Cientistas portugueses desenvolvem o primeiro transístor com papel

Grandes lusitanos! :D
Também acho que se se fosse revelar importante num futuro próximo, estes cientistas deveriam ser brindados com algum prémio.
Certamente sabes tambem que os actuais transitors, em certas aplicacoes, aquecem imenso. O papel nao me parece ter capacidade termica de aguentar grandes quantidades de calor, logo tera de ser usado em coisas mais simples, que assim de repente so me lembro o e-paper.

Tendo em conta a natureza volatil do papel, nao me parece que va ser muito seguro andar com gadgets feitos de papel que de um momento para o outro se podem tornar num monte de cinza.
Falou-se em aplicações de pouca importância, tipo dispositivos electrónicos descartáveis. Não me parece que seja crítico utilizar o papel num dispositivo que vai ter uma curta vida, como uma utilização apenas. :P

A música de fundo da peça da SIC é dos Kraftwerk. :205:
 
Última edição:
é uma grande noticia mas na práctica não vai dar em nada pois a tecnologia base já tem alguns anos e não foi registada por um português .... o q os investigadores da fct fizeram foi agarrar em algo que não é deles e brincar um pouco a fim de sacar fundos para investigação mas q de certeza não vai ser essa ...

esta tecnologia foi desenvolvida para sensores de materiais ... microelectrodos fets e isfets ... digamos que parece ser algo muito grande mas na verdade não se trata de nada mais q um exagero ,,... é como a nasa de vez em qd aparecer a dizer q vem ai um cometa em direcção a nós ... publicidade arranja fundos .....
 
O papel entra em combustão à volta dos 270º C se não estou em erro.
Lembro-me vivamente de ter feito uma experiência em que se fez um recipiente de papel com água lá dentro, levado depois ao bico de Bunsen e fervemos água lá dentro, sem que o papel sofresse qualquer dano. Portanto, temos aqui material, que apesar de não ser tão eficiente, tem um nível de resistência ao calor relativamente elevado ;)

Mas exposto a altas temperaturas continuas será que a resistencia e validade do papel nao diminui?.
 
Isto para cpu's por exemplo, não é viável porque fica mais barato fazer ''tradicionalmente'' transístores com um processo de fabrico de 45nm, do que várias folhas de papel... Certo?
 
é uma grande noticia mas na práctica não vai dar em nada pois a tecnologia base já tem alguns anos e não foi registada por um português .... o q os investigadores da fct fizeram foi agarrar em algo que não é deles e brincar um pouco a fim de sacar fundos para investigação mas q de certeza não vai ser essa ...

esta tecnologia foi desenvolvida para sensores de materiais ... microelectrodos fets e isfets ... digamos que parece ser algo muito grande mas na verdade não se trata de nada mais q um exagero ,,... é como a nasa de vez em qd aparecer a dizer q vem ai um cometa em direcção a nós ... publicidade arranja fundos .....

Podes dar dados concretos relativamente a essa "tecnologia base" com alguns anos ou és mais um "velho do restelo"? :007:
É que se não é nada demais podias já ter criado e patenteado, não??
 
Última edição:
Pelo que parece já foi atribuído um prémio de 2,25 milhões de euros do European Research Council.
Ver aqui e aqui

O projecto «Invisível» levou a cientista portuguesa ao topo, uma vez que este prémio já é considerado uma espécie de Nobel. Consiste na proposta de fazer transístores e circuitos integrados transparentes usando óxidos semicondutores, uma ideia pioneira a nível mundial.
 
Podes dar dados concretos relativamente a essa "tecnologia base" com alguns anos ou és mais um "velho do restelo"? :007:
É que se não é nada demais podias já ter criado e patenteado, não??

já te disse ... procura por fets e ve os desenvovimentos desde 1988 mais ou menos ....

de velho do restelo nada tenho agora transistores desse genero vejo-os todos os dias ... e quem os desenvolve ....
 
já te disse ... procura por fets e ve os desenvovimentos desde 1988 mais ou menos ....

de velho do restelo nada tenho agora transistores desse genero vejo-os todos os dias ... e quem os desenvolve ....

A questão é; antes desta suposta "pseudo-descoberta" já existiam transistores (sejam fets ou outros) em suporte celuloso?
 
já te disse ... procura por fets e ve os desenvovimentos desde 1988 mais ou menos ....

de velho do restelo nada tenho agora transistores desse genero vejo-os todos os dias ... e quem os desenvolve ....
Conheço um homem que viveu em Nápoles e que via o Maradona todos os dias, mas não sabe dar um chuto numa bola e percebe ainda menos de futebol. :D

Nowadays, there is an increased interest in the use of biopolymers for low-cost electronic applications. Since cellulose is the Earth’s major biopolymer, some international teams have reported using paper as the physical support (substrate) of electronic devices. But, until now, no one had ever used paper as an interstrate component of a FET.
Segundo o que aqui diz, o que eles fizeram foi mesmo inédito, no que toca a utilização do papel.
 
Conheço um homem que viveu em Nápoles e que via o Maradona todos os dias, mas não sabe dar um chuto numa bola e percebe ainda menos de futebol. :D

Segundo o que aqui diz, o que eles fizeram foi mesmo inédito, no que toca a utilização do papel.

isso ás vezes é uma questão de querm chega primeiro ao registo ... pauling foi o primeiro a descobrir a dupla hélice do DNA ...mas quem deu a conhecer a info foi watson e crick ... é uma questão de timinng ....

qd digo q vejo, quer dizer que contacto com essas pessoas todos os dias pois pertencemos ao mesmo grupo de investigação .... e sim já experimentaram em celulose, várias bases silicadas, ceramicas varias, bases poliméricas ... não, não estou a lixar postas de pescada ..... é como digo é uma questão de temporização e uma sorte descomunal ....
 
Mas mesmo os transístores de potencia ou ate os transístores dos processadores usam a técnica TFT?

Mas continuo a achar que uma humidadezita e la se foi o IC ou transístores mesmo apesar das impermeabilizações que possam ser feitas, a menos que façam tipo os BI's (os antigos não os de chip actuais).
 
De facto interessantes descobertas. Para quem não se lembra de nenhuma utilização disto, se pensarmos todos juntos conseguimos.
Digamos, por exemplo. Os tickets das garagens do centros comerciais:x2:. Podem ser transformados num ecrão onde dia o tempo e a quantia que temos de pagar de parquímetro:lol:. De momento tb não m consigo lembrar de mais nada, mas a verdade é que isto poderá ter diversas aplicações...
Cumps
 
qd digo q vejo, quer dizer que contacto com essas pessoas todos os dias pois pertencemos ao mesmo grupo de investigação .... e sim já experimentaram em celulose, várias bases silicadas, ceramicas varias, bases poliméricas ...

já agora, se n for mto perguntar, onde é q tu e o teu grupo investiga?
 
Parabéns à colega Doutora Elvira Fortunato e sua equipa. O sonho de ter uma impressora que "imprima" um qualquer dispositivo electrónico está cada vez mais perto. As aplicações são inúmeras e certamente que empresas como a Ydreams farão bom uso dela.
 
isso ás vezes é uma questão de querm chega primeiro ao registo ... pauling foi o primeiro a descobrir a dupla hélice do DNA ...mas quem deu a conhecer a info foi watson e crick ... é uma questão de timinng ....

qd digo q vejo, quer dizer que contacto com essas pessoas todos os dias pois pertencemos ao mesmo grupo de investigação .... e sim já experimentaram em celulose, várias bases silicadas, ceramicas varias, bases poliméricas ... não, não estou a lixar postas de pescada ..... é como digo é uma questão de temporização e uma sorte descomunal ....


Sim, há casos assim. Coisas simples, que quem desenvolveu nem pensou que poderiam ter algum valor. Por vezes meios para tentar atingir algum fim mais "proveitoso". Mas dos fracos não reza a história. E de a professora estar a tentar tirar proveito disto não a condeno! Hoje em dia não basta ser um bom técnico ou ser um bom vendedor... Temos de ser os dois!:007:
 
Back
Topo