1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Cisco e DHCP Relay

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por eXcept, 4 de Agosto de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 3447)

1. eXcept

eXcept Power Member

Bom dia

Tenho uma rede dividida em várias subnets e VLAN's e quero criar um DHCP server único com Relaying para as várias VLAN's. Neste momento tenho um DHCP Server por VLAN mas como devem compreender isso é dispendioso e difícil de gerir.

Toda a rede está baseada em cisco, o "core" da rede ( onde é feita a gestão das VLan's ) é um Cisco C3750.

Quero portanto configurar no Cisco o DHCP Relay para as várias subnets apontarem para o mesmo IP do DHCP Server. No entanto, o único "comando" que vejo para isso é o ip helper-address mas pelo que percebi, tenho de configurar interface a interface, o que não é vantajoso. Quero configurar que a VLAN X tenha como DHCP Relay Server Address o IP 1.2.3.4.

Como fazer isso? Dicas dos entendidos, vá!

2. TuxBoss

TuxBoss Power Member

É muito simples.

Crias apenas um único dhcp server.

Depois na configuração das interfaces de routing das vlans metes como helper address o endereço do dhcp server.

Ex:

interface vlan 2
    ip address o.t.p.x 255.255.255.255
    ip helper-address x.p.t.o

3. eXcept

eXcept Power Member

algo do género

Código:
    interface VLan1
    description XPTO
    ip address 1.2.3.4 255.255.255.0
    ip helper-address 1.3.5.6 ( ip do DHCP )

??

4. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Isso mesmo.

Edited:

Cuidado com isso da vlan 1 porque é uma vlan especial.

5. eXcept

eXcept Power Member

Eu sei, era apenas um exemplo.

thanks ;)

EDIT:

ERm, de qq forma, posso por um helper-address na Vlan1?

o DHCP Server irá ficar numa Vlan específica para serviços de rede, protegida depois por ACL's. Há algum problema em por as máquinas da VLan1 em DHCP com o server noutra Vlan?

6. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Os ciscos não gostam particularmente de não terem endereços de gestão fixos.

Embora possa funcionar não to aconselho a fazer, até mesmo como boa norma de arquitectura de redes.

7. eXcept

eXcept Power Member

Mas tem endereços fixos.

Código:
    interface Vlan1
    ip address  1.2.3.4 255.255.255.0

8. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Então não percebi o que querias dizer...
    Só tens um equipamento de rede ou estás a usar a vlan para outro tipo de máquinas?

9. eXcept

eXcept Power Member

Tenho a rede segmentada em várias Vlan's.

Tenho os equipamentos Cisco numa Vlan.

Tenho uma Vlan apenas para serviços de rede ( DNS/DHCP/etc) e tenho lá o DHCP server.

De qualquer forma, está a funcionar.

Tks

Partilhar esta Página