Cinebench R23

Multi 4485 . i5-4670k 4.7GHz . 1618Mhz DDR3 . @Spartacuss
Single 1156. i5-4670k 4.7GHz . 1618Mhz DDR3 . @Spartacuss
Caso abram uma secção para os idosos metam lá este :berlusca::joker::joker:

cinebech23.png
 
Última edição:
Nao me vou sentir intimidado pelos 5800x e 5900x. :D

Depois de atualizar a bios e fazer um tunning ás minhas voltagens consegui uns agradáveis 4.3 ghz no meu 3600 com 1.29v, fui fazer uns benchmarks e passei dos 10000 no multi core test, cada vez gosto mais deste cpu!

O update á bios fez mesmo bem, antes não conseguia passar dos 9000 e picos com a mesma frequência, só toquei ligeiramente nos timmings das memorias e pus o LLC no modo máximo:

single core:
knJpVt1.jpg


multi core:

J9wGUha.jpg


Single core
1288 . r5 3600 @ 4.3Ghz . DDR4 3466 Cl16 @Websync

Multi core
100083 10083 . r5 3600 @ 4.3Ghz . DDR4 3466 Cl16 @Websync

edit: corrigi a screenshot do multi core, reparei agora que tinha posto duas do single core e também tinha posto 100083 em vez dos 10083, em minha defesa, já era tarde. :-D
 
Última edição:
12252 - Ryzen R5 5600X (4.7Ghz allcore) - DDR4 3600CL14 - @SleepyFilipy

J0cAwRd.png

Bom dia SleppyFilipy
4700Mhz em todos os cores com a tensão máxima a 1,313v pelo que tenho visto parece ser um resultado excelente. A nossa Bios é igual, podes partilhar as configurações? Eu tenho o mesmo cpu, 5600x, refrigeração MasterLiquid ML 240mm v2, memória 2x8GB DDR4 4000Mhz cas18, MSI MPG B550 Gaming Plus, RTX3070. Venho de um intel e o OC nesta geração ryzen é muito diferente, requer estudo mais aprofundado, pelo menos para quem é mediano como eu nestas coisas do OC. Ainda ando a baixar o voltage offset negativo aos poucos sendo que não atingi o máximo undevolt para o meu cpu, mas de momento tenho:

Core1 -19
Core2 -17 (melhor core (pelo Ryzen Master))
Core3 -17 (segundo melhor core (pelo Ryzen Master))
Core4 -19
Core5 -19
Core6 -19

Tenho a bios atualizada, as settings estão default excepto: memória em XMP, AMD Overclock em "avançado", voltagens tudo em AUTO, PBO Limits - motherboard. Valor máximo da temp defini para 80 sendo que no bench nunca ultrapassou os 72ºc. Otimizei a velocidade das ventoinhas da caixa e do cooler na parte da monitorização, valeu bem a pena.. o pc ficou silencioso em tarefas leves e bem mais silencioso a jogar mantendo as mesmas temperaturas (sem otimização parecia um avião..). Depois de atingir o offset de undervolt estável vou tentar espremer um pouco os timings das memórias. Com este setup na bios no CineR23 dá-me 11721 pontos mas ao decorrer o bench verifico que cores não passam dos 4600 mhz.
Não mexi no SCALAR nem no LLC nem nos limites de potência por não perceber estas áreas e o que li na net não é muito elucidativo..
O meu objetivo é conseguir o máximo do offset negativo para ter temperaturas baixas, pouco consumo e ao mesmo tempo melhor rendimento. Agradeço desde já qualquer ajuda, se partilhares o teu setup da Bios já seria muito bom :)
 
@R.abrantes

A diferença aqui é que estou a usar all core no curve optimizer, com -25. Estou com LLC3 também. De resto são as mesmas configurações, exceto a minha memória que está a 3600CL14. Essas tuas memórias a 4000, estão 1:1 com o IF?
 

SleepyFilipy, sim estão em IF, xmp mas contudo defini manualmente 4000mhz e 2000 flck, e 1:1. -25 all core o meu não dá, estou com -22 em todos os cores exceto o core 2 e 3 a -17. No cinebench dá 11730 multicore a 72c max. Mas durante o bench os cores flutuam sincronizados entre 4600 e 4625mhz, não percebo porque não funcionam sempre a 4650. Vou testar o LLC a 3 e ver a diferença. Obrigado

 
Última edição:
Ele está estável ao ponto que tenho este OC há bastante tempo e nunca tive um único BSOD.

Curiosamente foi necessário deixar de usar o AIO de 280mm da corsair e passei a usar um noctua nhd15 :D

prime95 com avx vai aos 94-95ºC mas é um workload irrealista que nunca faço. Até quando de tempos a tempos faço uns renders com blender acabo por utilizar a rtx3090 q é bem mais rápida lol.
 
Ele está estável ao ponto que tenho este OC há bastante tempo e nunca tive um único BSOD.

Curiosamente foi necessário deixar de usar o AIO de 280mm da corsair e passei a usar um noctua nhd15 :D

prime95 com avx vai aos 94-95ºC mas é um workload irrealista que nunca faço. Até quando de tempos a tempos faço uns renders com blender acabo por utilizar a rtx3090 q é bem mais rápida lol.

Mas convém ver se está estável. Eu acho o linpack XTREME o melhor. Prime95 avx 128kb in-place fft também é bom.

Antes também pensava assim, até que apanhei com apps a crashar ocasionalmente e o feel do rato fica mais pesado quando não está totalmente estável por causa de error correction.

Um jogo que não usa cpu quase nenhum por exemplo. Apex Legends, causava avisos whea no registo de eventos se o cpu não estivesse bem estável, e ocasionalmente, tipo 1 vez em 50h de jogo crashava o jogo.

A maioria das coisas hoje em dia usa Avx, até o windows, não precisa de usar o cpu ao máximo para criar instabilidade.
 
Última edição:
A partir do momento que tenho esta configuração há meses com 0 problemas acho que está mais do que validado ;) se entretanto tiver problemas logo revejo um pouco as settings.
 
Curiosamente foi necessário deixar de usar o AIO de 280mm da corsair e passei a usar um noctua nhd15 :D

A partir do momento que tenho esta configuração há meses com 0 problemas acho que está mais do que validado ;) se entretanto tiver problemas logo revejo um pouco as settings.

Well se tiveste BOSD com AIO está longe de estável. Eu quando tinha instabilidade em certas coisas NUNCA tinha BOSD, para ter BOSD precisa de estar MUITO mas mesmo MUITO instável.
Eu também consigo usar o meu cpu a 5ghz 1.3v fácil. Sem um único BOSD, mas começa-se a notar certas coisas, erros WHEA, rato mais pesado. Para o feel de rato pesado inconsistente desaparecer preciso de 1.34v. Para não ter erros em programas avx preciso de 1.38v. Não querias saber o consumo disto a 1.38v a correr prime95 avx, tive que desligar as proteções da vrm (dava throttle aos 180-200w), VRM sobreaquece rapidamente precisa de ventoinha por cima.
 
Repara, com AIO rapidamente chegava aos 99C e fazia throttle em renders com blender (avx) com clocks mais baixos e cerca do mesmo vcore. E depois tinha freezes random o que claramente não estava estável e acabei com 4.9GHz com avx offset de -2 para nunca ter problemas.

Com o noctua no mesmo render em blender não chega aos 90C (fica-se pelos 87C se não estou em erro) e NUNCA deu qualquer problema. Nada de freezes ou pequenos breaks ou movimentos estranhos do rato. É 100% estável! Lol!

Não percebo a tua insistência. Eu não faço nenhum workload de cpu prolongado e intensivo portanto não preciso validar com workloads absurdos durante horas.

EDIT: e as VRMs não passam de 65C pois a minha caixa tem airflow abundante.
 
Ah ok, estava a sobreaquecer. Não percebi que era isso que estava a acontecer. A bomba do AIO já não devia estar boa, porque supostamente um aio de 280mm devia ser melhor que o d15.

Se não tens problemas agora nice. Também não são necessárias muitas horas destes testes. 30min de prime95 128kb in-place fft normalmente crasha estes chips da intel muito rápido.
Linpack xtreme é outro excelente, e nem é muito quente porque ficas limitado pela ram. Mas é um teste super eficaz, dá erros tão rápido como o prime 128k e ainda testa IMC/cache.
 
Última edição:
A bomba estava muito boa e já foi o meu segundo AIO. O tamanho dos radiadores e as bombas dos AIOs são simplesmente pouco eficientes. Custom WC é outra conversa mas perante um AIO o D15 não dá hipóteses. Testei pastas térmicas de topo, tirei todas as resistências de ar e coloquei ventoinhas noctua. Nada salva o AIO que ficas milhas atrás de um bom air cooler (o jayz2cents provou isso num vídeo há 1 ou 2 anos e não sei como raios o gamersnexus testou q chegou a conclusões opostas).

Já agora, evita fazer quote de posts seguidos...

Edit: btw, o meu teste de validação de estabilidade é um render de 20min de blender em cpu. Se passa aí então irá passar em todos os workloads que faço.
 
Já não és o primeiro com esses resultados. Lado positivo, tens cooler para a vida, só precisa trocar a ventoinha :D

Eu não me sentia bem só com um render de 20min pelo que te disse. Já apanhei coisas muito esquisitas, e normalmente aprecem em jogos cpu bound que meto os gráficos no minimo para frame rates máximos. Apex legends usa 10% cpu por exemplo. E também não me dava erros no Realbench por exemplo. Registo de eventos tinha avisos WHEA. Aumentei voltagem, notei logo melhor mouse movement e nem mais um erro.

Para mim agora, nenhum software deve causar erros ou crashes. Seja power virus ou não.
 
8700k 5.0Ghz Core, 4.7Ghz Uncore 1.38v. Para o dia a dia - 4.8Ghz core, 4.5Ghz Uncore 1.29v, estável em todos os loads avx.
16GB 3600Mhz CL15 1.35v

Multi-core
10242

Single-core
1323

Cinebench8700k.png
 
Última edição:
Back
Topo