Cientistas portugueses desenvolvem o primeiro transístor com papel

De facto interessantes descobertas. Para quem não se lembra de nenhuma utilização disto, se pensarmos todos juntos conseguimos.
Digamos, por exemplo. Os tickets das garagens do centros comerciais:x2:.
Posso dar outro exemplo.
Os cartões "Andante" do "Metro do Porto" têm um circuito integrado (tanto na versão descartável como na versão "Gold", mas esta última não conta por ser plástico) que contém a informação registada nesse mesmo circuito.

Com esses transistores, os cartões seriam apenas simples cartões no que toca a aspecto (sem altos por causa dos chips lá metidos). Ou até podiam ser mesmo autênticos talões.

Desejo os parabéns à equipa de cientistas que inventou esse conceito de transistores.
 
só espero que esses senhores ganhem um Nobel da física

Isso é que era pá!:002::002::002::002:
Era mais uma linha para o meu CV.
"Fui aluno dum Nobel da física" Erá uma granda pinta...

De resto não percebo o porquê de tanta euforia. Mas isso dava pano para mangas:002:

Mas acho bem que continuem a trabalhar, no fundo, a investigação é fundamental para este país evoluir. Só tenho pena é dos bolseiros mal pagos que devem penar que nem uns animais para fazer rodar aquela máquina trituradora de onde saiu esse transístor.
 
isso ás vezes é uma questão de querm chega primeiro ao registo ... pauling foi o primeiro a descobrir a dupla hélice do DNA ...mas quem deu a conhecer a info foi watson e crick ... é uma questão de timinng ....

qd digo q vejo, quer dizer que contacto com essas pessoas todos os dias pois pertencemos ao mesmo grupo de investigação .... e sim já experimentaram em celulose, várias bases silicadas, ceramicas varias, bases poliméricas ... não, não estou a lixar postas de pescada ..... é como digo é uma questão de temporização e uma sorte descomunal ....

não propriamente, o pauling esteve perto de descobrir a dupla hélice como hj a conhecemos, mas na realidade foi mesmo o watson e o crick que a descobriram, o modelo apresentado inicialmente pelo pauling tinha erros, agora, se houve uma "conspiração" entre diversas partes, para impedir este de prosseguir a sua investigação, ou não, é diferente. Sim, o pauling foi bastante prejudicado nesse aspecto. Mas não se pode dizer que foi quem descobriu a dupla hélice.
 
Última edição:
Desde que façam bons cpus a preço acessivel nao me interessa de como é feito :lol:

Não compares o tamanho de um transístor feito com papel com o que é utilizado nos CPUs. O espaço que esse do papel ocupa, deve caber uns bons milhões de um CPU actual.
 
Última edição:
O timing e os conhecimentos e compadrios são muitas vezes o mais importante, vejam o Tesla que por muitos é considerado o maior génio do século XX e por quase todos desconhecido.
 
Back
Topo