ClarkConnect 2.2 - Dúvidas; sugestões e ajudas a concluir o tutorial

xBoShY disse:
apt-get install cc-devel (e outros modulos) = System not registered.

Causa possivel: Home Edition?

Como posso instalar o cc ou outro compilador de c (gcc) no clark?

EDIT: encontrei isto: apt-get.nopassword install xxxxxx
Novo problema: O modulo na se chama cc-devel... atao kual é?

Tu não tens o sistema registado? Como é que fazes os updates?
Registar é "FREE".......

https://secure.clarkconnect.com/webapp/new_account.jsp;jsessionid=C010F8A51D60B3CB9354C53DFC9C8C0D
Crias a conta, etc etc.
Depois entras pelo browser, vais à parte de "Services", e logas-te.

Depois vais à linha de comandos e faz:
apt-get update
apt-cache search cc-devel (Vai-te aparecer com a descrição à frente)
apt-get install cc-devel
 
só nao vejo onde adiciono o sistema...

EDIT: já vi...
Acedi vi um pc remoto pelo brower e acedi via https://ip:81/
Fui a services e meti os dados do registo que fiz online e pufff... fez-se chocapic ;)
(podem por na faq... eu deixo lols ;))
 
Última edição:
Agora quando fores fazer apt-get update já não te vai aparecer o erro a dizer que o sistema não está registado.
Espero que corra tudo bem.

Quanto à tua duvida inicial, penso que dá para meter o Samba a fazer de PDC, mas nunca experimentei isso. É uma questão de googlares sobre a questão.

Só uma pequena opinião:
A maior parte das pessoas fica melhor servida com um simples router do que ter um computador+switch a fazer de gateway/firewall. Sai mais barato, não faz barulho, ocupa menos espaço, etc.
A vantagem de ter um CC (ou outro OS) é os "extras". Ftp server, mail server, etc etc.
Mas vejam bem se é mesmo isto que querem, pq é preciso prestar alguma atenção ao sistema.
 
Concordo contigo Nemesis11.

Essa foi a ideia inicial à 1 ano atrás. Mas devido ao aumento de users e de possuir um router wireless (não vão os meus vizinhos brincar com a MINHA net ;) ), penso que é a melhor opção.

EDIT: Porque é que alguns dos modulos que estao no site não dão para instalar (como no caso dos VPN)? Home Edition?
 
Última edição:
Alguns dos módulos só estarão disponíveis para versões superiores à Office Ed., tipo SOHO edition...

@Nemesis11 : o Clark nunca poderá ser PDC, porque não tem politicas Kerberos Integradas...

Pode, e geralmente é, o MasterBrowser numa rede sem dominio... ;)
 
Eu lembro-me de ver um exemplo de como instalar o Samba 3 no CC e ele fazer de PDC, mas não sei do link :(.
Como tinha dito nunca experimentei, pq não me serve de muito, mas googlando um pouco apareceu-me isto:

http://www-106.ibm.com/developerworks/library/l-samba-tng.html
http://www.freeos.com/articles/3842/
http://us1.samba.org/samba/docs/man/Samba-Guide/happy.html#ch6-massive

Os dois primeiros são antigos, mas o 3º pelo que vi estão a usar o Samba 3.
No 2º link tem lá "Samba as Primary Domain Controller".
 
Era isto mesmo que eu queria.
Pergunta:

1 . Queria meter isto num cyrix 233, mas tenho um problema: chama-se Alcatel Speedtouch 330 @ Sapo. este modem usb torra-me a paci~encia para instalar. não funciona no Suse. Será que metendo isto nas usb do Cyrix e c CC vai funcionar.

2 . É uma distro livre? se sim onde sacar.(tive a ler e não vi nada)
 
Sacas daqui o CC.

http://www.clarkconnect.org/webapp/downloads.jsp

Sacas a Home 2.2:)


Editado:

O tutorial está muito mais completo.
Tem neste momento todos os screens que aparecem durante a instalação:)

Falta agora tratar da configuração que é feita em qq máquina da vossa rede.

Se houver algum voluntário para fazer um apanhado das questões aqui colocadas e respectivas respostas excelente. Eu depois copio para o sitio certo.

Chip:
Tens PM:)
 
Última edição:
Metro disse:
(...)
Falta agora tratar da configuração que é feita em qq máquina da vossa rede.
(...)

Se activares o serviço dhcpd já nao precisas configurar as makinas da rede :).

Já agora... dhcrelay diz-vos alguma coisa? A mim não :) ...
 
DHCP Relay permite teres clientes de DHCP num segmento de rede diferente dos DCHP Servers. Ou seja, faz a ponte entre o cliente e o server, caso eles não tenham acesso directo entre si.
 
uhmmmm, tou a ver...

Kuanto à minha outra duvida (da autenticação) penso que seria uma boa opção por isto a workar como vpn server... k acham?
 
eu tenho o meu a funcar como vpn server :001: :001: :001:
a minha ideia era ter um servidor vpn para q todos os clientes q se ligassem atravez da placa eth2 (q liga diretamente a um ap) tivessem q fazer uma ligacao
vpn ao servidor para ter acesso a rede e ter net...
mas inda so vai a meio..tenho q perder mais um tempinho com isto pk n
sou nenhum guru do linux...infelixmente...

mm assim onde puder ajudar pa faq..contem kmg

ja agora a minha conf do cc tb tem o webmin q no fundo e um control panel
mas temos acesso a mtas mais coisas (e a possibilidade de adicionar mais)
 
Só uma questão, o CC já tras o webserver instalado, mas cenas como suporte PHP, mySQL tenho de instalar fisicamente no PC? Suponho que não dê para instalar remotamente ou dá? Isso era fixe....é que tar a mudar o monitor de sitio é uma grande seca....

Ai as minhas cruzes :D

Resposta no post nº 40
 
Última edição pelo moderador:
PiKa_ disse:
mm assim onde puder ajudar pa faq..contem kmg

ja agora a minha conf do cc tb tem o webmin q no fundo e um control panel
mas temos acesso a mtas mais coisas (e a possibilidade de adicionar mais)

Optimo.

A minha ideia era fazermos um tutorial para uso de casa, ou seja, o caso de alguem que tem vários pcs ligados à net em que têm o CC a servir de gateway, com webmail; ftp etc.
Para já ficava de fora o wirless e as coisas mais particulares que cada um depois tem especificamente.

Primeiro criamos o esqueleto depois continuamos.

Penso que tu podes fazer uma parte importante do tutorial.

Força. Isto é de todos. Era assim que queria que se sentissem no final do tutorial.

Não devem ainda ter visto. Vou tentar que na resposta a cada pergunta apareça o nick de quem deu a resposta. Penso que é a melhor forma de aparecer o contributo de cada um.

Já sabem que todas as sugestões são bem vindas:)
 
AwakE disse:
Só uma questão, o CC já tras o webserver instalado, mas cenas como suporte PHP, mySQL tenho de instalar fisicamente no PC? Suponho que não dê para instalar remotamente ou dá? Isso era fixe....é que tar a mudar o monitor de sitio é uma grande seca....

Ai as minhas cruzes :D

1 - Webserver -> sim (opção na instalação)
2 - Php -> sim (opção na instalação)
3 - Mysql -> apt-get install mysql-server -> done
4 - Entrar remotamente? Claro, ssh. Edit: Não reparei na palavra instalar. Instalar tem que ser localmente.

Passado para a FAQ​
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo