Circuito de testes para interruptores inteligentes

F_SILVA

Membro
Olá a todos,
Espero que se encontrem bem.
Estou a iniciar-me no mundo da domotica mas tenho algumas dúvidas.
A 1ª alteração que fiz na minha casa neste processo de iniciação,foi trocar os interruptores dos estores por interruptores inteligentes.
A instalação deste interruptor foi fácil..seguindo obviamente as instruções e neste momento tenho já os estores ligados na app Smartlife e funciona tudo impecável.
Agora vem a parte dos interruptores para as luzes. A prudência recomenda que faça 1° um ensaio (até porque quero perceber a questão da comutação através da app) neste tipo de interruptores. Sendo assim gostava de montar um circuito de testes para conseguir testar estes interruptores sem ter que o fazer diretamente na casa. Gostava de montar mais ou menos um esquema assim:


Já tenho os interruptores que quero testar..sabem o resto do material que tenho comprar?
Existe algum guia aqui no fórum sobre a construção deste circuitos de teste?

Obrigado pela ajuda
 
a minha recomendação para um setup simples de teste.

Compra uma extenção eletrica normal e uns ligadores

Extensao-eletrica-3-metros-5-tomadas-bivolt-branco-Force-Line.jpg


ligador-rapido-3-fios-cfecho.jpg


Cortas o cabo e fazes esse circuito conforme ai tens.
A parte das tomadas fica como se fosse as tuas lampadas, ligas la o que quiseres para testar.
 
A comutação é fácil.
Tens interruptores com quantos botões?
Tens mais que um interruptor na mesma divisão, para acender a mesma lâmpada?
Tens interruptores com 2/3 botões para acender várias secções de lâmpadas?

Se for só um interruptor na divisão não precisas de programar.

Só tens de os programar, se na mesma divisão tiver 2 ou mais interruptores e um desses vai ser o principal e tens de fazer algo deste género :

Int. A botão 1 on ; Int. B botão 1 on
Int. A botão 2 on ; Int. B botão 2 on
Int. A botão 1 off ; Int. B botão 1 off
Int. A botão 2 off ; Int. B botão 2 off


Int. B botão 1 on ; Int. A botão 1 on
Int. B botão 2 on ; Int. A botão 2 on
Int. B botão 1 off ; Int. A botão 1 off
Int. B botão 2 off ; Int. A botão 2 off

Isto se for só de 2 botões, se for de 3 botes tens de fazer o mesmo e acrescentar o outro botão.
Por isso acho que não precisas de fazer teste, precisas sim de perder tempo a programar. E ativar a opção de memorizar o último estado do interruptor.
 
Back
Topo