Clarificação de mandar vir iPhones de fora e os contractos e garantias

Eu neste momento tenho os 2 comigo. iPhone 3G Branco 16Gb originalmente bloqueado a vodafone pt mas desbloqueado legalmente. E tneho o iPhone 3GS Branco 16Gb originalmente bloqueado a O2 UK mas tambem legalmente desbloquado.

Como ja vos tinha dito noutros posts. Velocidade de mudança de aplicaçoes espantosa. Notasse melhor interactividade entre aplicações. Nao notas tanto que tas a fechar uma aplicaçao e iniciar outra.
O safari tb esta mt mais rapido.
Camara soberba mesmo. O autofocus e o tap to focus estao fantasticos. Mas isso voces ja viram pela quantidade de fotos que ja andam no flikr.

A unica coisa que me desaponta é a ediçao dos filmes. No outro dia gravei uma cena. esta a editar cortei um pedaço para enviar pra um amigo. quando fui a ver a parte que tinha excluido do video anterior desapareceu. Fiquei muito triste pq aquela cena nao se volta a repetir.

De resto nao tenho tido problemas com aquecimento ou manchas atras como tem sido reportado.

Uma questao importante para mim é que o iphone 3g com as msm cenas instaladas que o 3gs e com todas as configs iguais esta-me a consumir muito mais bateria que o 3gs. se calhar o 3g quer morrer de vez :(


Nice :)

Bom uso do teu novo bichinho.

espera pela versão 3.1, parece que ja vai dar para ficar com o filme original :D
 
Mas.. e o grande mas.

A Apple Italiana é como a Portuguesa.. ou seja é uma empresa privada italiana que a Apple deixa vender productos deles.. logo esses estatutos das garantias não se aplicam, porque a apple italiana não é fabricante : é só revendedora.

O facto do revendedor ser italiano não invalida o facto de a garantia ser também assegurada pelo fabricante que é pan-europeu.

Por exemplo no caso da X360 e da PS3, lidas directamente com o fabricante, apesar do revendedor ser obrigado assumir a garantia caso o exijas. Com a PS3 o ***** não a queria aceitar, mas bastou citar um decreto lei e baixaram logo a bolinha.

O problema é que nestas coisas das reparações e trocas a Apple é aparentemente intocável e pode fazer o que bem lhe entende.
 
Última edição:
Pelo que me disseram na loja da movistar hoje, em espanha é obrigatorio desbloquearem os telefones ao fim de 12 meses. Confirmei de para o iphone tambem se aplicava, resposta: sim!

O gajo do balcao avisou me que a movistar vai tentar dificultar ao maximo o processo, mas que por lei têm que o fazer. Isto aqui em Espanha. Conto amanha ir tratar do contrato e dentro de 1 semana ja o tenho! I hope...
 
Eu tive dois amigos meus que tentaram que os iphones deles, comprados em italia, fossem assistidos em Inglaterra ( e um deles até em França ) e disseram-lhes que não : esclarecimento rápido : a comunidade europeia obriga o FABRICANTE a ter garantias PAN-EUROPEIAS.

Não é bem como pintas.

A "comunidade europeia" não obriga nada. Toda e qualquer directiva europeia tem de ser transposta para os ordenamentos jurídicos de cada país, não vigora automaticamente em cada país (isso são só os regulamentos). Isto porque no geral as directivas impõem fins (melhorar protecção dos consumidores) deixando aos estados um espaço discricionário para o fazerem como melhor entenderem. Só os regulamentos têm aplicação directa em cada Estado Membro.

Acontece assim que cada país transpõe as directivas à sua maneira. No caso de bens de consumo, por exemplo, em Portugal nunca se discutiu que os bens de consumo implicam uma garantia de 2 anos. Mas em Espanha a mesmíssima directiva foi tão mal transposta que as empresas (e no caso em particular a Apple) se escudavam dizendo que só estavam obrigados a dar um ano, e mesmo assim, a partir dos 6 meses o ónus de provar que a falha era de origem cabia ao consumidor.

Dirão vocês: mas isso não era contra a Directiva? Of course. O problema é que as directivas são vinculantes apenas para os Estados Membros, não entidades privadas. Ou seja, no caso de uma entidade privada incumprir uma Directiva escudando-se na lei, o lesado pode no melhor caso demandar o Estado em causa por incumprimento de direito comunitário, nunca a empresa privada.

E assim sendo, as empresas vão jogando com os regimes legais de cada país. O que não invalida que se levantem questões de direito internacional privado interessantes, mormente no que toca a disposições imperativas, mas que as empresas nos irão sempre mandar enfiar num certo sítio.

A lógica da Apple quanto a garantias é simples (não sei a estão aplicar aos iphones, mas ao resto é isto). O 1º ano é de garantia mundial, mais que isso há que comprar o apple care para ter 2/3 anos de garantia. Esta garantia, cujos termos e condições se encontram no site da Apple, é contratual. Isto é, é uma garantia entre o fabricante e o consumidor nos termos em que o fabricante a define.

Outra coisas são as garantias legais, definidas pela lei de cada país. Por exemplo, se comprarmos um Mac em Portugal temos direito a 2 anos de assistência no país. Na Noruega, 5. Mas a Apple, como quer é vender AppleCares, recusa-se a honrar essa garantia legal fora do país da compra. Been there, done that. Se pode ou não fazê-lo, é outra questão, mais uma vez ligada a problemas de direito internacional privado.

A minha opinião jurídica é que as devia honrar, pelo menos no que toca a bens comprados em Portugal. Mas como dizemos em direito: a minha opinião vale o que vale.
 
Não esquecer também um "pequeno" pormenor que existe. Se a factura de compra estiver em nome de empresa, a garantia a aplicar será de apenas 1 ano e não 2 (que se aplica só a pessoas singulares). Porquê ? Porque sendo em nome de empresa ou equivalente é considerado uso "profissional" e terá logicamente um maior desgaste.... Tanto para o iPhone como para qualquer equipamento que se compre e que originalmente venha com 2 anos de garantia.
 
Acontece assim que cada país transpõe as directivas à sua maneira. No caso de bens de consumo, por exemplo, em Portugal nunca se discutiu que os bens de consumo implicam uma garantia de 2 anos. Mas em Espanha a mesmíssima directiva foi tão mal transposta que as empresas (e no caso em particular a Apple) se escudavam dizendo que só estavam obrigados a dar um ano, e mesmo assim, a partir dos 6 meses o ónus de provar que a falha era de origem cabia ao consumidor.


Outra coisas são as garantias legais, definidas pela lei de cada país. Por exemplo, se comprarmos um Mac em Portugal temos direito a 2 anos de assistência no país. Na Noruega, 5. Mas a Apple, como quer é vender AppleCares, recusa-se a honrar essa garantia legal fora do país da compra. Been there, done that. Se pode ou não fazê-lo, é outra questão, mais uma vez ligada a problemas de direito internacional privado.

No final de contas, até nem estamos tão mal assim em Portugal. Não sabia era que na Noruega a garantia dada ao mesmo produto era 5 anos! Muito bom, não sei até que ponto isso implementado em Portugal poderia afectar a economia negativamente, mas para mim como consumidor seria muito, mas muito bom... (se olhar-mos só mesmo para essa característica sem analisarmos possíveis consequências).
 
Boas,
Se calhar tenho oportunidade de trazer um fora do país para mim. O branco de 16gb por volta de 400 e poucos euros, sem contrato mas penso que vem bloqueado à rede (Canadá)... há algum maneira de desbloquear ''legalmente'' para continuar a usufruir das actualizaçoes oficiais? Ao comprar numa apple store é preciso dar a morada?obrigado

reformulando a pergunta:
desculpa lá o incómodo outra vez..
é assim eu se calhar tenho oportunidade de trazer um iphone de 16 gb do canada, lá vendesse com contrato ou sem contrato (bloqueado à operadora)... eu que queria saber era:
- cá em portugal eles oferecem um novo cartao na compra de um telemovel lá tambem? se sim há algum problema se eu comprar o telefone e não utilizar aquele cartão?
- o iphone tem de ser activado no itunes com que cartão?
- se há alguma forma de desbloquear o iphone mas continuar a usar as actualizaçoes oficiais (já ouvi falar de uns cartões que se mete por cima dos pin)?
 
Última edição:
No final de contas, até nem estamos tão mal assim em Portugal. Não sabia era que na Noruega a garantia dada ao mesmo produto era 5 anos! Muito bom, não sei até que ponto isso implementado em Portugal poderia afectar a economia negativamente, mas para mim como consumidor seria muito, mas muito bom... (se olhar-mos só mesmo para essa característica sem analisarmos possíveis consequências).


Porque na noruega a mentalidade das pessoas é diferente.
Enquanto aqui ha o xico-esperto do vou-lixar-este-equipamento-para-ter-mais-2-anos-
de-garantia-novamente lá as pessoas estimam ao máximo o material.

O facil de ver é quantas pessoas nao compram fontes fracas e ao perguntar
se a pessoa nao se preocupa com o facto de haver problemas, essa mesma pessoa
responder : " se ha garantia, é isso para que serve, a loja que se desenmerde ".

ha essa pequena nuance mesmo - mentalidades.

btw, assim como essa lei dos 2 anos passa a 1 ano se tal for informado , a lei das renovacoes de garantia
tambem nao existe se a factura tiver nome de empresa .
 
Boas,
Se calhar tenho oportunidade de trazer um fora do país para mim. O branco de 16gb por volta de 400 e poucos euros, sem contrato mas penso que vem bloqueado à rede (Canadá)... há algum maneira de desbloquear ''legalmente'' para continuar a usufruir das actualizaçoes oficiais? Ao comprar numa apple store é preciso dar a morada?obrigado

reformulando a pergunta:
desculpa lá o incómodo outra vez..
é assim eu se calhar tenho oportunidade de trazer um iphone de 16 gb do canada, lá vendesse com contrato ou sem contrato (bloqueado à operadora)... eu que queria saber era:
- cá em portugal eles oferecem um novo cartao na compra de um telemovel lá tambem? se sim há algum problema se eu comprar o telefone e não utilizar aquele cartão?
- o iphone tem de ser activado no itunes com que cartão?
- se há alguma forma de desbloquear o iphone mas continuar a usar as actualizaçoes oficiais (já ouvi falar de uns cartões que se mete por cima dos pin)?

Volto a dizer.
Não vale a pena comprares fora, iras ter varias dores de cabeça, para alem de que desbloquear legalmente custa uns bons 200€ Não te compensa. Compra cá é melhor
 
HugguH tenho uma dúvida em relação aos contratos.
Se eu por exemplo fizer um plano Best 100 da Vodafone e se perder o iPhone 3G S, tenho duas opções não é? : Pagar as mensalidades do contrato que falta pagar ou então posso comprar um novo iPhone 3G ou 3G S e colocar lá o cartão. Posso usar este cartão num telemovel diferente mas bloqueado à voda fone?
 
HugguH tenho uma dúvida em relação aos contratos.
Se eu por exemplo fizer um plano Best 100 da Vodafone e se perder o iPhone 3G S, tenho duas opções não é? : Pagar as mensalidades do contrato que falta pagar ou então posso comprar um novo iPhone 3G ou 3G S e colocar lá o cartão. Posso usar este cartão num telemovel diferente mas bloqueado à voda fone?


Se tiveres num contrato e perderes o iPhone, tens de continuar a pagar até ao fim. Sim pods meter o cartao num outro telemovel qualquer. Mas se comprares outro iphone caso percas, nao compres por contrato pois ficas a pagar 2 depois.

LOL
 
Boas,
Se calhar tenho oportunidade de trazer um fora do país para mim. O branco de 16gb por volta de 400 e poucos euros, sem contrato mas penso que vem bloqueado à rede (Canadá)... há algum maneira de desbloquear ''legalmente'' para continuar a usufruir das actualizaçoes oficiais? Ao comprar numa apple store é preciso dar a morada?obrigado

reformulando a pergunta:
desculpa lá o incómodo outra vez..
é assim eu se calhar tenho oportunidade de trazer um iphone de 16 gb do canada, lá vendesse com contrato ou sem contrato (bloqueado à operadora)... eu que queria saber era:
- cá em portugal eles oferecem um novo cartao na compra de um telemovel lá tambem? se sim há algum problema se eu comprar o telefone e não utilizar aquele cartão?
- o iphone tem de ser activado no itunes com que cartão?
- se há alguma forma de desbloquear o iphone mas continuar a usar as actualizaçoes oficiais (já ouvi falar de uns cartões que se mete por cima dos pin)?

É muito simples: se trouxeres o iphone do Canadá, com ou sem contrato, ele estará sempre bloqueado à operadora Canadiana e SÓ aceitará cartões dessa operadora Canadiana. Agora o que podes fazer se o iphone sem contrato custa no Canadá cerca de 400€ como dizes, é pedir lá para to desbloquearem (se o preço compensar, claro) porque se trouxeres o iphone bloqueado a uma rede canadiana, não sei se as operadoras aqui (Optimus ou Vodafone) to desbloqueiam, por não ser deles. Acho mesmo que o iphone só pode ser oficialmente desbloqueado pela operadora que o vende (excepto os casos em q já vem livre de fábrica, claro).
De resto, cá em Portugal também quando compras 1 telemovel a uma operadora ele vem com cartão. Não quer dizer, porém, que esse cartão tenha que ser usado nesse telemovel. Podes nem sequer vir a usar esse cartão se quiseres.
 
Back
Topo