1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Citrix Xen Server 5

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por Nemesis11, 15 de Abril de 2009. (Respostas: 19; Visualizações: 42257)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Este artigo é um pequeno tutorial de como obter, instalar o Citrix Xen Server 5 e de como criar simples máquinas virtuais.

Citrix Xen Server 5 é um produto que incorpora um hypervisor (Xen) e alguma ferramentas e templates para o gerir.
    Este produto tornou-se grátis à poucos dias e é quase tão completo com a antiga versão Enterprise ( falta o High availability ), que custava umas centenas de Euros.

Ao contrário do Vmware Workstation ou do Virtualbox, o software de virtualização não fica "por cima" do sistema operativo. Tem acesso directo ao hardware.
    Aliás, o Xen Server 5 é baseado no Centos 5 e depois de se instalar só serve para correr máquinas virtuais.

A quem pode interessar o Xen Server 5?
    • Quem quiser ter um ambiente complexo numa ou mais máquina de testes e os produtos "desktop" não forem suficientes.
    • Quem quiser ter um ou mais servidores em produção que contenham diversos sistemas operativos a correr na mesma máquina.

Por último, de referir que existem alternativas, também grátis, ao Xen Server 5. As duas mais conhecidas:
    - Vmware Esx 3i -> http://www.vmware.com/products/esxi/
    - Microsoft Hyper-V server -> http://www.microsoft.com/hyper-v-server/en/us/default.aspx

Cada produto tem as suas vantagens e desvantagens e este post não serve para discutir qual é o melhor.
    Como conheço mais ou menos os três, se houver interesse, posso colocar um tutorial sobre eles.

Obter Xen server 5

Primeiro que tudo é necessário aceder ao site do Xen Server 5 em http://www.xenserver5.com/

Em http://www.xenserver5.com/landing/linux/compare_vmware.htm têm um pequeno comparativo com o Esx 3i, caso queiram saber mais.

Quando carregarem no botão de download, vão aceder a http://deliver.citrix.com/go/citrix/wbFreeXenServer , onde têm que preencher um formulário bem chato.
    Felizmente, para o download, só é necessário preencher uma vez.

São dados vários links e no final devemos ter estes ficheiros. Para a instalar e gerir a máquina só são necessários os dois isos e o msi.
    O resto é documentação e uma aplicação para converter máquinas físicas em virtuais.

Instalar Xen server 5

Primeiro que tudo, os requisitos:
    • Na máquina onde se instala o Xen server, é necessário um processador 64 bit e, caso se queiram correr máquina virtuais Windows, o processador tem que suportar VT no caso da Intel e AMD-V no caso da Amd.
      Além disso, dependendo do load que a máquina vai ter, convém ter bastante memória Ram e discos rápidos.
      Atenção. Nem todas as controladoras e placas de rede comuns são suportadas.
    • Na máquina onde se vai gerir o Xen Server, um Windows com .Net 2.0 instalado.

Gravar os dois isos para cd. O segundo cd é facultativo, mas para quem vai criar máquinas virtuais Linux, dá jeito, porque tem templates já criados.

No boot do primeiro cd, carregando em F2, têm algumas opções avançadas. No entanto, na maior parte dos casos, basta carregar no ENTER para que seja iniciada a instalação.

A partir daqui, a instalação é muito semelhante à instalação do Red Hat em "text mode". Quem já conhece, vai sentir-se em casa.
    O primeiro ecrã é para escolher o teclado. Neste caso "pt-latin1".

Em seguida temos a oportunidade de carregar um driver ou converter a máquina em que estamos numa máquina virtual.
    No entanto, para este tutorial iremos escolher a opção "Install or upgrade Xen Server Host".

Ele avisa que já contém o Update 3 e que ao instalarmos o Xen Server 5, iremos apagar o conteúdo do disco.
    Carreguem em "Ok" se tiverem a certeza.

Se quizerem ler o EULA, aqui está ele. Carregar em "Accept EULA".

Se tiverem mais que um disco no sistema, têm que escolher em qual dos discos vai ficar instalado o Xen Server 5.

Aqui têm a opção de escolher em que discos vão ficar as máquinas virtuais. Podem escolher todos ou só 1.
    Depois da instalação têm opção de adicionar mais discos, se for necessário.

Escolher a origem da instalação. Numa instalação "simples", será a partir do cd-rom. Escolher "Local media (cdrom)".

Caso tivermos interessados em instalar templates de Linux, gravar o segundo cd e neste ecrã escolher "Yes".

Verificar ou não o cd-rom que foi gravado e depois escolher "Ok".

Colocar a password de root. Atenção à password, porque vai ser com este login e password que se vai aceder pela primeira vez ao Xen Server.

Escolher se queremos que a máquina tenha um ip fixo ou dinâmico.

Escolher o nome da máquina e o(s) ip(s) dos servidores de dns.

Escolher o Timezone. Neste caso "Europe".

Escolher a cidade. Neste caso "Lisbon".

Como é que a hora/data é determinada. Aconselho que seja por NTP, por ser automático e fiável.

Escolher o(s) servidor(es) de NTP. Neste caso vou só usar o "ntp.pool.org".

Toda a informação foi recolhida e a partir deste ponto todos os dados do discos serão apagados. Se tiverem a certeza, carregar em "Install XenServer".

Tomar um café durante a instalação....

No fim, vai pedir o segundo cd. Carregar em "Ok".

Verificar ou não o segundo cd-rom.

Tomar um segundo café.....

Retirar o cd-rom da drive e carregar no "Ok" para o restart.

Isto é o que será visto no boot.

Para ver as mensagens de boot, podem carregar no ESCAPE.

No fim do boot, temos uma consola com diversas opção. A maior parte do tempo não se vai usar a consola da própria máquina e sim o programa de gestão remoto.

Podemos no entanto activar ou não serviços remotos, como o acesso por ssh.

Escolher se queremos ou não ter acesso remoto por ssh.

Podemos também aceder localmente à linha de comandos.

Depois de colocarmos a password de root, temos acesso à linha de comandos.

Última edição: 15 de Abril de 2009
  2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Gerir Xen server 5

Numa segunda máquina, com acesso de rede ao Xen Server, com um Windows e .Net 2.0, temos que instalar a aplicação "Xen Center". Isso pode ser feito a partir do "FREE_XenServer-5.0.0-Update3-XenCenter.msi"

O shortcut para a aplicação fica no Desktop e basta arrancar com ela.

Este é o ecrã que se vê quando se arranca a aplicação. Para adicionar a máquina onde está instalado o Xen Server, carregar em "Add your XenServer".

Colocar o ip, o username (root) e a password.

Ele dá a hipótese de se comprar o "Citrix Essentials", que é um produto pago que complementar o Xen Server. A grande vantagem é ter "high availability" entre diversos servidores.

Ele avisa que temos 30 dias para activar o servidor. Esta activação é grátis.
    Escolher o servidor e carregar em "Activate".

Somos redireccionados para mais um formulário, onde temos que preencher os dados, para recebermos o ficheiro da licença no email.

Basta fazer duplo click em cima do ficheiro da licença para o servidor ser activado.

Na configuração de "storage" do servidor, podemos adicionar mais discos, um repositório de isos, ou acesso a discos por iscsi.

Neste exemplo, mostro como adicionar um repositório de isos que se encontra num file share.

Ficamos com o acesso a todos os isos que se encontram nessa share.

Na parte de "Network", além da rede que é criada por defeito, podemos criar outras redes internas, externas ou juntar duas placas de rede.

Para criarmos a primeira máquina virtual, carregar no servidor e escolher a opção "New VM"

Temos vários templates que podemos escolher. Alguns deles em que a máquina virtual já está criada e basta mudar a password de root e o nome da máquina. Para mostrar isso, vou escolher instalar um Debian 4.0

Escolher o nome da máquina virtual. Neste caso "Debian Etch 4.0".

Escolher o numero de processadores virtuais e quanta ram fica alocada a esta máquina virtual.
    De referir que não interessa quantos cores a máquina física tem, porque podemos sempre escolher até ao máximo de 8 processadores virtuais.
    Claro que se o numero de processadores virtuais ultrapassar os reais, a performance da máquina virtual vai-se ressentir.

Escolher o tamanho do disco virtual. Neste caso escolhi "40 GB".

Escolher a placa de rede virtual e em que rede vai ficar.

Acabar a configuração e arrancar com a máquina virtual.

Acedemos à consola da máquina virtual e passado poucos segundos, temos um "wizard" a perguntar que password de root queremos ter na máquina.

Em seguida, pergunta que nome queremos que a máquina virtual tenha.

E ao fim de alguns segundos e duas perguntas, temos uma máquina virtual com Debian, funcional.
    Aqui fica um screenshot do htop a mostrar os 8 cpus virtuais e os 2 GB de Ram.

No caso de querermos uma máquina virtual com Windows, o processo é semelhante, mas temos que proceder à instalação manual do sistema operativo.

No final da instalação do Windows, é necessário instalar os drivers, que melhoram a performance da máquina (Xen tools).
    Colocar o iso "xs-tools.iso" no cd-rom virtual e seguir o wizard de instalação dos drivers.

No fim, temos um Windows XP com 2 processadores virtuais e 2 GB de ram.

Por fim, referir que há muito mais neste produto do que foi mostrado aqui.
    Temos a parte de monitorização. Podem-se criar clusters virtuais, etc etc. Mas isso fica para cada um descobrir depois de ter o essencial feito.

3. c03lh0

c03lh0 Power Member

Isso parece interessante. Significa que é um software que permite mais estabilidade que o VM Ware ?

Existe versão para linux ?

Cumps

4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Estás provavelmente a confundir com o VMware Server/ Workstation /Fusion (para OS X) que são instalados dentro do sistema operativo. Isto é instalado na raiz da máquina. É o primeiro SO. Os printscreens que aparecem do Windows é a gerir a outra máquina que está na mesma rede...

Sobre o tutorial:

Cada vez tenho mais vontade de ter uma coisa destas instalado e depois ter carradas de SOs em VMs.
    Esta luta da VMware, Citirx e Microsoft está ao rubro e cada vez mais interessante.

Excelente tutorial.

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Partindo do principio que te estás a referir ao Vmware Workstation, é difícil afirmar que um é mais estável que o outro, porque são duas formas diferentes de virtualização, com objectivos diferentes.

O Vmware Workstation é usado num desktop, seja ele windows ou linux e é um programa como muitos outros no sistema.
    Por sua vez, este Xen Server ou o Hyper-V ou Esx 3i correm directamente no hardware e não há nenhum sistema operativo envolvido.

Por acaso, a máquina que está por cima do hypervisor do Xen server é um centos, mas podia ser outra coisa qualquer. Por exemplo no caso do Vmware Esx3i não tens quase nada a correr por cima do hypervisor e por defeito nem tens acesso à consola da máquina.

Isto tudo para dizer que este tutorial é para quem quiser ter uma ou mais máquinas que só estejam a correr máquinas virtuais.

Sim. Alías no caso do Citrix Xen Server, o que corre por cima é algo muito próximo ao Centos.
    Pode-se ter um desktop com qualquer distribuição em que o kernel suporte Xen ou Kvm (outro hypervisor) e usar para criar máquina virtuais, tendo um frontend qualquer, como por exemplo o Virt Manager ( http://virt-manager.et.redhat.com/ ).
    No entanto, como tinha dito, não é esse o objectivo deste tutorial. :)

6. c03lh0

c03lh0 Power Member

Obrigado pela explicação :)

De facto não tinha percebido de início em que consistia o Citrix Xen Server, logo as minhas perguntas iniciais são descabidas, mas o meu objectivo das minhas questões continua dentro do âmbito deste tutorial...

Este sistema pode então "virtualizar" diversas máquinas, sejam linux, windows ou outras, interliga-las entre si ou com outras redes exteriores, estou certo?

O facto de este sistema se encontrar livre permite ser utilizado de forma caseira ou até mesmo ser utilizado num escritório de uma Micro ou PME proporcionando custos mais reduzidos para a empresa ?

Espero não ter dito nenhuma barbaridade e vou estudar este tutorial para planear um sistema caseiro :)

Cumprimentos

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O "outras" teoricamente sim. O problema é que para ter verdadeiro suporte, normalmente é necessário instalar as tools com os drivers, por questões de performance.
    Não conheço muito bem o Xen Server com máquinas virtuais fora de Linux e Windows, mas tenho a certeza que, dentro deste tipo de produtos que suporta mais sistemas operativos é o Vmware Esx 3i .
    Desde Windows NT4, Solaris, Netware e Bsd, sendo mais fácil ou não, instala-se as tools no Esx 3i. O Hyper-V da Microsoft está do lado oposto. Se bem me lembro, nem NT4 é suportado e Linux só algumas distros (Novell e Red Hat se não estou em erro).

Quanto a interliga-las entre si e com outras redes, sem dúvida. O limite é a imaginação.

Sim. A ideia é poder ter mais de uma máquina, na mesma máquina e isso a aplica-se a sistemas caseiros, PME e grandes empresas.

Não disseste nenhuma barbaridade.
    Se tiveres problemas, começa por algo mais simples, mas não tão poderoso, como o Vmware Server 1.X ou 2.0, que é instalado em cima de Windows ou Linux.
    http://www.vmware.com/products/server/

8. c03lh0

c03lh0 Power Member

Apenas não referi as grandes empresas pois normalmente têm poder para contratar toda uma solução como um serviço e quem presta o serviço normalmente vai pela via mais cara mas que tem um melhor suporte, ao passo que esta solução que tu aqui apresentas é grátis e poderá não ter qualquer suporte (estou a presumir).

Sim vou fazê-lo tanto para efeito prático como para desenvolvimento de conhecimentos.

Cumprimentos

Última edição: 17 de Abril de 2009
  9. pesta

pesta Power Member

Boas!

Nemesis11, és capaz de me saber responder a isto...

Há alguma forma de alocar recursos para os guests sem ser obrigado a reiniciar ? Por exemplo, passar de 2 para 3 cores ou aumentar memória/disco (a pergunta aplica-se também às versões pagas e não apenas ao Xen Server gratuito).

Obrigado

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Não tenho um Xen Server "à mão", mas a ideia que tenho é que podes adicionar placas de rede e discos a sistemas operativos que tenham suporte para tal (isto é, sem desligar a vm).
    Fora isso, acho que não.

11. Antes demais, gostaria de me apresentar pois e' o meu primeiro post aqui. Trabalho na Citrix Systems Ireland, na na area de suporte e desenvolvimento do XenServer, gostaria de felicitar o nemesis11 pelo excelente artigo. Foi com bastante satisfacao que li algo sobre um produto do qual sou um fan enorme e com o qual me da muito gozo o meu dia-a-dia no trabalho. Agora toca a actualizar de acordo com a versao 5.5.1 (que por acaso saiu ontem). Continua o bom trabalho! ;-)

E apesar, nao sei em que area trabalhas (ou se trabalhas!), mas a Citrix tem vagas no suporte do XenServer e se estiveres interessado em mudar-te para a Irlanda, teria prazer em fazer-te uma entrevista preliminar. Ou, alternativamente, e' possivel que tenhamos um escritorio em Portugal para breve, o qual te poderia interessar, mas seria na vertente de System Engineer (pre-venda tecnico).

Eu posso responder em relacao ao XenServer: Podes adicionar discos/CDs/NICs on-demand, a-la hot-pluggable/swappable, contudo somente as poderas remover se nao estiverem em uso.

Quanto aos processadores e memoria, infelizmente, ainda nao e' possivel sem reiniciares. Nem em versoes pagas. As diferencas essenciais nas versoes pagas, sao somente aquelas que somente empresas estao interessadas. A Citrix foca-se no mundo corporativo das medias e grandes empresas como mercado alvo, contudo o mercado do produto gratuito sao as PMEs. Sao quem descobre os bugs :-)

Desculpem a falta de acentos, teclado britanico...

12. pesta

pesta Power Member

Boas!

Estou precisamente a implementar uma plataforma Citrix numa PME e estou bastante satisfeito com os resultados até ao momento.

Tenho pena que o aumento de potência não seja possível, mesmo com um kernel modificado, mas compreendo as limitações técnicas inerentes e sei que o grande problema se encontra do lado dos guests e não do host.

A HA é um conceito interessante no entanto acho que se perde um pouco sem esta feature. Não faz muito sentido falar em HA e à partida estar a considerar a possibilidade de restarts...

Possivelmente iremos ter que usar o Xen Server gratuito e 2 máquinas sincronizadas com heartbeat em máquinas diferentes, mas isso já seria conversa para outro tópico :)

Fico contente por te teres registado, assim já sei a quem recorrer se tiver mais dúvidas ;)

Não sabia que já tinha saído uma actualização, amanhã já trato de a fazer bem como instalar o Xen Server numa segunda máquina para continuar com os testes :)

Abraço

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Desde já obrigado pelo convite público, que simpaticamente venho recusar :).
    Gosto e trabalho na área de virtualização, mas também trabalho em muitas outras áreas.
    Por acaso estou muito mais envolvido com o Esx 3i e Esx 3.5, mas gosto do XenServer por estar a puxar para o mercado "free" funcionalidades pagas noutros produtos.
    Já me aconteceu querer ter VMs com mais de 4 processadores ou ter o DRS "free", mas por limitações de licenciamento do Vmware, não é possível.

Estou com grande espectativa para o XenClient, que me parece excelente pelos vídeos e pelo Xen 4, pelo seu roadmap.

Desejo-lhe um bom trabalho com o Xen :).

14. Queres esclarecer? :)

O XenClient e' um produto interessantissimo, mas ainda esta' muito verde. Existe um video interessante que mostra inclusive algum trabalho com o XenClient num MacOS.
    http://www.citrix.com/tv/#videos/611

Obrigado e bom trabalho com o XenServer e cia! :-)

15. Metro

Staff Member

@Goncalo Gomes
    Esse vídeo tem mais de 6 meses. Uma excelente feature era conseguir-se fazer Live Motion sem a necessidade de uma storage externa :)
    Isso sim seria perfeito :)

16. Amazing_Randy

Amazing_Randy Power Member

Metro, a storage partilhada (ou externa, se preferires) é o ideal para o Vmotion (vmware), caso contrário numa mesma máquina física não faz grande sentido Vmotion's.
    A ideia do VMotion é o mínimo downtime possível (por aí 1 ping) e se tú tiveres um único servidor físico e o mesmo pifar, ficas pendurado, pois tens aí o single point of failure.
    Com dois servidores físicos, se um pifar, o outro assume a(s) máquina(s) virtual(ais), desde que tenha capacidade para tal, naturalmente.

17. Metro

Staff Member

mmmmm :)
    Também aceito que seja load balance entre dois servidores.
    Quando tens uma storage externa ficas com o problema de dependeres da storage que pode ser o teu tendão de aquiles se avariar. Por isso a mim fazia-me sentido que o live motion pudesse ser entre servidores sem estares dependente da storage. Se pudesses ter dois servidores em load balance e em caso de falha de um o outro ficasse com o load todo também servia. O problema é que nas versões gratuitas não é possível. Foi uma provocação da minha parte :)

É que quem tem necessidade de certos cenários nem sempre tem possibilidade de investir nas melhores soluções.

De qualquer forma acho sinceramente que o Xen tem elevado em muito a fasquia em termos de virtualização.

18. GTO

GTO 1st Folding then Sex

Pessoal, uma pergunta tola mas pronto.

Há alguma hipótese de instalar o Xen server e utilizá-lo, como se fosse um outro computador com o Xen center de modo a passear por entre os vários vm's instalados? (ou seja, apenas um único computador físico)

Cumps

19. Boa tarde Pessoal,

Alguem me consegue explicar como bloquear o acesso ao citrix se estiver numa rede externa? E fazer um view por utilizadores logados num determinado periodo de tempo( PASSADO)?

20. PiKa_

PiKa_ Power Member

o que entendes por rede externa? tens que dar mais algum detalhe, mas assim de repente o melhor que tens a fazer é definir uma regra(s) na firewall..
    em relaçao a utilizadores, que tipo de acesso? login na consola de gestão ou uma sessao ssh por ex? existem logs no sistema em /var/log que te podem dar uma ajuda

Partilhar esta Página