circulos na chapa..

_PrEdAt0r_

Power Member
ppl tenho-me ca visto com umas certas duvidas a cerca de abrir circulos nas chapas das cases para meter fans...
gostaria de saber kual o melhor metodo...btw como e' k vcs o fazem? :) dremel? rebarbadora? berbekim aos poukinhos e dps limar tdo para ficar lisinho? (esta opcao tb resulta se um gajo tiver paxorra... eu ja vi )
tks ppl []
 
serras craneanas? aquele acessorio que se poe no berbequim e tem varias serras pra por e de varios diametros? e que se for isso...e barato e facil de fazer!mas na deve ser pk nc vi utilizarem isso em chapa...so madeira memo...
 
uma solução mais prática é desenhares o circulo e dps com um berbequim fazeres furos à volta (dando uma certa margem de erro), dps ou com dremmel ou mm com um serrote cortas a cena e dps limas os bordos, nada dms.

se as ventoinhas forem de 120mm tens uma cena boa pa desenhar os circulos... 1 cd

eu tenho 3 case fans de 120 mm, e foram tds cortados a toque de dremmel, os discos vão ao ar num instante. ah.. se tiveres a pensar por uma fan à frente toma cuidado, o plástico derrete :D
 
o aki tem (pelo menos em setubal), de resto podes tentar em lojas de ferramentas e drogarias(duvido).

de qq maneira há umas parecidas à dremmel que são mais baratas e usam os mms acessorios e td. acho k o aki tb as tem.
 
vai a um AKI qualquer que encontras todos os tipos de dremel, desde as basicas com 5 acessorios ate as ke trazem tudo e mais alguma coisa
 
Erbium
"Qual é a melhor maneira de cortar o plástico da parte da frente?"

Como tinha duas portas USB extra atrás da caixa a apanhar pó e de dificil acesso decidi fazer dois buracos nos plásticos que protegem as entradas das drives, e para isso utilizei um metodo já enunciado neste tópico.
Marquei com um lápis as duas portas USB no plástico e depois fui abrindo com uma broca (não era bem uma broca era um ferrinho com a ponta afiada) bastante fina vários buracos com uns mm de distância, depois basta retirir o plástico cortado e com uma faca bem afiada raspa-se os cantos para que fiquem o mais direito possivel.
 
no aki de alfragide tem lá vários modelos, o mais barato é mais ou menos 45€ mas só é recomendado para gravações em vidro, plastico, metal, etc... vi um de 60€ que tou a pensar em comprar bem porreiro, vai ao site do aki e procura por dremel e vais encontrar isso ou então vais ao site oficial da marca e ves todos os utensilios que podes usar para cortar, gravar etc...

esta é a de 55€ (no aki) que tou a pensar em comprar

http://www.aki.pt/Code/FR/catalog/busca_visuart.asp?ref=2798929&page=135&codesr=4135&coder=4
 
A melhor maneira é sem duvida com serras craneanas para chapa/metal, so tem o problema de serem cenas caras

Eu tenho disso em casa, mas outro problema é k normalmente esses kits (k tb se encontram no continente) o maximo k se consegue fazer sao buracos de 72mm:( , ou seja buracos de 120mm nem pensar!
 
Originally posted by SilverChip
Erbium
"Qual é a melhor maneira de cortar o plástico da parte da frente?"

Como tinha duas portas USB extra atrás da caixa a apanhar pó e de dificil acesso decidi fazer dois buracos nos plásticos que protegem as entradas das drives, e para isso utilizei um metodo já enunciado neste tópico.
Marquei com um lápis as duas portas USB no plástico e depois fui abrindo com uma broca (não era bem uma broca era um ferrinho com a ponta afiada) bastante fina vários buracos com uns mm de distância, depois basta retirir o plástico cortado e com uma faca bem afiada raspa-se os cantos para que fiquem o mais direito possivel.


humm, epa isso e capaz de dar pra uma vez, com muito jeitinho e paciencia :) mas e precisso ter cuidado com as facas pq podem escapar e os acidentes acontecem.

A minha experiencia com cortes em plastico, numa caixa pra meter um fan de 120mm a frente (xekem um post neste forum com o meu nome)
é cortar com uma dremel ou alike, em baixa rotacao :) so isso !! :D nada de mais nao é? E qual é essa baixa rotacao?

Essa baixa rotacao é um intermedio entre o estado parado do disco de corte :) e o estado de fusao do plastico da tua caixa, ie a qualidade do plastico.

O problema de cortar a altas rotacoes, nem é o facto de o plastico derreter, isso nao causa qualquer problema. O problema é o plastico inicial que vai ficando subreposto e comeca a solidificar, podendo mesmo partir o disco de corte etc :D
 
Originally posted by oc_nightmare
aonde é q se pode arranjar a dremmel? já andei à procura e ñ encontrei... no aki ñ há...


ya ja aqui falaram no Aki, outra que podes ver e o Maximat.

Agora, eu recomendo uma Dremel aquem procura uma ferramenta inicial, mas existem ai alternativas bem mais baratas e em alguns casos bem melhores.

Eu tenho uma Black&Decker RTX600 que comprei no Continente por 60 euros na altura. E ja a vi em Jumbos e tretas do genero. Por outro lado as duas "dremeles" que tive custaram me nao menos que 120 euros cada. Nao quero entrar em discussao sobre DremelVsALL o unico problema e que as dremels sao americanas(feitas no mexico ;)) e alem da marca tas a pagar o custo da importacao, mais o lucro do importador. Ja pra nao falar que os modelos que tao a venda na europa sao de 95-96. Se fossem as novas digitais que se vende no US :D ui ui.

Por outro lado esta B&D alem de um design mais atraente, tem partes em borracha, pra melhor aderencia, experimenta tar a cortar ou a fazer qualquer pequeno trabalhe que exija uma certa precissao e se fores como eu que transpiro das maos, vais ver a utilidade da borracha. Isto pode parecer levado ao extremo, mas acredita ha diferencas q com o tempo de utilizacao comecas a notar.

Possui tb um sistema de lock inovador e na minha opiniao é mais fiavel, e acima de tudo mais poder de rotacao Speed 8,000-30,000 rpm e de corte.

antes q me comecem a flamar os dremel fan users ;) quero so acrescentar que esta é a opiniao de alguem que ja foi dono e usou os dois aparelhos :D

IMHO
 
Originally posted by Lee


Eu tenho disso em casa, mas outro problema é k normalmente esses kits (k tb se encontram no continente) o maximo k se consegue fazer sao buracos de 72mm:( , ou seja buracos de 120mm nem pensar!


agora sobre as brocas cranianas, tb eu gostava de saber onde posso encontrar brocas de 120mm.

no aki ja as vi de 90mm a tipo 5 -6 cts o q tb me parece um exagero. E as que vi eram pra madeira ou pedra/cimento. Mas uma das duas deve papar metal na boa. :):003:
 
Tambem podes utilizar um tico-tico. Furas a caixa com um berbequim de modo a que a lamina do tico-tico entre. Depois é só cortar. Foi assim que eu fiz na minha.

Um abraco, zenny
 
Back
Topo