Cinnamon

Mais um DE para o Mint 12 - Cinnamon: "Cinnamon is a Linux desktop which provides advanced innovative features and a traditional user experience. The desktop layout is similar to Gnome 2. The underlying technology is forked from Gnome Shell."
http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=205&t=89411&start=0
http://www.webupd8.org/2011/12/cinnamon-gnome-shell-fork-with-gnome2.html
https://github.com/linuxmint/Cinnamon/downloads

Pelo que li o cinnamon vai substituir o Gnome 3 no Mint 13 e é um fork deste porque a Gnome Foundation não quer implementar as melhorias feitas no Mint ao Gnome 3.
Tendo isso em conta vou decididamente continuar a usar o Mint!
 
É interessante mas eu cá continuo com o meu Debian e Gnome 2 com tudo o que eu preciso e sem mariquices unities e gnomes 3 bem podem ficar com elas. Aquilo que é bom não se muda. E aquilo que FUNCIONA fica como está! Disse!
 
É interessante mas eu cá continuo com o meu Debian e Gnome 2 com tudo o que eu preciso e sem mariquices unities e gnomes 3 bem podem ficar com elas. Aquilo que é bom não se muda. E aquilo que FUNCIONA fica como está! Disse!

Então deviamos ter ficado no Windows XP, nos AMD 64 nas 8800 ou nas HD3xxx... Se queres assim e gostas assim e não precisas de mais tudo bem, mas o mundo não é feito só para ti e as coisas tem de avançar... Também tento manter sempre gnome 2, mas tanto o Unity como o gnome 3 não me fazem assim tanta dor de cabeça e até prefiro o gnome 3 ao unity. O unico problema para mim no Mint 12 no meu portátil é ter as drivers da AMD instaladas porque se não o portátil está sempre a bufar e bateria vai num instante, com as drivers fico com hora e meia de bateria mas também perco um pouco a fluidez que tenho nas drivers open source... Espero que a AMD arranje umas drivers decentes de vez para gnome 3
 
Eu gosto da "mariquice" Gnome 3 (:-D) apesar de preferir a sua experiência em Ubuntu do que no Mint, que me parece mais fluida no 1º e acho que ainda falta polir alguns aspectos no Mint como o desempenho ou até algumas alterações que realizaram para personalizar a distro.

Mas é um dos aspectos positivos de Linux onde existem opções para todos os gostos e ninguém é obrigado a usar algo que não goste.
 
Desde que saiu que estou a usar no netbook o Cinnamon e prefiro este ao Gnome 3 + MGSE. Neste momento no Mint 12 temos disponivel muitas opções, Gnome 3 + MGSE, só Gnome 3 (MGSE off), MATE e agora o Cinnamon.

Segundo o Clem o Gnome 3 + MGSE é para substituir pelo Cinnamon e este embora ainda em "Alfa" já é uma melhor emplementação do desktop que ele quer criar do que o Gnome 3 + MGSE. O MATE é para manter como fork/clone do Gnome 2.

Tanto o Cinnamon como o MATE estão a evoluir depressa e para o Mint 13 já devem ser edições separadas.
 
Aqui estão alguns videos do Cinnamon que encontrei no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=Km0wiCBhnWU
http://www.youtube.com/watch?v=HbstMDvRpyc


O Cinnamon estás nos repos do Mint 12 por isso se tiverem o Mint 12 instalado (qualquer versão, 32/64bit, CD/DVD) basta correr num terminal "sudo apt-get install cinnamon-session" e no login escolher o Cinnamon como desktop. O Cinnamon tem evoluido muito nos últimos dias por isso é melhor fazer um update ("sudo apt-get update") antes de o testar ou instalar. Se não gostarem basta fazer logout e escolher outro desktop no ecrã do login.

Edit:
Cinnamon homepage: http://cinnamon.linuxmint.com/
Disponivel para Mint 12 (repos), Ubuntu 11.10 e Debian Unstable.
 
Última edição:
Hmm, gostei deste Cinnamon. É bom ver que aparecem alternativas viáveis e com aquele aspecto profissional que valorizo. Tenho sem dúvida que experimentar.
 
Cinnamon = "primo" do Gnome 3??? Pelo menos foi a impressão que fiquei... Minha preferência vai para o "MATE" também disponivel no Mint 12... E palpita-me que o futuro deverá ser pelo "MATE"...
 
Esse tal Cinnamon parece ser o Gnome 3 com meia duzia de extensões que até já estão disponiveis para quem quiser instalar.
O meu gnome 3 está parecidissimo aquilo que está no video.
 
O Clem gosta da tecnologia que está no Gnome 3 mas não gosta do desktop Gnome 3 e da maneira como os devs do Gnome esperam que o utilizador interaja com o desktop. Assim, começou por procurar formas de alterar o Gnome 3 procurando extensões feitas pela comunidade para adaptar e tentando fazer novas extensões e assim apareceu o Gnome 3 + MGSE.

Infelizmente o Gnome 3 + extensões não fazem tudo o que o Clem quer, em particular tem limitações do proprio Gnome 3 impostas pelos devs e limitações de interactivadade extensões-extensões e extensões-Gnome3. Para alêm disso parece que os devs do Gnome não tem interesse em aproximar o Gnome 3 daquilo que é o desktop do Mint 12 (Gnome 3 + MGSE) mesmo sendo considerado por muitos como uma das melhores implementações do Gnome 3.

Assim o Clem achou que teria mais flexibilidade e exclusividade na construção do proximo desktop do Mint se fizesse um fork do Gnome 3 do que se estivesse sempre a alterar extensões ou a criar novas para acompanhar a evolução do Gnome 3. Com esse fork, chamado Cinnamon o Clem espera ter um desktop mais tradicional mas utilizando toda a tecnologia incorporada no Gnome 3.

Enquanto está no inicio o Cinnamon é muito parecido com o Gnome 3 + extensões mas com o tempo vai haver diferenças.

Depois de algum tempo em que o Gnome 2 era o desktop principal a chegada do Gnome 3 e o fim forçado do Gnome 2 começou a fazer impacto nas distros com a mais popular nos anos anteriores (Ubuntu) a criar o Unity e o Mint a procurar alternativas (MATE, MGSE, Cinnamon). Olhando para o top 10 da distrowatch verificamos agora que existe um pouco mais de variedade do desktop principal de cada distro:
Mint - Cinnamon (era Gnome 2 + Mint Menu, agora é Gnome 3 + MGSE e no futuro vai ser Cinnamon)
Ubuntu - Unity (era: Gnome 2)
Fedora - Gnome 3
openSUSE- KDE 4
Debian - Gnome 2 (stable) (deve ir para o Gnome 3)
CentOS - Gnome 2 (deve ir para o Gnome 3)
PCLinuxOS - KDE 4
Puppy - Openbox (era: JWM)
Lubuntu - LXDE

De notar que retirei do top 10 o Arch porque não tem desktop principal e o Mageia porque é uma distro muito recente. Alguns dados interessantes a nivel de DE/WM deste top 10:
- Não existe uma distro com XFCE como desktop principal mesmo sendo XFCE o desktop mais parecido com Gnome 2.
- O Lubuntu está a entrar no Top 10 e é o segundo *Ubuntu à frente do Xubuntu e Kubuntu mas não sei até que ponto o posso considerar uma distro separada do Ubuntu...
- O Openbox tem duas entradas no Top 10, o Puppy que vem com o Openbox no Puppy Slacko 5.3, Puppy 5.2x e no Puppy Wary 5.x e o Lubuntu que é LXDE com o Openbox como WM.
- As duas primeiras distros do Top 10 mudaram ou vão mudar de Gnome 2 para outro DE (Ubuntu - Unity, Mint - Cinnamon, fork do Gnome 3).
 
O Clem lançou a versão 1.1.3 do Cinnamon e fez um blog post sobre o mesmo: http://blog.linuxmint.com/?p=1910

Aqui ficam algumas imagens e informação:
thumb_1.png

thumb_2.png

thumb_cinnamon-1.3.png


Under the hood Cinnamon is forked from Gnome Shell and based on Mutter and Gnome 3. It’s already available for Linux Mint 12, Ubuntu 11.10, Fedora 16, OpenSUSE 12.1 and Arch Linux and will soon make its way (along with MGSE and MATE) to LMDE when Gnome 3.2 enters Debian Testing.
The latest release, Cinnamon 1.1.3, brings stability and improvements to what has already become our favorite desktop. Going forward, Cinnamon will gain themes, extensions and a control center. It will likely replace Gnome Shell / MGSE as the main desktop in Linux Mint, and we will continue to support MATE (which goal and technology are different but which is also getting better and better by the day).
A few cool things already in Cinnamon

  • One unique bottom panel which you can auto-hide (and which location will be configurable in the future)
  • Window list, “show desktop” button, systray icons and all the features introduced in MGSE
  • A menu featuring the same layout as mintMenu, with options to add applications to favorites, to the desktop or to the panel
  • Custom panel launchers
  • A sound applet which lets you launch and control your music, and switch your sound from your speakers to your headphones and vice-versa.
Installing Cinnamon
You can install Cinnamon alongside other desktops (including MATE and Gnome Shell/MGSE). Install the package “cinnamon-session“, log out and choose the “Cinnamon” session at the login screen.

Cinnamon: http://cinnamon.linuxmint.com/
 
Vamos lá ver se isto tem pernas para andar. Interessante seria ver o suporte disto por outras distros. Se houver mais distros a apoiar o Cinnamon pode ser que ainda venha a ser o DE dominante.

Já agora... não sei se sou só eu mas sempre que leio Cinnamon faz-me lembrar de Digimons xD
 
A crítica que apresentastes toca em pontos importantes. Mas também depende do quanto ainda falta para o Clem ter o Cinnamom conforme quer. Se faltar pouco, ainda deixa muito a desejar. Mas se ainda for para melhorar bastante, acredito que a maioria dos problemas apontados sejam resolvidos.
 
Back
Topo