ClarkConnect 2.2 - Dúvidas; sugestões e ajudas a concluir o tutorial

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Depois de o Kazuza ter alinhavado mais um pouco o tutorial coloquem aqui as vossas dúvidas e sugestões.

Eu comprometo-me a adicionar na thread do tutorial no segundo post as perguntas e respostas às mesmas.

Pedia-vos alguma organização e paciência para alguns atrasos nos updates à FAQ.

No final do tutorial fazemos um balanço de como correu este sistema de realização de tutoriais.


Thread do tutorial: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=386906


AVISO


Podem ver alguma coisinha escrito no final de algum post.
Não se trata de editar o que quer que seja da minha parte. Serve apenas de marcador ou para eu me orientar no que já meti ou não na FAQ. Pedia portanto para não reclamarem pq se não gfaço isso desoriento-me completamente no meio de tanta coisa.
E já sabem se me passar alguma coisa é dizerem. A conversar é que a gente se entende
 
Última edição:
Metro

Há algum ftp nacional de onde se possa fazer o download do CC ?
As minhas 'fontes' habituais não têm nada disso :(

Edit: Corrige o título da thread :P
 
Última edição:
Mais duas perguntas :)

A minha rede funciona com

modem - router + switch - os vários pc's.


posso num destes pc's instalar o cc?
Ou tenho q ter o cc num pc servidor ligado directamente à net e depois os outros ligados a este?


Vocês usam a versão freeware ou a versão paga? :)

SW :003:
 
Boa iniciativa :)

Se for necessário pics ou ajuda posso contribuir no que for preciso :)

Vou instalar em principio hoje ou amanhã isso num P166 mas queria uma máquina fanless para instalar isso e ter sossego garantido :D (o 166 ainda tem fan na fonte, a do cpu desliguei-a :D)


Algumas sugestões para o tutorial:

- Uma das placas ser wireless ou prever a possibilidade de o pc que tem a firewall/router poder ser acedido via wireless, ficando assim a servir uma rede wireless

- configurar web server, ftp server e mail server

- configurar uma solução que permita aceder sempre à máquina mesmo esta tendo o ip dinâmico (tipo dns2go ou coisa do género)

Já há algum tempo que pretendo montar uma solução assim mas ainda não sei o suficiente por isso es tutorial vem mesmo a calhar :)
 
Fico contente que haja já tantas questões. Logo já actualizo a FAQ.
Quem souber as respostas não se iniba de responder:D Esse é o objectivo.

O Download do CC é de uns 300 e tal MB.
Posso levar isso para a LAN para quem precisar:)

PiKa:

O CC de facto dá para muita coisa mas temos que ir por partes. Eu tenho a configuração que o Bifido_Activo colocou e parece-me ser a mais logica.
Temos que ir por partes :)

As possibilidades de configuração do painel de controlo do CC é interminável.
Quem quiser tirar umas pics ou começar a pegar nisso. Força.
Este é um tutorial que penso que seja muito util a todos. Vamos todos ajudar um pouco pq senão é muito trabalho só para o kazuza.
Eu sou apenas um peão deste tutorial.

Chip:
Tira print screens do que não percebas ou do que tenhas duvidas.
É preferivel ter uma pic para vermos melhor.
Nem que depois para o tutorial essa pic se edite no PSP com a opção que faça sentido no tutorial.

Lembrem-se que eu tb estou a aprender. Não fui eu que configurei o meu CC.
Agora já não sei o que é não ter o FTP ou ter a publicidade a chatear nas páginas da net. Não em todas mas em muitas:D
 
Em teoria a parte do meter por wireless é a mesma coisa k metendo normalmente, mas mandando os packages para a porta wireless k se pode meter na mesma como eth1, tendo a preocupação de por antes:

iwconfig eth1 mode ap

Se na me engano :P
 
atão tenho uma questão:
Duvida

Tinha instalado ClarkConnect... mudei pa RedHat9 (que no fundo é a mesma coisa, visto o CC usar a distro do RH9) pk o CC na trás o cc (C Compiler)...

A resolução será igual tanto numa distro como noutra.
 
Não é a mesma coisa...

A única coisa que têm em comum, é o Kernell...

As apps e packages rpm do Clark, são, na sua grande parte, portadas não do Red-Hat, mas sim do sistema nativo do apt-get , Debian ...

O Clark já tem suporte nativo para 802.11b ...
 
xBoShY disse:
Tinha instalado ClarkConnect... mudei pa RedHat9 (que no fundo é a mesma coisa, visto o CC usar a distro do RH9) pk o CC na trás o cc (C Compiler)...

Tinhas feito "apt-get install cc-devel"

Quanto à parte de entrar na rede..........seria algo do genero do Samba a fazer de PDC?
 
FELiYCORA:

O CC é uma distribuição de linux que usa o anaconda que é usado pelo redhat na instalação. São aqueles ecrãs que vez no tutorial. Mas aquilo depois fica quietinho num pc e depois as alterações são feitas a partir de um pc da rede no internet explorer. Tudo em ambiente gráfico.
Um dia destes ficas com uma ideia mais clara de tudo quando começarmos a avançar mais no tutorial e a veres o aspecto da coisa.
Basicamente o que o CC faz é ser gateway; firewall; add-blocker; FTP etc.
Tudo isso é possivel fazer com o CC.

Uma coisa de cada vez.

quem souber responder às questões coloque a questão e a resposta por baixo.
Depois eu passo para a FAQ.

Fica mais facil e fica tudo arrumadinho:)

Tentem não entrar em off-topics dentro do possivel.

Logo arranjo uma defenição melhor para o que é o CC. Até eu fiquei confuso com a minha resposta. Se houver voluntários ainda melhor:)
 
Última edição:
Metro disse:
xBoShY:

O RH usa RPMs o CC é baseado em debian logo funciona com o apt-get install XXXXX

A sugestão do Nemesis11 não ajudou?

Xiiii, o que tu foste dizer :D.

O CC é baseado no Red Hat 9, mas usam o apt4rpm para ter a funcionalidade do apt.
 
apt-get install cc-devel (e outros modulos) = System not registered.

Causa possivel: Home Edition?

Como posso instalar o cc ou outro compilador de c (gcc) no clark?

EDIT: encontrei isto: apt-get.nopassword install xxxxxx
Novo problema: O modulo na se chama cc-devel... atao kual é?
 
Back
Topo