a tecnologia tradicionalmente empregada na fabricação de chips de computador.
    A criação desta técnica significa que as armadilhas, que devem ter a largura de um fio de cabelo humano para que se possa construir um computador de escala razoável, poderão ser feitas rapidamente e sofisticadas o suficiente para executarem cálculos úteis. Detalhes da pesquisa, coordenada pelo professor Chris Monroe, foi publicada na revista Nature Physics.
    O processo - chamado fotolitografia - produz "nano-esculturas" tridimensionais, escavadas quimicamente em um substrato de arseneto de gálio - um material semicondutor similar ao silício utilizado nos microprocessadores.
    "Fabricar nano-esculturas para aprisionar átomos individuais e controlar seu movimento é muito difícil. O que nós fizemos foi refinar a receita utilizada na fabricação de microchips para construir armadilhas para átomos individuais. Agora nós podemos construir qualquer tipo de armadilha que necessitemos, na quantidade necessária. Isto nos leva um passo adiante rumo à construção do primeiro computador quântico," diz o Dr. Winfried Hensinger, da Universidade de Sussex, Inglaterra, outro participante da pesquisa.​

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150060110

KrimaX

2. Caveira

Caveira Power Member

é minha impressão ou não demora muito a termos computadores quanticos no mercado? é que noticias sobre isto sao cada vez mais frequentes. :cool:

3. InterTwined

InterTwined Banido

Qual é a tua definição de "não demora muito"? :)

4. artsite

artsite Power Member

Termos no mercado, qual mercado????

Domentico????

Nem mesmo o mercado profissional o vai ver em "pouco tempo". Primeiro anda em testes, depois para grande companhias que para já os mainframes gigantes, visto que o "pc" quantico é mais poderoso, e isto sem falar em custos.

Para a minha era ainda não estou a ver isso implantado nos pc's domenticos e pequenas empresas tão pouco.

Mas é bom saber que isto está a andar e ainda bem.

5. greven

greven Folding Artist

Na minha singela opinião e previsão, deve demorar cerca de 20 - 25 anos. Acho que antes ainda deixamos o Silicio e passamos pelos processadores com fibra optica.

6. blastarr

blastarr Power Member

Já se fala em computadores quânticos desde inícios dos anos 70/fins dos anos 60...
    Mais umas décadas de espera, creio.

edit
    Greven, os chips ópticos não usam fibra óptica.
    Usam sim, infinidades de micro-espelhos inseridos dentro de nano-tubos de carbono.

7. greven

greven Folding Artist

Opss, pois é, tens razão. Claro que é nanoescópico! ;) Não sabia bem o termo, apesar de já ter lido umas coisas sobre isso. Mas esses serão quase de certeza os nosso próximos processadores. Isto depois de já se ter esgotado o dual core, triple core, quadCore, multi core e os preços começarem a ser incomportáveis e não viaveis comercialmente. Já há grandes progressos neste campo pelo que tenho lido. 10 anos talvez?

8. Caveira

Caveira Power Member

epá, é que eu comecei a ficar com a impressao que daki a menos de 15 anos tinhamos comps quanticos! lol, mas também nao há crise, os comps tão a evoluir a um ritmo aceitavel na minha opinião.

Última edição: 12 de Janeiro de 2006
  9. Ksyrium

Ksyrium Power Member

Fala-se muito nos 15/20 anos, mas deve ser um pouco mais. Como se viu o processo é dificil e apesar de terem inventado uma maneira mais rapida para fazer as coisas, imagina agora para milhoes de computadores e ser minimamente barato para o home-user. Na minha opinião é mais uns 30 anos no minimo.

10. Fuadass

Fuadass I'm cool cuz I Fold

epa 30 anos ?! isto agora anda tao rapido que talvez daqui a uns 10 anos ja teremos em casa :) por alguma razao dizem que em 100 anos a tecnologia avancou mais que nos restantes seculos da humanidade ;)

11. Ksyrium

Ksyrium Power Member

30 anos porque supostamente vai ser uma coisa completamente radical em que o conceito de memoria e localização vao ser abolidos e só os fisicos vão saber trabalhar com aquilo inicialmente. Vai ter muito mais a haver com fisica do que informatica. E enquanto nao houver essa transferencia para as grandes massas não acredito que haja esses computadores tão cedo.

12. kanguru

kanguru [email protected] Member

Eu voto nos 15 anos. Talvez mais se os chips opticos forem realmente bons. Que no silicio não me parece ke se aguente mais 15 a evoluir a esta velocidade.

13. greven

greven Folding Artist

E estão-se a esquecer de algo fundamental. A Algebra de Bool, algo fundamental nos PC's, aliás... é a base dos PC's mesmo, não servirá mesmo, logo os Matemáticos teram que trabalhar também! ;)

14. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

eu acho que o processo de adaptação tecnologico vai ser deveras complicado.
    o PC foi o que chegou primeiro. o que vier a seguir, vai ter que destronar o PC, e ter um periodo de convivencia com ele.
    isto, falando a nivel das massas.
    um prototipo de um computador quantico, é capaz de estar para breve (e falamos de decadas, mesmo assim).

custa-me bastante imaginar como se vai programar um bicho desses, ou como se processará o interface.
    a menos que todo o interface do processador seja à base de conversores analogico/digital, o que, na minha opinião, era... estranho.

a comercialização em larga escala esta para distante.

greven, tu com portas logicas do "ou sim ou sopas" não constrois um microprocessador? deixa la a matematica :D (j/k)

eu nem estou a conceber como é que funciona uma porta logica quantica, quanto mais...

1.12976346376537652309240989548709634volts+1.000000000000000000000000000000000volt = 2.12976346376537652309240989548709634volts
    depois vem a porta multiplicadora... this is weird.
    por esta ordem de ideia à saida o processador podia matar um gajo com descargas de alta tensão, ou mesmo provocar a disrupção do ar.

Última edição: 13 de Janeiro de 2006
  15. Hello

Hello Power Member

Talvez daqui a 40 anos xegue a portugal...! Este país ta na cauda da europa nao se esqueçam!

16. x0cHiPiLLi

x0cHiPiLLi Power Member

A julgar pela quantidade de empresas de nanoteconlogia já com resultados quase em mercado, prevejo que o tempo de espera seja de 5/10 anos para aparecer os primeiros e depois vai-se evoluindo dentro do que aparecer, como sempre..

Quanto à adaptação... Os programadores e utilizadores 'lógicos' do computador, secalhar nem vao notar diferença alguma..
    A maior parte das linguagens de programação desde ha muitos anos que são independentes da máquina, podendo ser compiladas para inumeras maquinas..

Última edição: 13 de Janeiro de 2006
  17. x0cHiPiLLi

x0cHiPiLLi Power Member

Pois é... Isso é considerado muito bom... A ponta mais a oeste da europa.. Isso comercialmente só pode ser bom :)

18. greven

greven Folding Artist

Koncaman, claro, com portas lógicas construis um computador, é esse o principio destes computadores, algebra de bool, 0 ou 1 e a partir daqui, os OR's, XOR's, NAND's, AND's, etc...
    Isto feito através de semicondutores, o tal material que conduz ou não perante uma determinada voltagem aos seus terminais (por causa do gap de energia, electrões na banda de condução, bla, bla, bla).

Agora imagina o mundo quantico. Aqui não tens um electrão na banda de valência ou condução. Não tens 1 ou 0. Aliás, tu deves conhecer o teorema da Incerteza de Hisenberg. É que no mundo quântico um electrão pode estar em mais que um sitio ao mesmo tempo! :D Aliás, penso que seja este o principio de funcionamente dos computadores quânticos e daí conseguirem processar muito mais informação. Mas nunca li muito sobre isso. O que queria dizer é que a matemática empregue no computador tal como o conhecemos hoje, que surgiu com a máquina de Turing, iria mudar radicalmente e que isso não implica só arranjar nova electrónica mas bastante mais que isso. :)

19. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

sim...

então, mas afinal o que é que isto faz?
    um processador faz contas! basicamente é isso.
    uma porta logica recebe 2 valores e da um resultado.
    estas nano-esculturas com atomos aprisionados, recebem o que, e dão o que?

20. greven

greven Folding Artist

Tenho ali um livro que fala sobre isto, quando tiver tempo eu leio e meto-te aqui um resumo, mas como sabes caro compatriota de IST e curso, neste momento estamos em época de Guerra, exames ! :D

Partilhar esta Página