Cisco e DHCP Relay

eXcept

Power Member
Bom dia

Tenho uma rede dividida em várias subnets e VLAN's e quero criar um DHCP server único com Relaying para as várias VLAN's. Neste momento tenho um DHCP Server por VLAN mas como devem compreender isso é dispendioso e difícil de gerir.

Toda a rede está baseada em cisco, o "core" da rede ( onde é feita a gestão das VLan's ) é um Cisco C3750.

Quero portanto configurar no Cisco o DHCP Relay para as várias subnets apontarem para o mesmo IP do DHCP Server. No entanto, o único "comando" que vejo para isso é o ip helper-address mas pelo que percebi, tenho de configurar interface a interface, o que não é vantajoso. Quero configurar que a VLAN X tenha como DHCP Relay Server Address o IP 1.2.3.4.

Como fazer isso? Dicas dos entendidos, vá!
 
É muito simples.

Crias apenas um único dhcp server.

Depois na configuração das interfaces de routing das vlans metes como helper address o endereço do dhcp server.

Ex:

interface vlan 2
ip address o.t.p.x 255.255.255.255
ip helper-address x.p.t.o
 
algo do género

Código:
interface VLan1
description XPTO
ip address 1.2.3.4 255.255.255.0
ip helper-address 1.3.5.6 ( ip do DHCP )

??
 
Eu sei, era apenas um exemplo.

thanks ;)

EDIT:

ERm, de qq forma, posso por um helper-address na Vlan1?

o DHCP Server irá ficar numa Vlan específica para serviços de rede, protegida depois por ACL's. Há algum problema em por as máquinas da VLan1 em DHCP com o server noutra Vlan?
 
Os ciscos não gostam particularmente de não terem endereços de gestão fixos.

Embora possa funcionar não to aconselho a fazer, até mesmo como boa norma de arquitectura de redes.
 
Então não percebi o que querias dizer...
Só tens um equipamento de rede ou estás a usar a vlan para outro tipo de máquinas?
 
Tenho a rede segmentada em várias Vlan's.

Tenho os equipamentos Cisco numa Vlan.

Tenho uma Vlan apenas para serviços de rede ( DNS/DHCP/etc) e tenho lá o DHCP server.

De qualquer forma, está a funcionar.

Tks
 
Back
Topo