Cinnamon

O plymouth é uma coisa para apagar da história.

O que é que o Plymouth tem assim de tão mau?
Sempre é mais engraçado que ter linhas e linhas de texto branco em fundo preto a correr no ecrã durante o boot. Por acaso não o tenho instalado e quando ligo o pc quando estou com alguém, a reacção é sempre "o que é que se passa com o teu computador?" :D

Agora, se me disseres que há distros com implementações do Plymouht bastante fraquinhas, isso é outra história ;)
 
O plymouth é uma coisa para apagar da história.

O plymouth é "eye candy".
Pior foi o systemd, pelo menos no inicio. Experimentei no Rawhide e lembro-me de estar a ler a documentação e ler que um dos motivos da existência era por ser mais simples.
O pulseaudio, pelo que li, também deu dores de cabeça a muita gente.

Ao fim deste tempo acredito que estejam mais estabilizados. Enquanto puder "fugir" a estes três, óptimo.

Quanto às causas do insucesso de linux neste mercado, a Microsoft não é uma "santa". Longe disso. No entanto, na minha opinião, a principal causa vem de dentro e não de fora.
Se não há mais empresas que peguem em linux, comercialmente, neste mercado, se calhar é por sentirem que há condições para isso.

Existe o ChromeOS, mas na verdade é quase indiferente a tecnologia que está por baixo do browser. Não tem sido adoptado.
O Android talvez seja a melhor oportunidade. No inicio também não teve grande aceitação. Hoje em dia já está em muitos tablets. Alguns deles com teclado.
 
Será que o Cinnamon será eventualmente integrado nos repositórios oficial do Ubuntu (além do Mint), como componente opcional claro. Ou ficará para sempre em PPAs? :P
 
Parece que existe a possibilidade de o Cinnamon vir a funcionar por software no futuro, talvez até a tempo do Mint 13.

Clem: I don’t like talking about it before it’s done, but there’s very big changes Cinnamon will support software rendering in Mint 13 (i.e. that should make it work on any chipset…). I can’t say about performance though, we’d have to test… on one of the boxes here (Sony Vaio W Series, Intel 915) it looks like the software renderer is actually faster than the GPU! I don’t expect most specs to be like this though
Resposta do Clem a um comentario no Blog do Mint.
 
Uma review bastante favoravel do Cinnamon 1.4: http://dedoimedo.com/computers/cinnamon-1-4.html

Edit: Outro comentario do Clem no blog,
Edit by Clem: Cinnamon 1.4 is built for Clutter 1.8 (Mint 12), but we’re almost ready to jump to Clutter 1.9… in Mint 13 we’ll have a new renderer called llvmpipe. I can’t say how stable and snappy (or slow and buggy) this will be, but the next release of Cinnamon will include two sessions, one launched with GPU acceleration and one launched with software rendering. After that, we’ll do some testing and gather user feedback… we’ll probably see people for whom it still doesn’t work well, but 2 options are better than 1
 
Última edição:
Clem nos comentarios ao UP4 do LMDE:
… Cinnamon 1.5 eventually will hit LMDE as well with a new UP5 (that will happen after Mint 13 though).
Calculo que o Cinnamon 1.5 deve estar pronto a tempo do Mint 13 ou pouco depois.
 
Em relação ao comentário do Clem em cima, por muito bom que seja ter as duas opções não sei se é uma boa ideia devido ao Mint 13 ser LTS, supostamente devia ser o mais estável possível e não ainda andarem com mexericos aqui e aquolá. É um bocado difícil dado que a versão final do Ubuntu 12.04 está mesmo ai há porta e o Mint 13 não se pode atrasar muito, mas se metem-se a "inventar" muito o Ubuntu poderá roubar uns quantos utilizadores ao Mint por este ultimo não ter a estabilidade desejada ou não ser tão boa como a do 12.04, se não gostarem do Unity (que melhorou mesmo muito) poderão sempre instalar o Cinnamon por PPA e o problema de usar o Unity fica resolvido.

Para mim a única vantagem em o Cinnamon ficar por software é não ficar com a gráfica do meu portátil a arder, se bem que agora com as catalyst 12.3 e com um truque que vi aqui pelo forum, já não aquece tanto e fica rápido como com as drivers open-source. Provavelmente ficar por software iria resolver alguns problemas de drivers (aqueles bugs que a AMD andava a ter com o GS).

Cumps
 
Eu posso estar enganado mas um pull request no github parece indicar que o fork do mutter (muffin) deve ser abandonado no futuro. Se tal se verificar poderá um passo muito importante para o desenvolvimento do Cinnamon pois o pessoal pode focar-se em features mais apreciadas pelo pessoal. Em simultâneo torna a integração do cinnamon muito mais simples praticamente para as outras distros. :)
 
Sou um feliz utilizador do Cinnamon em Mint, mas infelizmente noto algum "lag" em algumas transições, e a abrir o menu.

Acham que essa situação se deve à aceleração por hardware? Não era suposto ser mais rápido do que por software? :\
 
Sim supostamente... Também tenho esse lag, mas só no menu... Se por software for bem feito provavelmente tem a mesma performance que acelerado.
 
Nem cheguei a perceber por que razão forkaram o Mutter.

Não sei, nunca investiguei isso, mas o muffin nunca levou patches significativos que justificassem o fork... Penso que o Clem deve mudar de ideias porque para além de manter 2 componentes, o muffin para funcionar com o GNOME 3.4 necessitava de muitos ajustes por outro lado, temos a questão da typelib que é duplicada, isso significa efectivar mesmo o fork e fazer toda a manutenção da base de código...
Numa conversa que tive com ele à uns tempos ele disse que o objectivo era simplificar a manutenção do código, logo faz algum sentido abandonarem esse fork.
 
Back
Topo