Cinebench R20 Benchmark Scores

Limitar os resultados a 2 por cpu do user?

  • Sim, pode-se deixar um resultado stock e outro com o oc máximo.

    Votes: 6 37,5%
  • Não, é interessante analizar mais em pormenor as pequenas diferenças.

    Votes: 10 62,5%

  • Total voters
    16
  • Votação encerrada .
Em resposta aos softwares em background, eu pessoalmente não tenho nada a não ser discord e HWInfo abertos, depois só mesmo aqueles serviços da Microsoft (OneDrive?). Nem mesmo o iCue tenho aberto, que segundo li algures fazia impacto.

PS: O binning dos cores nao influencia na "qualidade" dos cores, ou seja, melhor overall performance à mesma frequência?
 
Última edição:
Agora, uma coisa é certa, as memórias com 2133 com timmings baixos (CL15), pelo menos neste benchmark melhoram bastante.
Ontem tentei com o XMP ligado e não consigo estes valores.

Esse valor de CL15 pode ser considerado baixo sim, mas a partir dos 3000Mhz, não a 2133... CL é um número de ciclos relacionado com os ciclos totais (os tais 2133Mhz etc).

Timmings baixos para 2133Mhz seria algo como CL10 ou menos.

nesta tabela os valores em nanosegundos para teres uma ideia da latência real nos diferentes cenários.
 
Última edição:
Annotation-2019-10-01-012135.png


Multi - 3748 - AMD R5 3600X (Stock) - 2x8 Corsair Vengeance RGB Pro DDR4 3200 @ 3600 CL16
Single - 513 - AMD R5 3600X (Stock) - 2x8 Corsair Vengeance RGB Pro DDR4 3200 @ 3600 CL16
 
Este teste não tem grande dependência de memória, mas os ryzen para funcionarem no seu pico dependem muito desta quer em termos de frequências, e ainda mais importante, latências. O background e o próprio SO influenciam também bastante, por exemplo o win7 ainda tem bastante melhores resultados que o win10, isto especialmente no r15, mas também no r20.

E depois, stock agora, não é igual para todos, por isso não se fiem, um determinado processador pode suster um clock mais elevado durante mais tempo por diversos factores.
 
Tanto em Multi como em single - 4.175 ghz.

Edit: Voltei a fazer o teste e já deu 4.4 ghz em multi e single.
 
Última edição:
Bom, em multi bate certo a diferença, mas 513 de certeza deve estar mais próximo dos 4.4, até porque bate certo com os casos acima de 3700X
 
Última edição:
PS: O binning dos cores nao influencia na "qualidade" dos cores, ou seja, melhor overall performance à mesma frequência?

Mesmos cpus à mesma frequência, eliminando as outras variáveis, tem a mesma performance.
O binning de que falas tem a ver com conseguir fazer a mesma frequência com menos voltagem ou mais frequência com a mesma voltagem.

E depois, stock agora, não é igual para todos, por isso não se fiem, um determinado processador pode suster um clock mais elevado durante mais tempo por diversos factores.

Também tenho reparado nisso, mas também vejo que têm havido updates de microcode/bios que têm feito alargar os intervalos.
No futuro deve dar para ver melhor a performance média de quem não tem compromissos na refrigeração e alimentação.
 
Depois de baixar novamente os timmings de um valor em cada, la subiu um pouco mais. Alguém detecta algo de errado no HWinfo?

SbVmTJV.png


Edit: Depois de mexer na curva das ventoinhas para fazer com o processador nao chegue aos 80c os cores todos ja dao um pouco mais de mhz. Resultado, o máximo que fiz até agora foi 4862 pontos.
 
Última edição:
@JPgod também acho, essa pontuação no single core desse 3600X a 4.4 GHz parece fazer sentido, o meu 3900X fez 515 pontos a 4.35-4.4 GHz no R20.

Sendo a arquitetura do CPU a mesma entre qualquer dos CPUs Zen 2, parece-me razoável esse tipo de comparações entre diferentes CPUs dessa linha, no single core.

Claro que as diferenças na RAM, cooling, silicon lottery, tarefas em background, sistema operativo, etc., são capazes de desviar um pouco os resultados uns dos outros.
 
Esse valor de CL15 pode ser considerado baixo sim, mas a partir dos 3000Mhz, não a 2133... CL é um número de ciclos relacionado com os ciclos totais (os tais 2133Mhz etc).

Timmings baixos para 2133Mhz seria algo como CL10 ou menos.

nesta tabela os valores em nanosegundos para teres uma ideia da latência real nos diferentes cenários.

O Ryzen dram calculator faz isso, basta meter 2133 na velocidade, e ele dá os timings adequados.

Bom, em multi bate certo a diferença, mas 513 de certeza deve estar mais próximo dos 4.4, até porque bate certo com os casos acima de 3700X

Para referencia o meu 3700X com a ultima bios faz 510 de singlecore

Depois de baixar novamente os timmings de um valor em cada, la subiu um pouco mais. Alguém detecta algo de errado no HWinfo?

Edit: Depois de mexer na curva das ventoinhas para fazer com o processador nao chegue aos 80c os cores todos ja dao um pouco mais de mhz. Resultado, o máximo que fiz até agora foi 4862 pontos.

Não vi nada errado :).

A vantagem de um cooler melhor é mesmo o menor ruido, entretanto vem ai o frio e as coisas ficam mais tranquilas :).

Edit: Estão a faltar ai uns resultados de 9600k/9700k para podermos comparar.
 
Última edição:
Update após atualização da BIOS para a nova versão 1201:

Comparativamente ao teste que fiz antes da atualização à BIOS, o CPU (3900X) manteve sensivelmente a mesma frequência no multi-core, mas no single core agora vejo que manteve 4.44 a 4.46 GHz estáveis em quase todo o teste. Diria que a média foi de 4.45 GHz.

Antes, andava entre os 4.35 e os 4.40 GHz (raramente atingia os 4.40 GHz, maior parte do tempo só chegava a 4.38 GHz). Pelo que vi, diria que a média foi de 4.37 GHz.

Melhorou (em termos de médias, cerca de 80 MHz), mas ainda não vejo os 4.6 GHz que a AMD anuncia.

Sendo assim, os novos resultados no Cinebench R20 são os seguintes:

Multi: 7089 pts - AMD Ryzen 9 3900X (Stock) - Corsair Vengeance LPX 2x8 GB 3000 MHz/CL15 - ze_da_esquina
Single: 524 pts - AMD Ryzen 9 3900X (Stock) - Corsair Vengeance LPX 2x8 GB 3000 MHz/CL15 - ze_da_esquina

O link para a print que comprova essa pontuação:

https://ibb.co/BCNLwL8
 
Última edição:
Os Blue screens passaram?

O OC automático esta relacionado com as temperaturas, e só sobe se tiver espaço para esticar as pernas. Será que tens uma limitação termica?

Edit: mas os resultados sao excelentes, mesmo a 4.4ghz os resultados sao equivalentes ao 9900k em stock (5ghz de single core) e em multi tem mais de 30% de vantagem.
 
Última edição:
Os Blue screens passaram?

O OC automático esta relacionado com as temperaturas, e só sobe se tiver espaço para esticar as pernas. Será que tens uma limitação termica?

Edit: mas os resultados sao excelentes, mesmo a 4.4ghz os resultados sao equivalentes ao 9900k em stock (5ghz de single core) e em multi tem mais de 30% de vantagem.

Os blue screens ainda não passaram. Desde que fiz a atualização à BIOS (foi há 2 ou 3 dias), já tive três.

Vou deixar passar mais uns dias para ver como a situação evolui.

Quanto às temperaturas, há bocado voltei a correr o Cinebench, com o HWMonitor para monitorizar. No multi core a temperatura máxima no CPU foi 70ºC e no single core, o CPU andou sempre à volta dos 60ºC. Meti o CPU cooler a funcionar no máximo. Penso não serem temperaturas muito altas.

O meu setup de cooling consiste em 6 ventoinhas de 120mm distribuídas pela torre (2 no topo, 1 atrás e 3 à frente), e o CPU cooler original da AMD, que veio na caixa juntamente com o 3900X. A caixa é bem grande, uma Corsair Carbide 275R, que permite um bom fluxo de ar lá dentro, sem constrangimentos de espaço. Sendo assim, considero não haver grande limitação térmica.

A fonte de alimentação é Seasonic Focus Plus Gold de 850W, e a motherboard é uma Asus TUF Gaming X570-Plus. A primeira fornece potência mais que suficiente para todos os componentes, com muita margem de manobra, e a segunda é muito robusta e tem os excelentes VRMs que são elogiados em muitos testes que já li. Portanto, fornecimento de eletricidade ao CPU também não deve ser problema, em princípio.
 
Última edição:
Pelo teu setup, não tem razão para ser temperaturas. Testa as memórias com o memtest que vem com o Ryzen Dram Calculator, podes ter um ddim com problemas.

Tens erros no event viewer do windows?

O bluescreen tem um codigo que identifica o problema, ja pesquisaste no Mr. Google?
 
EM2XJ73.png


Multi-thread - 4606
Single-thread - 502
Ryzen 3700X em B450, com dual-channel 3200MHz CL16 (16-18-18-38). Não fiz grande tweaking ainda para além de meter um voltage offset de -0.1V (perdendo uns 400 pontos), e depois retirando logo de seguida. As voltagens nestas board (B450M Mortar MAX) são assustadoramente altas com um bocadinho de load que seja.
 
Pelo teu setup, não tem razão para ser temperaturas. Testa as memórias com o memtest que vem com o Ryzen Dram Calculator, podes ter um ddim com problemas.

Tens erros no event viewer do windows?

O bluescreen tem um codigo que identifica o problema, ja pesquisaste no Mr. Google?

Acho que o facto de o CPU não chegar aos 4.6 GHz (single core) pode dever-se à qualidade do meu CPU em particular (uns saem melhor, outros pior: a tal história do sillicon lottery), ou algum software ou definição que impeçam de chegar à frequência anunciada. Ainda assim, certamente haverá CPUs 3900X ainda mais longe dos 4.6 GHz. Não é nada de grave; o processador continua a ter um desempenho excelente em qualquer tarefa, muito bom, mesmo. É só aquela cena de querer chegar à frequência anunciada pela marca, e extrair o mais possível do processador, sem entrar (ainda) pelos caminhos do overclock propriamente dito.

Testei as memórias com o memtest, não deu erro nenhum.

Já o event viewer apresenta-me uma série de erros e avisos. Não sei se é normal e/ou se está relacionado com os blue screens.

Sim, algumas das ocasiões em que tenho o blue screen, tiro foto e depois pesquiso sobre o erro mostrado. Como já tive uns 5 tipos de erros de BSOD diferentes, os motivos podem ser muito variados, dificultando a descoberta da causa do problema.
 
La fiz um upgrade ao meu velhinho 3770 (Engineering Sample) e la dei o salto para mais um Ryzen que apanhei a bom preco:

Multi: 2494cb - Ryzen 5 1600 @ Stock - 2x8GB DDR4 3000 CL16 Corsair Vengeance LPX

O teste foi feito apenas com o XMP profile das memorias carregado (embora tenha ajustado os timmings erradamente). Como foi um teste a correr nao fiz o single thread test.
qqOp5gb.png
 
Back
Topo