Discussão Cinco empresas na fase final do concurso para o serviço universal

Continuo a preferir a PT, apesar de a PT por vezes se esticar um pouco nos preços em relação aos outros operadores, tudo por ter a maior cota de mercado.
A PT, mesmo assim, continua a ser o melhor e maior operador de Portugal, e acho que deve continuar. A Vodafone não é Portuguesa, nós temos de ajudar é as empresas Portuguesas, não estrangeiras.
 
ZON E OPTIMUS DIVIDEM PAÍS NO SERVIÇO UNIVERSAL DE TELECOMUNICAÇÕES

A Zon e a Optimus apresentam propostas mais baixas para o concurso de prestadores do serviço universal de telecomunicações, atualmente prestado pela Portugal Telecom (PT), e aguardam a decisão dos reguladores.
A Optimus apresentou o preço mais baixo para Norte e Centro, e Zon para Sul e Ilhas. Vencedor é conhecido em Junho. Sendo o preço o principal critério de seleção do Governo, as duas operadoras podem vir a dividir o país, de forma complementar, na prestação de serviço.
A operadora da Sonaecom entregou uma proposta de 3,450 milhões de euros e de 3,6 milhões de euros para o serviço de telefone fixo (STF) e para o STF excluindo reformados e pensionistas, respetivamente. Este valor corresponde a um desconto de 70% face ao preço base, que é o limite para que não sejam pedidas justificações para a proposta apresentada.Já a Zon, para a STF excluindo reformados apresentou os mesmo valores que a operadora gerida por Miguel Almeida mas no valor global acabou por ser mais elevado devido ao peso com reformados e pensionistas.
No lote 3, correspondente à Zona sul e ilhas, a Optimus fixou-se nos 7,5 milhões de euros, um valor superior aos cerca de 4,720 milhões de euros apresentada pela Zon.
Estando em processo de fusão, que deverá estar concluído em junho ou julho, a Anacom terá de aprovar que o serviço universal passe a ser prestado apenas por uma empresa quando foram duas operadoras a concorrer ao concurso.
O vencedor do concurso deverá ser publicado em junho. Contudo, o contrato de concessão com a PT vai até 2025 e caso a operadora perca a prestação do serviço terá de ser ressarcida em entre 30 e 35 milhões de euros por investimentos feitos em infraestruturas. Sem a rescisão do contrato não será possível escolher um novo prestador de serviço universal pelo que as negociações com o Governo já estão a decorrer.
A entrega do contrato de concessão à PT foi feita por adjudicação direta e, por isso, Bruxelas poderá multar Portugal por violação das regras comunitárias.
O caderno de encargos define que o custo da prestação do serviço será suportado por um fundo de compensação financiado por todas as empresas de telecomunicações e estabelece ainda a neutralidade tecnológica do serviço de modo que os operadores não tenham de utilizar obrigatoriamente a rede fixa.

Fonte: novidadestv
 
Continuo a preferir a PT, apesar de a PT por vezes se esticar um pouco nos preços em relação aos outros operadores, tudo por ter a maior cota de mercado.
A PT, mesmo assim, continua a ser o melhor e maior operador de Portugal, e acho que deve continuar. A Vodafone não é Portuguesa, nós temos de ajudar é as empresas Portuguesas, não estrangeiras.

Primeiro este concurso é só para tapar olhos, pois o vencedor já se sabe qual é....
Ajudar a PT? Depois de tanto tempo a ser chulados (com taxa do telefone, preços caros....) devido ao monopólio que eles tiveram durante anos e fizeram o que quiseram.... Não obrigado, deviam perder o concurso mas isso já se sabe que não vai acontecer...
 
A mim é indiferente ajudar a PT ou a vodafone ou seja quem for. Eu "ajudo" quem me fornecer melhor serviço a preço mais baixo. Sou um cliente, não sou um amigo das operadoras. Além disso as empresas estrangeiras em portugal também empregam portugueses, e se calhar com melhores condições de trabalho ou melhores salários...ou são só estrangeiros a trabalhar nessas empresas em portugal?

O que conta é a filosofia e qualidade da empresa, não a nacionalidade da mesma.
 
A mim é indiferente ajudar a PT ou a Vodafone ou seja quem for. Eu "ajudo" quem me fornecer melhor serviço a preço mais baixo. Sou um cliente, não sou um amigo das operadoras.

Amigo JXulo, aqui nesta tua frase falaste bem mas muitíssimo bem mesmo, apoiado a 1000% amigo! :x2:

Abraço!
 
Se não fosse a PT e a ajuda que ela teve, quem vivia em aldeias, não tinha agora as possibilidades de ADSL que muitas têm, isso posso eu garantir, os beneficios que a PT teve, foi também para ajudar o pessoal nas zonas mais remotas, apesar de que agora está a ser deixado para trás, mesmo devido a que a "mama" da PT acabou a nivel de ajudas que tinha à muitos anos atrás. Ou seja, vemos cidades extremamente evoluidas com ofertas ADSL a 24Mbps e Fibra 30-400Mbps, e aldeias ofertas de apenas 4-8 Mbps, e quando não é só 1-2Mbps(como o meu caso). Claro, também tenho as minhas razões negativas para não gostar da PT, simplesmente porque pago o mesmo que os outros ou até mais, e tenho menos serviços e em más condições, apesar disso, sei que vai ser feito um projecto para terminar até Setembro em que irá haver Meo adsl para permitir 15-20Mbps.
 
Última edição:
a PT tal como todas as empresas de telecomunicações são geridas para terem lucro, e não venham dizer que investe onde mais ninguém investe porque uma empresa que herdou uma rede de cobre diretamente como a pt, o pouco que investe não se compara ao que receberam. na adjudicação devia ser salvaguardado que o serviço universal no minimo tinha que fornecer 4mb de internet.
 
Se não fosse a PT e a ajuda que ela teve, quem vivia em aldeias, não tinha agora as possibilidades de ADSL que muitas têm, isso posso eu garantir, os beneficios que a PT teve, foi também para ajudar o pessoal nas zonas mais remotas, apesar de que agora está a ser deixado para trás, mesmo devido a que a "mama" da PT acabou a nivel de ajudas que tinha à muitos anos atrás. Ou seja, vemos cidades extremamente evoluidas com ofertas ADSL a 24Mbps e Fibra 30-400Mbps, e aldeias ofertas de apenas 4-8 Mbps, e quando não é só 1-2Mbps(como o meu caso). Claro, também tenho as minhas razões negativas para não gostar da PT, simplesmente porque pago o mesmo que os outros ou até mais, e tenho menos serviços e em más condições, apesar disso, sei que vai ser feito um projecto para terminar até Setembro em que irá haver Meo adsl para permitir 15-20Mbps.
Esse projecto que tu falas é aí só e apenas na tua zona não? É pena e curioso não haver mais ninguém pelo país a beneficiar de projectos semelhantes
 
Esse projecto que tu falas é aí só e apenas na tua zona não? É pena e curioso não haver mais ninguém pelo país a beneficiar de projectos semelhantes

O projecto que falei foi um aparte só para explicar o porque de não ter apenas só aspectos negativos... Falando de rede, claro que a PT teve muito mais apoios financeiros, também foi o primeiro operador e publico ainda por cima a operar em Portugal, mas a rede da PT é a mais robusta em Portugal, segundo vejo, ha muita instabilidade na velocidade da ZON e a PT é mt mais estavel. A exame informatica confirmou isso, se na pratica ainda funciona assim, não sei, mas acredito que sim.
 
Back
Topo